Folga na bucha do suporte do calço da caixa.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: Folga na bucha do suporte do calço da caixa.

#16

Mensagem por Munhoz » Qua Mai 17, 2017 12:41 am

Isso é o semi eixo. O melhor a fazer é levar no mecânico e pedir uma avaliação. Ele tem um jogo e isso é normal, só não sei precisar quanto


Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Folga na bucha do suporte do calço da caixa.

#17

Mensagem por Edson0 » Qua Mai 17, 2017 9:00 am

Bom dia pessoal,

Opa, ha ta Munhoz já me falaram que esse folga no semi eixo é normal. Com isso voltei a estaca zero!
Hoje indo para o trabalho deu pra sentir o lado direito trepidando como se tivesse alguma coisa solta, mas trepidando feio mesmo, parece que tudo vai desmontar, mas quando dou uma olhada na roda, está tudo bem firme. :sad:
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Folga na bucha do suporte do calço da caixa.

#18

Mensagem por gjvialta » Qua Mai 17, 2017 11:18 am

Olá!
A foto está um pouco embaçada, mas isso parece ser a semi árvore na saída da transmissão, certo?

Se for, de um lado temos a homocinética e do outro, lado do motor, a junta tripóide.

Não é pra ter folga, a menos que sua fixação tenha sido feita de forma equivocada em uma intervenção.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Folga na bucha do suporte do calço da caixa.

#19

Mensagem por gjvialta » Qua Mai 17, 2017 11:20 am

Edson0 escreveu:Bom dia pessoal,

Opa, ha ta Munhoz já me falaram que esse folga no semi eixo é normal. Com isso voltei a estaca zero!
Hoje indo para o trabalho deu pra sentir o lado direito trepidando como se tivesse alguma coisa solta, mas trepidando feio mesmo, parece que tudo vai desmontar, mas quando dou uma olhada na roda, está tudo bem firme. :sad:
Perdão se entendi que a folga mencionada era no sentido radial! Existe certo movimento, não folga, no sentido axial.

Att,
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Folga na bucha do suporte do calço da caixa.

#20

Mensagem por Edson0 » Qua Mai 17, 2017 11:23 am

Entendi, quando eu mexo no semi eixo com a mão forçando, ele vai toc toc toc!! Isso é normal ???


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Folga na bucha do suporte do calço da caixa.

#21

Mensagem por gjvialta » Qua Mai 17, 2017 1:34 pm

Perguntas:
1- Os dois lados fazem o mesmo barulho?
2- É no sentido longitudinal?

Se os barulhos mencionados vierem das juntas que mencionei, eu penso que isso não é normal. Na junta homocinética, lado da roda, existem, um anel de trava, para impedir o movimento axial. Já a junta tripóide, que fica no lado do diferencial, deve ter possibilidade de deslocamento no sentido axial, para permitir o movimento da suspensão. Na minha opinião o barulho que você está mencionando, se vier da junta homocinética, pode ter origem pelo fato de que o anel de trava que prende essa semi-árvore à homocinética esteja desencaixado, ou até mesmo sem ele. Já vi mecânico montar homocinética sem ele. Essa trava fica embaixo do guarda-pó quando montada e interna à homocinética.

Eu não tenho acesso ao service, mas quem tiver pode por uma figura aí para ilustrar. Coloquei uma figura em anexo para dar uma ideia. Se observar na junta propriamente dita, vai poder observar o local que esse anel deve ficar quando montado de forma adequada. Reitero que a figura não é exatamente de um citroën.
Detalhe de anel de trava em montagens típicas de homocinéticas e semi-eixo de transmissão.
Detalhe de anel de trava em montagens típicas de homocinéticas e semi-eixo de transmissão.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Folga na bucha do suporte do calço da caixa.

#22

Mensagem por Edson0 » Qua Mai 17, 2017 4:57 pm

Entendi, é...... pra isso eu já não tenho ferramenta, infelizmente terei que levar o carro no mecânico.

Muito obrigado pela atenção Munhoz e gjvialta.

Abraço.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Folga na bucha do suporte do calço da caixa.

#23

Mensagem por gjvialta » Qui Mai 18, 2017 9:12 am

Se puder postar aqui depois o defeito real, o fórum agradece.

Boa sorte!
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Folga na bucha do suporte do calço da caixa.

#24

Mensagem por Edson0 » Qui Mai 18, 2017 11:16 am

Bom dia,

Opa, com certeza irei postar aqui.

Valeu pessoal.
fsacrini
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 11:18 am
Modelos Citroën: Citroen C4 2010

Folga na bucha do suporte do calço da caixa.

#25

Mensagem por fsacrini » Qui Mai 18, 2017 11:22 am

Cara, se vc conseguir encontrar a solução desse problema vc será o heroi... Eu tenho o meu C4 a 3 anos e sempre tive esse problema, já levei para varios mecanicos e nada.... TInha desistido mas agora tenho uma esperaça hehehehe
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Folga na bucha do suporte do calço da caixa.

#26

Mensagem por Edson0 » Qui Mai 18, 2017 3:41 pm

Acabei de levar o carro no mecânico, o mesmo avaliou toda a parte de suspensão dianteira do meu carro, ele falou que a minha suspensão está ok, e que a única coisa que está com problema é o batente do amortecedor e o rolamento da roda direita com folga! Me cobrou a mão de obra de 300,00! Vamos ver, assim que eu poder farei essa manutenção, sabe como é né, nessa altura do mês ter 300,00 e mais o dinheiro das peças é osso!!!!

Eu realmente estava desconfiando do batente e folga no rolamento, chequei até a falar isso aqui!

Assim que eu fizer a manutenção postarei aqui!!!

Abraço a todos e aguardem os próximos capítulos!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Responder