Piloto automático na Picasso mecânica ?!?!?!

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Ricardo Petruzza
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 8:18 pm
Nome: Ricardo Petruzza
Localização: Marília - SP

#1

Mensagem por Ricardo Petruzza » Qui Dez 18, 2008 11:46 pm

Olá amigos!!!

Obrigado por me aceitarem.

Preciso urgentemente de uma consulta e acho que algum dos membros poderia me responder.

Verifiquei antes se não havia post deste assunto, e não achei, porisso estou escrevendo.

É o seguinte:

A Xsara Picasso Automatica tem piloto automático certo ?
o C4 Pallas mecânico, tem piloto automático certo ?

É possível instalar o controle do piloto automático numa Picasso mecânica ?

Justifico a pergunta com as observações acima, principalmente com relação ao C4.
Sei ainda que muitos carros como Astra, Scenic, Civic entre outros carros mecânicos, possuem piloto automático.

E ainda, minha cidade é cercada por rodovias, todas elas com limite de velocidade de 80 Km/h e aproximadamente 12 radares, o que a meu ver, a colocação deste piloto ficaria mais barato que eventuais multas por excesso de velocidade.

Na agência Citröen da minha cidade (Lumière - Marília - SP), me informaram que não sabem se funcionará.

Alguém tem informações sobre isso ?


rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#2

Mensagem por rafael_xm » Sex Dez 19, 2008 12:28 am

Boa noite Ricardo,

Seja bem vindo!

A sua pergunta é pertinente. Tenho um XM mecânico com piloto automático, que funciona bem diga-se de passagem.

Antigamente, ainda nos tempos da carburação, havia um dispositivo avulso que possibilitava a qualquer carro ter piloto automático.

Nos carros atuais, o sistema é complexo, pelo menos o equipamento original. São várias peças entre sensores, atuadores,...enfim, realmente um monte de peças. Mas tem um detalhe: Se o seu carro já contar com sistema multiplexado, talvez seja possível; talvez.

Digo isso porque os carros modernos contam com "chicotes" elétricos comuns a vários modelos da linha, diferenciando-se os que tem mais equipamentos dos que tem menos, pelo introdução de fiações parciais e respectivos componentes, ou seja, a fiação primária é a mesma para todos, pelo menos em teoria.

Acho que a solução pessa pela analise das diferenças entre os carros com e sem piloto automático, e a partir dela, verificar se financeiramente compensa adaptar o sistema, ou simplesmente pensar em trocar o carro por um automático já com o sistema.

Além da questão técnica, há a questão financeira a ser considerada.

Vou ver se consigo algo do tipo "Piloto Automático Universal", que se adapte a esse carro.

Qualquer coisa, volto a postar as novidades, esperando é claro, que os demais colegas também façam isso.

Abraço e até breve!
Ainda por aqui!
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#3

Mensagem por rafael_xm » Sex Dez 19, 2008 12:44 am

Boa Ricardo,

Acho que essa é sua noite de sorte.

Dá uma olhada no site abaixo, acho que ele tem o que você procura, na mosca.

mas leia tudo, há indicações e contra-indicações.

<a href="http://www.dalgas.com.br/produto.asp?produto=2&sub=4" target="_blank">Dalgas Precision Equipament</a>

Imagem

Acho que é isso ai.

Boa sorte!
Editado pela última vez por rafael_xm em Sex Dez 19, 2008 12:53 am, em um total de 1 vez.
Ainda por aqui!
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#4

Mensagem por William Vicentin » Sex Dez 19, 2008 8:08 am

Sai mais barato comprar um aparelho de GPS.

O meu avisa todos os radares.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#5

Mensagem por dbmdaniel » Sex Dez 19, 2008 10:18 am

da para instalar sim..sem problemas....o unico impecilho é o preço....algo nada convidativo...algo em torno de 2 mil.....q vc nao vai reaver ao vender o carro.....
Ricardo Petruzza
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 8:18 pm
Nome: Ricardo Petruzza
Localização: Marília - SP

#6

Mensagem por Ricardo Petruzza » Sex Dez 19, 2008 11:52 am

Agradeço a todos a ajuda.

Na verdade, achei a alavanca e fica R$ 480,00 original instalado na agência.

Acho até um gasto razoável, se o benefício se confirmar, ou seja, se funcionar.

Minha maior dúvida é que o produto é "Piloto automático para C4 ou Picasso automática", e a concessionária daqui não soube me garantir se funciona ou não na minha picasso mecânica 2.0 2005.

Portanto a minha dúvida permanece.
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#7

Mensagem por RAFAEL » Sex Dez 19, 2008 3:24 pm

Boa tarde Ricardo,

A alavanca é apenas um dos componentes. O conjunto originalmente instalado no seu carro considerando a existência do dispositivo, agrega outros itens que vão fixados ao motor, aos pedais, caixa de fusíveis...

Se for colocada só a alavanca de acionamento, a probabilidade de não funcionar nada será de 100%.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Ricardo Petruzza
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 8:18 pm
Nome: Ricardo Petruzza
Localização: Marília - SP

#8

Mensagem por Ricardo Petruzza » Sex Dez 19, 2008 7:12 pm

Obrigado pelos esclarecimentos, e como disse nosso colega William Vicentin no post acima, um GPS sai bem mais barato.
Muito obrigado mesmo a todos que se manifestaram.
rudimelo
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 6:21 pm
Nome: rudimelo
Localização: RS 715 KM1 Sentinela do Sul/RS

#9

Mensagem por rudimelo » Qua Jul 13, 2011 8:42 pm

Piloto automático? :icon_smile_angry:

Será que alguém sabe me dizer se a minha Xsara Picasso 2006 Automática tem isso?
Xsara Picasso 2.0i/16v
2006 Automático
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#10

Mensagem por a2006om » Qua Jul 13, 2011 9:00 pm

Amigo se seu veiculo tiver o controle ele tem na foto é o de baixo o de cima é do som...
Imagem
Anderson Machado.
rudimelo
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 6:21 pm
Nome: rudimelo
Localização: RS 715 KM1 Sentinela do Sul/RS

#11

Mensagem por rudimelo » Qua Jul 13, 2011 9:53 pm

[quote name='Anderson Machado' post='13870' date='Jul 13 2011, 09:00 PM']
Amigo se seu veiculo tiver o controle ele tem na foto é o de baixo o de cima é do som...
Imagem
[/quote]


Muito obrigado por responder, ainda mais com fotos. Realmente ele tem, mas se tu puder me dizer como funciona eu ficarei ainda mais agradecido, pois não achei nada sobre isto no manual do carro.

Desculpe a ignorância.
Xsara Picasso 2.0i/16v
2006 Automático
Eduardo Ferreira

#12

Mensagem por Eduardo Ferreira » Ter Jun 19, 2012 9:15 pm

Bem, respondendo ao tópico, não dá pra colocar piloto automático em carro mecanico, não vejo como, o piloto automático de verdade muda as marchas do carro se for preciso pra manter a velocidade determinada, impossível de fazer isso em um carro mecãnico

Sobre como usar o controle, basta vc apertar o botão superior por trás da alavanca em uma velocidade qq acima de 60 km/h que ele manterá a velocidade, até caindo marcha se vc entrar em uma subida pra manter a velocidade setada. Ao pisar no freio, o sistema desliga e vc tem que fazer tudo de novo

Ah, antes disso vc tem que girar o botãozinho dentro da alavanca pra on, senão não rola, é do jeitinho que tá na foto . E o botão inferior da parte traseira serve pra diminuir a velocidade setada, a cada toque cai 1,6 km/h, veja na foto set + e set -
Editado pela última vez por Eduardo Ferreira em Ter Jun 19, 2012 9:16 pm, em um total de 1 vez.
Bad_KiLL
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Seg Fev 04, 2013 4:52 am
Nome: Bad_KiLL

#13

Mensagem por Bad_KiLL » Seg Mai 13, 2013 3:10 am

Galera, desculpa resgatar o tópico, mais será que isso funciona ???

<a href="http://www.dalgas.com.br/produto.asp?produto=15" target="_blank">http://www.dalgas.com.br/produto.asp?produto=15</a>
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#14

Mensagem por mike » Qui Mai 16, 2013 10:14 pm

colega, a minha era 2004 exclusive mecanica. na epoca dei uma pesquisada e era tecnicamente possivel mas economicamente inviavel.
A partir de 2004 o acelerador e eletronico, e isso facilita. Quanto a resultado 'e comprometido pelo fato de nao vincular a troca de marchas.
Por outro lado tenho um Grand C4 com piloto automatico e posso dizer que 'e um item excelente para uso em uma rodovia de 1o mundo sem movimento e em grandes trajetos, muito bom mesmo e vale cada centado, pois nao cansa sua perna nem deixa voce levar multa. Por morar no interior do estado de SP, pagamos pedagio caro mas temos estradas otimas.
Mas nem tudo 'e maravilha, nao 'e culpa do sistema, mas considero extremamente perigoso se voce usar em estradas sinuosas ou com grande trafego. Considero a chace de voce se envolver em um acidente 'e maior que se voce tiver o controle do pedal, ou seja nem sonhe em fazer isso numa marginal do tiete ou numa rodovia em horario de rush.
Tambem tem outro detalhe, se o botao do regulador de velociade estiver ativo mas em pausa, se voce clicar por acidente no pause ele vai buscar o set point e vai dar uma bela arrancada e um susto.
No geral, por se tratar de um sistema que acelera seu veiculo involuntariamente, eu, por seguranca, confiaria somente em um sistema original que foi validado pela citroen. lembre-se que ate a toyota teve um grande recall envolvendo o acelerador eletronico.
Nao arriscaria numa adaptacao, por motivo de seguranca.

colega, a minha era 2004 exclusive mecanica. na epoca dei uma pesquisada e era tecnicamente possivel mas economicamente inviavel.
A partir de 2004 o acelerador e eletronico, e isso facilita. Quanto a resultado 'e comprometido pelo fato de nao vincular a troca de marchas.
Por outro lado tenho um Grand C4 com piloto automatico e posso dizer que 'e um item excelente para uso em uma rodovia de 1o mundo sem movimento e em grandes trajetos, muito bom mesmo e vale cada centado, pois nao cansa sua perna nem deixa voce levar multa. Por morar no interior do estado de SP, pagamos pedagio caro mas temos estradas otimas.
Mas nem tudo 'e maravilha, nao 'e culpa do sistema, mas considero extremamente perigoso se voce usar em estradas sinuosas ou com grande trafego. Considero a chace de voce se envolver em um acidente 'e maior que se voce tiver o controle do pedal, ou seja nem sonhe em fazer isso numa marginal do tiete ou numa rodovia em horario de rush.
Tambem tem outro detalhe, se o botao do regulador de velociade estiver ativo mas em pausa, se voce clicar por acidente no pause ele vai buscar o set point e vai dar uma bela arrancada e um susto.
No geral, por se tratar de um sistema que acelera seu veiculo involuntariamente, eu, por seguranca, confiaria somente em um sistema original que foi validado pela citroen. lembre-se que ate a toyota teve um grande recall envolvendo o acelerador eletronico.
Nao arriscaria numa adaptacao, por motivo de seguranca.
Responder