Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#61

Mensagem por rgdl » Ter Abr 18, 2017 8:03 pm

Tem que ver se o motor não está fora do ponto. Notou um barulho diferente do motor? Está aquecendo mais fácil?


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#62

Mensagem por Edson0 » Ter Abr 18, 2017 11:22 pm

rgdl escreveu:Tem que ver se o motor não está fora do ponto. Notou um barulho diferente do motor? Está aquecendo mais fácil?
Exatamente isso rgdl, está aquecendo mais fácil, a ventoinha fica louca está armando várias vezes e quase ferveu!
Será que é ponto?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#63

Mensagem por Edson0 » Qua Abr 19, 2017 4:12 pm

Boa tarde,

Então rgdl, eu não notei nenhum barulho anormal no motor, o barulho do motor está normal, mas eu notei que ele está aquecendo mais rápido sim inclusive ontem ele quase ferveu, mas a ventoinha segurou o tranco e não deixou ferver retornando a temperatura do motor ao normal, só que isso, só ontem aconteceu duas vezes comigo e junto com o aviso no painel "DEFEITO MOTOR". Hoje eu levei o carro na oficina e expliquei ao mecânico o que está acontecendo, mas ele me deu certeza de que o problema no ponto não é, pois ele colocou o motor no ponto logo após ter mexido na correia, com isso eu deixei o carro lá pra ele verificar, pois eu expliquei pra ele que isso só aconteceu após ele ter mexido para trocar os retentores, ele falou que vai passar o scan no carro para verificar alguma anomalia e vai dar uma olhada no sensor de temperatura e na vólvula. Assim que eu pegar o carro eu postarei aqui o resultado.

Abraço.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#64

Mensagem por rgdl » Qui Abr 20, 2017 6:52 am

Alguns mecânicos acertam o ponto do motor 2.0 colocando os cilindros em PMS e travando apenas as polias do comando de válvulas sem travar o virabrequim, esse procedimento até pode dar certo mas normalmente não dá.

A polia da dentada, embora tenha uma trava, não é ela a responsável por manter a polia da dentada presa no lugar, inclusive ela tem até uma folga. O que prende a polia da dentada é a pressão exercida pela polia da correia de acessórios. O problema de usar essa técnica é que quando se aperta o parafuso de fixação das polias o virabrequim pode se mover alguns milímetros tirando o motor do ponto.

Comigo foi a mesma coisa, o mecânico usou essa técnica de botar os cilindros em PMS sem travar o virabrequim para acertar o ponto e não deu certo, pois o virabrequim rodou e ele não percebeu. Eu falei que estava fora do ponto assim que peguei o carro, pois o motor estava com um roncado ligeiramente esportivo e não o barulho suave que lhe é peculiar. Também dava defeito motor toda hora, isso sem falar do superaquecimento e falta de potência em subidas. Só que o mecânico jurava por todos os juramentos que tinha colocado o motor no ponto certo.

Como eu só levo na oficina do meu irmão, ele conseguiu a ferramenta de fazagem para esse motor, e o mecânico teve que admitir que o motor estava realmente fora do ponto.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#65

Mensagem por Edson0 » Qui Abr 20, 2017 7:04 am

rgdl escreveu:Alguns mecânicos acertam o ponto do motor 2.0 colocando os cilindros em PMS e travando apenas as polias do comando de válvulas sem travar o virabrequim, esse procedimento até pode dar certo mas normalmente não dá.

A polia da dentada, embora tenha uma trava, não é ela a responsável por manter a polia da dentada presa no lugar, inclusive ela tem até uma folga. O que prende a polia da dentada é a pressão exercida pela polia da correia de acessórios. O problema de usar essa técnica é que quando se aperta o parafuso de fixação das polias o virabrequim pode se mover alguns milímetros tirando o motor do ponto.

Comigo foi a mesma coisa, o mecânico usou essa técnica de botar os cilindros em PMS sem travar o virabrequim para acertar o ponto e não deu certo, pois o virabrequim rodou e ele não percebeu. Eu falei que estava fora do ponto assim que peguei o carro, pois o motor estava com um roncado ligeiramente esportivo e não o barulho suave que lhe é peculiar. Também dava defeito motor toda hora, isso sem falar do superaquecimento e falta de potência em subidas. Só que o mecânico jurava por todos os juramentos que tinha colocado o motor no ponto certo.

Como eu só levo na oficina do meu irmão, ele conseguiu a ferramenta de fazagem para esse motor, e o mecânico teve que admitir que o motor estava realmente fora do ponto.
Com o scanner da pra saber se o motor está fora do ponto ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#66

Mensagem por rgdl » Qui Abr 20, 2017 1:58 pm

Não, não dá não. O scanner vai apontar o que causou o defeito motor, provavelmente algum erro que te direcionará a sonda lambda, já que o motor fora do ponto não queima o combustível corretamente.

Vc está sentindo problemas de desempenho com o motor? Ele está mais fraco, especialmente em subidas?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#67

Mensagem por Edson0 » Qui Abr 20, 2017 2:04 pm

rgdl escreveu:Não, não dá não. O scanner vai apontar o que causou o defeito motor, provavelmente algum erro que te direcionará a sonda lambda, já que o motor fora do ponto não queima o combustível corretamente.

Vc está sentindo problemas de desempenho com o motor? Ele está mais fraco, especialmente em subidas?
Não notei nenhum barulho estranho no motor, e pelo o que eu andei com ele, o motor está com a força de sempre. Hoje liguei para o mecânico e ele me disse que passou o scanner e não acusou nada!!!! Tô vendo que eu vou ter que procurar outro mecanismo ou eu mesmo terei que meter a cara nisso, pois arrumar mecânico que seja bom e atencioso com o carro é difícil por onde moro!!! Não dar pra acreditar que ele passou o scanner no carro e não achou nada, se no painel está dando o bem dito avido de "MOTOR DEFEITO", ou ele não sabe usar o scanner o ele fez vista grossa!!!

E agora?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#68

Mensagem por Edson0 » Qui Abr 20, 2017 2:33 pm

rgdl, estou pensando em comprar um Scanner Lexia e achei bem barato no Aliexpress, o LEXIA3 PP2000, por um acaso você sabe dizer se esse está bom para o meu carro, Xsara Picasso 2004 2.0 16V?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#69

Mensagem por rgdl » Sex Abr 21, 2017 4:17 pm

Sim, está. O meu comprei no aliexpress também e está funcionando perfeitamente, até pareei uma chave nova que também comprei pelo aliexpress com ele esses dias.

Dê preferência ao modelo em que o conector OBDII é ligado direto ao VCI, pois é o modelo mais recente. Os antigos o conector OBDII era ligado ao VCI através de um adaptador. Para ilustrar veja as imagens abaixo

Modelo antigo
Imagem

Modelo novo
Imagem
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
ympmoraes
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Fev 01, 2017 11:41 pm
Modelos Citroën: picasso GX 2002

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#70

Mensagem por ympmoraes » Ter Jun 13, 2017 12:02 am

Boa Noite Amigos

Estou com um Problema grave em meu X sara Picasso 2002 , 2.0 16 v.



a luz de injeção acendia e apagava de tempo a tempo , neste ultimo final de semana , fui ligar o carro e ela ficou permanente .

Pois bem sai , botei 100 reais de gasolina em um posto da cidade ( Moro em Florianópolis ) a caminho da praia , o frentista falou que o oleo estava baixo , pedi pra completar com 5w30, apos uns 10 minutos , começão o pesadelo.........não sei se foi pelo oleo , pela gasolina , por minha falta de manutenção ....mais o carro começõu a engasgar , quando reduzia para passar uma lombada ele morria , e esta assim ate agora , parece que estou andando com um fusca com 02 velas , simplismente horrivel


levei no mecanico , diz ele que passou o scanner , limpou TBI , e fez de tudo que podia e nada , me mandou para uma outra oficina que irei amanha?


pergunto , o q os amigos acham que foi? o que devo fazer?


estou vendendo o carro e quero entrega-lo ok , pois vou comprar outro picasso


por favor me ajudem , !!!


att



YMPMORAES
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#71

Mensagem por renan97ar » Ter Jun 13, 2017 10:27 am

A minha quando fez isso era um injetor ruim, que aquecia e travava. Mas no scanner apareceu o erro, então ficou fácil.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Eterson Soares
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Jun 02, 2017 9:39 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V manual 2005

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#72

Mensagem por Eterson Soares » Ter Jun 13, 2017 6:19 pm

silviocarro escreveu:Olá a todos. Preciso da ajuda de vocês. Tive um XSARA PICASSO GLX 2003 por dois anos e rodei cerca de 40.000 km, o vendi com 84.000km, nunca gastei um centavo com problemas ou quebras, somente com a manutenção já prevista no manual. Gostei tanto do modelo que há 3 meses o troquei por outro mais novo, modelo EXCLUSIVE automático 2004/2005. No momento da compra, ao testá-lo, constatei que que a luz da injeção se mantinha acesa e a mensagem: "DEFEITO MOTOR" aparecia no painel. Levei à concessionária de Presidente Prudente (onde resido) e eles constataram que era um problema simples, ocasionado pelo "sensor de altitude". Mesmo com este problema, por se tratar de um veículo com baixa km, único dono, super conservado e a promessa de solução simples do problema, fechei o negócio e após alguns dias recebi o tal sensor para troca. Troquei, mas o problema continuou, levei à concessionária e até então estou sem o veículo. Fizeram todos os testes, atualizaram a programação dos componentes e constataram que defeito era no "chicote do motor". Troquei o componente, mas o problema persistiu. Insatisfeito, retirei o veículo da concessionária de Pres. Prudente, e o levei para a concessionária de Campo Grande/MS (a 500km de minha cidade, de onde o veículo foi adquirido pela revenda), fizeram novamente todos os testes e reportaram que era uma simples reprogramação no "calculador de injeção", repararam, me devolveram o veículo, mas o mesmo não rodou por um dia, ao chegar em minha cidade, o problema retornou (voltou a mensagem e a luz da injeção acesa). Estou muito descontente, principalmente pela morosidade na tentativa de reparação do veículo por parte das concessionárias (baseadas em tentativa e erro). Devo retornar com o veículo à concessionária de Campo Grande/MS, para que novamente "fucem" no veículo afim de resolver o problema.
Desculpe pelo relato extenso, mas gostaria da ajuda de alguém que já teve algum problema parecido com este e possa me ajudar. Noto que o veículo consome muito (faz 8 km/l na estrada e menos de 5 na cidade), dizem que é em decorrência deste defeito.
Boa tarde amigo, eu tenho um Citroen Xsara Picasso 2.0 16V mecânico ano 2005, e tive o mesmo problema que você, no meu caso eu fiz a limpeza dos bicos e do TBI e fez o rastreio, ai constou que o defeito era na sonda lambida B1, ou seja é a primeira sonda que fica antes do catalizador, troquei e acabou o problema, ate o consumo melhorou, se você ainda não conferiu isso vale a pena conferir.
Só mais um detalhe, eu passei por dois mecânicos e no primeiro o scanner dele não pegou nada, foi o segundo mecânico que achou o defeito, depois vou passar nele e perguntar qual é o modelo do scanner para ajudar os demais amigos.
Espero ter ajudado.
Eterson Soares
Lopesalexandre31
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Out 13, 2017 1:59 pm
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0 16v 2005 automático

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#73

Mensagem por Lopesalexandre31 » Sex Out 13, 2017 2:20 pm

Amigos, boa tarde!
Tenho o mesmo problema, no painel aparecendo "defeito motor".Ele tb trava a aceleração. Tenho de desligar e religar o carro pra voltar a aceleração. E ele TB dá "defeito caixa automática" e trava na 3 marcha. Alguém poderia me ajudar? Sou do RJ. Obrigado...
JeanCarlo
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Out 15, 2017 3:22 am
Modelos Citroën: Picasso 2.0

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#74

Mensagem por JeanCarlo » Dom Out 15, 2017 3:34 am

Bom dia amigos,
Estou com um problemão com o meu XP 2.0 automático.
Desde que fiz o câmbio dele Elen começou a dar a msg defeito motor. Levei no mecânico para passar o scaner e dessa ultima vez acusou o código p1623. Ele limpou o encaixe do módulo, fez limpeza no corpo de borboleta. Andei como o carro hoje e apareceu a luz de injeção e a bendita msg novamente... sem contar que já fiz descarbonização do motor e meu sistema de injeção está impecável. Às vezes você anda com ele e de repente ele perde aceleração aí como é automático preciso parar desligar e ligar novamente aí volta ao normal só que depois continua o problema Km depois.
Alguém pode me ajudar?
JeanCarlo
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Out 15, 2017 3:22 am
Modelos Citroën: Picasso 2.0

Luz da injeção e Mensagem "DEFEITO MOTOR"

#75

Mensagem por JeanCarlo » Dom Out 15, 2017 3:42 am

ympmoraes escreveu:Boa Noite Amigos

Estou com um Problema grave em meu X sara Picasso 2002 , 2.0 16 v.



a luz de injeção acendia e apagava de tempo a tempo , neste ultimo final de semana , fui ligar o carro e ela ficou permanente .

Pois bem sai , botei 100 reais de gasolina em um posto da cidade ( Moro em Florianópolis ) a caminho da praia , o frentista falou que o oleo estava baixo , pedi pra completar com 5w30, apos uns 10 minutos , começão o pesadelo.........não sei se foi pelo oleo , pela gasolina , por minha falta de manutenção ....mais o carro começõu a engasgar , quando reduzia para passar uma lombada ele morria , e esta assim ate agora , parece que estou andando com um fusca com 02 velas , simplismente horrivel


levei no mecanico , diz ele que passou o scanner , limpou TBI , e fez de tudo que podia e nada , me mandou para uma outra oficina que irei amanha?


pergunto , o q os amigos acham que foi? o que devo fazer?


estou vendendo o carro e quero entrega-lo ok , pois vou comprar outro picasso


por favor me ajudem , !!!


att



YMPMORAES
Olá amigo,

A minha quando deu esse problema eu tive que trocar a Bobina.
Espero ter ajudado.
Responder