Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Joyce
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Fev 21, 2017 11:31 am
Nome: Joyce
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2007

Tranco no Câmbio Automático

#616

Mensagem por Joyce » Ter Fev 21, 2017 1:05 pm

Estou acompanhando as informações do fórum e já agradeço, pois está sendo muito útil!!!
Tenho um Xsara Picasso 2007 com 131 mil e poucos km há uns 10 meses, adorei o carro... Como já vi alguns dizendo, é mesmo uma nave.
Ele apresentou a anomalia na caixa de câmbio, levei em uma oficina e foi feita a troca do óleo mais as duas solenóides. A pessoa condenou o câmbio, não deu garantia e disse que não foram feitas as manutenções que deveriam... Além de ter condenado o motor e o freio (que não estava em análise, a princípio).
Os trancos nas passadas de marcha diminuiram, a passagem da 1º para 2º as vezes demora um pouquinho, mas parece que ficou legal (5 dias após a manutenção).
Minha dúvida é o quanto devo me preocupar por essa informação do câmbio (que parece uma bomba relógio prestes a explodir)...
Procede essa gravidade por dizer que não foi feito manutenções? Consulto outro profissional ou espero o tempo de vida que ainda resta, considerando que na próxima não tem mais jeito (só fazer ou trocar o câmbio)?
O ar condicionado estava funcionando normalmente e quando voltou, não mais... Voltei lá e disseram que o problema é na bobina magnética. Tem relação com o que aparentemente mexeram?
Podem indicar um bom profissional na região de Guarulhos (se isso for permitido)?
Obrigada!!!


Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Tranco no Câmbio Automático

#617

Mensagem por gjvialta » Ter Fev 21, 2017 2:28 pm

Prezada Joyce, boa tarde!

1. Sobre o comentário que o profissional que te auxiliou fez ao se referir a manutenções não feitas... Certamente ele enumerou todas as manutenções, ou somente as inferiu? Se por acaso ele se referiu a câmbios automáticos, poucos fabricantes mencionam, os intervalos a que eles devem ser submetidos a manutenções preventivas. O fabricante do AL4, ZF, não menciona quais devem ser os períodos, e quais os procedimentos, ou conteúdo para se fazer manutenção preventiva. Especificamente sobre o cambio AL4, ou até mesmo os demais, é fundamental que o motorista fique atento sobre sintomas que por ventura aparecem. Se ele se referiu a isso, então ele pode ter certa razão, mas nesse caso já não é mais manutenção preventiva, mas sim corrigir o início de problemas com esse cambio. Os primeiros sintomas são trancos de leve, que tem quase fundamento em problemas de pressão de trabalho do óleo do cambio. Esse defeito inicial deve ser corrigido o mais rápido possível, caso contrário os componentes que dependem da pressão para efetuar seu trabalho começarão a se desgastar, cintas, anéis de retenção de borracha, discos de composite. O desgaste desses componentes contaminam o óleo do cambio com os resíduos de particulados, que por sua vez contamina a placa de válvulas e esse ciclo contínuo acaba por abranger muitas peças do cambio, ou agravar o desgaste de componentes bem caros. O conserto por completo do cambio vai de encontro àquilo que se espera do carro. Um orçamento detalhado por um profissional capacitado é importante. A troca do óleo de cambio AL4 necessita de procedimentos que poucos mecânicos respeitam. Muitos deles sequer observam a quantidade total de óleo que existe na caixa. É preciso verificar o que ele fez. Seria bom que um profissional capacitado avaliasse as condições do cambio, começando por qual óleo ele colocou, depois pelo nível, e depois pela pressão de trabalho do óleo do cambio. Existem mecânicos que se acham entender mais do que o fabricante do cambio e fazem muita asneira principalmente acerca do tipo correto de óleo para a caixa AL4.

2. Freio do carro é coisa simples e natural para um carro com 131.000km e fácil de se consertar. Porém é preciso fazer o diagnóstico adequado. Troca de pastilha e lonas, discos e lonas. Troca também do fluido de freio, etc.

3. Sobre condenar o motor, esse mecânico se referiu a algum defeito específico? Ou tem defeito, ou não tem. Ele ao se referir ao motor deve ter mencionado quais são os problemas e qual o custo de manutenção. Condenar o motor é muito vago. É fundamental para qualquer motor, ter controle sobre as trocas de óleo (de motor), filtro de óleo, filtro de ar. E alguns probleminhas que fatalmente aparecem em um carro com essa kilometragem.

Não tenho como lhe indicar um profissional na região de guarulhos. sou de campinas-sp.

Boa sorte e espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas, estamos aqui para tentar ajudar.
Joyce
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Fev 21, 2017 11:31 am
Nome: Joyce
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2007

Tranco no Câmbio Automático

#618

Mensagem por Joyce » Sáb Fev 25, 2017 8:49 am

Bom dia GJVialta!!!


Quanto ao câmbio, o profissional em questão disse que o óleo que estava no carro não era o correto e que não fizeram as trocas que deveriam ao longo do tempo, considerando a troca por 40 000 km. Ele disse ter limpado o câmbio e colocado o óleo, não me disse qual e eu não me atentei a isso...
Sobre o motor, ele disse ter defeito motor, questionei qual e ele me disse que o motor já havia sido feito e foi um serviço mal feito... E não me disse mais nada... Eu entendo que o motor não presta, dessa forma que ele disse... Mas por várias coisas desagradáveis que me aconteceram nesse lugar, eu não confiei totalmente e estou buscando conhecer melhor do assunto e procurar mesmo outro profissional para uma melhor avaliação.
Antes de explicar qualquer coisa, eles já me questionaram e sugeriram a venda do carro, por isso mencionei que parece uma bomba prestes a explodir.
Isso me causou mais inseguranças e dúvidas...

Obrigada pela sua ajuda!!!
Luchi
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Mai 03, 2017 10:09 pm
Modelos Citroën: Gran Picasso C4 2009

Tranco no Câmbio Automático

#619

Mensagem por Luchi » Qui Mai 04, 2017 6:35 pm

Eu tenho uma Gran Picasso C4, ano 2009. Atualmente ela esta na oficina aguardando uma peça. "motor de acionamento da chave seletora do cambio automatico" - desde ja agradeço quem puder ajudar a encontrar essa peça.

Muito obrigado
Luchi
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

Tranco no Câmbio Automático

#620

Mensagem por tilex » Seg Mai 08, 2017 6:15 pm

Ontem tive uma triste mensagem na tela depois de um tranco no cambio, DEFEITO CAMBIO AUTOMATICO , detalhe, depois que consertou o cambio rodei apenas 10.000km, muito pouco, tem alguma coisa errada com o mecanico :think:
agora vou saber só mais pra frente, quando tiver coragem :$$: pra levar na oficina. :lol:
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Tranco no Câmbio Automático

#621

Mensagem por gjvialta » Ter Mai 09, 2017 10:40 am

Luchi escreveu:Eu tenho uma Gran Picasso C4, ano 2009. Atualmente ela esta na oficina aguardando uma peça. "motor de acionamento da chave seletora do cambio automatico" - desde ja agradeço quem puder ajudar a encontrar essa peça.

Muito obrigado
Luchi
Olá! Desconheço "motor de acionamento". Se for "chave seletora do cambio automático", aí está: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... source=gps

Att,
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Tranco no Câmbio Automático

#622

Mensagem por rgdl » Ter Mai 09, 2017 1:59 pm

gjvialta escreveu: Olá! Desconheço "motor de acionamento". Se for "chave seletora do cambio automático", aí está: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... source=gps

Att,
O motor de acionamento que ele está falando é o atuador que troca as marchas nos AL4 dos C4 Picasso. É essa peça da foto.

Imagem

É uma peça difícil e cara, acho que mesmo em ferro velho não vai pagar menos do que R$ 1000,00 nela. Na concessionária ela custa R$ 3.674,27.

Eu estranho muito a quebra dessa peça, embora já vi outros colegas aqui falando disso, pois não é uma peça de uso constante, por isso não pode dar defeito por desgaste.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Tranco no Câmbio Automático

#623

Mensagem por rgdl » Ter Mai 09, 2017 2:01 pm

tilex escreveu: Ontem tive uma triste mensagem na tela depois de um tranco no cambio, DEFEITO CAMBIO AUTOMATICO , detalhe, depois que consertou o cambio rodei apenas 10.000km, muito pouco, tem alguma coisa errada com o mecanico :think:
agora vou saber só mais pra frente, quando tiver coragem :$$: pra levar na oficina. :lol:
Se houve uma reforma completa não era para dar defeito não, depois que reformei a minha já passei dos 50.000 km sem nenhum problema.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

Tranco no Câmbio Automático

#624

Mensagem por tilex » Qua Mai 10, 2017 8:55 pm

A caixa tem um vazamento bem pouco, que nem chega a pingar no chao, mas se for falta de oleo que mensagem ele daria ?
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Tranco no Câmbio Automático

#625

Mensagem por rgdl » Qui Mai 11, 2017 10:24 am

A mensagem que dá no painel é essa em qualquer caso. Para saber com certeza só olhando o erro gravado na central com Lexia.

Para saber se está com pouco óleo basta colocar mais 500ml de óleo, ligar o carro deixando o a alavanca em P, deixe o óleo do cambio chegar a +/- 60°C e abrir o bujão de saída de óleo com o carro ligado, tem que vazar o mesmo tanto de óleo que vc colocou. Se não sair nada ou sair pouco óleo é porque o nível estava baixo.

Agora, não era para estar vazando óleo da caixa, isso sugere que o reparo não foi bem feito e provavelmente é esse o problema.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Roberto Suzano
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Mai 11, 2017 3:58 pm
Modelos Citroën: C3 1.6 16v 2008

Tranco no Câmbio Automático

#626

Mensagem por Roberto Suzano » Qui Mai 11, 2017 4:15 pm

Boa Tarde,

Caros amigos gostaria de uma ajuda, sou bem inexperiente com relação a Carros, porem sou louco pelo C3, acho dentre outras marcas o mais bonito de todos e resolvi comprar um para minha esposa pois apenas ela dirigi, vamos lá: fui a uma revenda e comprei um C3 1.6 16v 2008 Automático, nos primeiros 3 dias tudo ok ai mandei para oficina para fazer as trocas de óleo e filtro para minha segurança, o mecânico notou um vazamento no Cambio e prontamente levei a loja e eles mandaram para o mecânico deles fazer o reparo, no outro dia me entregaram o carro com o problema "resolvido", assim que minha esposa andou com o carro notou que na passagem da 1ª marcha para a 2ª ele dava um tranco e na troca de N para P, R ou D ele dava também um tranco porem mais leve, levei novamente na loja eles mandaram para o mecânico deles e trocaram o calço do cambio, segundo eles esse era o problema, porem o tranco na troca da 1ª para a 2ª continua e agora da 2ª para a 3ª também porem de acordo que o motor vai esquentando o tranco vai parando, levei novamente na loja eles mandaram para a oficina e o tranco continua, alguém passou por essa experiencia e pode me indicar o que fazer, pois ainda tenho 60 dias de garantia e não sei se compensa continuar entregando o carro a loja ou eu mesmo mandar resolver já que os demais componentes do carro está em prefeito estado somente o cambio está dando essa dor de cabeça.

Desde já agradeço atenção.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Tranco no Câmbio Automático

#627

Mensagem por gjvialta » Qui Mai 11, 2017 5:26 pm

rgdl escreveu:
gjvialta escreveu: Olá! Desconheço "motor de acionamento". Se for "chave seletora do cambio automático", aí está: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... source=gps

Att,
O motor de acionamento que ele está falando é o atuador que troca as marchas nos AL4 dos C4 Picasso. É essa peça da foto.

Imagem

É uma peça difícil e cara, acho que mesmo em ferro velho não vai pagar menos do que R$ 1000,00 nela. Na concessionária ela custa R$ 3.674,27.

Eu estranho muito a quebra dessa peça, embora já vi outros colegas aqui falando disso, pois não é uma peça de uso constante, por isso não pode dar defeito por desgaste.
Olá rgdl, grato pela informação!

Alguém já teve a curiosidade de desmontar este componente, que na verdade não é somente um motor, e verificar se existe uma maneira de verificar qual é o desgaste que ocorre e verificar se se compensa fazer o conserto dela?

Att,
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Tranco no Câmbio Automático

#628

Mensagem por gjvialta » Qui Mai 11, 2017 5:38 pm

Roberto Suzano escreveu:Boa Tarde,

Caros amigos gostaria de uma ajuda, sou bem inexperiente com relação a Carros, porem sou louco pelo C3, acho dentre outras marcas o mais bonito de todos e resolvi comprar um para minha esposa pois apenas ela dirigi, vamos lá: fui a uma revenda e comprei um C3 1.6 16v 2008 Automático, nos primeiros 3 dias tudo ok ai mandei para oficina para fazer as trocas de óleo e filtro para minha segurança, o mecânico notou um vazamento no Cambio e prontamente levei a loja e eles mandaram para o mecânico deles fazer o reparo, no outro dia me entregaram o carro com o problema "resolvido", assim que minha esposa andou com o carro notou que na passagem da 1ª marcha para a 2ª ele dava um tranco e na troca de N para P, R ou D ele dava também um tranco porem mais leve, levei novamente na loja eles mandaram para o mecânico deles e trocaram o calço do cambio, segundo eles esse era o problema, porem o tranco na troca da 1ª para a 2ª continua e agora da 2ª para a 3ª também porem de acordo que o motor vai esquentando o tranco vai parando, levei novamente na loja eles mandaram para a oficina e o tranco continua, alguém passou por essa experiencia e pode me indicar o que fazer, pois ainda tenho 60 dias de garantia e não sei se compensa continuar entregando o carro a loja ou eu mesmo mandar resolver já que os demais componentes do carro está em prefeito estado somente o cambio está dando essa dor de cabeça.

Desde já agradeço atenção.
Olá Roberto!

Diagnóstico de defeitos em carros com muita tecnologia embarcada exige que o profissional tenha capacidade, oficina equipada e ter procedimento para proceder no reparo. No caso de equacionamento e diagnóstico de problemas com o AL4, isso se torna primordial. Seria interessante que inicialmente você tivesse conhecimento do que está acontecendo com seu carro. Uma avaliação inicial indicaria que:
1- fosse verificado o nível do fluido do cambio. Existe um procedimento para se fazer isso. É através do Lexia, com temperatura monitorada do câmbio, através do bujão inferior.

2- Verificado o nível, é fundamental que se observe as condições do fluido para ver se existe sujeira misturada a ele. Essa inspeção dá pra se ter uma ideia das condições internas dos componentes do câmbio.

3- Verificar a pressão de trabalho do fluido do câmbio, que deve sempre estar por volta de 2,6 a 2,9 bar.

Outra questão interessante é que parece que o seu carro não apresentava defeito antes de entregá-lo ao mecânico da concessionária para que fosse retirado o vazamento. Nesse sentido é preciso saber onde era o vazamento para se ter uma ideia de onde ele pode ter mexido para que o vazamento fosse retirado.

Abç
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Tranco no Câmbio Automático

#629

Mensagem por rgdl » Qui Mai 11, 2017 5:57 pm

gjvialta escreveu: Olá rgdl, grato pela informação!

Alguém já teve a curiosidade de desmontar este componente, que na verdade não é somente um motor, e verificar se existe uma maneira de verificar qual é o desgaste que ocorre e verificar se se compensa fazer o conserto dela?

Att,
Sei lá, acho que essa peça não era para dar defeito, pois não parece ser uma peça frágil. Talvez a mania que alguns motoristas tem de colocar o cambio automático em N quando param em um semáforo deva contribuir para a falha no equipamento.

O povo tem que aprender que cambio automático uma em D não se mexe mais, parou no semáforo tem que segurar o carro no pedal do freio. Salvo se for fazer alguma manobra de estacionamento ou coisa do tipo que precise usar a ré.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Tranco no Câmbio Automático

#630

Mensagem por rgdl » Qui Mai 11, 2017 5:57 pm

gjvialta escreveu: Olá rgdl, grato pela informação!

Alguém já teve a curiosidade de desmontar este componente, que na verdade não é somente um motor, e verificar se existe uma maneira de verificar qual é o desgaste que ocorre e verificar se se compensa fazer o conserto dela?

Att,
Sei lá, acho que essa peça não era para dar defeito, pois não parece ser uma peça frágil. Talvez a mania que alguns motoristas tem de colocar o cambio automático em N quando param em um semáforo deva contribuir para a falha no equipamento.

O povo tem que aprender que cambio automático uma em D não se mexe mais, parou no semáforo tem que segurar o carro no pedal do freio. Salvo se for fazer alguma manobra de estacionamento ou coisa do tipo que precise usar a ré.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder