Defeito no ar condicionado C4 Picasso
- gjvialta
- Muito Curioso
- Mensagens: 537
- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
- Nome: gjvialta
- Localização: Campinas - SP
- Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
- Contato:
defeito no ar condicionado
Prezados, bom dia!
Estou com o mesmo problema no meu c4 picasso, barulho embaixo do painel. Pelas informações daqui é a famigerada pecinha de plástico. Estou precisando de ajuda, fotos, dicas, etc... do acesso ao local embaixo do painel. Parece ser do lado esquerdo motorista. Essas dicas, ou fotos facilitaria muito para não ficar desmontando coisa que não precisa. Abç
Estou com o mesmo problema no meu c4 picasso, barulho embaixo do painel. Pelas informações daqui é a famigerada pecinha de plástico. Estou precisando de ajuda, fotos, dicas, etc... do acesso ao local embaixo do painel. Parece ser do lado esquerdo motorista. Essas dicas, ou fotos facilitaria muito para não ficar desmontando coisa que não precisa. Abç
- leofbm
- Sem Habilitação
- Mensagens: 28
- Registrado em: Sáb Jan 21, 2017 2:38 pm
- Nome: Leonardo
- Localização: Cassilândia-MS
- Modelos Citroën: C4 Grand Picasso Exc 2.0 16v 2011
defeito no ar condicionado
Assista esse video:
[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=KYwJSDh0Qyo[/bbvideo]
Capaz de lhe esclarecer, bastante coisa.
[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=KYwJSDh0Qyo[/bbvideo]
Capaz de lhe esclarecer, bastante coisa.
- gjvialta
- Muito Curioso
- Mensagens: 537
- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
- Nome: gjvialta
- Localização: Campinas - SP
- Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
- Contato:
defeito no ar condicionado
Olá! Já tinha visto esse vídeo. Ajuda muito quando o problema é debaixo do banco do carona, ou passageiro. Não me ajudou. Consegui falar por e-mail com o dono desse canal. O cara sabe muito desse assunto e me mandou fotos, deu dicas. Resultado: consegui resolver o meu problema. Gostaria de dividir a experiência aqui, mas não sei como postar fotos e vídeos. Se alguém puder me ajudar eu publico o meu trabalho aqui. Abç!
Editado pela última vez por gjvialta em Qua Fev 08, 2017 3:01 pm, em um total de 1 vez.
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
defeito no ar condicionado
gjvialta, todo trabalho é bem vindo!
dá uma olhada nesse tópico, aqui explica como utilizar algumas funções do fórum.
viewtopic.php?f=46&t=6043&p=33593#p33593
dá uma olhada nesse tópico, aqui explica como utilizar algumas funções do fórum.
viewtopic.php?f=46&t=6043&p=33593#p33593
- leofbm
- Sem Habilitação
- Mensagens: 28
- Registrado em: Sáb Jan 21, 2017 2:38 pm
- Nome: Leonardo
- Localização: Cassilândia-MS
- Modelos Citroën: C4 Grand Picasso Exc 2.0 16v 2011
defeito no ar condicionado
gjvialta, para adicionar imagens, videos etc. Escolha a opção "Anexos", abaixo da caixa de digitação, depois escolha a opção "Adicionar arquivos".
Veja a imagem:
Veja a imagem:
- gjvialta
- Muito Curioso
- Mensagens: 537
- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
- Nome: gjvialta
- Localização: Campinas - SP
- Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
- Contato:
defeito no ar condicionado
Olá, pessoal!
Resolvido o problema na minha nave. Muito simples, depois que recebi as dicas do cidadão d Vitória - ES, que falei anteriormente. No meu caso era do lado do motorista, mas se for do lado do passageiro só muda a fixação das proteções iniciais, a serem retiradas, que cobrem a parte inferior do painel frontal.
Vamos lá. Retire a travas no painel embaixo do volante. A parte mais baixa. Ela é presa por três travas de plástico, daquelas que se puxa o miolo para poder retirá-las sem danos. Além dessas, tem mais uma trava que fica atrás da alavanca de abertura do capô. Para retirá-la é preciso acionar a alavanca do capô. Gire 90º a trava e com cuidado tente puxá-la, que deve sair. Após isso só falta soltar o único parafuso torx, que fica na lateral oposta à alavanca de abertura do capô na região do console central. Feito isso, solte primeiro os encaixes da parte superior e depois da lateral direita. Assim, libera a parte que fica atrás da alavanca do capô, que deve estar acionada para a retirada total dessa proteção.
Pronto já é possível ser visto o mecanismo do controlador do lado esquerdo, motorista, do fluxo de ar do sistema de climatização do C4 Picasso.
Pode ser visto também no plano ainda mais ao fundo, a caixa climatizadora do ar condicionado frontal com o mecanismo, que aciona a portinhola inferior. Existem duas portinholas de cada lado. Também pode ser visto o braço de acionamento da portinhola inferior subindo e se escondendo atrás do duto. A retirada deste duto é feita através de uma trava simples lateral que fica do lado do habitáculo do carro. Aperte-a com força e mova o duto com cuidado tentando liberar a trava acionada e uma outra de encaixe que fica na parte superior e não precisa ser apertada, ela é só de encaixe. Pronto, o duto está livre e pode ser retirado. para colocá-lo é só fazer o movimento contrário.
Com o duto retirado é possível ter acesso aos 3 parafusos de fixação do motor. Chave para soltá-lo é uma canhão de 7/32" ou 5,5mm. Retirada sem sustos.
A partir daí o braço articulado pode ser retirado. Com uma chave de fenda bem pequena, tipo relojoeiro, pode ser liberada a trava de topo no eixo de cada portinhola. É só enfiar com cuidado a pequena chave no topo do eixo e puxar as engrenagens no sentido axial. Saem fácil.
O braço articulado sai mais facilmente por cima. Por baixo é mais difícil. Ele está atrás de um dos dutos do sistema de climatização, do ar condicionado. Não tem erro na reposição. As engrenagens só funcionam se estiverem conectadas em uma posição. Vai ter que fazer mágica para montar em posição diferente. Atentar para o sincronizador delas, que é também de plástico e tem aparência frágil. Ver figura abaixo.
Na duas fotos a seguir, o trabalho de reforço para que o sistema volte a funcionar novamente conforme foi projetado. Se o visual não é dos melhores, funciona bem e se o serviço for feito de maneira cuidadosa, nunca mais vai quebrar.
Os reforços foram feitos com fio de cobre daqueles que são utilizados para enrolamentos de motores a indução, mas pode ser utilizado o de instalação elétrica comum desde que seja único, não pode ser do tipo cabo lexível. Diâmetro máximo dele é de 0,5mm. Não pode ser muito fino, porque pode não aguentar o funcionamento e se romper com o tempo. Ou então pode ser usado o fio rígido que vem nos cabos coaxiais do tipo RG60, usados em tv a cabo por assinatura. Os furos no plástico foram feito com o auxílio de um pedaço do próprio fio a ser usado no reforço e aquecido na boca de um fogão à gás de cozinha. A finalização foi feita com o estanhamento e ferro de solda de 15W para impedir que com o tempo se solte. Cuidado na soldagem e na furação para não destruir a peça de plástico. Essa tarefa requer certa habilidade para brasagem em peças pequenas.
Reforço pronto. Remontagem no sequência inversa. Ligar a nave e correr para o abraço.
Veja os vídeos que postei no youtube depois do conserto.
[bbvideo=1280,720]https://www.youtube.com/watch?v=t9-wFEvSRP8[/bbvideo]
[bbvideo=1280,720]https://www.youtube.com/watch?v=yvspbmCwSfs[/bbvideo]
Resolvido o problema na minha nave. Muito simples, depois que recebi as dicas do cidadão d Vitória - ES, que falei anteriormente. No meu caso era do lado do motorista, mas se for do lado do passageiro só muda a fixação das proteções iniciais, a serem retiradas, que cobrem a parte inferior do painel frontal.
Vamos lá. Retire a travas no painel embaixo do volante. A parte mais baixa. Ela é presa por três travas de plástico, daquelas que se puxa o miolo para poder retirá-las sem danos. Além dessas, tem mais uma trava que fica atrás da alavanca de abertura do capô. Para retirá-la é preciso acionar a alavanca do capô. Gire 90º a trava e com cuidado tente puxá-la, que deve sair. Após isso só falta soltar o único parafuso torx, que fica na lateral oposta à alavanca de abertura do capô na região do console central. Feito isso, solte primeiro os encaixes da parte superior e depois da lateral direita. Assim, libera a parte que fica atrás da alavanca do capô, que deve estar acionada para a retirada total dessa proteção.
Pronto já é possível ser visto o mecanismo do controlador do lado esquerdo, motorista, do fluxo de ar do sistema de climatização do C4 Picasso.
Pode ser visto também no plano ainda mais ao fundo, a caixa climatizadora do ar condicionado frontal com o mecanismo, que aciona a portinhola inferior. Existem duas portinholas de cada lado. Também pode ser visto o braço de acionamento da portinhola inferior subindo e se escondendo atrás do duto. A retirada deste duto é feita através de uma trava simples lateral que fica do lado do habitáculo do carro. Aperte-a com força e mova o duto com cuidado tentando liberar a trava acionada e uma outra de encaixe que fica na parte superior e não precisa ser apertada, ela é só de encaixe. Pronto, o duto está livre e pode ser retirado. para colocá-lo é só fazer o movimento contrário.
Com o duto retirado é possível ter acesso aos 3 parafusos de fixação do motor. Chave para soltá-lo é uma canhão de 7/32" ou 5,5mm. Retirada sem sustos.
A partir daí o braço articulado pode ser retirado. Com uma chave de fenda bem pequena, tipo relojoeiro, pode ser liberada a trava de topo no eixo de cada portinhola. É só enfiar com cuidado a pequena chave no topo do eixo e puxar as engrenagens no sentido axial. Saem fácil.
O braço articulado sai mais facilmente por cima. Por baixo é mais difícil. Ele está atrás de um dos dutos do sistema de climatização, do ar condicionado. Não tem erro na reposição. As engrenagens só funcionam se estiverem conectadas em uma posição. Vai ter que fazer mágica para montar em posição diferente. Atentar para o sincronizador delas, que é também de plástico e tem aparência frágil. Ver figura abaixo.
Na duas fotos a seguir, o trabalho de reforço para que o sistema volte a funcionar novamente conforme foi projetado. Se o visual não é dos melhores, funciona bem e se o serviço for feito de maneira cuidadosa, nunca mais vai quebrar.
Os reforços foram feitos com fio de cobre daqueles que são utilizados para enrolamentos de motores a indução, mas pode ser utilizado o de instalação elétrica comum desde que seja único, não pode ser do tipo cabo lexível. Diâmetro máximo dele é de 0,5mm. Não pode ser muito fino, porque pode não aguentar o funcionamento e se romper com o tempo. Ou então pode ser usado o fio rígido que vem nos cabos coaxiais do tipo RG60, usados em tv a cabo por assinatura. Os furos no plástico foram feito com o auxílio de um pedaço do próprio fio a ser usado no reforço e aquecido na boca de um fogão à gás de cozinha. A finalização foi feita com o estanhamento e ferro de solda de 15W para impedir que com o tempo se solte. Cuidado na soldagem e na furação para não destruir a peça de plástico. Essa tarefa requer certa habilidade para brasagem em peças pequenas.
Reforço pronto. Remontagem no sequência inversa. Ligar a nave e correr para o abraço.
Veja os vídeos que postei no youtube depois do conserto.
[bbvideo=1280,720]https://www.youtube.com/watch?v=t9-wFEvSRP8[/bbvideo]
[bbvideo=1280,720]https://www.youtube.com/watch?v=yvspbmCwSfs[/bbvideo]
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
defeito no ar condicionado
Maravilha!! obrigado pelas fotos e vídeo.
- gjvialta
- Muito Curioso
- Mensagens: 537
- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
- Nome: gjvialta
- Localização: Campinas - SP
- Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
- Contato:
defeito no ar condicionado
Detalhe! Concessionária de Campinas-sp, me pediu a singela bagatela de R$7.500,00 para realizar o reparo. Sem noção! E olha que foi o chefe da oficina que me disse pessoalmente. Completou dizendo que o serviço era muito complicado... Teria que retirar o painel frontal e trocar o conjunto da caixa de climatização e consequentemente refazer carga de gás em todo o sistema.
Quase o aconselhei se cadastrar no CCdoB, Este pequeno detalhe pode dar longevidade ao emprego dele!
Quase o aconselhei se cadastrar no CCdoB, Este pequeno detalhe pode dar longevidade ao emprego dele!
- gjvialta
- Muito Curioso
- Mensagens: 537
- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
- Nome: gjvialta
- Localização: Campinas - SP
- Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
- Contato:
defeito no ar condicionado
rgdl,rgdl escreveu:Assisti esse vídeo e deu uma olhada rápida no Service Citroën e vi que essa peça que quebra tem reposição, não sendo preciso comprar toda a caixa evaporadora, é o item 25 (composto dos itens A + B da figura), cujo código é 16 108 214 80, a peça é descrita como eixo comando.
Esse esquema você postou, viewtopic.php?p=32265#p32265, é do ar condicionado traseiro do c4 picasso. Estou tentando conseguir o esquema da parte frontal, através do service citroen, mas não estou conseguindo. Você pode dar alguma dica?
- leofbm
- Sem Habilitação
- Mensagens: 28
- Registrado em: Sáb Jan 21, 2017 2:38 pm
- Nome: Leonardo
- Localização: Cassilândia-MS
- Modelos Citroën: C4 Grand Picasso Exc 2.0 16v 2011
defeito no ar condicionado
gjvialta, consegui ver no services alguns esquemas que talvez sejam o que vc está procurando.
se quiser consultar algo mais sobre isso, na página do services está no seguinte local:
se quiser consultar algo mais sobre isso, na página do services está no seguinte local:
- gjvialta
- Muito Curioso
- Mensagens: 537
- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
- Nome: gjvialta
- Localização: Campinas - SP
- Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
- Contato:
defeito no ar condicionado
Olá, leofbm!
Grato! Não estava conseguindo encontrar no service.
Grato! Não estava conseguindo encontrar no service.
defeito no ar condicionado
Olá pessoal, sou novo por aqui, tenho lido bastantes tópicos e estou muito grato a todos que tem compartilhado suas experiências por aqui.
Hoje gostaria de agradecer especialmente ao gjvialta, pelo excelente trabalho relato de solução de seu problema.
Minha GC4, tinha uma falha intermitente no ar do motorista, e após ler seu relato, criei coragem para tentar a correção.
Estou a 3 dias rodando sem sinal do problema. Os estalos sumiram e o ar está me dando um refresco no calor aqui de Recife.
Não tenho muito a acrescentar ao relato do companheiro, que é bastante claro, a não ser que sofri um pouco para trabalhar na solução, Quem for grande como eu, 1,94m vai sofrer um pouco mas com perseverança, calma e paciência dá pra fazer sim, e a recompensa é refrescantemente válida!
Acrescentar também que para a retirada da tampa plástica de baixo do painel, que esconde o evaporador, alem das presilhas e parafuso citados, no meu caso havia também:
1)um cabo que alimenta uma lâmpada instalada neste painel, basta desconectar o cabo da lâmpada para que ele não atrapalhe a retirada do painel e,
2) um pino que trava a saída da peça. Este pino fica numa parte do painel que se prolonga acima do pedal do freio, afim de proteger um componente elétrico que pica instalado no corpo da alavanca do pedal. A retirada do pino é tranquila basta apertar uma extremidade do mesmo e puxar pela outra.
A parte em que mais encontrei dificuldade foi a retirada do duto de ar que direciona o ar para os pedais. Talvez pelo meu tamanho e dificuldade em encontrar uma posição entre o (banco/volante/painel/pedal) e levar os braços e mão de forma firme e coordenada. Mas é só seguir os paços que ele sai. Atenção a um sensor de temperatura que fica instalada na lateral deste duto se conseguir retirá-lo antes de tira o duto pode facilitar. Para tirar o sensor basta girá-lo 90 graus pelo lado de fora para destravar e puxá-lo para fora.
Basicamente foi isso.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Hoje gostaria de agradecer especialmente ao gjvialta, pelo excelente trabalho relato de solução de seu problema.
Minha GC4, tinha uma falha intermitente no ar do motorista, e após ler seu relato, criei coragem para tentar a correção.
Estou a 3 dias rodando sem sinal do problema. Os estalos sumiram e o ar está me dando um refresco no calor aqui de Recife.
Não tenho muito a acrescentar ao relato do companheiro, que é bastante claro, a não ser que sofri um pouco para trabalhar na solução, Quem for grande como eu, 1,94m vai sofrer um pouco mas com perseverança, calma e paciência dá pra fazer sim, e a recompensa é refrescantemente válida!
Acrescentar também que para a retirada da tampa plástica de baixo do painel, que esconde o evaporador, alem das presilhas e parafuso citados, no meu caso havia também:
1)um cabo que alimenta uma lâmpada instalada neste painel, basta desconectar o cabo da lâmpada para que ele não atrapalhe a retirada do painel e,
2) um pino que trava a saída da peça. Este pino fica numa parte do painel que se prolonga acima do pedal do freio, afim de proteger um componente elétrico que pica instalado no corpo da alavanca do pedal. A retirada do pino é tranquila basta apertar uma extremidade do mesmo e puxar pela outra.
A parte em que mais encontrei dificuldade foi a retirada do duto de ar que direciona o ar para os pedais. Talvez pelo meu tamanho e dificuldade em encontrar uma posição entre o (banco/volante/painel/pedal) e levar os braços e mão de forma firme e coordenada. Mas é só seguir os paços que ele sai. Atenção a um sensor de temperatura que fica instalada na lateral deste duto se conseguir retirá-lo antes de tira o duto pode facilitar. Para tirar o sensor basta girá-lo 90 graus pelo lado de fora para destravar e puxá-lo para fora.
Basicamente foi isso.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
- Xereu1995
- Sem Habilitação
- Mensagens: 18
- Registrado em: Qui Nov 24, 2016 12:29 am
- Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v
defeito no ar condicionado
Após ler esse tópico, fui verificar o meu C4 Picasso que fazia barulhos como estalos atrás do painel,e não abaixo do banco do passageiro
Verifiquei que a peça da portinhola estavam as 04 quebradas,as 2 do ar dianteiro e as 2 do ar traseiro,providenciei o conserto conforme fotos mas os motores de passo não estão fazendo as medições de fim de curso,eles movem-se somente p a direção de onde estavam antesbdo conserto e param
Agora a dúvida: É necessário apagar o erro que deve estar registrado na central do ar condicionado?Alguém sabe o certo desse procedimento?
Verifiquei que a peça da portinhola estavam as 04 quebradas,as 2 do ar dianteiro e as 2 do ar traseiro,providenciei o conserto conforme fotos mas os motores de passo não estão fazendo as medições de fim de curso,eles movem-se somente p a direção de onde estavam antesbdo conserto e param
Agora a dúvida: É necessário apagar o erro que deve estar registrado na central do ar condicionado?Alguém sabe o certo desse procedimento?
- gjvialta
- Muito Curioso
- Mensagens: 537
- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
- Nome: gjvialta
- Localização: Campinas - SP
- Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
- Contato:
defeito no ar condicionado
Olá hsaraivag!hsaraivag escreveu:Olá pessoal, sou novo por aqui, tenho lido bastantes tópicos e estou muito grato a todos que tem compartilhado suas experiências por aqui.
Hoje gostaria de agradecer especialmente ao gjvialta, pelo excelente trabalho relato de solução de seu problema.
Minha GC4, tinha uma falha intermitente no ar do motorista, e após ler seu relato, criei coragem para tentar a correção.
Estou a 3 dias rodando sem sinal do problema. Os estalos sumiram e o ar está me dando um refresco no calor aqui de Recife.
Não tenho muito a acrescentar ao relato do companheiro, que é bastante claro, a não ser que sofri um pouco para trabalhar na solução, Quem for grande como eu, 1,94m vai sofrer um pouco mas com perseverança, calma e paciência dá pra fazer sim, e a recompensa é refrescantemente válida!
Acrescentar também que para a retirada da tampa plástica de baixo do painel, que esconde o evaporador, alem das presilhas e parafuso citados, no meu caso havia também:
1)um cabo que alimenta uma lâmpada instalada neste painel, basta desconectar o cabo da lâmpada para que ele não atrapalhe a retirada do painel e,
2) um pino que trava a saída da peça. Este pino fica numa parte do painel que se prolonga acima do pedal do freio, afim de proteger um componente elétrico que pica instalado no corpo da alavanca do pedal. A retirada do pino é tranquila basta apertar uma extremidade do mesmo e puxar pela outra.
A parte em que mais encontrei dificuldade foi a retirada do duto de ar que direciona o ar para os pedais. Talvez pelo meu tamanho e dificuldade em encontrar uma posição entre o (banco/volante/painel/pedal) e levar os braços e mão de forma firme e coordenada. Mas é só seguir os paços que ele sai. Atenção a um sensor de temperatura que fica instalada na lateral deste duto se conseguir retirá-lo antes de tira o duto pode facilitar. Para tirar o sensor basta girá-lo 90 graus pelo lado de fora para destravar e puxá-lo para fora.
Basicamente foi isso.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Fico feliz por ter contribuído!
Sobre os adicionais que acrescentou nas informações, acredito ser de grande importância porque no meu caso, C4 Picasso, não os tive durante minha tarefa. Acredito ser por conta do modelo diferente de nossos carros. Importante que o roteiro serviu e que as singularidades foram postadas por você.
Este é o objetivo do fórum. A busca das informações devem resultar na contribuição das novas experiências de cada um.
Forte abç!
- gjvialta
- Muito Curioso
- Mensagens: 537
- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
- Nome: gjvialta
- Localização: Campinas - SP
- Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
- Contato:
defeito no ar condicionado
Xereu1995 escreveu:Após ler esse tópico, fui verificar o meu C4 Picasso que fazia barulhos como estalos atrás do painel,e não abaixo do banco do passageiro
Verifiquei que a peça da portinhola estavam as 04 quebradas,as 2 do ar dianteiro e as 2 do ar traseiro,providenciei o conserto conforme fotos mas os motores de passo não estão fazendo as medições de fim de curso,eles movem-se somente p a direção de onde estavam antesbdo conserto e param
Agora a dúvida: É necessário apagar o erro que deve estar registrado na central do ar condicionado?Alguém sabe o certo desse procedimento?
Olá, Xereu1995!
No meu caso eu não tive que zerar o "erro" através do lexia. Mesmo porque ainda não consegui fazê-lo (lexia) funcionar. A partir do momento que providenciei o reparo, os estalos desapareceram e o "ar" voltou ao normal, exceto por um breve "delay" entre o momento que aciono o condicionador de ar e o seu funcionamento de fato. Isso é "coisa" que vou poder responder em breve, quando conseguir fazer o meu lexia funcionar.
Sobre sua afirmação de que os motores não estão atuando, existe um procedimento descrito acho que é no docbackup, não sei ao certo porque também não tenho o docbackup disponível, que possibilita o teste no funcionamento dos motores, ou atuadores das portinholas que direcionam o ar e também fazem a mistura para se obter a climatização desejada. Importante que você perceba de fato se há ou não um problema com os motores. Deixa ver se consigo te explicar como é:
É muito importante que você ao fazê-lo tenha condição de verificar se os motores estão funcionando, porque pode ser que eles estejam funcionando e você não consiga perceber por vários motivos. E nessa situação você pode ser induzido, por uma interpretação errada, a avaliar um defeito, cuja a origem é outra. Nesse sentido também é fundamental ter certeza que a conexão entre o eixo do motor e a engrenagem não haja qualquer problema, ou que realmente os motores não estão funcionando.
Ainda sobre a atuação dos defletores e direcionadores de ar, você também pode testar seu funcionamento atuando sobre a mudança de uma solicitação de climatização de 14°C por algum tempo e logo em seguida mudar a solicitação para 28°C. Esta solicitação é feita simplesmente através do painel de comando de climatização da foto que postei acima. Se o funcionamento estiver normal, os atuadores deverão procurar o novo equilíbrio para a condição solicitada e você perceberá, ou deverá perceber a mudança de temperatura no fornecimento do ar condicionado através do defletores de painel do carro. Você já tentou isso? Se não, como se certificou que os motores não estão atuando? A simples percepção de que eles vão para a condição anterior ao conserto pode estar conduzindo você a um erro de identificação do problema.
Poste aí mais informações para podermos tentar entender o problema.