Continuar usando Óleo Sintético?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
QspBmx
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Out 01, 2008 8:51 am
Nome: Marco Antonio

#1

Mensagem por QspBmx » Seg Nov 10, 2008 6:44 am

Bom dia a todos da Comunidade. O meu X é um VSX 8V 1995 mecânico. Está com 150.000 km. O carro é desde zero km de um tio meu, e eu estou com ele a uns dois meses. O carro só fez revisões e manutenções na Citroen Lion - Zona Norte de S.P. Tenho todas as ordens de serviços com suas respectivas Notas Fiscais.Resumindo: tenho todo o histórico do carro. Só foi colocado até hoje no motor o óleo sintético Total Quartz 7000 15 W 50. Por ele estar com 150.000 km, gostaria de saber se esse óleo "dá conta" dos desgastes que o motor já sofreu ? Quando, por exemplo, estou subindo uma pequena ladeira, em baixa rotação, escuto um barulho que vem por baixo do carro, como se fossem umas latas amarradas batendo umas nas outras, só que um barulho bem mais discreto. Parece que tem alguma coisa solta dentro do escapamento, por exemplo. Aí conforme vou aumentando a velocidade, o barulho vai sumindo. Tem um "mexânico" amigo meu que acha que é folga no virabrequim, aí, por eu usar óleo sintético, o óleo é muito fino e não "preenche" esta folga entre os mancais e as bronzinas. Se eu esgotasse todo o óleo sintético e utilizasse por exemplo um Ursa 50, preencheria melhor esta folga e o barulho sumiria. Fiquei preoculpado com este diagnóstico e mais ainda com esta "solução" do "mexânico" que tá acostumado a mexer só com Jipes 4x4. E aí, alguem me dá uma dica???
Um grande abraço a todos.


edsonmassao
Sem Habilitação
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:33 am
Nome: edsonmassao
Localização: são paulo - sp

#2

Mensagem por edsonmassao » Seg Nov 10, 2008 11:48 am

olá Marco Antonio, o Total 7000 na verdade é um óleo semi sintético. a informação q óleo mineral é mais viscoso q um sintético não é totalmente correta pois o q determina sua viscosidade é a norma e classificação API SAE, os números 15W50 q aparecem na embalagem do óleo. então um óleo mineral 15W50 e um Total 7000 15W50 na teorica tem q ser iguais, o q diferencia um do outro são as características próprias de como cada óleo é produzido.

em relação ao barulho q vc descreveu me parece ser a tal "batida de pino". experimente usar gasolina de boa procedência de outro posto para ver se o problema persiste...
Imagem
QspBmx
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Out 01, 2008 8:51 am
Nome: Marco Antonio

#3

Mensagem por QspBmx » Seg Nov 10, 2008 1:09 pm

[quote name='edsonmassao' post='3515' date='Nov 10 2008, 09:48 AM']
olá Marco Antonio, o Total 7000 na verdade é um óleo semi sintético. a informação q óleo mineral é mais viscoso q um sintético não é totalmente correta pois o q determina sua viscosidade é a norma e classificação API SAE, os números 15W50 q aparecem na embalagem do óleo. então um óleo mineral 15W50 e um Total 7000 15W50 na teorica tem q ser iguais, o q diferencia um do outro são as características próprias de como cada óleo é produzido.

em relação ao barulho q vc descreveu me parece ser a tal "batida de pino". experimente usar gasolina de boa procedência de outro posto para ver se o problema persiste...
[/quote]


Ok Edson. Fico grato pelas informações e pela dica da gasolina. Ouvi falar que a Pódium da BR é de qualidade bem superior. Realmente desde que peguei o carro, só venho abastecendo com gasolina comum. Vou fazer a mudança de gasolina e ver se noto diferença no barulho. grande abraço.
Erick
Sem Habilitação
Mensagens: 33
Registrado em: Qua Ago 27, 2008 9:19 am
Nome: Erick

#4

Mensagem por Erick » Ter Nov 11, 2008 8:42 am

Bom dia Marco Antônio,
o meu C5 estava fazendo um barulho por baixo quando vibrava muito, na autorizada me falaram que escapamento estava bom e fizeram uma solda não sei onde e resolveu, mas o barulho vinha do escape.

Quanto à gasolina: a citroën recomenda o uso de comum mesmo, no manual do meu C5 e tambem quando pegamos o C4 pallas da minha mãe a moça da enrega recomendou o uso da comum pois dependendo do aditivo/detergente da gasolina poderia prejudicar a injeção!

Abs
<!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Citroën C5
Exclusive - 2.0 16V
2003/2003 - Automatique<!--colorc--></span><!--/colorc-->
QspBmx
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Out 01, 2008 8:51 am
Nome: Marco Antonio

#5

Mensagem por QspBmx » Ter Nov 11, 2008 2:28 pm

[quote name='Erick' post='3533' date='Nov 11 2008, 06:42 AM']
Bom dia Marco Antônio,
o meu C5 estava fazendo um barulho por baixo quando vibrava muito, na autorizada me falaram que escapamento estava bom e fizeram uma solda não sei onde e resolveu, mas o barulho vinha do escape.

Quanto à gasolina: a citroën recomenda o uso de comum mesmo, no manual do meu C5 e tambem quando pegamos o C4 pallas da minha mãe a moça da enrega recomendou o uso da comum pois dependendo do aditivo/detergente da gasolina poderia prejudicar a injeção!

Abs
[/quote]

Erik, realmente o barulho que escuto vem da região do abafador central do escape, bem na direção do banco do motorista. Não parece vir do motor. Vou por o carro pra cima e com calma tentar encontrar algo solto . Obrigado e grande abraço...

Marco Antonio.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Qui Nov 27, 2008 2:32 pm

Na verdade, poucas pessoas sabem q nossa gasolina Comum é melhor q a Comum europeia. Por causa do alcool presente, ela tem a Octanagem superior e com isso é mais poderosa.

A nossa Gasolina Podiun consegue 102 RON na Europa sem Alcool consegue só 98 RON o mesmo q nossa Aditivada.

Então, isso deve ser escapamento solto mesmo amigo. Da uma olhada. E não muda de oleo não.
A Bardall tem um oleo para Km maior e ajuda a melhorar a vida do motor. Vá em um local especializado e sem informe sobre ele.

Abraços a todos.
Responder