Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Docky1505
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Out 25, 2014 2:45 pm
Nome: Docky1505

#541

Mensagem por Docky1505 » Ter Nov 03, 2015 6:05 pm

[quote name='luizge' date='Oct 10 2008, 06:09 PM' post='3115']
Olá li uma vez que quando da a mensagem "defeito na caixa", pode ser baixa de oleo no cambio, e também ocorre de ter tranco nas paradas, fiquem atentos pois se o oleo estiver realmente baixo e não for completado, o problema pode agravar e daí o conserto vai ficar bem caro, pois só para abrir o cambio cobram R$4000,00. :blink:
[/quote]

Só completando amigo, é interessante colocar o óleo da linha TOTAL que é o original da CITROEN nesta linha, tenho uma 2007 ex e assim que troquei melhorou os trancos que so da na troca da 1 pra 2, mais voltou em um mes depois, inclusive preciso de informações referente ao coxim de câmbio, se devo trocar ou não para melhorar os trancos de 1 p/ 2.


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#542

Mensagem por Miau » Ter Nov 03, 2015 9:09 pm

o ATF da linha total é obsoleto conforme a especificação DEXRON.. o melhor ATF hoje que substitui o TOTAL (LT71141) que é DEXRON III, é o DEXRON VI

que é 100% sintético, melhor resistência a temperaturas altas e maior durabilidade.. estima-se o dobro do semi-sintético TOTAL

existe pra vender o AC DELCO DEXRON VI nas CC da chevrolet por média de 45 dilmas.

<a href="index.php?showtopic=3909" target="_blank">index.php?showtopic=3909</a>
Editado pela última vez por Miau em Ter Nov 03, 2015 9:13 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#543

Mensagem por Cirdan » Dom Mar 27, 2016 9:49 pm

Não podemos ignorar o problema que esse cambio tem desde sua concepção.

Não existe milagre, ele não foi desenvolvido para trocar o oleo, porem todos sabemos que é necessário.
A troca deve ser feita a cada 40 mil km e uma regulagem das eletrovalvulas e remapeamento do modulo.

Quando da problema, é a valvula de pressão que deve ser trocado junto com o oleo, feito o remapeamento e tbm a regulagem das eletrovalvulas.

Esse carro frita oleo no Brasil... se passar de 40 mil km, vc vai trocar é a graxa.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#544

Mensagem por rgdl » Seg Mar 28, 2016 12:12 am

Eita, quem é vivo sempre aparece.... kkkkkk e ai Cirdan, voltou a ter um Picasso?

O meu já está chegando nos 40 e já estou me mexendo para fazer a troca.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#545

Mensagem por Miau » Seg Mar 28, 2016 7:15 am

uma coisa não entendi ai.. regulagem das eletroválvulas? elas regulam?

outra coisa que tenho percebido.. não sei se é devido a não trocar o ATF no tempo considerado certo, mas chegando nos 100 mil km, tem é barulho de assovio, barulho de nhenhenhe quando engata e tranco nas passadas, sem falar em leves patinações na primeira quando frio e uma notável perda de potência.. ainda não consegui juntar a verba pra fazer a manutenção, mas acho que terei que trocar os kits de embreagem, os kits de pistões, as 2 cintas de freio, filtro de óleo, retentores e anéis de segmento e torcer pra não ter que trocar os tambores de cinta e o eixo de entrada.

Corpo de válvulas e eletroválvulas estão ok

não sei como to conseguindo fazer média de 8 km/l com esse cambio assim.. ahh é claro, não to ligando o ar hehe
Editado pela última vez por Miau em Seg Mar 28, 2016 7:21 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#546

Mensagem por Cirdan » Seg Mar 28, 2016 7:24 am

[quote name='rgdl' date='Mar 28 2016, 12:12 AM' post='33301']
Eita, quem é vivo sempre aparece.... kkkkkk e ai Cirdan, voltou a ter um Picasso?

O meu já está chegando nos 40 e já estou me mexendo para fazer a troca.
[/quote]

Não, ainda não. Eu troquei a minha numa Zafira e agora estou pensando em comprar um C4 Pallas. Sempre gostei desse carro, qm sabe eu tomo coragem e compro uma C4 Picasso (sempre foi um sonho).

[quote name='André M' date='Mar 28 2016, 07:15 AM' post='33305']
uma coisa não entendi ai.. regulagem das eletroválvulas? elas regulam?

outra coisa que tenho percebido.. não sei se é devido a não trocar o ATF no tempo considerado certo, mas chegando nos 100 mil km, tem é barulho de assovio, barulho de nhenhenhe quando engata e tranco nas passadas, sem falar em leves patinações na primeira quando frio e uma notável perda de potência.. ainda não consegui juntar a verba pra fazer a manutenção, mas acho que terei que trocar os kits de embreagem, os kits de pistões, as 2 cintas de freio, filtro de óleo, retentores e anéis de segmento e torcer pra não ter que trocar os tambores de cinta e o eixo de entrada.

Corpo de válvulas e eletroválvulas estão ok

não sei como to conseguindo fazer média de 8 km/l com esse cambio assim.. ahh é claro, não to ligando o ar hehe
[/quote]

Sim, faz a regulagem delas. Internamente tem uma regulagem de tudo. Eu já vi um cambio desse aberto.
Só uma coisa, se esse oleo não for trocado a cada 40 mil, ele cozinha todos os discos internos. Eu troquei o oleo da minha com 50 mil na epoca, e saiu um copo de café. Foi só isso que saiu de oleo e muito queimado.

A Citroen/Peugeot nunca assumiu a necessidade de troca de oleo e deixou esse cambio ganhar a fama de mico, porem qm dirige outro automatico, acha horrivel.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#547

Mensagem por Miau » Seg Mar 28, 2016 7:29 am

então.. o da minha nunca saiu óleo queimado, e eu já troquei.

eu já desmontei o corpo de válvulas que é aquela peça onde todas as eletroválvulas vão, na época, pra trocar as 2 solenoides quando dá erro no painel. Não vi nada de regulagem nas eletroválvulas.. pois são peças fechadas.

O que dá pra regular são algumas das válvulas mecânicas no corpo de válvulas, onde você consegue ajustar a pressão da mola.. mas não mexi nessas regulagens, deixei no padrão que medi antes de desmontar.
Editado pela última vez por Miau em Seg Mar 28, 2016 7:30 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#548

Mensagem por Cirdan » Ter Mar 29, 2016 8:51 pm

São essas molas que o pessoal regula. Deixa o carro mais ajustado. Porem vc precisa entender e ter todo o sistema para poder deixa-las no ponto.

O meu na epoca saiu um copo de café... uma borra preta. E começei a trocar o oleo a cada 20 mil km.

Eu tive uma Grand Cherokee q fazia troca de oleo do cambio a cada 25 mil km. Esse tbm sofria com o clima aqui. Infelizmente se não trocasse, a manutenção da caixa passava dos 15 mil reais.
oseas1115
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Dom Jun 07, 2015 11:49 am
Nome: oseas1115

#549

Mensagem por oseas1115 » Qua Mar 30, 2016 8:24 am

Bom dia srs
tenho varias pçs do cambio al4 a preços acessiveis
sao pçs semi novas qd nw Novas
estou em Itaquera e envio fotos caso necessario
quem se interessar tb tenho 1 inteiro revisado. obg e bom dia a tds.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#550

Mensagem por Miau » Qua Mar 30, 2016 8:25 am

esse 1 inteiro ta quanto?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
JorgeLuiz1968
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Mar 20, 2016 10:25 am
Nome: Jorge Luiz
Localização: Varzedo - BA
Modelos Citroën: C4 Exclusive 2.0 16v 2009

TRANCO NO CÂMBIO AUTOMÁTICO

#551

Mensagem por JorgeLuiz1968 » Sáb Mai 28, 2016 4:34 am

Saudações a todos.

Alguém tentou fazer a leitura, com o scanner, da pressão da linha de pressão da caixa de marchas automática?
Segundo postagem do William Vicentin, em 08 Set 2011, que nos forneceu o link (AL4 Pressure Regulation Fault
<a href="http://www.peugeotlogic.com/workshop/ws ... lenoid.htm" target="_blank">http://www.peugeotlogic.com/workshop/ws ... oid.htm</a>) da Peugeot sobre as pressões nas válvulas solenóides do AL4, "Sob carga total 2200 rpm: 11,3 - 11,7 bares.", havendo apenas um tranco na passagem da 1a. para a 2a. marcha, isto já seria um indicativo de necessidade de reparo no câmbio, no caso com a troca da válvula solenóide reguladora da linha de pressão, tendo em vista a mesma apresentar leitura de 7 bar, na situação de carga total?
Há alguém que passou por esta situação?
Agradeço a todos que puderem me orientar.
oseasx
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mai 12, 2016 8:01 pm
Modelos Citroën: xantia 2000 16v

TRANCO NO CÂMBIO AUTOMÁTICO

#552

Mensagem por oseasx » Dom Mai 29, 2016 6:44 pm

boa noite, se em carga maxima apresenta 7bar significa perda de pressao da mesma e sera gradual,mas deve se medir todo um conjunto e se possivel ja fazer uma preventiva ai...corretiva saira bem mais cara.
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

TRANCO NO CÂMBIO AUTOMÁTICO

#553

Mensagem por luciano_klein » Seg Jun 06, 2016 9:57 pm

Boa noite pessoal, minha c4 Picasso 10/11 está comigo a 3 meses, esta com 48.600 km.

Faz excelentes 8 km/l no trânsito e 11 na estrada.

Troquei correia dentada e acessórios, bomba dágua e fluido de arrefecimento, velas.

Pelo q acompanho aqui passou um pouco da hora de trocar o ATF. Farei isso é breve, mas minha dúvida é a seguinte;

O carro apresentou pequenos trancos agora que está frio aqui em Floripa, mas é tipo o primeiro engate da manhã.
E desde que peguei da 3 pra 2, de vez em quando, em situações variadas, as vezes da outras não.

Subindo marcha, pisando fundo ou de leve não dá nada.

Corre o risco de ficar ruim depois da troca?


Alguém de Floripa pra indicar oficina especializada?
Valores?

Grato!
oseasx
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mai 12, 2016 8:01 pm
Modelos Citroën: xantia 2000 16v

TRANCO NO CÂMBIO AUTOMÁTICO

#554

Mensagem por oseasx » Seg Jun 06, 2016 11:08 pm

Boa noite estou com um caso aqui na oficina,com carro frio ao sair logo pisca ou dar tranco,se aquecer uns cinco minutos e sair nao ocorre.
Passei o scanner,foi detectado baixa pressao,sera feito limpeza do bloco ,regulagem e troca das eletrovalvulas mais oleo.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

TRANCO NO CÂMBIO AUTOMÁTICO

#555

Mensagem por Miau » Seg Jun 06, 2016 11:58 pm

dependendo da quilometragem.. as vezes é melhor fazer uma intervenção mais completa.. como enviar o conversor pra revisão.. desmontar o cambio todo e checar desgaste das cintas e demais vedações e buchas
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder