Adaptação kit flex

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#16

Mensagem por apmed2000 » Sáb Set 13, 2008 4:54 pm

[quote name='luizge' post='2665' date='Sep 12 2008, 02:51 PM']
Oi no flex original ele possui uma taxa de compressão que geralmente é maior que um modelo a gasolina e menor que um modelo a alcool, ou seja ele fica entre os dois, podem notar que um modelo flex consome mais que um só a gasolina ou só alcool, mais diferente destes kit flex temos mudanças em outras partes do motor, como no caso do ford fiesta que possui um termostato eletrônico, que muda o seu funcionamento conforme o combustivel utilizado.
O problema maior não é a corrosão pois todos os veiculos novos saem de fabrica com proteção, e sim as outras regulagens que nenhum kit flex fará.
O carro vai funcionar? Sim, agora vai durar tanto quanto um original flex? Só o tempo dirá. :)
[/quote]

Resumindo:

"O sistema flex assemelhasse ao pato... Ele nada, anda e voa, mas têm desempenho medíocre nas três funções."

A eletrônica pode suavizar as diferenças dos dois combustíveis, mas não resolve a questão física, já que álcool e gasolina exigem uma taxa de compressão distinta, para que o motor tenha o máximo desempenho ao funcionar com um ou outro.


luizge
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Mar 28, 2008 1:06 pm
Nome: luizge

#17

Mensagem por luizge » Ter Set 16, 2008 4:54 pm

Tirei essa de outro forum leiam:

Os carros brasileiros à gasolina até que sobrevivem à 100% de alcool pelo fato de já serem carros semi-flex, pois a central já é preparada pra receber uma gasolina misturada com alcool, SNME até 26%.
No entanto, gasola e cana tem densidades diferentes. Por conta disso, vários componentes do motor tem um dimensionamento direfenciado: pressão da bomba de combustível, vazão dos bicos, programação da central da injeção, taxa de compressão do motor...

Os carros flex trabalham no avanço e atraso do ponto do motor baseado na leitura de sensores que verificam a qualidade dos vapores de escape. A taxa de compressão é muito baixa pro alcool mas é alta pra gasolina. bomba e bicos tem boa vazão pra alcool, mas dão excesso pra gasolina. Resultado: gastão no alcool e gastão na gasolina.

Esse é justamente o grande defeito dos carros flex beberrões, pois como a mistura pode variar muito, vc não pode otimizar o sistema pros dois tipos de combustível. :blink:
Editado pela última vez por luizge em Ter Set 16, 2008 4:54 pm, em um total de 1 vez.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#18

Mensagem por ilima » Ter Set 16, 2008 11:08 pm

Talvez a melhor definição para um motor flex já tenha sido dada pelo Sérgio Habib, quando questionado logo no início por um jornalista.

Ele disse que um motor flex "não é bom nem com álcool, nem com gasolina".

Vendo os modelos de hoje, creio que ele está completamente certo. É um verdadeiro absurdo o consumo destes carros flex, tanto com gasolina quanto com álcool.

Na década passada, carro a álcool beberrão fazia 10 Km/l na estrada, o carro a gasolina 13Km/l. Na cidade, os valores eram de 7,5 e 9,5, em média (respectivamente).

Hoje, as "publicações especializadas" (todas) procuram convencer-nos de que é normal em um carro flex um consumo de 6 Km/l cidade/ 8,5Km/l estrada de álcool. Como se fóssemos trouxas.

Ainda não vale a pena tal tecnologia. Acredito que ainda terá que ser muito aprimorada para alcançar um resultado satisfatório.

[]s

Ivan Lima
dcessarovice
Curioso
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 10:44 am
Nome: dcessarovice

#19

Mensagem por dcessarovice » Qua Set 17, 2008 8:00 am

Se alguem quiser ver, tem um video explicativo do funcionamento e instalação do kit no site www.dualflex.com.br
luizge
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Mar 28, 2008 1:06 pm
Nome: luizge

#20

Mensagem por luizge » Qua Set 17, 2008 10:40 am

[quote name='Ivan Lima' post='2722' date='Sep 16 2008, 11:08 PM']
Talvez a melhor definição para um motor flex já tenha sido dada pelo Sérgio Habib, quando questionado logo no início por um jornalista.

Ele disse que um motor flex "não é bom nem com álcool, nem com gasolina".

Vendo os modelos de hoje, creio que ele está completamente certo. É um verdadeiro absurdo o consumo destes carros flex, tanto com gasolina quanto com álcool.

Na década passada, carro a álcool beberrão fazia 10 Km/l na estrada, o carro a gasolina 13Km/l. Na cidade, os valores eram de 7,5 e 9,5, em média (respectivamente).

Hoje, as "publicações especializadas" (todas) procuram convencer-nos de que é normal em um carro flex um consumo de 6 Km/l cidade/ 8,5Km/l estrada de álcool. Como se fóssemos trouxas.

Ainda não vale a pena tal tecnologia. Acredito que ainda terá que ser muito aprimorada para alcançar um resultado satisfatório.

[]s

Ivan Lima
[/quote]

Concordo com você eu possuia um Uno 1.5ie a alcool original que fazia 10 km/litro na cidade andando na boa, e aonde eu trabalho tem um Gol G3 flex que não faz mais que 7 km/litro mesmo sendo 1.0 e pra finalizar a 15 anos atras eu dirigia uma Caravan carburada a alcool que fazia 5 Km/litro isto mesmo sendo 2.5cc. Um absurdo carro mil gastar tanto :blink:
Editado pela última vez por luizge em Qua Set 17, 2008 10:53 am, em um total de 1 vez.
luizge
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Mar 28, 2008 1:06 pm
Nome: luizge

#21

Mensagem por luizge » Qua Set 17, 2008 11:00 am

Se nem os Flex originais são bons imagina estas caixinhas magicas! Enquanto tiver gente que compre estas soluções milagrosas eles vão faturar muito, pois quem compra nunca vai dizer que o carro esta ruim, o carro pipoca, estoura não pega direito, mais "ta tudo normal", porque ele acha que gastando menos, pode até gastar menos para encher o tanque só que no minimo terá que encher mais vezes, enquanto isso esperar pra ver alguma coisa dar errada.

Olha só este produto vendido no mercadolivre
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80785340-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80785340-_JM</a>

Um absurdo!
Editado pela última vez por luizge em Qua Set 17, 2008 11:53 am, em um total de 1 vez.
dcessarovice
Curioso
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 10:44 am
Nome: dcessarovice

#22

Mensagem por dcessarovice » Qua Set 17, 2008 11:30 am

lembrando também que os carros faziam mais km/l porque antes o combustivel era mais puro e não tinha tanta porcariada como se tem hoje em dia!!!!
smcgoias
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 9:39 am
Nome: SMC GOIAS

#23

Mensagem por smcgoias » Sex Set 19, 2008 8:38 am

Pessoal

Tem um Kit flex que funciona em paralelo com o sistema de injeção e não muda nada da configuração do carro, é muito bom não dá problemas pois viajko muito para Mato Grosso e outras cidades, imagine se ficar na mão, nao possui kit reboque que alguns oferecem se caso o equipamento der problema o sistema é digital vem com ralmiter, contagiros e se vc quiser instala dentro do carro e consegue mexer na mistura.
A empresa é de Goiania e Chama Thunder equipamentos o aparelho instalado sai aqui em goiania por R$ 390,00 eles tem site. Vale apena o meu carro a 120 na estarda faz perto dos 9,5 com ar ligado. A unica coisa é que seja qual for o equipamento nunca se deve usar somente alcool, deve sempre utilizar no minimo 10% de gasolina, pois melhora o rendimento e fica mais facil de pegar em locais mais frios.

Abraços

SMCGOIAS
Grina GT
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Out 02, 2008 8:48 am
Nome: Grina GT

#24

Mensagem por Grina GT » Sex Out 03, 2008 10:45 pm

Boa noite

Eu comprei um kit Digiflex para minha Scenic da empresa chamada Digipulse. Não tive problema, muito pelo contrário, além da econômia o carro roda redondinho e pega facil pela manhã. Ela esta fazendo uns 8 na cidade, sendo que o motor dela é 2.0.

Não sei na Picasso, pois estou querendo comprar uma, mas vou experimentar o mesmo kit pelo fato de ter tido uma boa experiência.
gpsm2
Sem Habilitação
Mensagens: 39
Registrado em: Ter Set 23, 2008 2:09 pm
Nome: gpsm2
Localização: JPA - Rio de janeiro
Contato:

#25

Mensagem por gpsm2 » Qua Out 22, 2008 12:26 pm

Sei que muitos duvidam, mas vou falar realmente como experiência própria:
Tinha um Marea 1.8 16v utilizei durante dois anos sem maiores problemas o modulo Alcoolflex
Como meu carro se comportava: No álcool era lento e não rendia muito em potencia quando misturava um pouco de gasolina no tanque, alem de ficar um pouco mais econômico ele rendia melhor.
Aqui no RJ nunca tive problema com o Frio...mas qdo fui para Campos de Jordão SP..... levou uma meia hora para pegar, mesmo ele tendo a tal de partida a frio (eletrônica) incorporada, que não adiantou em nada. No inverno passei a colocar uma proporção maior de gasolina e o problema se solucionou.
O único problema de peça que tive e acredito que tenha sido causado pelo álcool foi a bóia do carro que foi pro espaço (o resistor ) e tive que comprar outra. Conheço o proprietário atual do carro e ele esta ate hoje rodando no álcool e nunca teve mais nenhum problema.
Coloquei o mesmo modulo no Celta 1.4 e ficou uma "merda" o carro quando pisava fundo parecia que afogava tinha que pisar gradativamente para o modulo não encharcar a câmara mesmo regulando para mistura minima, mesmo assim ficava sempre rica. Tirei e deixei no original já que o carro era econômico.

Resumindo gostei muito do produto no marea e me economizou uns bons trocados principalmente que viajo muito.
Estou pensando em colocar o modulo da Techrace que pelo o que eu vi ele corrige a mistura pois e ligado na sonda-lambda. Não sei com vai ficar no Picasso já que meu motor 2.0 a taxa de compressão não ajuda muito, diferente do 1.6 que acredito que foi um dos motivos que a citroen o transformou em flex.

Vou comprar em breve e serei bem sincero nas informações para os colegas do clube.
Obs: Sempre utilize um Halmeter para monitorar a mistura e para quem viaja muito isso, é o idel para o motor não ir para o espaço.
Abraço
Gabriel Moura
Picasso 2.0 GXS -
Camb.Mec. 2006
pacca
Sem Habilitação
Mensagens: 45
Registrado em: Qui Out 16, 2008 10:53 am
Nome: Pacca

#26

Mensagem por pacca » Ter Out 28, 2008 2:08 pm

Eu fiquei sabendo o seguinte, para transformar esse motor em flex, só precisamos do seguinte :
Bomba de combustível do Astra 2.0 Flex
Trocar os bico por bicos de maior Vazão (a conferir qual seria a marca)
comprar um reservatório para gasolina
..putz esqueci o resto, mas vou verificar e postar,
na época fiz uma conta e não gastaria nem R$ 1.000,00 (hum mil reais), só estou esperando eu desafogar umas pendências $$$$ para fazer isso no meu Xsara, para quem não sabe o meu é um VTS N7 com motor EW do Picasso e C5 2.0 16v.
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Pacca
Atual Xsara VTS 2.0 16v N7 138 cv
ex Zx Dakar 2.0 16V 168 cv
ex Xsara GLX 1.8 16v 112cv<!--colorc--></span><!--/colorc-->
luizge
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Mar 28, 2008 1:06 pm
Nome: luizge

#27

Mensagem por luizge » Sáb Fev 21, 2009 9:15 pm

Para aqueles que acreditam que podem colocar álcool na gasolina vejam esta matéria:
<a href="http://www.envenenado.com.br/seguranca/ ... lcool.html" target="_blank">http://www.envenenado.com.br/seguranca/ ... ol.html</a>

Ao contrario que todo mundo pensa o álcool que ja vem na gasolina é diferente do vendido no posto, pois não contém água, quando o álcool de posto entra em contato com a gasolina acaba separando a água e diminuindo a octanagem da mesma e causa danos a bomba de combustível e futuramente ao motor. :(
Daí você pensa mais todo mundo faz! Ok, mais quantos carros tem problemas no motor prematuramente, e ninguém associa a esta pratica?
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#28

Mensagem por William Vicentin » Dom Fev 22, 2009 6:57 pm

[quote name='luizge' post='4962' date='Feb 21 2009, 07:15 PM']
Para aqueles que acreditam que podem colocar álcool na gasolina vejam esta matéria:
<a href="http://www.envenenado.com.br/seguranca/ ... lcool.html" target="_blank">http://www.envenenado.com.br/seguranca/ ... ol.html</a>

Ao contrario que todo mundo pensa o álcool que ja vem na gasolina é diferente do vendido no posto, pois não contém água, quando o álcool de posto entra em contato com a gasolina acaba separando a água e diminuindo a octanagem da mesma e causa danos a bomba de combustível e futuramente ao motor. :(
Daí você pensa mais todo mundo faz! Ok, mais quantos carros tem problemas no motor prematuramente, e ninguém associa a esta pratica?
[/quote]

Muito legal essa matéria adorei, realmente muda qualquer vontade de transformar um carro em FLEX.

um abraço,
Editado pela última vez por William Vicentin em Dom Fev 22, 2009 6:57 pm, em um total de 1 vez.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
luizge
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Mar 28, 2008 1:06 pm
Nome: luizge

#29

Mensagem por luizge » Seg Fev 23, 2009 8:42 pm

Oi amigo Willian, o que me faz escrever é que esta cheio de produtos milagrosos no mercado, ceras que tiram risco, aditivos que salvam bateria, cabo de velas que diminuiem consumo, entre outros, todo mundo que se diz esperto sabe que tudo isto é furada, mas com o Kit flex parece que se esquecem de tudo e vislumbram um mundo de economia.
Mais é tudo marketing pra vender, já vi site de kit flex que diz que o produto deles é compativel até com Porsche!?!!! Será que eles testaram num 911 turbo Carrera, ou num Cayenne?, hehehehe piada né.
Tem alguns mecânicos que recomendam abrir os bicos no lugar de por kit flex, boa ideia, faça um teste pegue qualquer aerosol e aumente o furo com uma agulha, você notará que ao invés de sair um spray vai sair um jato disforme, agora me diga é a mesma coisa?
Seu bico injetor via começar a "mijar" combustivel na camera de combustão, ou seja vai entrar combustivel em excesso, que vai aumentar o consumo e com o tempo contaminar o oleo do motor, causando danos ao mesmo.
O fato que eles prometem economia, que num primeiro momento parece uma maravilha, mas será que eles fizeram longos testes antes de colocar o produto a venda?
Alguem se lembra de uma turbina que era colocada no escapamento do carro pra fazer barulho de formula 1?
Toda auto-peças vendia até que começaram a travar motor por super aquecimento, ou seja fizeram o produto e colocaram pra vender, quem testou, foi o coitado que comprou.
Se estes Kits flex fossem tudo o que eles prometem, as proprias montadoras colocariam pra vender, já vi concessionaria vendendo, mais agora já não vende mais, porquê? Lojas de carrros usados também ofereciam como brinde, como quem dá radio, transferência, mais também já não oferece mais, porquê? A marca era ruim? Ou deu dor de cabeça e eles acharam melhor não queimar o filme.
O fato é que esta assim de empresa querendo nosso dinheiro com a promessa de economia, pense bem antes de cair numa dessa. Seu carro não irá quebrar do dia pra noite, mais você não ira economizar tudo que eles te prometeram fique esperto!!! :)
Editado pela última vez por luizge em Ter Fev 24, 2009 6:08 pm, em um total de 1 vez.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#30

Mensagem por ilima » Seg Fev 23, 2009 9:07 pm

É só fazer uma conta simples:

1- Veja quanto custa uma retífica completa de seu motor - incluindo cabeçote). Acrescente o valor gasto para a "conversão";

2- Calcule sua econmia por tanque;

3- Divida o valor do item "1" pelo do item "2";

4- Se você abastecer seu carro mais vezes do que o número obtido, você estará no lucro - e ai, nem pense duas vezes, venda logo seu carro para não cair no prejuízo, e repita rudo em um novo carro. :P

Não existe milagre em mecânica - existe desenvolvimento e erros/acertos. :icon_smile_8ball:

Eu não me arrisco - se quiser um flex, venderei meu carro e comprarei um já de fábrica.

[]s para todos.

Ivan Lima
Responder