Temperatura subindo

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
RAFAEL GOMES
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Ago 25, 2013 12:57 pm
Nome: Rafael gomes
Localização: Sao Pedro da Aldeia
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V Exclusive 2005

#1

Mensagem por RAFAEL GOMES » Dom Dez 27, 2015 10:38 am

Bom dia amigos.
Estou com um problema, estou a passeio em BH e a minha manheirinha do radiador quebrou a ponta dentro do reservatorio. Alguem conhece algum lugar aqui em BH para comprar essa mangueira.
Qual aditivi usar e como retirar o ar do sistema. Obrigado feliz ano novo para todos.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Seg Dez 28, 2015 9:59 am

Cara, não sei onde vc pode encontrar essa mangueira ai em BH. Talvez seja difícil de achar nas lojas como é aqui no RJ, ai só mesmo via Mercado Livre, ferro velho ou na Concessionária.

Vc pode procurar no mercado de reposição uma mangueira que tenha o mesmo conector e comprar 1 metro de tubo rígido (tubo para gasolina rígido) de 5/16 e restaurar a mangueira aproveitando o conector da mangueira nova. Eu fiz isso na minha.

Com uma faquinha (e muito cuidado para não danificar) eu retirei o conector bom da mangueira velha, aqueci a ponta do tubo de 5/16 e coloquei o conector, fiz o mesmo procedimento na outra ponta com o conector novo, está lá firme e forte.

Quanto a sangria a posição do dreno vai depender do tipo de motor veja nas fotos a baixo.

Motor 2.0 é item 2

Imagem

Motor 1.6 é o item 6

Imagem

Agora existe outro dreno que pode ser usado também, ele fica na mangueira que leva agua quente para o aquecedor do ar condicionado. Aqui, embora as mangueiras sejam diferentes, a localização é igual para ambas as motorizações.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Dez 28, 2015 10:03 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
RAFAEL GOMES
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Ago 25, 2013 12:57 pm
Nome: Rafael gomes
Localização: Sao Pedro da Aldeia
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V Exclusive 2005

#3

Mensagem por RAFAEL GOMES » Seg Dez 28, 2015 4:01 pm

Muito obrigado amigo. Achei hj a mangueira. Ficou perfeito. Agora só tirar o ar e pronto.
Qual liq arrefeicimento usar. O azul da total?
Obrigado fica com Deus
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Seg Dez 28, 2015 4:52 pm

Bom, quanto ao aditivo o manual deixa claro que tem que ser aditivo orgânico com monoetilenoglicol na proporção de 50%/50%. isto é, metade aditivo concentrado metade água desmineralizada.

Existem boas marcas no mercado, mas o Total Azul não é recomendado por ser sintético, aliás NUNCA misture aditivo sintético com orgânico, pois gera uma gororoba que entope o radiador.

Mas a Total também fabrica o aditivo concentrado orgânico, mas a cor é amarela.

Imagem

Como alternativa vc pode usar o Coolant UP (rótulo prateado) da Petronas ou o Delphi orgânico que também são excelentes. Eu já usei o Coolant UP sem reclamações, passei a usar o Delphi por questão de preço mesmo, é quase R$ 10,00 mais barato.

Imagem Imagem

Mas veja jamais use aditivo sintético ou a base de polímeros na nave, somente aditivo orgânico com monoetilenoglicol.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Dez 28, 2015 4:55 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
RAFAEL GOMES
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Ago 25, 2013 12:57 pm
Nome: Rafael gomes
Localização: Sao Pedro da Aldeia
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V Exclusive 2005

#5

Mensagem por RAFAEL GOMES » Seg Dez 28, 2015 5:21 pm

Muito obrigado. Mais eu ja comprei esse azul. O sistema está somente com agua. Nao tem liquido nenhum. Nessa situaçao posso colocar esse azul? E eu comprei somente um litro. Obrigado pela ajuda

É esse amigo.
Fica com Deus.

É esse amigo.
Fica com Deus.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Seg Dez 28, 2015 5:44 pm

Amigo, leia com atenção rótulo, se tiver dizendo que ele é o Classic ele e sintético e é do tipo pronto para uso.

Ai vc tem dois problemas, primeiro o fato de ser sintético, já que o manual determina o uso do orgânico, segundo que ele é do tipo pronto para uso.

Um litro só do pronto para uso é pouco, já que o sistema de arrefecimento do Picasso, dependendo do motor, precisa de até 6 Litros de fluido de arrefecimento.

Se for sintético torque na loja que vc comprou por um outro que seja orgânico, pode ser pronto para uso mas vc precisará de 6 litros desse. A vantagem do pronto para uso é não ter o trabalho de misturar mas ele é bem mais caro no final.

Eu recomendo o concentrado, a loja que te vendeu deve ter o Coolant UP, pois é bem fácil de achar e é fabricado ai em MG.

Usando o aditivo concentrado vc precisa comprar 3 litros de aditivo e 3 litros de água desmineralizada.

Um detalhe, se vc optar pelo concentrado vc precisará fazer a mistura (1 litro de aditivo para cada litro de agua desmineralizada) antes de colocar no radiador, nada de colocar o aditivo concentrado direto no sistema, ok?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
RAFAEL GOMES
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Ago 25, 2013 12:57 pm
Nome: Rafael gomes
Localização: Sao Pedro da Aldeia
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V Exclusive 2005

#7

Mensagem por RAFAEL GOMES » Seg Dez 28, 2015 10:06 pm

É esse amigo.
Fica com Deus.

É esse amigo.
Fica com Deus.

É esse amigo.
Fica com Deus.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#8

Mensagem por Miau » Seg Dez 28, 2015 10:08 pm

Isso ai.. Nao coloque sintetico.

Lave bem o sistema antes.. Se puder faça um flush.. Ai sim coloque o produto certo.

Dica.. Se o reservatorio estiver marrom.. Voce pode remove-lo e limpar com agua . Detergente e bastante sal grosso chaqualhando tudo varias vezes.

Depois é so lavar com agua pura uma 10 vezes pra diluir todo sal.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
RAFAEL GOMES
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Ago 25, 2013 12:57 pm
Nome: Rafael gomes
Localização: Sao Pedro da Aldeia
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V Exclusive 2005

#9

Mensagem por RAFAEL GOMES » Seg Dez 28, 2015 10:12 pm

É esse amigo.
Fica com Deus.
RAFAEL GOMES
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Ago 25, 2013 12:57 pm
Nome: Rafael gomes
Localização: Sao Pedro da Aldeia
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V Exclusive 2005

#10

Mensagem por RAFAEL GOMES » Seg Dez 28, 2015 11:55 pm

Meu amigo. Muito obrigado. Nao vou colocar esse nao. Vou comprar outro. Vlw pela dica.
O meu aparelho ficou louco. Mandou a mesma msgs varias vezes. Abraco.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Ter Dez 29, 2015 12:33 am

ah! sim muito importante, se vc decidir por uma marca tem que continuar com ela, não pode completar usando outra marca, ou seja, mesmo usando o orgânico nunca misture marcas diferentes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
RAFAEL GOMES
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Ago 25, 2013 12:57 pm
Nome: Rafael gomes
Localização: Sao Pedro da Aldeia
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V Exclusive 2005

#12

Mensagem por RAFAEL GOMES » Ter Dez 29, 2015 7:47 am

Bom dia.
Só o ultimo incomodo amigo.
Para retirar o ar do sistema: coloco agua e o liquido até o nível e depois só retira o parafuso no caso o meu é 2.0 16v?
Retiro todo parafuso com o carro desligado? Vlw fica com Deus.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Ter Dez 29, 2015 8:52 am

Amigo, vc não incomoda em nada, nós do fórum estamos aqui para ajudar. A única coisa que te peço é que participe do fórum ajudando os outros colegas na medida do possível.

Como o seu sistema está só com água vc precisa retirar essa água do sistema o máximo possível. O ideal é abrir um bujão que tem no bloco mas ele é de difícil acesso então o jeito é retirar a mangueira da parte inferior do radiador. Se seu Picasso for automático tem duas, nesse caso tanto faz pode retirar qualquer uma. Após vazar toda a água recoloque-a no lugar.

Antes de colocar o aditivo no reservatório misture o aditivo concentrado na água desmineralizada (não use água da torneira e nem água mineral) em um recipiente, tipo uma garrafa pet de 3 litros. Nunca coloque aditivo concentrado puro direto no reservatório.

Se vc está usando aditivo pronto para uso pule a parte de cima.

Para retirar o ar eu adoto o seguinte procedimento e sempre funcionou comigo:

1 - Abra a tampa do reservatório de expansão;

2 - Desconecte do radiador aquela bendita mangueirinha que liga o radiador ao reservatório de expansão (aquela que quebrou a ponta);

3 - Retire o parafuso de purga da caixa de passagem de água (item 2 da figura que está no post acima), use uma chave Allen nº 5, cuidado para não perder a arruela de metal;

4 - Coloque devagar o fluido de arrefecimento (aditivo + água) até que comece a sair liquido da cor do fluido pelo buraco do parafuso de purga.

Nesse procedimento observe com atenção duas coisas, primeiro se não sai mais nenhuma bolha de ar pelo buraco do parafuso de purga; segundo se a cor do fluido que sai pelo buraco do parafuso de purga está no mesmo tom do fluido que vc está colocando no reservatório de expansão.

Isso é porque ainda vai ter água pura no sistema e o fluido vai empurrar essa água para fora pelo buraco do parafuso, se vc não fizer isso seu sistema vai continuar com uma parte de água o que compromete a eficácia do aditivo.

4 - Recoloque o parafuso de purga no lugar mas não aperte de mais;

5 - Continue colocando fluido de arrefecimento até começar a sair liquido pelo conector da mangueirinha do radiador e pare de colocar fluido quando não sair mais nenhuma bolha.

6 - Deixe vazar a o fluido pelo conector da mangueirinha do radiador até atingir o nível no reservatório de expansão então conecte a mangueira. Não espere a água parar de vazar para conectar a mangueirinha, basta que o nível seja atingido no reservatório.

7 - Tampe o reservatório, ligue o motor e deixe ligado até armar a ventoinha, desligue o motor e espere esfriar e verifique o nível do reservatório. Complete se necessário. Repita esse procedimento até o nível não baixar mais.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Dez 29, 2015 4:46 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
RAFAEL GOMES
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Ago 25, 2013 12:57 pm
Nome: Rafael gomes
Localização: Sao Pedro da Aldeia
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V Exclusive 2005

#14

Mensagem por RAFAEL GOMES » Ter Dez 29, 2015 4:36 pm

Muito obrigado amigo. Vlw mesmo. Com essa sua explicaçao ficou parecendo a coisa mais facil do mundo. Kkk.
Vou fazer e posto o resultado.
Fica com Deus.
Responder