Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
max_foganhole
Sem Habilitação
Nome: Max Foganhole

Mensagem por max_foganhole » Dom Jul 05, 2015 8:33 pm

Prezados, gostaria de uma luz vinda de proprietários e profissionais conhecedores do assunto.
Faz alguns meses que troquei o fluido de câmbio do meu C4 Pallas, que estava com 63.000 km e nenhum problema jamais havia sido apresentado. A troca foi feita por uma oficina dita especializada, localizada na cidade de S. J. do Rio Preto – SP.
Acontece que, logo nos primeiros dias após a troca já observei barulho de tom mais grave em subidas quando em 3º marcha. Tempo depois, o barulho de funcionamento das duas primeiras marchas se tornaram mais estridentes e não tão suaves. Em seguida, pela manhã, engasgos e quase afogamentos se tornou algo habitual.
Ontem, quando o câmbio estava quente, percebi estalos, trancos de tempos em tempos, quando estava parado em alguns semáforos. Isso me tem assustado e indignado, já que apenas fiz a troca para que problemas semelhantes não ocorressem. Fora isso, as marchas tem sido trocadas normalmente.
Ainda não tomei nenhuma providência, mas é quase certo que os problemas estão diretamente relacionados com essa Troca. Disseram-me que próxima troca deveria acontecer apenas aos 103.000 Km! Atualmente a quilometragem está no 67.000 Km.
Apenas me certifiquei com a oficina prestadora sobre o tipo de óleo que colocaram em meu câmbio e simplesmente disseram: que foi “o Dexron III”. Na troca as duas buchas de vedação não foram substituídas (e outros profissionais me disseram que isso é algo obrigatório), nem o contador de câmbio zerado pela ferramenta Lexia (mas sei que esse zeramento não é essencial).
Sei que o fluído indicado é o Mobil ATF LT 71141 (Semissintético e que creio se enquadra no tipo Dexron III), embora, atualmente haja outros que possam substituí-lo com eficácia, como os:

PENTOSIN ATF1
Elfmatic G3 LL
Z - Lub ATF - VI
Total XLD FE
Mobil DEXRON-VI ATF (Que muitos proprietários dizem substituir e superar o recomendado pela concessionária).
RENAULTMATIC D3 SYN UNITS (100% sintético)
FEBI 14738

Bem, preciso de uma opinião confiável a esse respeito, já que em minha região não encontro ninguém seguro e minimamente conhecedor do assunto. Nesse caso uma mera troca de óleo, mais bem feita, com um fluído adequado, seria o suficiente?

Muito obrigado.

sergioongaratto
Sem Habilitação
Nome: Sérgio Ongaratto
Modelos Citroën: C3 XTR 1.6 16V 2007

Mensagem por sergioongaratto » Sex Set 04, 2015 4:34 pm

Pessoal, e o que acham do que é colocado nesta página:

<a href="http://automatik.com.br/manutencao-troc ... de-fluido/" target="_blank">http://automatik.com.br/manutencao-troc ... fluido/</a>

"Mobil LT-71141 – (Esso / Exxon / Mobil)A Exxon-Mobil modificou sua gama de produtos e rebatizou o Esso LT71141 com a marca Mobil, mas o fluido é exatamente o mesmo Fluido Semi-Sintético de alta performance dedicado a aplicações Citroen, Renault Peugeot, BMW, ZF, VW e muitas outras. Entretanto, depois que foi nacionalizado, percebemos queda de qualidade.

Pode ser usado como alternativa para transmissões que requerem Pentosin ATF1. Fluido tipo “Long Life”, com frequências de troca extendidas. Consulte o manual do fabricante do seu carro para maiores informações. Também pode ser substituído com vantagem pelo FEBI 14738."

Estou a procura de um fluido mais eficiente pois vou trocar na semana que vem. Não me incomodo com o LT71141 mas se encontrar um fluido igual ou mais eficiente com um preço mais acessível, melhor ainda.
Editado pela última vez por sergioongaratto em Sex Set 04, 2015 4:35 pm, em um total de 1 vez.
dinorexvip
Sem Habilitação
Nome: Eric7l

Mensagem por dinorexvip » Ter Set 15, 2015 1:53 am

boa noite a todos...fiquei impressionado pelo nivel tecnico dos posts.... estou indo comprar um pallas 2011/2012 exclusive com 45 mil km .... e fiquei preocupado com alguns relatos(apesar de nao querer desistir do carro) notei que com ele parado e quando coloco no tiptronic ele começa no 1 ai subo sem problemas ate a 3 e quando deço do 2 para 1 o carro da um tranco (nao sei posso chamar assim) ele vibra...isso eh normal? e o que vcs me indicam de fazer logo quando eu pegar esse carro?
misaelrt
Sem Habilitação
Nome: MisaelRT

Mensagem por misaelrt » Ter Nov 24, 2015 4:08 pm

[quote name='Xamã' date='Jun 8 2015, 01:57 AM' post='29202']
:D Prezados amigos,

Quanto tempo se passou desde a última vez que acessei o forum...
Tô me desculpando publicamente por ter me afastado tanto... :65322:
Estou morando em Tampa, Flórida, em uma casa perto da baía de Tampa. O local fica próximo a Orlando e fica bem próximo ao parque da Disney World.
Hoje, meus queridos, tenho dois carros nos EUA. Sou o feliz dono de um Malibu LS 2.5 2015 e tenho, também, um Volkswagen Passat SEL 2.0 TDI 2014 na minha garagem.
Ambos são automáticos de 06 marchas...
No Brasil, meu Pallas GLX BVA roda, hoje, nas mãos da minha mãe e do meu pai.
Está com 66.729 quilômetros rodados, sem que tenha apresentado qualquer problema de transmissão.
Como sei disso?
Bem, faz três dias que estou no Brasil e voltei adirigir o carro.
O carro ainda está perfeito, como pude atestar.
A transmissão AL4 continua funcionando perfeitamente. Já rodei mais de 100 quilômetros com o carro e não notei diferenças de quando deixei o carro nas mãos dos "velhos"... Continua suave nas passagens de marcha e não notei vibrações nas arrancadas. Até o leve assovio que a caixa tinha entre 50 e 80 quilômetros por hora, em esticadas na terceira marcha, parece ter sido minimizado.
Mas vamos lá: Não esqueci este forum e nem as perguntas dos colegas.
Criei uma máquina para troca completa do fluido da caixa AL4.
Já está patenteada nos EUA - fiz o projeto empiricamente, baseado no que tinha na cabeça... :230430: - e, por estar no Brasil, estou tratando de patentear também no nosso país, no INPI.
Em breve, quando terminar os testes em situações reais nos carros de três conhecidos, posto aqui como será o funcionamento da maquina. Acho que mais um mês e coloco a máquina no mercado... Um antigo sócio fabricará as máquinas e tentarei praticar preços módicos para os amigos... :925400:
Enquanto estava na minha casa, em Tampa, às vezes bebia umas cervejas sozinho e pensava em como fazer uma troca completa do fluido da AL4... Minha mulher reclamava e pedia para esquecer do assunto, mas não consegui deixar para lá...
Mil desculpas, meus amigos, pelo sumiço!
Só hoje vi as perguntas que me foram enviadas... Que vergonha! :212469:
Trabalhei muito nos últimos meses em um projeto grande de novas redes de alto desempenho na região da Fórida e tal serviço me tirou muito do tesão de entrar na internet, após chegar em casa...
Ainda me sinto cansado.
Bom, tô por aqui...
Voltei a dirigir meu C4 Pallas e, graças ao bom Deus, estou junto dos meus familiares.
Não vou dizer a vocês que os EUA são ruins, porque não são! Os carros que tenho hoje são muito superiores ao Pallas em todos os aspectos, sobretudo no que diz respeito ao acabamento. E o que paguei pelos dois é consideravelmente menos do que teria pago no Brasil, país dos impostos mais altos do mundo.
Mas aqui é minha terra!
Estamos juntos de novo!
Fico feliz que o tópico tenha rendido...
Mais três meses e volto com minha mulher para os EUA, mas, até lá, vamos nos falar muito!!! :465974:

Um abraço grande a todos,
Xamã :lol:
[/quote]

Fala Xamã,

Também estava afastado daqui, passei outubro/15 inteiro em Kissimme (Citrus Ridge e Celebration) de férias, aí é outra coisa, peguei uma Town & Country 2015 com 1.005 milhas, o carro é sucesso heim...eu ia dar um pulo em Tampa na Clear Water mas não deu tempo (deixa pro ano que vem), falando da nave fiquei impressionado andando a 45mph e o carro a 1.000rpm, só escutava os pneus...hahahahaha...mas gostei muito daí se pudesse moraria aí também...ainda estou com meu AT8 (AL4 disfarçado) e já esta na hora de trocar o fluído e eu mesmo vou fazê-lo, estou pensando em fazer via sugador (tipo aquelas máquinas de vácuo) mas eu mesmo farei o meu..kkkk...estou assistindo muito Manual do Mundo, assim que analisar o AT8 por dentro vou ver se é possível meter uma mangueirinha lá no fundo pelo orifício de entrada de fluído, mas é só um teste nem sei se vai rolar...mas é isso aí...vamos fuçando... :154740:

Abç
Munhoz
Zumbi
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Mensagem por Munhoz » Ter Nov 24, 2015 4:23 pm

hahahahahaha rachei com "to assistindo muito Manual do Mundo"

é bacana o canal, tbm assisto
leonardocoutoc
Sem Habilitação
Nome: marsupilami

Mensagem por leonardocoutoc » Qua Dez 02, 2015 3:47 pm

E ai pessoal,

Acabei de pegar um C4 Hatch para mim e estou muito feliz com a aquisição. Gastei alguns dias mas consegui ler todo esse post kkk. Aprendi aqui muito sobre o "problema" do câmbio AL4 e chego a conclusão que o problema é a falta de informação e conhecimento do proprietário sobre a devida manutenção do cambio AT assim como a prioridade na troca de óleo para o cambio e que ele definitivamente não tem lifetime vitálicio. Já coloquei como planos trocar o óleo do câmbio a cada 30 mil e revisar a saúde do mesmo a cada 10 mil.

Gostaria de saber se algum de vocês efetuaram a troca do trocador de calor (radiador) do cambio usando um do C5 (dizem que é maior do que o do C4) ou do cambio DP2 (versão nova do DP0) que se encontra no Duster? Teve que realizar alguma adaptação para instalar? Sentiu alguma diferença na questão relacionada ao resfriamento do óleo?

Alguém já realizou a troca total do óleo usando o DEXRON-VI ATF syntetic multi-vehicle ou o Zlub? Se sim, o que acharam, o cambio está recebendo um tratamento especial com a troca?

Obrigado a todos por compartilhar os seus conhecimentos adquiridos. Um obrigado especial ao nosso amigo Xamã pelas pesquisas e respostas dadas aqui nesse post todas de alto conhecimento.

Valeu pessoal!!!
crpcnt
Sem Habilitação
Nome: Cristiano Cavalcante

Mensagem por crpcnt » Qua Dez 09, 2015 12:09 pm

Oi gente retomando a discussão sobre o fluído.
Encontrei caixa de 12Lts do ELFMATIC G3 por 208 vale a pena?
rgdl
Zumbi
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem por rgdl » Qua Dez 09, 2015 12:47 pm

[quote name='Xamã' date='Oct 4 2012, 12:23 AM' post='19059']
:D Prezados,

seguem algumas informações:

Primeiramente, o óleo Castrol Multivehicle ATF, comercializado no Brasil, não corresponde à versão vendida nos EUA sob o título "Castrol Import Multivehicle ATF". A versão tupiniquim é, na verdade, o defasado "Castrol Domestic Multivehicle ATF", que se resume a um bom fluido Mercon/Dexron III rebatizado e, portanto, não é indicado para as nossas caixas de câmbio AL4.

As minhas mais sinceras desculpas a todos, mas falhei ao ter em mente que podiam se tratar de produtos análogos. Me preocupei em postar logo a retificação, eis que um amigo, nos EUA, me noticiou agora tal fato, via Facebook.

Há um fluido a mais que pode ser usado com vantagens em nossas transmissões. Trata-se do Elfmatic G3 LL, cuja fica técnica está neste link: <a href="http://www.totaloil.com.au/Pages/content/NT0000C5AE.pdf" target="_blank">Elfmatic G3 LL</a>

Sinceramente, não encontrei o Elfmatic G3, na versão sintética e de alta durabilidade, totalmente compatível com as caixas AL4 e Renault DP0, classificada pelas letras "LL" no rótulo da embalagem, em lugar algum.

Só acho a versão mais barata e popular do Elfmatic G3, no Mercado Livre, mas que não é adequada às necessidades das transmissões automáticas da Citroen.

Um abraço a todos e a discussão sobre mais opções de fluidos continuará,
[/quote]
Cristiano, leia o texto do Xamã que cotei acima, veja que nele o Xamã fala claramente que esse Elfmatic G3 não atende as especificações de nosso cambio. Só o Elfmatico G3 LL que serve.

Mas na boa, o óleo melhor e mais em conta é o AC Delco Dexron VI, que é realmente superior aos óleos originais (Mobil LT71141 e ELF Renaultmatic D3 SYN).

Então não vale a pena não.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
oraculox
Sem Habilitação
Nome: oraculox

Mensagem por oraculox » Sex Dez 18, 2015 2:54 pm

Ola pessoal, esse é meu primeiro post, e queria agradecer imensamente a todos, e parabenizar pelo topico, muito rico. tentaria ajudar em tudo que for capaz.

Aproveito pra perguntar, o oleo que o rgdl diz seria esse? <a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... x-spin-_JM" target="_blank">AC Delco</a>

e o Texaco, seria esse <a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -7045e-_JM" target="_blank">Texamatic 7045e</a> .. ? Para o AL4. Possuo um 307, 2.0.

Todo lugar que leio, ou pergunto o pessoal diz que tem que ser Dexron III.

e qual seria o "melhor" ??

Seria interessante a troca do filtro tambem ??

valeo e parabens a todos :) ..
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Sex Dez 18, 2015 3:28 pm

Oi oraculox, o óleo AC Delco que comento é esse mesmo.

O Texaco 7045e não pode ser usado, veja não basta que o óleo seja Dexron III ele tem que ser de base sintética ou totalmente sintético e o Texaco 7045e é mineral.

Nesse contexto se vc quiser um Dexron III é melhor usa o Renaultmatic D3 SYN mas melhor mesmo é o AC Delco Dexron VI.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Dez 18, 2015 3:33 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
oraculox
Sem Habilitação
Nome: oraculox

Mensagem por oraculox » Dom Dez 20, 2015 12:16 pm

[quote name='rgdl' date='Dec 18 2015, 03:28 PM' post='31934']
Oi oraculox, o óleo AC Delco que comento é esse mesmo.

O Texaco 7045e não pode ser usado, veja não basta que o óleo seja Dexron III ele tem que ser de base sintética ou totalmente sintético e o Texaco 7045e é mineral.

Nesse contexto se vc quiser um Dexron III é melhor usa o Renaultmatic D3 SYN mas melhor mesmo é o AC Delco Dexron VI.
[/quote]

Obrigado rgdl, vou compra-lo e pedir para o mecânico trocar. a Mão de Obra aqui em Cajamar - Sp, fica 410,00, mas o cara vai fazer um diagnóstico antes, e depois, trocar solenoides. Ele tira um pouco do oleo e faz analise. O cara so mexe com cambio, tem jaguar, bm, Rouver lá.. me parece que o cara é bom ..

e no caso do filtro, troca tmb ?

Assim que trocar ponho meu relato aqui .. vlw

Abraço.
Xamã
Habilitado
Nome: Xamã

Mensagem por Xamã » Dom Jan 17, 2016 6:23 pm

:D Prezados,

boa noite a todos!
Tenho trabalhado demais e me distanciei muito das acaloradas e fascinantes discussões deste espaço.
Mas ainda tenho o C4 Pallas na família... Não roda mais comigo, mas está com alguém muito chegado.
Senhores, sobre a questão dos fluidos para a caixa AL4 e AT8, peço que dêem uma olhada neste blog que criei.
Estou de volta ao Brasil.
Não sei quanto tempo fico desta vez, mas já tenho a solução para a troca de óleo total da caixa.
Em breve, posto aqui. Fiz muitos testes com o que criei para não prejudicar as caixas de marchas dos amigos de forum, mas a ideia deu certo.
Segue o link, em que abordo a questão dos fluidos:

<a href="http://www.blogxamadobrasil.com/" target="_blank">Xamã do Brasil... O blog é aqui!</a>

Tô iniciando na coisa do blog, mas tento fazer da maneira mais profissional possível, com a maior seriedade.
Não sei se a divulgação do site fere as políticas do forum, mas se for ilegal, retiro o link imediatamente.
Um abraço enorme a todos!

C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Seg Jan 18, 2016 9:11 am

Fala Xamã, que bom velo novamente no fórum. E ai? sua máquina de troca de óleo já está a venda?
Munhoz
Zumbi
Nome: Vitor Munhoz
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Mensagem por Munhoz » Seg Jan 18, 2016 10:29 am

Bem vindo de volta. Bacana o blog!
Xamã
Habilitado
Nome: Xamã

Mensagem por Xamã » Qui Jan 21, 2016 6:27 pm

:D Boa tarde, senhores!

Bem, cuidei primeiro da parte da patente da máquina, no Brasil.

Agora, procuro alguém que queira fabricar ou comprar a patente. Tenho umas cinco prontas, que estão sendo testadas uma a uma, para que não apresentem falhas quando forem vendidas.

Vou postar o link no Mercado Livre, quando for negociar as máquinas. Vou vender barato, pois não tenho interesse em produção e comercialização. Fiquei feliz foi de inventar. Acho que é a única do mundo.

Bom, quem gostou do blog, continua indo e indicando para os amigos. Vou atualizar ele já, já!

Tô sem tempo para postar (estudos, trabalho, tese de doutorado...), mas gosto muito de escrever.

Quem puder dar uma força, agradeço! Tá no início, mas procurei explicitar a necessidade de se optar pelo fluido DEXRON VI para as AL4 e AT8. É o que há de melhor hoje!

Um amigo, aqui do forum, me enviou e-mail sobre o assunto e acho que está bem externado lá no blog...

Um abraço a todos,
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Responder