Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Route 66
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Jan 10, 2015 8:25 am
Nome: Route 66
Localização: BRASILIA
Modelos Citroën: C3 Exclusive Solaris automático 2012

#316

Mensagem por Route 66 » Ter Jan 27, 2015 2:33 pm

[quote name='Ricardo Jr' date='Jan 27 2015, 12:59 PM' post='27424']

Tem essa informação do diferencial nas características do carro no service box da citroen (service.citroen.com) por número de chassi. Dá para verificar os componentes exato em cada carro.

Por exemplo, do meu C5 2.0 2004:

Gearbox-Driveshafts
GEARBOX (CHARACTERISTICS) Auto gearbox AL4
FINAL DRIVE RATIO CP 20 X 73


A título de informação, verifiquei a qtd de dentes do diferencial de algumas AL4 de outros modelos de carros da citroen para comparação:

C5 2001-2004 América do sul = 20/73 (os primeiros carros tinham rolamento esférico, depois passaram a ter rolamentos cilindricos)
C5 2001-2004 resto do mundo = 23/73 (os primeiros carros tinham rolamento esférico, depois passaram a ter rolamentos cilindricos)
C5 2004-2008 = 21/73
C5 2009-2013 = 20/73
Xantia com AL4 América do sul = 20/73 (os primeiros carros tinham rolamento esférico, depois passaram a ter rolamentos conicos)
Xantia com AL4 resto do mundo = 23/73(os primeiros carros tinham rolamento esférico, depois passaram a ter rolamentos conicos)
Xsara todos = 23/73 (os primeiros carros tinham rolamento esférico, depois passaram a ter rolamentos cilindricos)
Xsara picasso todos = 21/73 (rolamento conico)
C4 2.0 16v todos = 21/73

Fiz esta pesquisa pq no serviço da minha AL4 eu pensei em alongar o cambio, mas preferi não mexer depois... heheh


Atenciosamente,
Ricardo Jr.
[/quote]

Obrigado pela resposta, Ricardo Jr.

Como o carro é da minha esposa, estou sem ter como pegar o número do chassi agora, estou no trabalho.

Entrei no site que você indicou e pelo visto parece que tem que mentir que é mecânico, eheheheh... É isso mesmo?

Obrigado


Route 66
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Jan 10, 2015 8:25 am
Nome: Route 66
Localização: BRASILIA
Modelos Citroën: C3 Exclusive Solaris automático 2012

#317

Mensagem por Route 66 » Ter Jan 27, 2015 2:53 pm

Acabei de checar lá, 21/73... Ou seja, diferencial de 4,479:1, o que dá 34,7 km/h a cada 1000 rpm... Coerente com os 2000 rpm a 70 km/h

Pra quem quiser, relações do C3 automático até 2012:

1ª 2,725:1
2ª 1,500:1
3ª 1,000:1 (marcha direta)
4ª 0,711:1
ré 2,457:1

Diferencial: 4,479:1, composto por uma stepdown de 67/52 e uma redução final de 73/21
ninguem_rj
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 12:11 pm
Nome: Ricardo Jr

#318

Mensagem por ninguem_rj » Ter Jan 27, 2015 3:18 pm

[quote name='Route 66' date='Jan 27 2015, 01:33 PM' post='27427']

Obrigado pela resposta, Ricardo Jr.

Como o carro é da minha esposa, estou sem ter como pegar o número do chassi agora, estou no trabalho.

Entrei no site que você indicou e pelo visto parece que tem que mentir que é mecânico, eheheheh... É isso mesmo?

Obrigado
[/quote]


"Mentir" é uma palavra muito forte.... :868677:

Vamos dizer... "se passar por"... AHAHHAHEAHEHAE :icon_smile_evil:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#319

Mensagem por Munhoz » Ter Fev 03, 2015 10:32 am

Reportado de marcos2
quando necessitei fazer a troca do óleo do meu cambio automático c4 pallas 2007-2008,pesquisei e achei um compatível da BR DISTRIBUIDORA,ATF TDX DEXRON III, ja rodei mais de 30000 e sem problemas. na época custou R$14,00 o litro.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#320

Mensagem por Munhoz » Ter Mar 17, 2015 6:16 pm

Reportado de delucamadeiras:

Ola Xama !
Primeiramente gostaria de te dar os parabens, pois gostraria de me desculpar , explico : loguei no forum Citroen clube do Brasil, mas sou propietario de um megane sedam 2.0 16 auto. que tambem è equipada com a Transmisao AL4, como peguei o carro sem estar apto a rodar, e sò agora estou nos finamentes com a manutençao necessaria.
Verifiquei que voçe como bom leitor e entendedor do assunto AL4, entende pelo menos 1000 vezes mais que muitos espertalhoes, que se dizem especialistas em fluidos e nesta caixa de transmiçao.
Pois bem cheguei ao ponto de substituiçao fluido e do chek mate, pois segundo os " especialistas ", dizem para usar o mobil LT 71141, que segundo a concessionaria renault discòrda e usa o tal renaulotmatic.
Fui a uma Loja ( Sao josè dos Campos ), onde o propeietario è um velho conhecido e me indicou o Elfmatic dexorn III.
Venho te perguntar este oleo que citei nao è o mesmo que o comercializado com rotulagem renault ?
Outra coisa, nao seria estranho termos que usarmos um fluido Mobil, sendo que a Elf ( Parceira da Renalt ), è destaque e indicada pela montadora ?
Estou convicto que nòs Brasileiros somos obrigados acreditar que em tudo tem pontos obscuros, em modo de sermos manipulados por todos...
Desde jà Grande Abraço !
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#321

Mensagem por Munhoz » Sáb Abr 04, 2015 10:58 pm

Reportado de wolff:

Ola Xama tenho pallas c4 2008 estou com o problema na caixa o carro comecou a dar uns trancos quando arranco nao e direto como estive ja olhando os seus comentarios e provavel que pode ser do oleo da caixa a minha duvida e que falei com o mecanico ele disse se tiver o oleo muito sujo nao e bom mexer que pode estar com muitas desgastes nas pecas do cambio ou posso trocar o oleo que ficara normal ou pode ocorrer que fique pior.
bruno laport
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Set 28, 2013 10:18 pm
Nome: bruno laport
Localização: Miguel Pereira - RJ

#322

Mensagem por bruno laport » Sáb Abr 18, 2015 7:19 pm

<!--sizeo:4--><span style="font-size:14pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->sou do forum e possuo um C4 pallas e tenho a venda os óleos mobil dexron VI a R$ 48,90 e LT71141 a R$ 82,90

Compra acima de 5 litros Faço frete gratis!!!! e frete gratis por sedex para o Estado do Rio de Janeiro

sou Vendedor na na OLX e no Mercado livre a alguns anos

Informo ainda que esses òleos por serem Importados sofrem variação de acordo com o Dolar, sendo esses os valores atualizados....

qualquer duvida entre em contato

Bruno Laport<!--sizec--></span><!--/sizec-->
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#323

Mensagem por Xamã » Seg Jun 08, 2015 12:57 am

:D Prezados amigos,

Quanto tempo se passou desde a última vez que acessei o forum...
Tô me desculpando publicamente por ter me afastado tanto... :65322:
Estou morando em Tampa, Flórida, em uma casa perto da baía de Tampa. O local fica próximo a Orlando e fica bem próximo ao parque da Disney World.
Hoje, meus queridos, tenho dois carros nos EUA. Sou o feliz dono de um Malibu LS 2.5 2015 e tenho, também, um Volkswagen Passat SEL 2.0 TDI 2014 na minha garagem.
Ambos são automáticos de 06 marchas...
No Brasil, meu Pallas GLX BVA roda, hoje, nas mãos da minha mãe e do meu pai.
Está com 66.729 quilômetros rodados, sem que tenha apresentado qualquer problema de transmissão.
Como sei disso?
Bem, faz três dias que estou no Brasil e voltei adirigir o carro.
O carro ainda está perfeito, como pude atestar.
A transmissão AL4 continua funcionando perfeitamente. Já rodei mais de 100 quilômetros com o carro e não notei diferenças de quando deixei o carro nas mãos dos "velhos"... Continua suave nas passagens de marcha e não notei vibrações nas arrancadas. Até o leve assovio que a caixa tinha entre 50 e 80 quilômetros por hora, em esticadas na terceira marcha, parece ter sido minimizado.
Mas vamos lá: Não esqueci este forum e nem as perguntas dos colegas.
Criei uma máquina para troca completa do fluido da caixa AL4.
Já está patenteada nos EUA - fiz o projeto empiricamente, baseado no que tinha na cabeça... :230430: - e, por estar no Brasil, estou tratando de patentear também no nosso país, no INPI.
Em breve, quando terminar os testes em situações reais nos carros de três conhecidos, posto aqui como será o funcionamento da maquina. Acho que mais um mês e coloco a máquina no mercado... Um antigo sócio fabricará as máquinas e tentarei praticar preços módicos para os amigos... :925400:
Enquanto estava na minha casa, em Tampa, às vezes bebia umas cervejas sozinho e pensava em como fazer uma troca completa do fluido da AL4... Minha mulher reclamava e pedia para esquecer do assunto, mas não consegui deixar para lá...
Mil desculpas, meus amigos, pelo sumiço!
Só hoje vi as perguntas que me foram enviadas... Que vergonha! :212469:
Trabalhei muito nos últimos meses em um projeto grande de novas redes de alto desempenho na região da Fórida e tal serviço me tirou muito do tesão de entrar na internet, após chegar em casa...
Ainda me sinto cansado.
Bom, tô por aqui...
Voltei a dirigir meu C4 Pallas e, graças ao bom Deus, estou junto dos meus familiares.
Não vou dizer a vocês que os EUA são ruins, porque não são! Os carros que tenho hoje são muito superiores ao Pallas em todos os aspectos, sobretudo no que diz respeito ao acabamento. E o que paguei pelos dois é consideravelmente menos do que teria pago no Brasil, país dos impostos mais altos do mundo.
Mas aqui é minha terra!
Estamos juntos de novo!
Fico feliz que o tópico tenha rendido...
Mais três meses e volto com minha mulher para os EUA, mas, até lá, vamos nos falar muito!!! :465974:

Um abraço grande a todos,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
jgcl
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jun 10, 2015 6:06 pm
Nome: João Gabriel Casteluber Laass

#324

Mensagem por jgcl » Qua Jun 10, 2015 7:16 pm

O lubrificante (anexo) serve na caixa AL4?

link: <a href="https://cglapps.chevron.com/msdspds/MSD ... Format=PDF" target="_blank">https://cglapps.chevron.com/msdspds/MSD ... mat=PDF</a>
Editado pela última vez por jgcl em Qua Jun 10, 2015 7:17 pm, em um total de 1 vez.
jgcl
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jun 10, 2015 6:06 pm
Nome: João Gabriel Casteluber Laass

#325

Mensagem por jgcl » Seg Jun 15, 2015 1:19 pm

Bom, dei uma pesquisada aqui no tópico que vi que o pessoal ta usando o Dexron VI.. achei aqui na concessionária CVC (Serra/ES) por R$ 45,00 o litro. Vamos simbora!!
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#326

Mensagem por Xamã » Qua Jun 24, 2015 3:48 pm

[quote name='João Gabriel Casteluber Laass' date='Jun 10 2015, 08:16 PM' post='29267']
O lubrificante (anexo) serve na caixa AL4?

link: <a href="https://cglapps.chevron.com/msdspds/MSD ... Format=PDF" target="_blank">https://cglapps.chevron.com/msdspds/MSD ... mat=PDF</a>
[/quote]


:D Prezado João Gabriel,

se serve?

É muito superior ao óleo que está na tua caixa hoje e só trará benefícios. O velho LT71141 já deixou de ser ideal para nossas caixas faz tempo!

Pode usar sem medo. A resistência dos modernos Dexron VI supera em mais de 100% a resistência à oxidação e ao cisalhamento dos DEXRON III, como é o caso dos fluidos utilizados pelas AL4...

Vou ser sincero: este óleo da Texaco/Havoline está muito superior até mesmo ao óleo original da GM.

Vai com fé!

Um abraço,
Xamã! :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
jgcl
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jun 10, 2015 6:06 pm
Nome: João Gabriel Casteluber Laass

#327

Mensagem por jgcl » Qui Jun 25, 2015 9:18 am

Acabei colocando o Dexron VI da GM por questão de custo.. 45 reais o litro na concessionária em Serra/ES :)
luisadriano
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Jul 21, 2011 4:45 pm
Nome: Luis Adriano
Localização: Santos
Contato:

#328

Mensagem por luisadriano » Sex Jul 03, 2015 3:15 pm

Pessoal,

Comprei esse Havoline, R$ 48,00 o litro.

Tem no Monumento Shopping Car de São Vicente, para quem é da região.

Minha dúvida é que o mecânico comentou de fazer a troca parcial, porque parte fica no conversor de torque, o que daria uma troca de 3,5 litros mais ou menos.

E será que não tem problema com o restante que ficará (que ainda é o original)? Pois todo o sistema tem 6,7 litros pelo que vi.


Se alguém souber me responda, pois não vou mexer até ter certeza.

No aguardo :154740:
<a href="http://www.autoestradaseguros.com.br" target="_blank">Luis Adriano</a>
Santos/SP

C 4 Pallas 2.0 Exclusive
Automático, Couro
Faróis Xenon Direcionais
2011/2011
Único Dono
jgcl
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jun 10, 2015 6:06 pm
Nome: João Gabriel Casteluber Laass

#329

Mensagem por jgcl » Sáb Jul 04, 2015 9:50 am

[quote name='Luis Adriano' date='Jul 3 2015, 03:15 PM' post='29746']
Pessoal,

Comprei esse Havoline, R$ 48,00 o litro.

Tem no Monumento Shopping Car de São Vicente, para quem é da região.

Minha dúvida é que o mecânico comentou de fazer a troca parcial, porque parte fica no conversor de torque, o que daria uma troca de 3,5 litros mais ou menos.

E será que não tem problema com o restante que ficará (que ainda é o original)? Pois todo o sistema tem 6,7 litros pelo que vi.


Se alguém souber me responda, pois não vou mexer até ter certeza.

No aguardo :154740:
[/quote]

Faz uma troca, rode alguns kms e depois faça outra troca. É a tal da técnica do "enxague" que vai lavando e removendo o fluído antigo..
luisadriano
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Jul 21, 2011 4:45 pm
Nome: Luis Adriano
Localização: Santos
Contato:

#330

Mensagem por luisadriano » Sáb Jul 04, 2015 10:28 am

[quote name='João Gabriel Casteluber Laass' date='Jul 4 2015, 09:50 AM' post='29752']
[quote name='Luis Adriano' date='Jul 3 2015, 03:15 PM' post='29746']
Pessoal,

Comprei esse Havoline, R$ 48,00 o litro.

Tem no Monumento Shopping Car de São Vicente, para quem é da região.

Minha dúvida é que o mecânico comentou de fazer a troca parcial, porque parte fica no conversor de torque, o que daria uma troca de 3,5 litros mais ou menos.

E será que não tem problema com o restante que ficará (que ainda é o original)? Pois todo o sistema tem 6,7 litros pelo que vi.


Se alguém souber me responda, pois não vou mexer até ter certeza.

No aguardo :154740:
[/quote]

Faz uma troca, rode alguns kms e depois faça outra troca. É a tal da técnica do "enxague" que vai lavando e removendo o fluído antigo..
[/quote]


É o que pensei, trocar, rodar um tempo e fazer de novo.

Vamos ver se sinto diferença.
<a href="http://www.autoestradaseguros.com.br" target="_blank">Luis Adriano</a>
Santos/SP

C 4 Pallas 2.0 Exclusive
Automático, Couro
Faróis Xenon Direcionais
2011/2011
Único Dono
Responder