Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#391

Mensagem por Miau » Ter Fev 10, 2015 11:42 am

cara isso é um assunto complicado.. não da pra dizer que é isso ou aquilo..

eu mesmo já fiz varias coisas pra eliminar esse problema e nenhuma deu certo no final das contas..

no meu caso creio que o problema seja o embuchamento por onde correm os aneis de segmento.. e nesse caso terei que abrir a caixa.

se eu fizer isso, certamente vou aproveitar e renovar o cambio todo, já que o chato é justamente tirar a caixa do carro, mas eu mesmo vou fazer..

assim que eu resolver outros problemas, esse vai entrar na agenda.


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
internet.thiago
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Fev 10, 2015 10:42 am
Nome: Thiago Marques
Localização: Goiânia, GO

#392

Mensagem por internet.thiago » Ter Fev 10, 2015 1:05 pm

Esse problema comigo não é frequente, e só apareceu uma vez a mensagem no computador dizendo "problemas no câmbio automático".
A dirigibilidade é boa, trocas normais, porém as vezes tem esse solavanco ao sair. Tenho receio de não saber o que fazer exatamente e trocar a caixa de câmbio, que aqui em Goiânia é mais de R$ 6.000,00 uma nova.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#393

Mensagem por rgdl » Ter Fev 10, 2015 1:33 pm

Eu não quero desanimar ninguém, mas eu a cada dia me convenço de que tentar lutar contra esses trancos é como lutar contra um moinho de vento, tipo Don Quixote.

É claro que se vc trocar as buchas, os anéis de segmento e demais anéis de vedação, etc..., etc... e etc... os trancos vão diminuir mas não vão acabar.

Eu fiz uma reforma geral na caixa, tudo que estava desgastado foi trocado, e mesmo assim ela continua dando tranco nas mudanças de marcha.

Vcs já reparam que o tranco sempre ocorre quando a rotação do motor está um pouco acima do que deveria estar? Eu já. Toda vez que eu acelero macio e o carro vai pegando embalo na boa as trocas acontecem suavemente, mas quando eu tenho que puxar mais no pedal, sempre vem um tranco.

A razão disso?? Aqui é opinião minha, entendam que não estou afirmando que a razão técnica é essa, mas estou dando apenas minha humilde opinião. Simplesmente a programação não trabalha bem a mudança da marcha quando a rotação está fora dos padrões que deveria estar. Eu digo isso não só pelo que já reparei no uso do carro como também no fato de que várias atualizações no programa da central do cambio mexerem justamente nisso, ou seja, na relação velocidade/rpm para a mudança de marcha.

Resumindo, é falha no projeto como é a falha no arrefecimento do óleo que tanto nos dá problema.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Fev 10, 2015 1:34 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#394

Mensagem por Miau » Ter Fev 10, 2015 1:57 pm

bom.. mas tem um outro fator.. o carro novo da trancos?

eu também reparei que os trancos ocorrem mais quando freio mais pesado ou quando oscilo demais o RPM nas aceleradas..

por exemplo.. se venho de 4ª e piso suavemente no freio, praticamente nao acontece tranco..

se piso moderadamente no freio, sinto o tranco mais da 2ª pra 1ª.. raramente sinto vir da 3ª pra 2ª

se acelero o carro lentamente.. de 1ª pra 2ª costuma acontecer o seguinte.. parece que o carro da uma leve acelerada e derrepente engata a 2ª dando um tranco..

quer ver acontecer.. e vc acelerar até uns 11 km/h e largar o pedal.. derrepente o carro sozinho fica solto e derrepente engata a segunda com um solavanco.. é muito esquisito.

até hj to tentando decobrir algum padrão.. mas eu penso assim.. se um carro novo nao dá isso.. e mesmo depois de uma reforma "master" como costumam chamar os pacotes, ainda da trancos.. então tem algo sendo feito errado, pois teoricamente era pra ficar na condição de novo.

ou tem algum problema relacionado com o motor.. que se nao estiver 100% também.. nao fica, digamos, alinhado com o cambio nas acelerações em relação com a posição do pedal.

também ja pensei na possibilidade de ser algo relacionado ao uso de ATF que nao seja exatamente o original.. eu por exemplo, ja usei o D3 syn e agora to usando o dexron VI e nao vi diferença alguma no quesito tranco.. na verdade tive a impressão que ao usar esses ATF mais "finos" parece que os trancos ficaram mais evidentes.

outra possibilidade é que pode estar relacionado com o conversor de torque, que praticamente ninguem nunca mexe. talvez tenha que ser feio algo tambem.
Editado pela última vez por Miau em Ter Fev 10, 2015 2:07 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Sandronst
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Dom Ago 17, 2014 4:13 pm
Nome: Sandro Nunes

#395

Mensagem por Sandronst » Ter Fev 10, 2015 7:38 pm

Isso André que vc relata a 11km/h acontece comigo da 2° para a 3° eu acelero um pouco em 2° e tiro o pé do acelerador ele anda um pouco e depois engata a 3° com tranco sem eu estar acelerando.
Sandro
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#396

Mensagem por Miau » Ter Fev 10, 2015 7:55 pm

sandro, e como ta o consumo da sua nave.. ta dentro da normalidade ou ta bebendo mais?

segundo o pessoal.. as naves consomem ai de 8 ~10 km/l na cidade.. e uns 13 na estrada

pergunto isso pois é um indicativo da saude do motor.. quero ver se tem alguma relação motores bebendo com trancos
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Sandronst
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Dom Ago 17, 2014 4:13 pm
Nome: Sandro Nunes

#397

Mensagem por Sandronst » Qua Fev 11, 2015 12:06 am

onde eu moro tem muito sobe e desce e por isso o consumo é alto, de 5.5 a 6 e na estrada de 11.5 a 12.5 km/l.
Sandro
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#398

Mensagem por Miau » Qua Fev 11, 2015 12:40 am

Mas é relativo.. o q vc gasta pra subir.. economiza pra descer..

seu consumo ta igual ao meu.. talvez possa ter a ver com o motor a relação de trancos
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
internet.thiago
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Fev 10, 2015 10:42 am
Nome: Thiago Marques
Localização: Goiânia, GO

#399

Mensagem por internet.thiago » Qua Fev 11, 2015 8:49 am

Vocês acham que o motor pode ter a ver com os solavancos?
Não acho que tenha tanto a ver... mas pode ser que sim também. Quem sabe.
Meu consumo está em 7km média no álcool e 10 na gasolina aqui na cidade, na estrada quase não viajo, então não posso dizer ao certo.
Porém tem dia que esses solavancos incomodam. Hoje mesmo, em uma hora de trajeto, senti o solavanco umas 5x ao sair de semáforos. Isso deixa a gente P*** da vida.
Apareceu também 2x no painel o aviso "problema na caixa de câmbio automático", algo que estava raro de acontecer.
Não sei o que fazer...
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#400

Mensagem por Miau » Qua Fev 11, 2015 9:07 am

Quando da a mensagem.. geralmente é problema nas solenoides.. so com um scanner pra confirmar.. mas eu acho q o tranco pode ter relações com o motor sim.. pois o calculo do cambio é todo baseado tb no motor.. principalmente na posição relativa do pedal.. as vezes os acionamentos estao ocorrendo com o pedal mais fundo ou nao está tendo rpm suficiente.. vai saber
Editado pela última vez por Miau em Qua Fev 11, 2015 9:10 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
internet.thiago
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Fev 10, 2015 10:42 am
Nome: Thiago Marques
Localização: Goiânia, GO

#401

Mensagem por internet.thiago » Qua Fev 11, 2015 9:15 am

Eu geralmente não afundo o pé no pedal, ando mais tranquilo, pois o motor já tem força o suficiente em baixa rotação.
Porém quando aperto o pé as vezes ele não sobe a rotação rápido, ele demora a pensar e vai de segunda ou terceira ainda devagar, e nessa brincadeira a rotação não sobe rápido e ganha pouca velocidade.
Isso eu acredito que deve ser já normal do câmbio, pelo que já li por aí.
Quanto as solenóides, o custo de reparo disso é quanto? Trocar o óleo também é possível?
Editado pela última vez por internet.thiago em Qua Fev 11, 2015 9:18 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#402

Mensagem por Miau » Qua Fev 11, 2015 10:12 am

é.. na verdade voce nao acelera o carro.. vc informa que quer acelerar e ai a central é que atua na borboleta.. por isso tem esse delay entre pisar e de fato acelerar

sobre as solenoides.. elas custam certa de 130 a 160 reais.. mais que isso já é assalto

logicamente vc vai ter que retirar o ATF.. e nesse caso, recomenda-se sempre de 3 a 4 trocas pra poder trocar o que vai dentro do conversor.. que nao tem como escoar.

eu usei o dexron VI AC delco.. encontrei por 42 o litro e comprei 11 litros. fiz 3 trocas se nao me engano. tipo, troca a primeira.. roda o cambio bem e troca de novo.

ao se trocar as eletrovalvulas, é bom tb trocas as 2 juntas do corpo de valvulas.. sao 2 borrachinhas q ficam entre o corpo de valvulas e o bloco do cambio.

também tem que zerar o contador de viscosidade do ATF na central do cambio.. ai tem q usar lexia.

eu aproveitei e fiz logo uma geral no corpo de valvulas.. limpando e verificando todas as valvulas e pistoes..

um serviço desses tem q ser feito por oficina especializada que sabe o q ta fazendo.. e costumam cobrar nao menos que mil pra fazer.

aqui como fui eu que fiz, só gastei com peças e atf
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
internet.thiago
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Fev 10, 2015 10:42 am
Nome: Thiago Marques
Localização: Goiânia, GO

#403

Mensagem por internet.thiago » Qua Fev 11, 2015 10:35 am

Tem que trocar essa quantidade de vezes por qual motivo?
Eles precisam abrir o câmbio ou não? Solenóides, eletroválvulas, óleo, sensores... acha que esses itens então podem interferir no bom funcionamento? No caso, acha que esses solavancos terminam?
É bom também dar uma revisada geral no motor, não é?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#404

Mensagem por Miau » Qua Fev 11, 2015 10:51 am

Como eu falei.. nao da pra escoar o atf(oleo) de dentro do conversor.. ai faz se 3 trocas pra poder o proprio cambio em funcionamento trocar o atf.

Isso é pra deixar o novo atf menos contaminado possivel.

n abre o cambio.. somente a tampa do corpo de valvulas.

Te recomendo ler o topico todo pra entender melhor
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

#405

Mensagem por tilex » Qua Fev 11, 2015 9:21 pm

O meu automatico raramente da esses solavancos, parece que ele esquece de engatar a primeira e quando acelera da o tranco, será o inicio de um problema ? Essa Picasso ta com 93mil km, tava pensando em renovar o oleo com 100mil, o que acham ?
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Responder