BX GTi in da house - Restauração
- Slagtrooper
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Olá, recentemente adquiri esse BX GTi 1993, que quero muito deixá-lo em perfeitas condições.
Tem um potencial bem grande, não há podres, somente ferrugens superficiais. Motor 1.9 como o do Peugeot 205 GTi [XU9JAZ], câmbio ZF 4HP14 e o famoso sistema Citroën de suspensão, direção e freio integrado. É descomplicado, possuindo apenas 5 esferas.
Problemas iniciais:
. Tanque de combustível com uma pequena ruptura, antigo dono deve ter andado com ele na posição SOCADO e acabou o machucando;
. Colocaram óleo vermelho ATF no sistema, em vez do LHM verde. Precisa de um flush + completar com o óleo certo para que o sistema possa funcionar como se deve;
. Não entra a marcha ré. [É o problema que até o momento me dá mais medo]
. Necessita uma boa revisão na ignição e injeção, para que tudo fique mais confiável
O motor tem menos de 65.000 km, está perfeito. Vidros, teto solar funciona perfeitamente. Interior imaculado, não há nada quebrado. Pra não dizer que tá perfeito, faltam apenas duas travas para segurar o acabamento da coluna A e a alça "pqp" do passageiro atrás do motorista...Pelo que vi é igual a do Xantia. Bancos precisam de couro novo - O tempo e o sol arregaçaram com eles.
Esse tom "saia e blusa" pelo que vi não é original, mas gostei da combinação. No momento que for pra pintura, manterei esse padrão. Rodas Speedline 14" serão reformadas e mantidas. pneus carecas, 195/60/R14 em breve estarão a caminho. Fico na dúvida, pois no manual é 185, os que estão calçados é 185/65/R14 e o estepe, 195/60/R14. Os BX's que usam 195 são somente os 16V.
Seguem fotos (as setas que faltam estão dentro do carro, fixarei depois pois estavam caindo) :
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/703/bgpo.jpg/" target="_blank"></a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/89/ppii.jpg/" target="_blank"></a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/34/y9cy.jpg/" target="_blank"></a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/841/14u5.jpg/" target="_blank"></a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/856/dgvv.jpg/" target="_blank"></a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/513/6sop.jpg/" target="_blank"></a>
Tem um potencial bem grande, não há podres, somente ferrugens superficiais. Motor 1.9 como o do Peugeot 205 GTi [XU9JAZ], câmbio ZF 4HP14 e o famoso sistema Citroën de suspensão, direção e freio integrado. É descomplicado, possuindo apenas 5 esferas.
Problemas iniciais:
. Tanque de combustível com uma pequena ruptura, antigo dono deve ter andado com ele na posição SOCADO e acabou o machucando;
. Colocaram óleo vermelho ATF no sistema, em vez do LHM verde. Precisa de um flush + completar com o óleo certo para que o sistema possa funcionar como se deve;
. Não entra a marcha ré. [É o problema que até o momento me dá mais medo]
. Necessita uma boa revisão na ignição e injeção, para que tudo fique mais confiável
O motor tem menos de 65.000 km, está perfeito. Vidros, teto solar funciona perfeitamente. Interior imaculado, não há nada quebrado. Pra não dizer que tá perfeito, faltam apenas duas travas para segurar o acabamento da coluna A e a alça "pqp" do passageiro atrás do motorista...Pelo que vi é igual a do Xantia. Bancos precisam de couro novo - O tempo e o sol arregaçaram com eles.
Esse tom "saia e blusa" pelo que vi não é original, mas gostei da combinação. No momento que for pra pintura, manterei esse padrão. Rodas Speedline 14" serão reformadas e mantidas. pneus carecas, 195/60/R14 em breve estarão a caminho. Fico na dúvida, pois no manual é 185, os que estão calçados é 185/65/R14 e o estepe, 195/60/R14. Os BX's que usam 195 são somente os 16V.
Seguem fotos (as setas que faltam estão dentro do carro, fixarei depois pois estavam caindo) :
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/703/bgpo.jpg/" target="_blank"></a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/89/ppii.jpg/" target="_blank"></a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/34/y9cy.jpg/" target="_blank"></a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/841/14u5.jpg/" target="_blank"></a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/856/dgvv.jpg/" target="_blank"></a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/513/6sop.jpg/" target="_blank"></a>
- Slagtrooper
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Olá, sou de Praia Grande/SP
Sim, e é um carro incrivelmente descomplicado de lidar mecanicamente, principalmente o sistema de suspensão. Acredito que só terei problemas se esse câmbio apresentar problemas...Tou tendo problema em lidar com ele, pois o tanque de combustível está defeituoso, depois que eu solucionar isso, tudo vai aparentar ser mais fácil de fazer. O que me ajuda muito é o fato de eu ter curso de mecânica, muita coisa eu mesmo farei nele.
Eu gostaria de um dia poder mapear quantos proprietários de BX têm no Brasil. Segundo alguns sites, vieram do Uruguai pra cá umas 350 unidades, ou seja, é um carro bem exclusivo.
Sim, e é um carro incrivelmente descomplicado de lidar mecanicamente, principalmente o sistema de suspensão. Acredito que só terei problemas se esse câmbio apresentar problemas...Tou tendo problema em lidar com ele, pois o tanque de combustível está defeituoso, depois que eu solucionar isso, tudo vai aparentar ser mais fácil de fazer. O que me ajuda muito é o fato de eu ter curso de mecânica, muita coisa eu mesmo farei nele.
Eu gostaria de um dia poder mapear quantos proprietários de BX têm no Brasil. Segundo alguns sites, vieram do Uruguai pra cá umas 350 unidades, ou seja, é um carro bem exclusivo.
- Slagtrooper
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Certeza, troca de todos os fluidos está na minha lista de prioridades.
15W50 para motor, LHM plus para o sistema hidráulico e Dexron III para câmbio.
A troca do óleo do câmbio vou fazer por diálise, vai uns 10 litros nessa troca brincando, mas pretendo ter a coisa funcionando direito. Até porque ele não veio com a vareta medidora [Qual vareta eu poderia usar?]
E tava vendo dos problemas com medidores de combustível. No meu tá gambiarrado um Ford daqueles simples de vareta, não é o original. Pelo que vi, o original é aquele tubular sem entrada e saída de combustível, parecido com o de alguns fiats. Acho que o lance é eu procurar saber qual a resistência do medidor original e procurar algum semelhante que tenha as mesmas resistências e altura para eu substituir.
15W50 para motor, LHM plus para o sistema hidráulico e Dexron III para câmbio.
A troca do óleo do câmbio vou fazer por diálise, vai uns 10 litros nessa troca brincando, mas pretendo ter a coisa funcionando direito. Até porque ele não veio com a vareta medidora [Qual vareta eu poderia usar?]
E tava vendo dos problemas com medidores de combustível. No meu tá gambiarrado um Ford daqueles simples de vareta, não é o original. Pelo que vi, o original é aquele tubular sem entrada e saída de combustível, parecido com o de alguns fiats. Acho que o lance é eu procurar saber qual a resistência do medidor original e procurar algum semelhante que tenha as mesmas resistências e altura para eu substituir.
Editado pela última vez por Slagtrooper em Qui Jan 09, 2014 5:26 pm, em um total de 1 vez.
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Olá.
De acordo com dados que encontrei na net a algum tempo, vieram ao Brasil em 1992, 123 unidades e em
1993, 189 unidades. Não sei se nessa conta estão aqueles que vieram direto da França (são os que possuem a letra F no chassi ao invés de U).
Vou te pedir uma ajuda. Por ser mecânico, você está familiarizado com o esquema das mangueiras de retorno? Te pergunto porque estou iniciando o processo de refazer todas elas, mas as antigas foram retiradas por um "mecânico" que me roubou diversas peças. Bem, mas isso é outra história. Enfim, você saberia as medidas das mangueiras? Porque estou iniciando o serviço do zero e no escuro (não possuo as mangueiras antigas para fazer a "cópia").
Abs
De acordo com dados que encontrei na net a algum tempo, vieram ao Brasil em 1992, 123 unidades e em
1993, 189 unidades. Não sei se nessa conta estão aqueles que vieram direto da França (são os que possuem a letra F no chassi ao invés de U).
Vou te pedir uma ajuda. Por ser mecânico, você está familiarizado com o esquema das mangueiras de retorno? Te pergunto porque estou iniciando o processo de refazer todas elas, mas as antigas foram retiradas por um "mecânico" que me roubou diversas peças. Bem, mas isso é outra história. Enfim, você saberia as medidas das mangueiras? Porque estou iniciando o serviço do zero e no escuro (não possuo as mangueiras antigas para fazer a "cópia").
Abs
- Slagtrooper
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[quote name='ninja' date='Jan 13 2014, 06:32 PM' post='23666']
Olá.
De acordo com dados que encontrei na net a algum tempo, vieram ao Brasil em 1992, 123 unidades e em
1993, 189 unidades. Não sei se nessa conta estão aqueles que vieram direto da França (são os que possuem a letra F no chassi ao invés de U).
Vou te pedir uma ajuda. Por ser mecânico, você está familiarizado com o esquema das mangueiras de retorno? Te pergunto porque estou iniciando o processo de refazer todas elas, mas as antigas foram retiradas por um "mecânico" que me roubou diversas peças. Bem, mas isso é outra história. Enfim, você saberia as medidas das mangueiras? Porque estou iniciando o serviço do zero e no escuro (não possuo as mangueiras antigas para fazer a "cópia").
Abs
[/quote]
Ninja, recomendo a gente manter contato constante para que possamos botar nossos BX pra funcionar.
O que tem me ajudado é material gringo de reparação. Seja por manual Haynes, seja por guias "faça você mesmo" que veteranos de BX's fazem e divulgam. Tem um site de um cara, não sei se é dinamarquês, mas que está tudo em inglês, que ensina vários "do it yourself". Um deles é fazer toda a polvo em casa, usando materiais de hidráulica, como juntas T e mangueiras de pressão. Pelo que vi, é super fácil. Se tiver com dificuldade eu traduzo pra ti e mando num PDF.
Desculpa a demora no post!
Olá.
De acordo com dados que encontrei na net a algum tempo, vieram ao Brasil em 1992, 123 unidades e em
1993, 189 unidades. Não sei se nessa conta estão aqueles que vieram direto da França (são os que possuem a letra F no chassi ao invés de U).
Vou te pedir uma ajuda. Por ser mecânico, você está familiarizado com o esquema das mangueiras de retorno? Te pergunto porque estou iniciando o processo de refazer todas elas, mas as antigas foram retiradas por um "mecânico" que me roubou diversas peças. Bem, mas isso é outra história. Enfim, você saberia as medidas das mangueiras? Porque estou iniciando o serviço do zero e no escuro (não possuo as mangueiras antigas para fazer a "cópia").
Abs
[/quote]
Ninja, recomendo a gente manter contato constante para que possamos botar nossos BX pra funcionar.
O que tem me ajudado é material gringo de reparação. Seja por manual Haynes, seja por guias "faça você mesmo" que veteranos de BX's fazem e divulgam. Tem um site de um cara, não sei se é dinamarquês, mas que está tudo em inglês, que ensina vários "do it yourself". Um deles é fazer toda a polvo em casa, usando materiais de hidráulica, como juntas T e mangueiras de pressão. Pelo que vi, é super fácil. Se tiver com dificuldade eu traduzo pra ti e mando num PDF.
Desculpa a demora no post!
[quote name='ninja' date='Feb 18 2014, 12:08 AM' post='23952']
Vamos lá Consolino!!
Fé em nossos carros!
Abs
[/quote]
Srs. Acabei de adquirir um BX 93 estou precisando do distribuidor e de um farol do lado do motorista...
Quero deixar ele em ótimas condições . vamos unir as forças para andar com os projetos!?
Quero deixar ele em ótimas condições . vamos unir as forças para andar com os projetos!?
Vamos lá Consolino!!
Fé em nossos carros!
Abs
[/quote]
Srs. Acabei de adquirir um BX 93 estou precisando do distribuidor e de um farol do lado do motorista...
Quero deixar ele em ótimas condições . vamos unir as forças para andar com os projetos!?
Quero deixar ele em ótimas condições . vamos unir as forças para andar com os projetos!?
- Slagtrooper
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Saudações, Morgan!
Agora pelo menos que eu saiba: Eu, você e o Ninja somos os únicos proprietários de BX que existem!
Vamos lá, o seu é um 16V, correto? Se for, essa é uma peça que vai ser bem rara de achar, vai ter que importar. Até o momento não achei peça equivalente para ele.
Código CITROEN 96 038 183, só serve nos BX 16V e nos Peugeot 405 Mi16 (Que usam o mesmo motor)
Uma ideia é ir na concessionária e pedir com esse número que te passei. Vai que alguma tem em estoque...Aconteceu assim quando achei a vareta medidora do óleo do câmbio automático do meu, rs.
Uma coisa que tentei é que tem um motor XU9J4 (O do BX 16V) à venda por 500 reais no Mercado Livre. Pelo que vi no campo de perguntas, ele não tá vendendo completo, já vendeu umas peças, tipo capa da correia dentada e coletor de admissão. Perguntei do distribuidor e se ele responder, já te falo.
Agora o farol, talvez o Ninja saiba alguma coisa. Eu já acho mais difícil partes exclusivas de acabamento/vidros/faróis do que a mecânica. Não bata o carro de jeito nenhum!
Abraços e bem vindo ao Clube!
Agora pelo menos que eu saiba: Eu, você e o Ninja somos os únicos proprietários de BX que existem!
Vamos lá, o seu é um 16V, correto? Se for, essa é uma peça que vai ser bem rara de achar, vai ter que importar. Até o momento não achei peça equivalente para ele.
Código CITROEN 96 038 183, só serve nos BX 16V e nos Peugeot 405 Mi16 (Que usam o mesmo motor)
Uma ideia é ir na concessionária e pedir com esse número que te passei. Vai que alguma tem em estoque...Aconteceu assim quando achei a vareta medidora do óleo do câmbio automático do meu, rs.
Uma coisa que tentei é que tem um motor XU9J4 (O do BX 16V) à venda por 500 reais no Mercado Livre. Pelo que vi no campo de perguntas, ele não tá vendendo completo, já vendeu umas peças, tipo capa da correia dentada e coletor de admissão. Perguntei do distribuidor e se ele responder, já te falo.
Agora o farol, talvez o Ninja saiba alguma coisa. Eu já acho mais difícil partes exclusivas de acabamento/vidros/faróis do que a mecânica. Não bata o carro de jeito nenhum!
Abraços e bem vindo ao Clube!
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Olá pessoal,
Muito legal esse tópico! Meu XM está em cima de cavaletes e com a mecânica 100% ok, tirando a caixa de direção é claro, vou ver se pego uma no sábado dia 22/11/2014.
Continuem nos esforços ai e postando novidades, (gosto de ler essas histórias) rsrsrsrs!
De cortesia, estou deixando um link do grupo no Google Plus, no qual sou moderador, ele é exclusivo para Citroens com suspensão hidráulica. O Consolino já conhece, pra mim será uma enorme satisfação ter mais especialistas em BX por lá.
<a href="https://plus.google.com/u/0/communities ... 7766177254" target="_blank">https://plus.google.com/u/0/communities ... 6177254</a>
Um grande abraço! :)
Muito legal esse tópico! Meu XM está em cima de cavaletes e com a mecânica 100% ok, tirando a caixa de direção é claro, vou ver se pego uma no sábado dia 22/11/2014.
Continuem nos esforços ai e postando novidades, (gosto de ler essas histórias) rsrsrsrs!
De cortesia, estou deixando um link do grupo no Google Plus, no qual sou moderador, ele é exclusivo para Citroens com suspensão hidráulica. O Consolino já conhece, pra mim será uma enorme satisfação ter mais especialistas em BX por lá.
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Um grande abraço! :)
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Citroen XM V6 3.0 12 válvulas, automático
Interlagos SP Capital
Hydroactive Citroen Club: <a href="https://plus.google.com/u/0/communities ... 7766177254" target="_blank">https://plus.google.com/u/0/communities ... 6177254</a>
<!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
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- Registrado em: Ter Nov 20, 2012 6:09 pm
- Nome: Jeferson_jef
- Localização: Interlagos SP
Olá Munhoz,
Eu falei com o Felipe, realmente o preço da recuperação ficou bastante salgado pra mim. Estou vendo uma outra direção no momento, se der certo, pegarei ela no sábado. Falta só a Diravi pro meu XM começar a rodar. Após pegar o carro, vou restaurar a pintura e tirar alguns leves amassados, um retoque na tapeçaria e tudo ficará beleza (pelo menos na teoria né), nesses carros parece que sempre tem algo a fazer, enfim, vamos ver no final os resultados.
:271534:
Eu falei com o Felipe, realmente o preço da recuperação ficou bastante salgado pra mim. Estou vendo uma outra direção no momento, se der certo, pegarei ela no sábado. Falta só a Diravi pro meu XM começar a rodar. Após pegar o carro, vou restaurar a pintura e tirar alguns leves amassados, um retoque na tapeçaria e tudo ficará beleza (pelo menos na teoria né), nesses carros parece que sempre tem algo a fazer, enfim, vamos ver no final os resultados.
:271534:
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