Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#346

Mensagem por Munhoz » Qua Ago 13, 2014 10:54 am

deu diferença com ele limpo?

esses caras são fodas


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#347

Mensagem por rgdl » Qua Ago 13, 2014 11:00 am

Tá parecendo até peça nova de tão bem limpa.

Também to querendo saber se tá funcionando direitinho.

No meu cambio a reforma mecânica já foi toda feita, filtro de óleo, retentores, juntas, sintas e discos de fricção foram todos trocados.

Mas o bendito persiste em entrar em modo de emergência. E como minha tomada OBDII não funciona, tá dificil de saber exatamente o que é.

Ele não faz eletrica de auto, só mexe com cambio mesmo, então vai trocar os sensores, pois desconfia que são eles. Ele tem sensores em bom estado de reserva para essas situações, quando souber qual é vai encomendar um novo.

Então vamos ver, tomara que acerte ai a proxima providência é acertar essa bendita tomada.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#348

Mensagem por Miau » Qua Ago 13, 2014 11:38 am

Pois é. . A primeira coisa q pensei quando vi o sensor naquele estado foi.. isso pode ser a causa dos problemas. .

pois se vcs repararem. . Tem tanta cola na base q pode deixar o sensor afastado.. pois lá dentro tem um tubo q veda com a ponta dele. Entao pensei.. o sistema deve ta colocando pressao demais por causa de vazar pressao nesse sensor.. dai os acoplamentos podem estar ocorrendo com brutalidade.

Entao limpei e tal.. recoloquei.. reajustei o nivel do atf e testei.

aparentemente os trancos continuam.. mas tenho reparado que parecem estar cada vez mais fracos com o tempo..

poderia ser o autoadaptivo corrigindo?

sei lá. .. ia comprar ontem as 6 solenoides de mudança mas agora vou deixar em banho maria e ver no que da por 1 mes.

ah sim.. aquilo q falei de so dar tranco na 3a.. acho q da em todas.. É foda por q cada hora se comporta de um jeito..

mas tao bem fracos.. da impressao q passou por um defeito no asfalto quando acontece.

e o lance de n querer engatar a 3a.. acho q foi pq eu tentava com o carro a menos de 40km.h

Rgdl.. Será q o cara la n esqueceu de colocar as duas juntas do corpo de valvula?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
misaelrt
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Mai 20, 2014 1:57 pm
Nome: MisaelRT

#349

Mensagem por misaelrt » Qua Ago 13, 2014 1:19 pm

Uma vez achei num fórum europeu como resetar a gearbox (caixa de câmbio) mas traduzi e não consegui entender o passo a passo se alguém puder!

2- Reset Gearbox
Turn off engine, wait all light to dim completely esp the centre dashboard display and after that quickly floor down the accelerator for 15secs.

Quem conseguir posta aê....
misaelrt
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Mai 20, 2014 1:57 pm
Nome: MisaelRT

#350

Mensagem por misaelrt » Qua Ago 13, 2014 1:51 pm

Achei sem querer uma melhor:
Quando você desligar o carro e esperar até que tudo se torna escuro no medidor ODO, basta pressionar o pedal do acelerador até o fim por alguns segundos (15 segundos). Então você vai ouvir um clique fraco. Quando isso acontece, você tem efetivamente repor o GB (resetou a caixa) e o ECU irá iniciar a gravação de um novo padrão de carro.

Tava lendo que esse câmbio grava mais ou menos seu modo de dirigir...vamos testar essa parada.

Ah, alguém sabe se existe um sensor de inclinação nesse câmbio?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#351

Mensagem por rgdl » Qua Ago 13, 2014 4:01 pm

Acho que não André, até pq deixar o corpo de válvulas sem essa junta vaza óleo, ai ele identificaria fácil.

O cara tem um bom histórico, dos 4 automáticos que ele consertou para meu irmão nenhum deu ruim.

Eu já sabia que minha porta OBD2 estava dando pau, não posso culpar o cara por não conseguir achar o defeito com facilidade.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#352

Mensagem por RodolfoBertolucci » Qui Ago 14, 2014 9:31 am

Misael, olhei o tópico, estou em viagem a serviço, conversei com o mecânico que faz sempre manutenção nos carros lá e casa, a respeito, ele fez algumas considerações a respeito do óleo desse câmbio, mas não quis opinar a respeito por não ser a linha de fabricante com a qual ele tem experiência, ele disse que assim que voltar ele vai me levar em um amigo dele que trabalhou muito tempo em CSS e vez diversos cursos na PSA e que hoje tem sua própria oficina especializada em francês.
Previsão da minha volta 15 dias.
Rodolfo C4 Grand
misaelrt
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Mai 20, 2014 1:57 pm
Nome: MisaelRT

#353

Mensagem por misaelrt » Sex Ago 15, 2014 9:23 am

[quote name='mlhz' date='Aug 12 2014, 09:09 PM' post='25532']
Misael

Alisson é um fabricante de cambio para máquinas pesadas. Automáticas ou manuais.

Alisson C-4 é um óleo que atende as características X (ou supera).
A GM usa o DEXRON (hoje esta no IX senão me engano).
A ford tem a deles...e por ai vai.

O que é importante de observar é a viscosidade a X temperatura. Quanto maior, maior a viscosidade (mais grosso).

Se você colocar um cambio muito grosso no cambio ele pode ficar pesado demais, aumentar demais
a pressão na bomba, ter vazamento...

óleo fino demais pode perder pressão, e não proteger corretamente o mecanismo.

Assim se for usar um óleo procure utilizar um que seja o mais próximo possível do original.

Viscosidade:
Física. A resistência que um fluido apresenta ao escoamento, ocasionada pelo movimento relativo entre suas partes; atrito que ocorre no interior de um fluido.
Física. Mecanismo utilizado pelas partículas de uma substância ao se aderirem (umas às outras).

Para comparar:

Mobil ATF vs Total Tractelf.

Especificação: ZF TE-ML 04D vs ZF TE-ML-03E (vitória do mobil)
Densidade a 15o.: 0,855 vs 0,883 (mobil menos denso)
Indice de viscosidade: 168 vs 153 (mobil mais viscoso)
Viscosidade a 40 graus: 37,2 vs 63 (total muito mais viscoso)
Viscosidade a 100 graus: 7,4 vs 10,5 (total pouco mais viscoso).

Fontes: <a href="http://www.mobil.com/Russia-English/Lub ... 71141.aspx" target="_blank">http://www.mobil.com/Russia-English/Lub ... 41.aspx</a> e <a href="http://www.total.pt/pt/content/NT0000C08E.pdf" target="_blank">http://www.total.pt/pt/content/NT0000C08E.pdf</a>

No resumo, são bem diferentes os dois óleos, quando frio o total é bem mais grosso
o sistema vai trabalhar mais forçado; quando quente serão praticamente iguais.
[/quote]


Mas assim, usando o fluido Tractelf corre o risco de ocorrer danos ao sistema metais, guarnições etc...ou a diferença esta somente na viscosidade? Ah esse fluido Tractelf é Mineral, Sintético ou Semi Sintético?
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#354

Mensagem por mlhz » Sex Ago 15, 2014 9:37 pm

Misael

Veja bem, densidade é uma coisa, viscosidade é outra.

No caso o mobil é menos denso e mais viscoso (indice geral), isso significa que ele é mais fino mas com mais aderência.

Usando o total você vai perder lubrificação, a curto prazo nada acontece mas a longo prazo vai acentuar o desgaste.

O total é mineral e o mobil é semi sintético.
Editado pela última vez por mlhz em Sex Ago 15, 2014 9:39 pm, em um total de 1 vez.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#355

Mensagem por Miau » Seg Ago 18, 2014 6:21 pm

é.. os trancos continuam e estão mais intensificados e ocorrendo em todas as marchas nas reduções quando o carro aquece, pois eu reajustei o nivel colocando mais atf no cambio.

curioso.. estou quase tirando 500ml de atf pra testar.. pois quando tirei cerca de 200ml anteriormente do nivel correto, os trancos reduziram bastante e praticamente só ocorria na 3a..

fico pensando.. será que esse atf, por ser diferente do original que é semisintetico, e esse sendo 100% sintetico, dá alguma diferença no volume quando quente?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#356

Mensagem por wionax » Seg Ago 18, 2014 6:48 pm

Prezados,

Recebi um email de um proprietário de Picasso informando que no painel do carro dele não aparece as posições do câmbio automático (P, D, R..)...alguém já teve este problema?

Eu creio que o painel dele deve ter sido trocado....
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#357

Mensagem por rgdl » Ter Ago 19, 2014 10:56 am

Isso é mal sinal warley, significa que a BSI não está se comunicando com a central do cambio.

Para a BSI é como se não existisse cambio.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#358

Mensagem por Miau » Ter Ago 19, 2014 11:11 am

Olha.. eu acho que o painel é o mesmo pra qualquer xsara pic. E nao é facil trocar pq se n me engano o imobolizador está justamente no painel

tem q ver se na bsi o carro está configurado como automatico, pois existe essa opcao no lexia

porem acho q esse assunto é off topic.. melhor criar um topico novo
Editado pela última vez por Miau em Ter Ago 19, 2014 11:12 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#359

Mensagem por wionax » Ter Ago 19, 2014 12:22 pm

Ok, vou criar outro tópico.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#360

Mensagem por Miau » Ter Ago 19, 2014 9:19 pm

bom.. fiz o teste com 500ml a menos do nivel.. só demora mais pra começar os trancos..

é acho que vou ter que procurar uma oficina mesmo especializada.. mas aqui em macaé nao conheço nenhuma..

acho que vou acabar caindo pra niterói
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder