Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#331

Mensagem por RodolfoBertolucci » Ter Ago 05, 2014 8:55 pm

Misael, hj fui em duas lojas na região de da ricardo jafet que só trabalha com as fabricantes francês (carros sucateado de seguro) e não encontrei a bomba/trocador de calor desse cambio.


Rodolfo C4 Grand
misaelrt
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Mai 20, 2014 1:57 pm
Nome: MisaelRT

#332

Mensagem por misaelrt » Qua Ago 06, 2014 10:25 am

[quote name='Rodolfo bertolucci' date='Aug 5 2014, 08:55 PM' post='25421']
Misael, hj fui em duas lojas na região de da ricardo jafet que só trabalha com as fabricantes francês (carros sucateado de seguro) e não encontrei a bomba/trocador de calor desse cambio.
[/quote]


Cara tenho novidades bombásticas...kkkkkk

1º- Consegui o contato de um cara que trabalhou na Renault no PR, mandei um e-mail pra ele falando da nossa gambiarra e pedi se ele tem ou arruma um manual técnico da peça (por ter trabalhado na Renault deve conhecer alguém) ou então passar as medidas para mim.

2º - Um colega de serviço que senta do meu lado disse que o sogro dele também é fuçanico como a gente e tem um C4 que tava dando tranco no câmbio daí um amigo mecânico dele recomendou um óleo de Trator, isso mesmo, TRATOR, e ele colocou já faz mais de 30 mil km e tá suave nunca mais deu problema, eu dei uma lida nesses óleos específicos de tratores e são du car#@$#, tem uma viscosidade fu@#$# e aguentam temperaturas altas sem perder a eficácia...te juro que estou tentado...ele disse que só vende de 20lts e ele tem ainda um monte lá se eu quisesse era só falar...kkkk..vai vendo.

Mas vamos esperar o cara da Renault responder..abç
:154740:
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#333

Mensagem por mlhz » Qua Ago 06, 2014 11:31 am

Misael

Qual a especificação do óleo para trator?

Pode ser para o sistema hidráulico, para o motor....
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#334

Mensagem por Miau » Qua Ago 06, 2014 12:34 pm

Essa do oleo de trator eu n pago pra ver nao hehe
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#335

Mensagem por rgdl » Qua Ago 06, 2014 3:18 pm

Essa de óleo de trator, só o xamã para resolver.

Mas achei as especificações bem interessantes vejam :

<a href="https://cglapps.chevron.com/msdspds/PDS ... Format=PDF" target="_blank">TDH OIL SPECIAL</a>
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
alex c5
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Jul 26, 2014 3:50 pm
Nome: alex c5

#336

Mensagem por alex c5 » Qui Ago 07, 2014 5:59 pm

[quote name='raluz' date='Oct 10 2008, 11:40 AM' post='3103']
Olá a todos! Sou novo no fórum e este é o meu primeiro post! Tenho um Picasso 2004 GXA a quase 2 anos e estou muito satisfeito. Vamos ao assunto deste tópico!

Sempre na redução de 3ª para 1ª, o tranco acontece. Não tem jeito, pode freiar leve ou forte. Se houver redução de 2ª para 1ª, aí é mais suave.

O meu carro está agora com 47.000. Assim que comprei o carro, estava por volta dos 33 - 35.000km, ele dava um tranco quando está passando de 1ª para 2ª e aparecia uma mensagem no computador de bordo "Defeito caixa automática". A revenda Le Monde de Fpolis, sem olhar o carro disse que era um defeito nas eletroválvulas da caixa automática. Era um defeito comum das primeiras caixas automáticas da Picasso. Orçamento de quase R$2.000,00.

Em uma oficina especializada em linha francesa (peugeot, renault, citroen), o diagnóstico foi o mesmo e orçamento total de R$800,00 e pouco (R$300 e pouco cada eletroválvula mais mão-de-obra). Nunca mais me incomodou!

Como é um caso normal desta caixa, pode ser algum defeito do mesmo gênero!
[/quote]
amigo liga44794163 sr valdir e de adeus aos problemas o cara é muito bom,graças a um amigo q tem uma break 2011 q me indicou e o meu c5 ficou otimo,indico a todos. :613179:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#337

Mensagem por Miau » Seg Ago 11, 2014 6:33 pm

bom galera.. meu cambio também está dando trancos.. e eu o tentando analisar o defeito pra tentar chegar na solução correta.

a história desse cambio é a seguinte:

comprei o carro com 70 mil km.. e nao reparei trancos quando o comprei.

num intervalo de 10 mil kms praticamente, esse cambio entrou 3 vezes em modo de emergencia.. com a mensagem de defeito no cambio. sendo que reparei que isso só ocorria com o carro frio, após uns 2 minutos em subida leve. era só desligar o carro que voltava ao normal.. e uma das vezes voltou sem desligar.

reparei o tranco começar a acontecer somente em subidas ou descidas, mas até entao nao sei dizer em que marcha era.

o cambio tinha vazamento pelo oring do sensor magnetico que acredito ser de rotação, mas era bem leve.. só ficava umido.

tinha vazamento tambem pelo oring do sensor de pressão, aquele que fica em baixo do cambio ali perto da tampa das valvulas. ali vazava mais.

tambem vazava pelo sensor do velocimetro, pouco acredito eu.

estanquei todos esses vazamentos trocando os orings..

fiz uma manutencao onde troquei as duas solenoides de pressão, do lockup e do conversor, e seus orings.

troquei tambem as duas juntas do corpo de valvulas

desmontei o corpo todo, verifiquei todas as valvulas mecanicas do corpo de valvulas, todas perfeitas, sem arranhoes e correndo livremente.

limpei tudo e remontei, coloquei atf novo 100% sintetico renaultmatic d3 syn.. fiz duas trocas de 3 litros..

ah sim, vale lembrar que o oleo velho ainda tinha alguma colocaração amarelada e viscosidade. ou seja, não estava queimado nem com cheiro.

então.. o atf foi colocado e ajustado o nivel, etc e tal. contador de viscosidade zerado e autoadaptivo resetado.

no começo o cambio nao apresentava mais tranco nem nada. mas ao esquentar o carro, começava um tranco quase imperceptivel na redução de marcha.

esse tranco foi se intensificando e passou a dar tb n mudança pra + de marcha.

hoje andei pelo tiptronic e pude constatar o seguinte:

parece que o tranco só ocorre quando é engatada a 3ª.. seja numa redução de 4ª pra 3ª como numa subida de 2ª pra 3ª

fiz uns testes..

em 1ª o carro sai normal.. sem qualquer dificuldade ou tranco.

todas as vezes que subi pra 2ª a 20km/h nao senti tranco e a passagem foi instantanea.

ai quando o carro tá a 30 ou 40km/h e comando pra subir pra 3ª.. o painel exibe 3.. mas nao sinto a marcha mudar.. e entao após 1 seg e meio ele volta pra 2ª no painel..

se tento mais vezes, ele troca mas ai sinto ou um leve tranco, ou tipo o cambio da tipo uma patinada e depois uma solavancada.. tipo como se o rpm caisse e depois vc sente um empurrão com o tranco junto.

a 50 ou 60km/h quando jogo pra 4ª.. nenhum tranco ocorre.

mas quando estou de 4ª rapido.. e dou uma freada rapida.. ao cair pra 3ª, lá vem o tranco novamente.. geralmente bem moderado dependendo de quao quente o carro está.

então me parece que o problema só ocorre na 3ª marcha.

já testei colocar 500ml de atf a mais.. mas ai as coisas se intensificam.. testei tirar 500ml excedentes e mais uns 200ml.. no começo senti uma melhora ai de uns 70%.. mas com o tempo vou percebendo tudo volta "aos trancos e barrancos"

então to seguindo a linha de pensamento..

o problema só se manifesta com o carro quente e na 3ª

eu se tivesse problema de vazamento de pressão em alguma bucha ou etc.. acho que o problema se manifestaria com o carro frio.. e tambem em outras marchas..

problema de disco gasto.. acho que a marcha patinaria mesmo engatada

estou começando a achar que o problema aqui poderia ser nas solenoides de mudança.. aquelas que ficam na lateral do corpo de valvulas.

o que acham?

lembrando que o cambio nao dá mais erros.. a pressão na cai pelo lexia.. fica em 3 bars ou mais.. oscilando..
Editado pela última vez por Miau em Seg Ago 11, 2014 6:36 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
dcessarovice
Curioso
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 10:44 am
Nome: dcessarovice

#338

Mensagem por dcessarovice » Seg Ago 11, 2014 10:09 pm

[quote name='André M' date='Aug 11 2014, 06:33 PM' post='25488']
bom galera.. meu cambio também está dando trancos.. e eu o tentando analisar o defeito pra tentar chegar na solução correta.

a história desse cambio é a seguinte:

comprei o carro com 70 mil km.. e nao reparei trancos quando o comprei.

num intervalo de 10 mil kms praticamente, esse cambio entrou 3 vezes em modo de emergencia.. com a mensagem de defeito no cambio. sendo que reparei que isso só ocorria com o carro frio, após uns 2 minutos em subida leve. era só desligar o carro que voltava ao normal.. e uma das vezes voltou sem desligar.

reparei o tranco começar a acontecer somente em subidas ou descidas, mas até entao nao sei dizer em que marcha era.

o cambio tinha vazamento pelo oring do sensor magnetico que acredito ser de rotação, mas era bem leve.. só ficava umido.

tinha vazamento tambem pelo oring do sensor de pressão, aquele que fica em baixo do cambio ali perto da tampa das valvulas. ali vazava mais.

tambem vazava pelo sensor do velocimetro, pouco acredito eu.

estanquei todos esses vazamentos trocando os orings..

fiz uma manutencao onde troquei as duas solenoides de pressão, do lockup e do conversor, e seus orings.

troquei tambem as duas juntas do corpo de valvulas

desmontei o corpo todo, verifiquei todas as valvulas mecanicas do corpo de valvulas, todas perfeitas, sem arranhoes e correndo livremente.

limpei tudo e remontei, coloquei atf novo 100% sintetico renaultmatic d3 syn.. fiz duas trocas de 3 litros..

ah sim, vale lembrar que o oleo velho ainda tinha alguma colocaração amarelada e viscosidade. ou seja, não estava queimado nem com cheiro.

então.. o atf foi colocado e ajustado o nivel, etc e tal. contador de viscosidade zerado e autoadaptivo resetado.

no começo o cambio nao apresentava mais tranco nem nada. mas ao esquentar o carro, começava um tranco quase imperceptivel na redução de marcha.

esse tranco foi se intensificando e passou a dar tb n mudança pra + de marcha.

hoje andei pelo tiptronic e pude constatar o seguinte:

parece que o tranco só ocorre quando é engatada a 3ª.. seja numa redução de 4ª pra 3ª como numa subida de 2ª pra 3ª

fiz uns testes..

em 1ª o carro sai normal.. sem qualquer dificuldade ou tranco.

todas as vezes que subi pra 2ª a 20km/h nao senti tranco e a passagem foi instantanea.

ai quando o carro tá a 30 ou 40km/h e comando pra subir pra 3ª.. o painel exibe 3.. mas nao sinto a marcha mudar.. e entao após 1 seg e meio ele volta pra 2ª no painel..

se tento mais vezes, ele troca mas ai sinto ou um leve tranco, ou tipo o cambio da tipo uma patinada e depois uma solavancada.. tipo como se o rpm caisse e depois vc sente um empurrão com o tranco junto.

a 50 ou 60km/h quando jogo pra 4ª.. nenhum tranco ocorre.

mas quando estou de 4ª rapido.. e dou uma freada rapida.. ao cair pra 3ª, lá vem o tranco novamente.. geralmente bem moderado dependendo de quao quente o carro está.

então me parece que o problema só ocorre na 3ª marcha.

já testei colocar 500ml de atf a mais.. mas ai as coisas se intensificam.. testei tirar 500ml excedentes e mais uns 200ml.. no começo senti uma melhora ai de uns 70%.. mas com o tempo vou percebendo tudo volta "aos trancos e barrancos"

então to seguindo a linha de pensamento..

o problema só se manifesta com o carro quente e na 3ª

eu se tivesse problema de vazamento de pressão em alguma bucha ou etc.. acho que o problema se manifestaria com o carro frio.. e tambem em outras marchas..

problema de disco gasto.. acho que a marcha patinaria mesmo engatada

estou começando a achar que o problema aqui poderia ser nas solenoides de mudança.. aquelas que ficam na lateral do corpo de valvulas.

o que acham?

lembrando que o cambio nao dá mais erros.. a pressão na cai pelo lexia.. fica em 3 bars ou mais.. oscilando..
[/quote]


:ph34r: Passando por aqui para deixar um abraço aos colegas do fórum e falar que eu apostaria na solenoide de mudança!!! :ph34r:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#339

Mensagem por Miau » Ter Ago 12, 2014 11:26 am

pois é.. ja to encomendando as 6 solenoides, 80 cada.. e tambem vou aproveitar e trocar o oleo por mobil dexron VI.. vou comprar 12 litros pra fazer 3 trocas. achei por 45 o litro.

tambem já comprei outro lexia.. pois o meu anterior eu vendi pra um camarada aqui do forum.

mas dessa vez comprei aquele mais completinho. agora é esperar ai 50 dias pra chegar haha

olha.. eu tenho pra mim que o defeito do meu cambio é de ordem hidraulica.. por alguma razao, quando o atf ta quente.. da os trancos..

se nao der certo.. ai minha ultima tentativa seria verificar a temperatura maxima que está chegando quando dá os trancos.. e ver de talvez substituir o trocador de calor pelo que vai no DP2 do renault duster.. parece que é bem mais parrudo.

voces sabem dizer a temperatura considerada normal de trabalho do atf do al4?

olha.. eu realmente gosto muito desse carro.. mas ta dando um trabalho do cao acertar esse cambio.
Editado pela última vez por Miau em Ter Ago 12, 2014 11:31 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#340

Mensagem por Munhoz » Ter Ago 12, 2014 1:49 pm

kkkkk tenho certeza que é o desafio de acertar o câmbio que está te motivando. Só pra virar e falar "eu te venci porra!" kkkkk
misaelrt
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Mai 20, 2014 1:57 pm
Nome: MisaelRT

#341

Mensagem por misaelrt » Ter Ago 12, 2014 2:02 pm

[quote name='mlhz' date='Aug 6 2014, 11:31 AM' post='25429']
Misael

Qual a especificação do óleo para trator?

Pode ser para o sistema hidráulico, para o motor....
[/quote]


Opa, não to recebendo o e-mails foi mal, o óleo do Trator é o TRACTELF BF12, eu dei uma olhada mas não manjo de especificação de óleo, vi que a maioria dos carros usa Dexrom III...e esse é GL4..sei lá...só falando com o desenvolvedor mesmo hehehe....tenho a foto dele aqui mas não consegui colocar...rsrsr

a especificação é essa:

<a href="http://www.total.pt/pt/content/NT0000C08E.pdf" target="_blank">http://www.total.pt/pt/content/NT0000C08E.pdf</a>
misaelrt
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Mai 20, 2014 1:57 pm
Nome: MisaelRT

#342

Mensagem por misaelrt » Ter Ago 12, 2014 5:32 pm

Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#343

Mensagem por Miau » Ter Ago 12, 2014 8:42 pm

[quote name='Munhoz' date='Aug 12 2014, 01:49 PM' post='25509']
kkkkk tenho certeza que é o desafio de acertar o câmbio que está te motivando. Só pra virar e falar "eu te venci porra!" kkkkk
[/quote]

É bem por ai hehe..

mas tb o prazer de pensar. . Meu carro ta perfeito. Saca?

hj descobri que existe um sensor de pressao que vai na lateral do cambio.. bem do lado do eixo de transmissão.

Ai me deu na cabeça de soltar pra ver como tá..

N vou nem falar o resultado.. vou postar uma imagem mais tarde pra vcs terem ideia da categoria de mecanicos q temis no brasil.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#344

Mensagem por mlhz » Ter Ago 12, 2014 9:09 pm

Misael

Alisson é um fabricante de cambio para máquinas pesadas. Automáticas ou manuais.

Alisson C-4 é um óleo que atende as características X (ou supera).
A GM usa o DEXRON (hoje esta no IX senão me engano).
A ford tem a deles...e por ai vai.

O que é importante de observar é a viscosidade a X temperatura. Quanto maior, maior a viscosidade (mais grosso).

Se você colocar um cambio muito grosso no cambio ele pode ficar pesado demais, aumentar demais
a pressão na bomba, ter vazamento...

óleo fino demais pode perder pressão, e não proteger corretamente o mecanismo.

Assim se for usar um óleo procure utilizar um que seja o mais próximo possível do original.

Viscosidade:
Física. A resistência que um fluido apresenta ao escoamento, ocasionada pelo movimento relativo entre suas partes; atrito que ocorre no interior de um fluido.
Física. Mecanismo utilizado pelas partículas de uma substância ao se aderirem (umas às outras).

Para comparar:

Mobil ATF vs Total Tractelf.

Especificação: ZF TE-ML 04D vs ZF TE-ML-03E (vitória do mobil)
Densidade a 15o.: 0,855 vs 0,883 (mobil menos denso)
Indice de viscosidade: 168 vs 153 (mobil mais viscoso)
Viscosidade a 40 graus: 37,2 vs 63 (total muito mais viscoso)
Viscosidade a 100 graus: 7,4 vs 10,5 (total pouco mais viscoso).

Fontes: <a href="http://www.mobil.com/Russia-English/Lub ... 71141.aspx" target="_blank">http://www.mobil.com/Russia-English/Lub ... 41.aspx</a> e <a href="http://www.total.pt/pt/content/NT0000C08E.pdf" target="_blank">http://www.total.pt/pt/content/NT0000C08E.pdf</a>

No resumo, são bem diferentes os dois óleos, quando frio o total é bem mais grosso
o sistema vai trabalhar mais forçado; quando quente serão praticamente iguais.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#345

Mensagem por Miau » Ter Ago 12, 2014 10:52 pm

Entao.. continuando....

fui tirar o sensor de pressao e olha a surpresa. .. (na verdade é uma eletrovalvula, que liga ou desliga o fluxo de oleo pro radiador)

Imagem

cheio de cola de junta..

nessas horas da vontade de atropelar um mecanico desses que faz uma cagada dessas.. era só trocar o oring.

fico imaginando os pedaços de cola que foram pra dentro do cambio.

Deu trabalho.. mas limpei e coloquei oring novo

Imagem
Editado pela última vez por Miau em Sáb Set 13, 2014 6:53 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder