modo economia de energia X som e acessórios

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
MMBDP
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Fev 05, 2008 2:29 pm
Nome: marcello

#1

Mensagem por MMBDP » Sex Fev 08, 2008 12:26 am

Sou feliz proprietário de um c 4 pallas glx, mas tenho muitas dúvidas sobre equipamentos e acessórios que desejo ter no carro...

Meu carro anterior (um gol G3) tinha um DVD com tela de 4 pol. no painel, uma tela de 7 pol. no encosto de cabeça, que lia DVD, DIVX, AVI, MPEG 4 em mídia e através de USB (pen drive).
Um módulo stereo distribuía potência para um par de triaxiais de 6 na dianteira e 1 par de tweeters nas portas.
Outro para dois tri 6X9 na tampa da mala e dentro dela uma caixa selada com 2 subs bravox empurrados por um digisound.

Já no pallas, não posso usar meu DVD com tela, pois perco os controles no volante e demais facilidades da integração com o computador do carro.

O modo economia de energia "INDESLIGÁVEL", segundo dizem, me impede de ouvir música no carro desligado (desliga tudo sem pedir licença).

O sistema elétrico do carro não permite a ligação de módulos. A despeito da boa acústica das portas, os graves deixam a desejar, mesmo já tendo trocado os "auto falantes" fábrica.

Gostaria de ter novamente um DVD (e meus filhos também) sem perder as facilidades do que já consta no carro, mas estou penando (e gastando horas na internet) atrás de soluções prá ter um som de razoável potência e qualidade, QUE NÃO DESLIGUE sem meu consentimento.

Se alguém souber ou tiver sugestões para desligar ou prolongar em algumas horas o modo de economia de energia, favor postar. (Explico: mesmo que a carga da bateria acabasse, e não acaba - tenho som em carro há 20 anos!) temos o disk bateria, o reboque do seguro e o citroen assistence e, sinceramente, o pallas não é carro prá meter em trilha ou em locais inacessíveis a tais serviços, não se justificando tamanha sede por economizar a bateria, e, se for o caso, compro uma de maior capacidade.

Me desculpem o tamanho do texto, mas faz um mês que tento pensar uma solução que não seja botar um DVD no teto e ficar sem acesso ao mesmo da cadeira do motorista, e sem poder usar meus (milhares) de arquivos em PEN DRIVE (dois de 4GB e um de 8GB).

Esse modo de economia de energia é realmente necessário?


RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#2

Mensagem por RAFAEL » Sex Fev 08, 2008 11:52 am

Bom dia Marcello,

Esse sistema de economia de energia está presente em todos os carros da linha Citroën, e para burla-lo - é possível - há que se levar em conta a garantia do veículo que poderá ficar comprometida, assim como ocorre em qualquer outra montadora.

Já a partir de 1997, os carros top de linha da marca passaram a contar com o sistema elétrico multiplexado, e que consiste básicamente num processo de redundância de comunicação entre os diversos componentes e sensores do veículo, e as centrais de comando e controle - não estão todos num mesmo componente.

Quem conheceu os Miuras com "sintetizador de voz", sabe o que é necessidade de economizar energia. Aquele componente, localizado atráz do encosto do banco traseiro, acabava com a carga de uma bateria nova em menos de dois dias. O mesmo acontece com os carros da Citroën que possuem sistema multiplexado. Os vários módulos, apesar apresentarem um resultado que possibilita o funcionamento de todo o conjunto, tem acionamento direto e independente, justamente para não sofrerem interferência de outros componentes, e precisam ser "desligados", também de forma direta, ou seja, na chave.

Como isso pode ser feito - sugerimos esperar o término da garantia da montadora - a partir do sistema atual? Criando um novo sub-sistema a partir da unidade central de controle elétrico. Na caixa primaria de distribuição de força do seu carro, há espaço para a instalação de componentes não utilizados no Brasil. Sistema de aquecimento de bancos e pré-aquecimento do combustível, são alguns dos dispositivos não presentes nos nossos carros.

Esse sub-sistema deverá partir de uma linha de alimentação primária, ter seu próprio relé e fusível. e de preferência com seu próprio terra, para que forma alguma entre em conflito com qualquer outro componente do carro.

Este tipo de trabalho, guardadas as devidas proporções, já é realizado pela maioria das lojas de som, mas sem que se tenha o cuidado necessário na concepção e realização do trabalho, sendo por isso, recomendável que ele seja dimensionado e instalado por um técnico ou empresa capaz, não somente no ponto de vista técnico, mas estético também, afinal, de que adianta ter um sistema de multimídia eficiente se a instalação lhe deixa constrangido.

A necessidade de um técnico é para, tecnicamente, equalizar a funcionalidade do sistema, verificando a sua compatibilização com os demais existentes, a demanda de energia necessária, e a capacidade de alimentação possibilitada pela bateria, alternador e regulador de voltagem existentes. Dependendo do resultado dessa equação, mudanças serão necessárias.

Boa sorte!
Editado pela última vez por RAFAEL em Sex Fev 08, 2008 4:54 pm, em um total de 1 vez.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#3

Mensagem por amalucado » Sex Mar 28, 2014 7:13 am

Saudações cordiais a todos no forum.

Sem dúvida que o sistema economizador de energia ... peca pelo exagero.

Eu tambem não gosto do desligar sem " água vai " . Nem pede licença. :868677:


A solução para além da criação de sistema dedicado e integrado na caixa de fusiveis , passa pela reprogramação da BSI.

Abraço.
Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
Responder