Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#301

Mensagem por rgdl » Sex Jul 19, 2013 8:12 am

Oi Esquerdo, na emergência quem trocou o óleo para mim foi o meu irmão. O procedimento revelou-se bastante simples. Porém, como ele não tem scaner automotivo não houve o reset do contador de desgaste do óleo.

Mas infelizmente o aviso continua e sempre ocorre quando o estou numa subida ou com carro muito cheio.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
esquerdo
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:34 pm
Nome: Esquerdo
Localização: Niterói - RJ
Contato:

#302

Mensagem por esquerdo » Sex Jul 19, 2013 11:22 am

Ola!

Desculpe...nao entendi bem....

Quando vc fala aviso...seria apenas uma mensagem pelo computador de bordo correto?

A questao de travar a marcha ...isso foi resolvido?

Eu realmente estou querendo muito fazer esse refresh de oleo....sera q seu irmao nao pode me indicar alguem de confianca?
Eu fiquei sabendo de uma oficina que faz isso na descida da estrada da cachoeira, mas nao faco ideia de quem seja...

Obrigado
Editado pela última vez por esquerdo em Sex Jul 19, 2013 11:25 am, em um total de 1 vez.
Esquerdo

C3 Aircross GLX 1.6 flex 14/14
caldas
Habilitado
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Dez 20, 2012 3:54 pm
Nome: Caldas

#303

Mensagem por caldas » Sex Jul 19, 2013 1:46 pm

Pelo que vi no manual de mannutenção do AL4 lá pede a troca a cada 60.000Km
Mas isso é para padrão Europa, para nosso forno de pais, eu trocaria a cada 30
Mas estou no mesmo dilema.. Onde fazer a troca.
Sou de Niteroi-RJ
esquerdo
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:34 pm
Nome: Esquerdo
Localização: Niterói - RJ
Contato:

#304

Mensagem por esquerdo » Sex Jul 19, 2013 1:58 pm

Ola Caldas, se quiser me mande uma MP para trocar uma ideia.

Me falaram que tem uma que faz o serviço na estrada da cachoeira...estou tentando descobrir...

se souber de algo compartilhe por favor..

abs e boa sorte...o meu ta com 50.000
Esquerdo

C3 Aircross GLX 1.6 flex 14/14
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#305

Mensagem por Xamã » Sáb Jul 20, 2013 1:15 am

[quote name='Esquerdo' date='Jul 19 2013, 01:58 PM' post='22079']
Ola Caldas, se quiser me mande uma MP para trocar uma ideia.

Me falaram que tem uma que faz o serviço na estrada da cachoeira...estou tentando descobrir...

se souber de algo compartilhe por favor..

abs e boa sorte...o meu ta com 50.000
[/quote]

:D Prezado Esquerdo e Caldas,

a oficina é bem pequena, mas bem montada. Fica um pouco depois do sinal do posto de gasolina da Petrobrás, no sentido São Francisco x estrada da Cachoeira, à esquerda de quem está "subindo"... Como agora aquela avenida é sentido único, passem o sinal do posto da BR, andem um pouco à frente e olhem para a esquerda, logo depois da primeira rua à esquerda da via. É uma oficina cuja entrada fica meio encoberta e é fácil passar por ela sem perceber.

O cara é caprichoso. Conheço ele! É meio "caro" nos orçamentos, mas trabalha direito, Há muito tempo atrás, se me lembro bem, ele tinha uma L200 verde metálica.

Um abraço,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
caldas
Habilitado
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Dez 20, 2012 3:54 pm
Nome: Caldas

#306

Mensagem por caldas » Seg Jul 22, 2013 8:13 am

Já levou seu C4 la Xamã?
esquerdo
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:34 pm
Nome: Esquerdo
Localização: Niterói - RJ
Contato:

#307

Mensagem por esquerdo » Seg Jul 22, 2013 10:14 am

Valeu Xama!

Vou tirar um dia pra ir la procurar...ou quem sabe olhar no google maps e ver se tem o telefone na entrada...

Caldas....quem achar primeiro posta aqui. OK?

Valeu!
Esquerdo

C3 Aircross GLX 1.6 flex 14/14
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#308

Mensagem por Xamã » Sáb Jul 27, 2013 12:34 pm

[quote name='Caldas' date='Jul 22 2013, 08:13 AM' post='22095']
Já levou seu C4 la Xamã?
[/quote]

:D Prezadíssimo Caldas,

ainda não levei a "nave" lá...

Meu carro ainda está na garantia e, por essa razão, ainda estou "preso" à política doida da Citroen para com seus produtos... :966283:

Mas este cara da oficina é bom. Trabalha com limpeza e tem um auxiliar que é show de bola. Tranquilão! :465974:

Eu levava lá o Passat alemão do meu velho, que hoje já passou dos 270.000 kms. É um modelo similar ao Audi A4, ano 1999, com motor 1.8 T, vermelho metálico, que está ainda todo original. Virou "bem de família"...

A cada 50.000 kms, religiosamente, troco o óleo da caixa deste carro. Hoje, faço a troca na minha casa mesmo (!!!). O óleo do motor é trocado a cada 5.000 kms.

Basta lembrarem, ao dono da oficina, quem é o cara que, certa vez, levou na oficina um Gol G3 para usar óleo sintético Castrol na caixa de marcha, em substituição ao óleo original de fábrica, e que conseguiu engates de marcha incrivelmente macios.

Talvez ele lembre na hora de mim... :65322:

Um abraço grande,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
helder mercedes
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Out 23, 2012 5:38 pm
Nome: helder1000

#309

Mensagem por helder mercedes » Ter Jul 30, 2013 10:22 am

[quote name='claudio tovar' date='Jun 5 2013, 11:34 PM' post='21748']
Boa noite,

Hj e meu primeiro post. Tenho um C4 com 40000 e agora, qdo pego engarrafamento mais duradouro, a marcha da um tranco da 1 p 2. Pelo q vejo e algo comum e fico chateado de pensar na possibilidade de sair da Citroen. Tenho 2 amigos com igual problema, sendo q ambos com kilometragem inferior. Fui muito bem atendido na filial Taquara (RJ) e a orientacao e q primeiro trocarao as valvulas e caso nao resolva o carro ira para SP e devera ficar por 15 a 20 dias. Nao garantem carro reserva, mesmo na garantia. Pergunto: isto solucionara? As etapas sao estas? Pode haver o reparo apenas c as trocas das valvulas? Nao seria o caso de um recall? Espero nao me decepcionar e ter meu problema sanado. Fiquei chateadissimo. Espero nao me decepcionar ainda mais e poder seguir em frente trocando por novos carros da Citroen.
[/quote]


Bom dia! aconteceu comigo problemas parecidos relatados aqui. veja se meus relatos podem ajudar vc.
Abraço.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#310

Mensagem por rgdl » Ter Jul 30, 2013 11:17 am

[quote name='Esquerdo' date='Jul 19 2013, 11:22 AM' post='22077']
Ola!

Desculpe...nao entendi bem....

Quando vc fala aviso...seria apenas uma mensagem pelo computador de bordo correto?

A questao de travar a marcha ...isso foi resolvido?

Eu realmente estou querendo muito fazer esse refresh de oleo....sera q seu irmao nao pode me indicar alguem de confianca?
Eu fiquei sabendo de uma oficina que faz isso na descida da estrada da cachoeira, mas nao faco ideia de quem seja...

Obrigado
[/quote]
Sim o aviso a que me refiro é a mensagem do computador de bordo. Toda vez que dá a mensagem no CB o cambio entra em modo de segurança. É programação dessa caixa, quando entrar em modo de segurança, travar na 3ª marcha, não permitindo a troca em qualquer hipótese, seja pelo tiptronic ou pela troca normal da caixa.

No meu caso, desligando e ligando o carro novamente tudo volta ao normal. Desde o inicio o problema só tem ocorrido em subidas.

Imagino eu que o problema seja na solenoide que controla o piloto do conversor de torque.

Veja, o cambio AL4 tem duas famigeradas solenoides e sempre que se refere a elas, inclusive aqui no fórum, se fala em solenoides de pressão de óleo. Só que apenas uma delas controla a pressão do óleo, a outra não tem qualquer função de controle de pressão. O que ela faz é controlar o piloto do conversor de torque.

O cambio AL4 é um cambio moderno e o conversor de torque é do tipo pilotado, isso significa que ele tem uma trava que impede que ele gire em falso em determinadas situações, subidas é uma delas.

A minha suspeita é que especificamente essa solenoide é a que está ruim.

Cara tem duas oficinas lá se não me engano, no sentido de quem desce à direita. Tem que parar lá e perguntar.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#311

Mensagem por rgdl » Qua Out 02, 2013 3:03 pm

Gente, para quem tem problema do bendito aviso de anomalia na caixa automática mas os teste de scanner não dão nenhum problema de anomalia na pressão do óleo temos um outro componente que pode ser o provável causador da falha.

Trata-se do bendito Contator Multifunção ou simplesmente CMF, ou como os mecânicos costumam chamar chave de posição de cambio.

O CMF tem no nosso cambio três funções que são:

1 - Informar a central a posição em que se encontra a alavanca do cambio;
2 - Permitir ou bloquear o acionamento do motor em função da posição da alavanca;
3 - acender a luz de ré.

Um sinal de que o CMF está ruim é a dificuldade de partida mesmo quando o cambio está na posição correta (P ou N). O carro simplesmente não liga. As vezes movendo a alavanca ele funciona e o carro dá partida.

Se, durante o funcionamento do carro, a central que controla o cambio parar de receber a informação da posição da alavanca do cambio por mau funcionamento do CMF é certo o cambio entrar em modo de segurança.

Então gente desconfie do CMF se ocorrer o seguinte:

1 - Após o erro, uma vez desligado o carro, há dificuldade na partida;
2 - O erro some após desligar o carro e não volta a aparecer por longo período;
3 - Os parâmetros de pressão do óleo do cambio estão dentro do padrão.

O CMF é uma peça simples de trocar, qualquer mecânico pode fazer mas mesmo assim não é necessário fazer uma regulagem simples para obter o ponto exato.

Para regular o CMF é necessário fazer o seguinte:

1 - Encaixe o CMF no lugar colocando os parafusos sem apertar do modo que se possa movimentar a o CMF de um lado para o outro;
2 - Coloque o cambio na posição N;
3 - Localize os contatos externos no CMF;
4 - Com um multímetro regulado para medir a impedância (de preferência use um que apita quando chaga a 0 ohms) coloque as ponteiras do multímetro nos contatos do CMF;
5 - Gire o CMF no sentido horário até o multímetro marcar 0 ohms (ou apitar se for do tipo que apita) e marque a posição do parafuso (dê preferência ao parafuso que está mais próximo dos conectores do CMF) com liquidpaper ou qualquer coisa do tipo;
6 - Repita o procedimento 5 agora no sentido anti-horário;
7 - A posição correta do CMF é o ponto médio das duas marcas. Repare que quando o CMF estiver na posição correta o multímetro tem que continuar apitando.
8 - Aperte os parafusos usando torque de 10Nm.

Pronto CMF regulado, mesmo assim é bom certificar-se movimentando a alavanca do cambio e observando no painel se é informado a posição correta.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Out 08, 2013 2:39 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#312

Mensagem por Lortoo » Ter Nov 26, 2013 2:12 pm

Prezados,

Só para acrescentar...verifiquem o coxim hidraulico...e o da caixa...ele causa mensagens de anomalia em subidas...caso esteja quebrado... eu mesmo tive esse problema no meu 307...chegaram a condenar a caixa..e eu troquei o coxim e resolveu
abraço!



[quote name='rgdl' date='Oct 2 2013, 04:03 PM' post='22787']
Gente, para quem tem problema do bendito aviso de anomalia na caixa automática mas os teste de scanner não dão nenhum problema de anomalia na pressão do óleo temos um outro componente que pode ser o provável causador da falha.

Trata-se do bendito Contator Multifunção ou simplesmente CMF, ou como os mecânicos costumam chamar chave de posição de cambio.

O CMF tem no nosso cambio três funções que são:

1 - Informar a central a posição em que se encontra a alavanca do cambio;
2 - Permitir ou bloquear o acionamento do motor em função da posição da alavanca;
3 - acender a luz de ré.

Um sinal de que o CMF está ruim é a dificuldade de partida mesmo quando o cambio está na posição correta (P ou N). O carro simplesmente não liga. As vezes movendo a alavanca ele funciona e o carro dá partida.

Se, durante o funcionamento do carro, a central que controla o cambio parar de receber a informação da posição da alavanca do cambio por mau funcionamento do CMF é certo o cambio entrar em modo de segurança.

Então gente desconfie do CMF se ocorrer o seguinte:

1 - Após o erro, uma vez desligado o carro, há dificuldade na partida;
2 - O erro some após desligar o carro e não volta a aparecer por longo período;
3 - Os parâmetros de pressão do óleo do cambio estão dentro do padrão.

O CMF é uma peça simples de trocar, qualquer mecânico pode fazer mas mesmo assim não é necessário fazer uma regulagem simples para obter o ponto exato.

Para regular o CMF é necessário fazer o seguinte:

1 - Encaixe o CMF no lugar colocando os parafusos sem apertar do modo que se possa movimentar a o CMF de um lado para o outro;
2 - Coloque o cambio na posição N;
3 - Localize os contatos externos no CMF;
4 - Com um multímetro regulado para medir a impedância (de preferência use um que apita quando chaga a 0 ohms) coloque as ponteiras do multímetro nos contatos do CMF;
5 - Gire o CMF no sentido horário até o multímetro marcar 0 ohms (ou apitar se for do tipo que apita) e marque a posição do parafuso (dê preferência ao parafuso que está mais próximo dos conectores do CMF) com liquidpaper ou qualquer coisa do tipo;
6 - Repita o procedimento 5 agora no sentido anti-horário;
7 - A posição correta do CMF é o ponto médio das duas marcas. Repare que quando o CMF estiver na posição correta o multímetro tem que continuar apitando.
8 - Aperte os parafusos usando torque de 10Nm.

Pronto CMF regulado, mesmo assim é bom certificar-se movimentando a alavanca do cambio e observando no painel se é informado a posição correta.
[/quote]
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
Stellman
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Mar 12, 2013 9:23 pm
Nome: Stellman

#313

Mensagem por Stellman » Sáb Nov 30, 2013 7:20 pm

Boa noite. Este é minha primeira postagem. Possuo um 2005 2.0 exclusiv eautomatico. Semana passada começou a aparecer a maldita mensagm "defeito cambio automatico", acontece a pouco mais de um ano ja fiz o cambio. Levei na mesma oficina e ele me disse que tenho de trocar a chave seletora. Algumas vezes quando esta em "p" ele nem liga, tenho de mexer e colocar de novo em "p" para poder pegar. Gostaria da opnião de vcs.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#314

Mensagem por rgdl » Seg Dez 02, 2013 2:08 pm

[quote name='Stellman' date='Nov 30 2013, 06:20 PM' post='23332']
Boa noite. Este é minha primeira postagem. Possuo um 2005 2.0 exclusiv eautomatico. Semana passada começou a aparecer a maldita mensagm "defeito cambio automatico", acontece a pouco mais de um ano ja fiz o cambio. Levei na mesma oficina e ele me disse que tenho de trocar a chave seletora. Algumas vezes quando esta em "p" ele nem liga, tenho de mexer e colocar de novo em "p" para poder pegar. Gostaria da opnião de vcs.
[/quote]
Amigo, isso é problema no CMF mesmo. Vc pode retirá-lo e limpar os contatos e substituir o microswitch dele.

Eu troquei o meu e abri o que estava ruim e notei que o problema era só esse. Veja as fotos nesse post <a href="index.php?showtopic=4498" target="_blank">Anatomia de um contator multifunção CMF</a>

Mas se vc quiser trocar compre na Peugeot, pois paguei R$ 189,70. Já na concessionária Citroën me pediram R$ 210,00.

Problemas no CMF podem sim gerar a maledita mensagem, mas no meu caso não era só isso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#315

Mensagem por Xamã » Seg Dez 23, 2013 3:35 am

[quote name='rgdl' date='Dec 2 2013, 02:08 PM' post='23342']
[quote name='Stellman' date='Nov 30 2013, 06:20 PM' post='23332']
Boa noite. Este é minha primeira postagem. Possuo um 2005 2.0 exclusiv eautomatico. Semana passada começou a aparecer a maldita mensagm "defeito cambio automatico", acontece a pouco mais de um ano ja fiz o cambio. Levei na mesma oficina e ele me disse que tenho de trocar a chave seletora. Algumas vezes quando esta em "p" ele nem liga, tenho de mexer e colocar de novo em "p" para poder pegar. Gostaria da opnião de vcs.
[/quote]
Amigo, isso é problema no CMF mesmo. Vc pode retirá-lo e limpar os contatos e substituir o microswitch dele.

Eu troquei o meu e abri o que estava ruim e notei que o problema era só esse. Veja as fotos nesse post <a href="index.php?showtopic=4498" target="_blank">Anatomia de um contator multifunção CMF</a>

Mas se vc quiser trocar compre na Peugeot, pois paguei R$ 189,70. Já na concessionária Citroën me pediram R$ 210,00.

Problemas no CMF podem sim gerar a maledita mensagem, mas no meu caso não era só isso.
[/quote]

Prezadíssimo RGDL,

como foi a solução do problema?

O carro já está bom?

O que houve no câmbio?

Um abraço enorme e feliz natal, meu caro!
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Responder