Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
caldas
Habilitado
Nome: Caldas

Mensagem por caldas » Sex Out 11, 2013 6:14 am

Nobre XamãKing, você tem acesso ao Scanner Lexia 3 ?
Alguém de Niteroi-RJ ( mais proximo :P)
Estou realmente interessado na troca preventiva do óleo.

bruno laport
Sem Habilitação
Nome: bruno laport

Mensagem por bruno laport » Sex Out 11, 2013 2:07 pm

[quote name='Xamã' date='Oct 10 2013, 03:20 PM' post='22922']
:D Prezados,

seguem os dados para efeito de comparação:

ATF LT 71141
Method Unit
Kinematic Viscosity @ 40°C DIN 51 562-T1 mm 2/s 7.4
Kinematic Viscosity @ 100°C DIN 51 562-T1 mm 2/s 37
Dynamic Viscosity @-40°C ASTM D 2983 mod. mPa.s 18000
Density @ 15°C DIN EN ISO 12185 kg/l 0,855

ELF RENAULTMATIC D3 SYN Unidades Valores
Massa Volúmica a 15ºC kg/m3 866
Viscosidade Cinemática a 100ºC mm2/s 36,5
Viscosidade Cinemática a 40ºC mm2/s 7,2
Viscosidade Dinâmica a - 40ºC mPa.s 13.000

Há diferenças mínimas entre os dois ATF, no que diz respeito aos valores. Percebam a irrisória diferença de viscosidade cinemática aos 100ºC... :65322:
O Renaultmatic D3 Syn é, inclusive, pouca coisa mais viscoso - no dizer popular, pouca coisa mais "grosso" - que o Mobil LT71141, pois consegue se deslocar com menor velocidade, calculada em mm²/s, em comparação ao Mobil.
Na verdade, o índice de viscosidade afere muito mais a quantidade de aditivos melhoradores do índice de viscosidade (Viscosity Index Improvers ou VII's) encontrados no lubrificante e permite que se afirme como um lubrificante se comportará diante de grandes variações de temperatura.
Tanto o Renaultmatic D3 Syn e o Mobil LT71141 apresentam massa semelhante (em torno dos 0,8g/cm³) e ambos alcançam desempenho quase idêntico quando submetidos à temperatura de 100ºC, não parecendo ser à toa que equipam transmissões idênticas (a AL4 e a Renault DP0 e DP2).
Para responder à pergunta feita pelo amigo Crismat2001, posso dizer que o óleo que ele está usando, apesar do IV maior, tem desempenho quase idêntico ao do LT71141, de modo que acho que as variações sentidas pelo câmbio estão mais relacionadas ao contador de desgaste, às atualizações e ao reset dos auto - adaptativos.

Acho que é isto, por enquanto... :465974:

Xamã :lol:
[/quote]

Olá

Xamã,

acho que esse indice de viscosidade de 40º e 100º esta ao contrario não está??
Xamã
Habilitado
Nome: Xamã

Mensagem por Xamã » Sáb Out 12, 2013 2:37 pm

:D Prezado Bruno,

sim, as medidas sairam invertidas... :icon_smile_8ball:

O correto é considerar os seguintes valores:

ATF LT 71141
Method Unit
Kinematic Viscosity @ 40°C DIN 51 562-T1 mm 2/s 37
Kinematic Viscosity @ 100°C DIN 51 562-T1 mm 2/s 7,4

Viscosidade Cinemática a 100ºC mm2/s 7,2
Viscosidade Cinemática a 40ºC mm2/s 36,5

Quanto aos comentários feitos, tenho a dizer que o que foi dito acerca do Renaultmatic é que o mesmo é menos viscoso que o LT71141, quando submetido à temperatura de 100ºC, mas mantenho a afirmação de que as diferenças entre os lubrificantes é mínima. Para se entender o porquê da diminuição do número que mede a viscosidade cinemática à medida em que há o aumento da temperatura do óleo ATF, basta que se pense que quanto maior a velocidade terminal atingida pelo fluido em viscosímetro, menor o valor que será encontrado. Como os fluidos apresentam resistência ao seu próprio deslocamento cada vez menor quando submetidos a aumento gradual de temperatura, explica-se aí o porquê do aumento da velocidade terminal do óleo ATF em viscosímetro.

Sobre a viscosidade, vale dizer que é a medida da resistência ao escoamento de um líquido.
Já a relação entre a Viscosidade Cinemática (ν) e a Viscosidade Dinâmica (μ) é dada pela equação:

ν = μ / ρ

Onde ρ é a densidade de massa do líquido... :966283:

Sobre a unidade de medida utilizada nas fichas técnicas dos fluidos, pode-se associar as mesmas à medida padrão, em que se utiliza o Centistoke (cSt).

mm2/s - Milímetro quadrado por segundo (1 cSt) = cSt - Centistokes (0,01 St = 1 mm2/s)

Acho que compliquei demais galera, mas se ficar alguma dúvida, podem perguntar à vontade... :65322:

Mas a observação do Bruno foi pertinente! Brigadúúúúúúú!!!

[quote name='Caldas' date='Oct 11 2013, 06:14 AM' post='22938']
[/quote]

:D Nobilíssimo Caldas,

sou de Nikiti, mas só estarei na cidade depois do dia 27...

Me manda MP.

Posso ver como a gente consegue o Lexia 3.

Um abraço grande,
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
bruno laport
Sem Habilitação

Mensagem por bruno laport » Qua Out 16, 2013 3:07 pm

[quote name='Xamã' date='Oct 12 2013, 02:37 PM' post='22956']
:D Prezado Bruno,

sim, as medidas sairam invertidas... :icon_smile_8ball:

O correto é considerar os seguintes valores:

ATF LT 71141
Method Unit
Kinematic Viscosity @ 40°C DIN 51 562-T1 mm 2/s 37
Kinematic Viscosity @ 100°C DIN 51 562-T1 mm 2/s 7,4

Viscosidade Cinemática a 100ºC mm2/s 7,2
Viscosidade Cinemática a 40ºC mm2/s 36,5

Quanto aos comentários feitos, tenho a dizer que o que foi dito acerca do Renaultmatic é que o mesmo é menos viscoso que o LT71141, quando submetido à temperatura de 100ºC, mas mantenho a afirmação de que as diferenças entre os lubrificantes é mínima. Para se entender o porquê da diminuição do número que mede a viscosidade cinemática à medida em que há o aumento da temperatura do óleo ATF, basta que se pense que quanto maior a velocidade terminal atingida pelo fluido em viscosímetro, menor o valor que será encontrado. Como os fluidos apresentam resistência ao seu próprio deslocamento cada vez menor quando submetidos a aumento gradual de temperatura, explica-se aí o porquê do aumento da velocidade terminal do óleo ATF em viscosímetro.

Sobre a viscosidade, vale dizer que é a medida da resistência ao escoamento de um líquido.
Já a relação entre a Viscosidade Cinemática (ν) e a Viscosidade Dinâmica (μ) é dada pela equação:

ν = μ / ρ

Onde ρ é a densidade de massa do líquido... :966283:

Sobre a unidade de medida utilizada nas fichas técnicas dos fluidos, pode-se associar as mesmas à medida padrão, em que se utiliza o Centistoke (cSt).

mm2/s - Milímetro quadrado por segundo (1 cSt) = cSt - Centistokes (0,01 St = 1 mm2/s)

Acho que compliquei demais galera, mas se ficar alguma dúvida, podem perguntar à vontade... :65322:

Mas a observação do Bruno foi pertinente! Brigadúúúúúúú!!!

[quote name='Caldas' date='Oct 11 2013, 06:14 AM' post='22938']
[/quote]

:D Nobilíssimo Caldas,

sou de Nikiti, mas só estarei na cidade depois do dia 27...

Me manda MP.

Posso ver como a gente consegue o Lexia 3.

Um abraço grande,
[/quote]

olá,

será que todas as autorizadas possuem o Lexia 3?? estou querendo fazer a troca do óleo esse mes ainda e minha duvida é se as autorizadas fazem o reset do desgaste do combio a a atualização do software...

vcs que já fizeram principalmente em autorizadas no rio de janeiro qual o valor cobrado pelo serviço?? e em qual concessionária foi feita??
Xamã
Habilitado

Mensagem por Xamã » Qua Out 23, 2013 11:33 pm

:D Queridos amigos,

uma questão que se apresenta, para mim, e que penso ser de suma importância nas nossas discussões é a obtenção de saídas eficientes para a velha e cara ditadura dos fluidos Pentosin ATF-1 e Mobil LT71141. Ambos já não trazem ou agregam o que seria o supra sumo em termos de tecnologia e as transmissões nossas precisam de algo que, em português chulo, seria o "pica das galáxias"... :65322:

Já temos as opções trazidas ao mercado pela Z - Lub, mas parece haver um consenso de que são produtos novos e cujos resultados a longo prazo seriam, ainda, incógnitas.

Bom, voltei aos estudos... :465974:

Bem, nossas transmissões utilizam fluidos de classificação DEXRON III - G. Tal classificação foi descontinuada pela General Motors em 2006 e uma nova classificação foi adotada, sendo que a mais recente especificação para os fluidos de transmissões automáticas atende pela sigla DEXRON - VI.

Parece haver um consenso de que os fluidos DEXRON VI são, em verdade, os ATF - VI... :154740:

Curiosamente, a General Motors, em seus comunicados aos seus consumidores, nos EUA, deixou claro que os novos fluidos DEXRON - VI podem e devem substituir, com muitas vantagens, todas as classificações anteriores, no que se incluem as velhas especificações DEXRON III (mais suas variações...) e DEXRON II.

Ora, desta forma, já teríamos mais uma opção de fluidos nos novos DEXRON - VI, que estão chegando ao mercado para equipar as modernas transmissões de 6 (seis) marchas dos novos Chevrolet.

Já analisei a ficha técnica de alguns deles. Reparei uma diminuição sensível nas viscosidades cinemáticas, tanto quando submetidos aos 40ºC, como quando submetidos aos 100ºC, sendo que também observei valores de índice de viscosidade menores, na casa dos 140 e 150. A queda de viscosidade não me assustou muito, haja vista que a queda de viscosidade dos DEXRON III é muito mais intensa que a que ocorre nos DEXRON VI, de modo que, no final das contas, o uso de um fluido menos viscoso não seria sentida pelas transmissões automáticas.

Mas seriam tais fluidos - os DEXRON VI - adequados às nossas transmissões?

Parece que sim e com muitas vantagens. É bem verdade que nossas caixas AL4 não foram produzidas pela GM, mas usam fluidos baseados na classificação da GM. Se a Chevrolet do Brasil e a GM norte - americana afirmam, taxativamente, que este fluido substitui, com inúmeras vantagens, os óleos de classificação DEXRON III e DEXRON II, nossos fluidos, classificados como LT71141, e do tipo DEXRON III - G, já estariam incluídos no rol dos que poderiam ser substituídos sem medo pelos novos DEXRON VI.

Ora, isto seria ótimo, não seria?

Há algumas pistas que me levam a pensar que minhas conclusões podem ter um fundo bem grande de verdade. Vejamos:

1º) O fluido sintético, comercializado pela Z - Lub, e que é adequado às nossas caixas AL4, era chamado simplesmente de "ATF - VI" e atendia à especificação DEXRON - VI, DEXRON III e LT71141, antes de ser renomeado simplesmente para "MTF - S" (vide o link: <a href="http://www.zlub.com.br/produtos.html);" target="_blank">http://www.zlub.com.br/produtos.html);</a>
2º) Os folhetos técnicos acerca dos modernos DEXRON VI, como o que especifica as características técnicas dos novos Mobil DEXRON VI ATF, são extremamente econômicos ao falar desses fluidos, limitando-se a dizer que substituem com vantagens os antigos DEXRON III e DEXRON II. Tal omissão teria, muito provavelmente, o condão de manter o mercado dos antigos fluidos já em linha, específicos para as diversas variações encontradas dentro da classificação DEXRON III, como é o caso do nosso Mobil LT71141.

Diante dos fatos, vou seguir em frente com as pesquisas!

Aparentemente, os DEXRON VI são a nova realidade para as transmissões ainda baseadas nos DEXRON III (mais variações) e DEXRON II. O custo de aquisição dos mesmos é bem mais baixo, no geral, quando comparados aos praticados para os fluidos muito específicos, ainda baseados nas classificações já descontinuadas pela General Motors. O fato é que diversas transmissões da GM, que sempre utilizaram fluidos DEXRON III ou DEXRON II, estão usando os novos DEXRON VI, sem que apresentem quaisquer problemas.

Sinceramente, acho que vou me candidatar á utilização de um moderno DEXRON VI, semissintético ou 100% sintético, na minha AL4, que ainda está nos seus primeiros 15.000 kms.

As pesquisas vão continuar e vou continuar postando. Acho, sinceramente, que com o aprofundamento das discussões, conseguiremos vencer o verdadeiro cartel que se formou em torno das transmissões AL4, eis que há óleos específicos e caros e serviços de manutenção, igualmente caríssimos, que fazem a alegria de muitos mecânicos por aí...

Acho que, por hoje, é isso... :966762:

Um abraço grande a todos os amigos,
caldas
Habilitado

Mensagem por caldas » Qui Out 24, 2013 8:16 am

Mais uma vez Grande contribuição do XamanKing :)

Xaman, já descobriu um local, adequado, para fazer a troca do fluido em Niterói ? Ou teria que ser no Rio mesmo?

Ouvi falar de um tal de Denis de Jacarepagua, seria a melhor opção vide concessionárias ? :465974:
Xamã
Habilitado

Mensagem por Xamã » Qui Out 24, 2013 6:27 pm

[quote name='Caldas' date='Oct 24 2013, 08:16 AM' post='23102']
Mais uma vez Grande contribuição do XamanKing :)

Xaman, já descobriu um local, adequado, para fazer a troca do fluido em Niterói ? Ou teria que ser no Rio mesmo?

Ouvi falar de um tal de Denis de Jacarepagua, seria a melhor opção vide concessionárias ? :465974:
[/quote]

:D Prezado Caldas,

na verdade, estou bolando uma peça para fazer a diálise do câmbio AL4, de modo que a troca de todo o fluido (100%) seja possível e menos custosa para todos nós.

Já comecei o projeto e devo concluir em alguns dias. Tô doido para mudar o óleo do câmbio da "nave", de modo que possa utilizar o carro sem os receios da degradação precoce do Mobil LT71141.

Não conheço oficina em Niterói que faça esta troca e acho temeroso indicar pessoas com as quais nunca lidei.

A gente mantém contato...

Um abraço grande,
bruno laport
Sem Habilitação

Mensagem por bruno laport » Ter Out 29, 2013 3:20 pm

[quote name='Xamã' date='Oct 23 2013, 10:33 PM' post='23100']

uma questão que se apresenta, para mim, e que penso ser de suma importância nas nossas discussões é a obtenção de saídas eficientes para a velha e cara ditadura dos fluidos Pentosin ATF-1 e Mobil LT71141. Ambos já não trazem ou agregam o que seria o supra sumo em termos de tecnologia e as transmissões nossas precisam de algo que, em português chulo, seria o "pica das galáxias"... :65322:

Já temos as opções trazidas ao mercado pela Z - Lub, mas parece haver um consenso de que são produtos novos e cujos resultados a longo prazo seriam, ainda, incógnitas.

Bem, nossas transmissões utilizam fluidos de classificação DEXRON III - G. Tal classificação foi descontinuada pela General Motors em 2006 e uma nova classificação foi adotada, sendo que a mais recente especificação para os fluidos de transmissões automáticas atende pela sigla DEXRON - VI.

Parece haver um consenso de que os fluidos DEXRON VI são, em verdade, os ATF - VI... :154740:

Curiosamente, a General Motors, em seus comunicados aos seus consumidores, nos EUA, deixou claro que os novos fluidos DEXRON - VI podem e devem substituir, com muitas vantagens, todas as classificações anteriores, no que se incluem as velhas especificações DEXRON III (mais suas variações...) e DEXRON II.

Ora, desta forma, já teríamos mais uma opção de fluidos nos novos DEXRON - VI, que estão chegando ao mercado para equipar as modernas transmissões de 6 (seis) marchas dos novos Chevrolet.

Já analisei a ficha técnica de alguns deles. Reparei uma diminuição sensível nas viscosidades cinemáticas, tanto quando submetidos aos 40ºC, como quando submetidos aos 100ºC, sendo que também observei valores de índice de viscosidade menores, na casa dos 140 e 150. A queda de viscosidade não me assustou muito, haja vista que a queda de viscosidade dos DEXRON III é muito mais intensa que a que ocorre nos DEXRON VI, de modo que, no final das contas, o uso de um fluido menos viscoso não seria sentida pelas transmissões automáticas.

Parece que sim e com muitas vantagens. É bem verdade que nossas caixas AL4 não foram produzidas pela GM, mas usam fluidos baseados na classificação da GM. Se a Chevrolet do Brasil e a GM norte - americana afirmam, taxativamente, que este fluido substitui, com inúmeras vantagens, os óleos de classificação DEXRON III e DEXRON II, nossos fluidos, classificados como LT71141, e do tipo DEXRON III - G, já estariam incluídos no rol dos que poderiam ser substituídos sem medo pelos novos DEXRON VI.

Há algumas pistas que me levam a pensar que minhas conclusões podem ter um fundo bem grande de verdade. Vejamos:

1º) O fluido sintético, comercializado pela Z - Lub, e que é adequado às nossas caixas AL4, era chamado simplesmente de "ATF - VI" e atendia à especificação DEXRON - VI, DEXRON III e LT71141, antes de ser renomeado simplesmente para "MTF - S" (vide o link: <a href="http://www.zlub.com.br/produtos.html);" target="_blank">http://www.zlub.com.br/produtos.html);</a>
2º) Os folhetos técnicos acerca dos modernos DEXRON VI, como o que especifica as características técnicas dos novos Mobil DEXRON VI ATF, são extremamente econômicos ao falar desses fluidos, limitando-se a dizer que substituem com vantagens os antigos DEXRON III e DEXRON II. Tal omissão teria, muito provavelmente, o condão de manter o mercado dos antigos fluidos já em linha, específicos para as diversas variações encontradas dentro da classificação DEXRON III, como é o caso do nosso Mobil LT71141.

Aparentemente, os DEXRON VI são a nova realidade para as transmissões ainda baseadas nos DEXRON III (mais variações) e DEXRON II. O custo de aquisição dos mesmos é bem mais baixo, no geral, quando comparados aos praticados para os fluidos muito específicos, ainda baseados nas classificações já descontinuadas pela General Motors. O fato é que diversas transmissões da GM, que sempre utilizaram fluidos DEXRON III ou DEXRON II, estão usando os novos DEXRON VI, sem que apresentem quaisquer problemas.

Sinceramente, acho que vou me candidatar á utilização de um moderno DEXRON VI, semissintético ou 100% sintético, na minha AL4, que ainda está nos seus primeiros 15.000 kms.

As pesquisas vão continuar e vou continuar postando. Acho, sinceramente, que com o aprofundamento das discussões, conseguiremos vencer o verdadeiro cartel que se formou em torno das transmissões AL4, eis que há óleos específicos e caros e serviços de manutenção, igualmente caríssimos, que fazem a alegria de muitos mecânicos por aí...

[/quote]

Olá,

diante dos fatos citados acima vou fazer uma pesquisa de preços do Mobil Dexron VI ATF e ver se faço uma troca do fluido na minha C4 que já esta com 45.000km,

vc pretende fazer a troca do óleo da sua quando??
caldas
Habilitado

Mensagem por caldas » Ter Out 29, 2013 4:08 pm

No manual de manutenção do cambio, o fabricante e não a Citroen diz que tem que trocar a cada 60.000
Mas isso é padrão EUROPA, no nosso forno de Pais e transito pesado, eu trocaria na casa dos 40.000
Xamã
Habilitado

Mensagem por Xamã » Qua Nov 13, 2013 8:36 pm

[quote name='bruno laport' date='Oct 29 2013, 03:20 PM' post='23142']
Olá,

diante dos fatos citados acima vou fazer uma pesquisa de preços do Mobil Dexron VI ATF e ver se faço uma troca do fluido na minha C4 que já esta com 45.000km,

[/quote]

:D Prezadíssimo Bruno,

mil perdões pela demora em te responder, meu querido, mas estou de férias e viajando muito.

A esposa está junto... :28720: E, aí, fica difícil pegar o computador para falar sobre carros... :465974:

A troca ocorrerá quando o meu Pallas completar os 20.000 kms. No máximo, aguardarei para fazer a troca aos 25.000 kms. Acho que o quanto antes for substituído o fluido, melhor!

Vou de DEXRON - VI, utilizado nas novas transmissões GM. É um fluido relativamente fácil de achar aqui no RJ e de qualidade garantida... E já o achei por R$ 45,00... :966762:

Já adquiri uma flange, que está sendo adaptada ao trocador de calor da AL4, para possibilitar a "diálise" da transmissão automática em máquinas de vácuo tradicionais, como é feito nas transmissões tradicionais da AISIN. Só assim vou conseguir, com meros 10 litros de fluido, uma troca 100% completa.

Aguardem! :65322:

Um abraço a todos,
bruno laport
Sem Habilitação

Mensagem por bruno laport » Seg Nov 18, 2013 3:39 pm

Olá, Xamã,

vou trocar o óleo pelos dexron VI tambem da mobil, e apesar de ser oleos mais modernos que os LT71141 são bem mais em conta, na casa dos 40,00 o litro emquanto o LT71141 na casa dos 75,00,

vc já concluiu sua peça para fazer a troca??

estou pensando em fazer uma troca de 10L parcial pra ver o resultado com o dexron VI e depois termino a limpeza..

[quote name='Xamã' date='Nov 13 2013, 08:36 PM' post='23218']
[quote name='bruno laport' date='Oct 29 2013, 03:20 PM' post='23142']
Olá,

[/quote]

:D Prezadíssimo Bruno,

mil perdões pela demora em te responder, meu querido, mas estou de férias e viajando muito.

A esposa está junto... :28720: E, aí, fica difícil pegar o computador para falar sobre carros... :465974:

A troca ocorrerá quando o meu Pallas completar os 20.000 kms. No máximo, aguardarei para fazer a troca aos 25.000 kms. Acho que o quanto antes for substituído o fluido, melhor!

Vou de DEXRON - VI, utilizado nas novas transmissões GM. É um fluido relativamente fácil de achar aqui no RJ e de qualidade garantida... E já o achei por R$ 45,00... :966762:

Já adquiri uma flange, que está sendo adaptada ao trocador de calor da AL4, para possibilitar a "diálise" da transmissão automática em máquinas de vácuo tradicionais, como é feito nas transmissões tradicionais da AISIN. Só assim vou conseguir, com meros 10 litros de fluido, uma troca 100% completa.

Aguardem! :65322:

Um abraço a todos,
[/quote]
leo_spitz
Sem Habilitação
Nome: leo_spitz

Mensagem por leo_spitz » Qua Nov 20, 2013 9:45 am

Amigos...

Considerando o que foi dito lá no início desse maravilhoso tópico: que o câmbio faz um contagem burra de desgaste, em especial quanto ao número de trocas de marcha e o tempo que o carro permanece engrenado, não seria interessante, nas paradas, colocarmos o carro no neutro?

Seria menos tempo engrenado, reduzindo a contagem... ou viajei completamente?!
Por outro lado, seria mais uma troca de marcha, aumentando a contagem...

Além disso, em trajetos rodoviários sem muito trânsito, seria interessante usar o piloto automático com o câmbio no modo manual em 4º marcha.

Falo por experiência, pois tive uma XSPS 2011 BVA... e o piloto automático no Drive era um absurdo... redução de marcha por nada... então usava o tiptronic na quarta marcha e acionava o piloto, reduzindo somente quando necessário, pois não existe câmbio mais "inteligente" que o manual....... salvo alguns animais que esticam marcha pra logo ali na frente parar no sinal vermelho.

Abraço.
Atual C4 Pallas GLX BVA 2013 Branco
Ex Xsara Picasso GLX 2008 Preta
EX Xsara Picasso Exclusive 2011 Preta
caas.ribeiro
Sem Habilitação
Nome: caasr

Mensagem por caas.ribeiro » Seg Dez 02, 2013 3:53 am

[quote name='Xamã' date='Oct 23 2013, 11:33 PM' post='23100']

[/quote]

Grande Xamã!!!
E aí, a quantas anda seu projeto do XFK (Xamã's Flushing Kit)? :icon_smile_approve:
É que estou me preparando para sair de férias e farei a revisão dos 70.000 km do meu C4 Pallas Exclusive nas próximas semanas. O motor ficou uma beleza depois da retífica e o óleo 5W40 deixou-o macio mesmo.

No início da semana passada o câmbio começou a apresentar um comportamento estranho:
com o carro parado, ao colocar a alanca em D, aparece N no painel. Então tenho que posicionar a alavanca novamente em P e puxar com um pouco mais e força para, ao chegar na posição D, o câmbio engatar, de fato, a 1ª. :827520: Desde então, tenho notado que o problema ocorre com um certa frequência. Mas depois que a 1ª está engatada, as trocas de marcha se sucedem normalmente, sem qualquer problema.
Alguma ideia do que pode estar ocorrendo?

Abs e uma boa semana a todos.

Carlos
bruno laport
Sem Habilitação

Mensagem por bruno laport » Ter Dez 03, 2013 4:00 pm

OLÁ,

XAMÃ,

E AÍ COMO ESTA A PEÇA PARA DIALISE PARA O C4??

COMPREI DEXRON VI POR 49,00 NO ML E VOU FAZER A TROCA, MAIS AINDA ESTOU MEIO TEMEROSO EM NÃO USAR O LT71141

FICO NO AGUARDO, SOU DO INTERIOR DO RIO MAIS PODEMOS MARCAR UM DIA PRA BATER UM PAPO

BRUNO LAPORT
Ronaldo Mansera
Sem Habilitação
Nome: Ronaldo Mansera

Mensagem por Ronaldo Mansera » Qua Dez 04, 2013 9:37 pm

Olá Pessoal!

Sou novo aqui no Forum e estou na luta com o Xantia do meu pai... Ele comprou o carro há algum tempo e o carro está ZERO, porém começaram os primeiros probleminhas... Já troquei as mangueiras polvo ressecadas, esfera da conjuntora e agora vou trocar as duas traseiras. To afim de aproveitar o embalo e trocar o óleo do câmbio (que a citro diz que nunca precisa). Alguém sabe como faço essa troca passo a passo?
Responder