Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#286

Mensagem por mlhz » Sex Abr 12, 2013 8:31 pm

Eu tb trocava sô o óleo para ver como fica.


Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#287

Mensagem por Lortoo » Sáb Abr 20, 2013 9:06 pm

Bem....quando eu comprei o meu XSARA PICASSO.. ele tava com 50K....na primeira semana apareceu a mensagem depois de um baita tranco...

fiz duas coisas: troquei o coxim da caixa... e atualizei o soft da caixa (zerei os erros também)..

hj ele está com 150K...isso tem 4 anos... e nao tive mais problemas com o câmbio..desde então..


mas como nem tudo são flores...eu tenho também um 307 sedan GRIFFE (Argentino..arggggggghhh)..ele me deu varias mensagens de erro no cambio....teve seu cambio condenado (R$7.000,00) ..troquei o coxim superior e o da caixa e resolveu...!!!rsrsrsr e de vez em quando ainda me mostra o ar da graça..depois de troca de coxins...atualização de soft do motor e caixa..e tal... noto que isso acontece com o aumento da temperatura (resfriador de óleo vagabundo...pro Brasil..)... na estrada ..andando bem...nem se nota...rsrsrsrs

abraços
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#288

Mensagem por Xamã » Sáb Abr 20, 2013 10:42 pm

:D Prezados,

o trocador de óleo da minha caixa AL4 vai passar a ser este aqui (seguem, abaixo, as três fotos):

Imagem

Imagem

Imagem

A peça equipa os câmbios DP2 (evolução dos Renaults DP0 e que nada mais são que nossas AL4), dos Renaults Logan, Sandero e Duster. Nenhum destes carros têm apresentado defeito crônico nas caixas automáticas.

Fui ao concessionário Renault medir a peça e percebi que, de fato, é 40 mm maior (mais profunda) que os trocadores de calor das nossas AL4. Aparentemente, realiza trocas térmicas de forma mais eficiente. Só que parecem haver diferenças também no parafuso oco utilizado para a fixação da peça, de modo que o mesmo também deve ser trocado.

Nos concessionários Renault, estão utilizando esta peça nos câmbios dos Mégane e Scénic automáticos, de modo que parece ser totalmente compatível com a caixa AL4. Ainda não comprei as peças para testar a compatibilidade, mas é fato que as peças antigas eram iguais nas caixas DP0 e AL4.

Junto com a troca, vou drenar a caixa e utilizar um fluido sintético de alta performance, para ver se o problema do superaquecimento do óleo vira coisa do passado no meu C4 Pallas... :966762:


Descartei, por enquanto, a instalação de um radiador de óleo à parte com a flange específica pelo fato do meu carro ainda estar na garantia, sem deixar de mencionar que a solução exige investimentos mais elevados se comparados à instalação desta peça reprojetada.

Um abraço grande a todos,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#289

Mensagem por ilima » Dom Abr 21, 2013 1:12 am

[quote name='Vitor Abreu' date='Apr 12 2013, 09:52 AM' post='21292']
Se voce ler atentamente o topico, tem usuario com C4 reclamando desse mesmo problema...

:28720: voce que não entendeu minha pergunta, ou eu que não soube me explicar....

Todos os c4 compartilham do mesmo AL4 das Picasso... Porque todos os problemas SÓ ACONTECEM NA PICASSO?

:966283: :966283:
[/quote]

Vitor,

Não quis zombar de vc. Se entendeu assim, peço desculpas.

Com relação à pergunta, sim, o câmbio do Picasso é o mesmo utilizado no C4.

Mudam poucas coisas, de modelo p modelo - como p. ex. o tipo de acionamento no que se refere à C4 Picasso e à Grand. Mas no geral é o mesmo câmbio.

Infelizmente, sofre dos mesmos problemas.

Veja que até a 4 rodas, quando testou um C4 Pallas no teste de longa duração , teve problemas. Procure na internet que vc vai achar.

Talvez sobressaia mais na Picasso pq foi muito mais vendida e também porque já tem mais tempo de uso.

Abraços,

Ivan Lima
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#290

Mensagem por Xamã » Sáb Abr 27, 2013 5:16 pm

:D Prezados amigos,

para quem está correndo atrás de uma solução definitiva e com custos baixos para dar um fim ao problema de superaquecimento dos câmbio AL4, parece que está surgindo uma luz no fim do túnel... :925400:

Vejam este anúncio aqui, do site chinês Aliexpress: <a href="http://www.aliexpress.com/item/Universa ... 14572.html" target="_blank">Flange para adaptação de radiador de óleo no câmbio (possível solução para os AL4)</a>

Reparem na foto em que a peça está dividida em duas. Reparem atentamente na parte metade da peça que possui dois anéis de borracha. Bem, este parafuso central é que fixaria a peça ao local onde hoje fica o trocador de calor dos câmbio AL4. O parafuso central da peça, que precisará ter o diâmetro da rosca e perfil da rosca iguais ao do parafuso de refrigeração ("banjo bolt") atual da transmissão AL4, é que unirá a flange à parede do câmbio dos Citroen.

O óleo aquecido sairia pelo canal central da peça, passando através da rosca de fixação da mesma e retornaria ao câmbio, já refrigerado (após passar por um generoso radiador de óleo independente...), pelo canal que se encontra no corpo da flange, imediatamente ao lado do furo central da peça.

Acho que, aí, dá certo! :465974:

Já mandei mensagem para o vendedor do site, mas ainda não tenho as medidas do diâmetro dos anéis internos do trocador de calor original dos AL4. Quando tiver em mãos as medidas, vou mandar para o vendedor da peça e verificar se a adaptação é possível.

A peça, já incluído o custo de envio para o Brasil, ficaria em menos de R$ 80,00... :65322:

Vou correr atrás!

Um abraço a todos,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
tovarclaudio
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Jun 04, 2013 6:41 pm
Nome: claudio tovar

#291

Mensagem por tovarclaudio » Qua Jun 05, 2013 11:34 pm

Boa noite,

Hj e meu primeiro post. Tenho um C4 com 40000 e agora, qdo pego engarrafamento mais duradouro, a marcha da um tranco da 1 p 2. Pelo q vejo e algo comum e fico chateado de pensar na possibilidade de sair da Citroen. Tenho 2 amigos com igual problema, sendo q ambos com kilometragem inferior. Fui muito bem atendido na filial Taquara (RJ) e a orientacao e q primeiro trocarao as valvulas e caso nao resolva o carro ira para SP e devera ficar por 15 a 20 dias. Nao garantem carro reserva, mesmo na garantia. Pergunto: isto solucionara? As etapas sao estas? Pode haver o reparo apenas c as trocas das valvulas? Nao seria o caso de um recall? Espero nao me decepcionar e ter meu problema sanado. Fiquei chateadissimo. Espero nao me decepcionar ainda mais e poder seguir em frente trocando por novos carros da Citroen.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#292

Mensagem por rgdl » Qui Jun 06, 2013 12:46 am

Tranco de 1ª para 2ª não indica cambio em modo de segurança.

Quando o cambio está com problemas nas eletroválvulas ele entra em modo de segurança e nesse modo só engata a 3ª marcha. O tranco que falamos nessa situação é um tranco violento que pode, em alguns casos mais graves, provocar até uma colisão.

Também, quando o cambio entra em modo de segurança, ocorre o aviso no painel de defeito no cambio.

O cambio AL4, por uma questão de projeto, não tem uma mudança muito suave da 1ª para a 2ª ou vice versa. Isso é característica do projeto. Minimizaram isso com uma atualização de software, mas continua existindo. Esses problemas de tranco na 1ª e 2ª sem aviso no painel ocorrem mais quando o óleo está desgastado e precisa ser trocado.

Então, se seu cambio não tem mensagem de defeito no computador de bordo, e nem está engatado direto na 3ª marcha, não vejo porque trocar solenoides.

Pelas informações que vc deu está parecendo mais que os caras estão querendo plantar defeito para arrumar um dinheiro fácil.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Jun 06, 2013 12:48 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
tovarclaudio
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Jun 04, 2013 6:41 pm
Nome: claudio tovar

#293

Mensagem por tovarclaudio » Qui Jun 06, 2013 4:02 pm

Muito obrigado pela resposta. Na realidade quando o carro esta realmente aquecido, tipo num grande engarrafamento, aí o tranco é indubitavelmente anomalo. A ponto dos meus filhos (3 e 12 anos) perguntarem o que ocorre. Ele demora até um alto giro para passar da 2 para a 3. De qualquer maneira, como esta na garantia e o gerente pós venda me pareceu honesto, vou trocar a solenoide e o óleo. Vc acha que fará mal?

Realmente mto obrigado pela gentileza em me responder.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#294

Mensagem por rgdl » Qui Jun 06, 2013 4:35 pm

Durante esses trancos aparece alguma mensagem no painel? Tipo "anomalia cambio automático"?

De qualquer maneira como vc falou que o problema só ocorre quando está no transito pesado não afirmou que leu a mensagem no painel, então é certo que o problema seja só o óleo mesmo.

Isso já foi discutido aqui, o problema é que essa caixa não foi "tropicalizada" com isso o óleo superaquece e degrada rapidamente. O X da questão está no trocador de calor do óleo do cambio, inadequado para nossas condições climáticas. Isso impõe que o óleo seja trocado com certa regularidade algo em torno dos 40/60.000 km, mas ai entra a lenda de que o óleo dessa caixa é vitalício e muitas autorizadas se recusam a efetuar a troca.

Bom, se está na garantia manda trocar, não fará mal nenhum. Aproveita e vê se o Software de sua caixa já está atualizada para a versão que reduz o problema do tranco da 1ª para a 2ª marcha.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#295

Mensagem por mlhz » Ter Jul 02, 2013 11:52 am

uma boa explicação sobre cambios automáticos:

<a href="http://www.jalopnik.com.br/como-funcion ... utomatico/" target="_blank">http://www.jalopnik.com.br/como-funcion ... matico/</a>

vale a pena ler até e ver o vídeo até o final.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#296

Mensagem por rgdl » Sex Jul 05, 2013 10:20 am

Depois de rodar mais de 20.000 km após a compra o carro apresentou o bendito alerta de falha no cambio automático.

Isso foi na quarta feira (03/06/2013). Eu estava retornando de Volta Redonda pela Rodovia dos Metalúrgicos quando o deu um apito e a mensagem no CB e o cambio entrou em modo de segurança. Foi bem num momento de troca de marcha, uma redução de 4ª par 3ª.

Eu fiz o que se cansa de falar aqui, encostei e desliguei o carro e liguei novamente. O carro voltou a funcionar corretamente e não deu mais nenhum aviso até agora.

Mas já vou comprar o óleo hoje mesmo para trocar, vou colocar o Renaultmatic D3 SYN que está a R$ 58,00 o litro na concessionária.

Vou fazer só uma troca parcial porque a grana está curta, mas vou fazer de novo tão logo dê uma folga.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#297

Mensagem por rgdl » Sáb Jul 06, 2013 8:16 am

Ontem deu o aviso novamente, o que notei é que o aviso somente dá quando o carro está em subida, o que sugere que o problema está na solenoide que controla o conversor de torque pilotado.

Para quem não sabe o conversor de torque do cambio AL4 é do tipo pilotado, isso significa que ele possui uma trava, acionada por uma solenoide, que impede que a rotação transmitida pelo conversor de torque ao cambio seja menor que a rotação vinda do motor. Sem esse artifício haveria uma diferença o que ocasionaria alguns inconvenientes como alto consumo de combustível, ausência de freio motor, etc...

As duas solenoides que tanto dão problema tem funções específicas, uma controla a pressão do óleo e a outra controla o piloto do conversor de torque.

De qualquer maneira já troquei o óleo, mas curiosamente não entraram os 4 litros que tanto se comenta, com 2,5 litros a caixa já estava cheia e vazando óleo pelo medidor de nível. Ai eu pergunto é isso mesmo?

A constatação básica é a seguinte, o cambio ficou muito mais macio, as trocas de 1ª para 2ª marcha ficaram imperceptíveis. Até agora nada de aviso, mas ainda é cedo para dizer que não haverá nenhum. Eu posto aqui se ocorrer mais algum ao longo da semana.

Usei o óleo que falei no post anterior o Renaultmatic D3 SYN que custou exatamente R$ 56,73. É um óleo mais barato e até um pouco superior ao Mobil LT 71141 porque é 100% sintético. Curiosamente ele é vermelho e não amarelo como eu esperava que fosse.
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Jul 06, 2013 8:37 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#298

Mensagem por mlhz » Ter Jul 16, 2013 8:08 pm

No meu entraram 4lts.

Fica mais macio mesmo o cambio.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
caldas
Habilitado
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Dez 20, 2012 3:54 pm
Nome: Caldas

#299

Mensagem por caldas » Qua Jul 17, 2013 8:54 am

Estou a pensar com meus botões...
O sistema de refrigeração do cambio não usa uma mangueira do arrefecimento do motor ?
Não seria melhor inverstir em um Fluido para Radiadores melhor para também beneficiar o cambio também ?
Editado pela última vez por caldas em Qua Jul 17, 2013 8:56 am, em um total de 1 vez.
esquerdo
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:34 pm
Nome: Esquerdo
Localização: Niterói - RJ
Contato:

#300

Mensagem por esquerdo » Qua Jul 17, 2013 11:37 am

Caro rgdl, com quem voce fez a troca de oleo?

Eu estou preocupado com o meu e gostaria de fazer algo de modo a nao passar por esse problema.
Meu carro já está com 50.000 km.

Obrigado

att
Daniel Esquerdo

[quote name='rgdl' date='Jul 6 2013, 08:16 AM' post='21999']
Ontem deu o aviso novamente, o que notei é que o aviso somente dá quando o carro está em subida, o que sugere que o problema está na solenoide que controla o conversor de torque pilotado.

Para quem não sabe o conversor de torque do cambio AL4 é do tipo pilotado, isso significa que ele possui uma trava, acionada por uma solenoide, que impede que a rotação transmitida pelo conversor de torque ao cambio seja menor que a rotação vinda do motor. Sem esse artifício haveria uma diferença o que ocasionaria alguns inconvenientes como alto consumo de combustível, ausência de freio motor, etc...

As duas solenoides que tanto dão problema tem funções específicas, uma controla a pressão do óleo e a outra controla o piloto do conversor de torque.

De qualquer maneira já troquei o óleo, mas curiosamente não entraram os 4 litros que tanto se comenta, com 2,5 litros a caixa já estava cheia e vazando óleo pelo medidor de nível. Ai eu pergunto é isso mesmo?

A constatação básica é a seguinte, o cambio ficou muito mais macio, as trocas de 1ª para 2ª marcha ficaram imperceptíveis. Até agora nada de aviso, mas ainda é cedo para dizer que não haverá nenhum. Eu posto aqui se ocorrer mais algum ao longo da semana.

Usei o óleo que falei no post anterior o Renaultmatic D3 SYN que custou exatamente R$ 56,73. É um óleo mais barato e até um pouco superior ao Mobil LT 71141 porque é 100% sintético. Curiosamente ele é vermelho e não amarelo como eu esperava que fosse.
[/quote]
Esquerdo

C3 Aircross GLX 1.6 flex 14/14
Responder