Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#241

Mensagem por Dynared » Qui Fev 07, 2013 10:28 pm

Prezados colegas, o meu possante voltou da oficina. Conforme postei a alguns dias, resolvi acionar o garantia da loja, e acho que foi a aposta certa.

Conforme informações do proprietário (da loja), um dos mecânicos ficou rodando com o carro com o scanner plugado, até o mesmo esquentar. Identificaram a famosa "falta de pressão" , quando ele ficava mais quente. Isso ocorria por alguns desgastes, dentre eles o óleo e uns anéis de vedação que ficam entre as machas. Tudo foi trocado, inclusive as selanóides e carro ficou muito bom. Agora ele responde de maneira parecida quando quente e quando frio, ou seja, sem trancos. O engate da 1 ª marcha em reduzida está mais suave, quase imperceptível.

Fica a dica pessoal, nunca faça um serviço de cara. Rodem bastante, leiam bastante e principalmente, discutam. Não aceitem essa tese de "caixa condenada". Concordo que perto de outras, a AL4 é de longe a mais problemática, mas não significa que ela precisa ser aberta logo nos primeiros defeitos. Li em outro fórum que tem mecânico fazendo 4 câmbios por mês .... Aí fica a pergunta, será que todos estavam condenados ?


Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#242

Mensagem por Xamã » Sáb Fev 09, 2013 2:19 pm

:D Prezados colegas sofredores com a caixa AL4,

acho que a solução foi encontrada para que esta transmissão não mais dê defeitos em 200.000 kms.

Vejam este link, que leva ao último posto do tópico que discute óleos mais eficientes para a transmissão Al4: <a href="index.php?showtopic=3909&st=40" target="_blank">Possibilidade de adaptação de uma flange que permite a utilização de radiador de óleo próprio para o câmbio AL4</a>

Com a adaptação da mencionada flange, que elimina o circuito de refigeração à água para as caixas de marcha, passa-se a utilizr um radiador de óleo próprio, como acontece com as caixas de marca da AISIN. Esta flange, que tem maior capacidade de vazão de óleo, levaria o óleo para um radiador específico, só da caixa de marchas - que teria que ser instalado, em conjunto, com boas mangueiras e braçadeiras - e este ficaria com a função de manter, de forma muito mais eficiente, a temperatura do óleo baixa.

Óleo mais frio é garantia de longevidade e de ausência de problemas na caixa AL4. E, acaso se utilize esta flange, a troca do fluido da transmissão já poderia ser feita por meio de máquina de flushing, como acontece nas transmissões da AISIN, com custos bem mais baixos e maior eficiência.

Acho que, finalmente, uma solução para os nossos problemas já existe, mas ainda precisa ser testada nos nossos carros.

Sinceramente, acho que vou tentar comprar uma flange destas.

Um abraço a todos,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#243

Mensagem por Dynared » Sáb Fev 09, 2013 4:22 pm

Xamã, obrigado por compartilhar conosco. Parece ser uma alternativa simples e de fácil instalação. Acho que depois da adaptação que a Renault fez nos últimos carros (que é parecida), entendo que essa seja a saída.

Assim, fica comprovado que a origem de tudo, é realmente a temperatura do óleo dentro da caixa, que acaba por deteriorar todo o sistema, ou a maioria dos componentes (algo amplamente discutido aqui).

Se a maioria de nós que não somos engenheiros, corremos atrás e chegamos a essa conclusão, isso significa que a PSA já sabia disso a muito tempo, mas tenta empurrar o reparo da caixa em suas concessionárias, ao invés de fazer uma pequena intervenção em seus modelos e resolver pelos menos parcialmente, o problema.

Que ela vende carros mal tropicalizados eu já sabia, mas pagava por ter um carro mais avançado tecnologicamente. Hoje tenho um C3 e uma Picasso, mas depois dessa, confesso que fiquei chateado com a marca.

Até hoje não vi ninguém que importe a peça ou faça o serviço. Se achar, acho que o custo x benefício seria interessante.
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#244

Mensagem por Xamã » Sáb Fev 09, 2013 5:13 pm

:D Nobilíssimo Trajano,

quando abri o tópico, lá no fórum do C4 Pallas, defendi ab initio e de maneira incisiva que o problema dos AL4 estava mesmo na temperatura final do fluido em situações de stress mecânico da transmissão, quando o óleo passava e muito dos 100ºC e rapidamente perdia suas características físico - químicas.

Até então, o que eu podia defender era a utilização de fluidos mais eficientes, modernos em termos de aditivação e mais resistentes ao calor excessivo, como forma de dar uma sobrevida longa à transmissão, coisa que não acontecia quando da utilização do Mobil/Esso LT 71141.

No entanto, descobri que, no Brasil, há uns caras de Porto Alegre que possuem a tal flange para a instalação de um circuito auxiliar de refrigeração, específico para o arrefecimento do fluido das transmissões AL4.

É só seguir o link: <a href="http://www.autolinebrasil.com.br/" target="_blank">Autoline Brasil - Rio Grande do Sul</a>

Espero ter ajudado em alguma coisa. Na verdade, acho que os créditos todos da descoberta devem ir para o amigo "RGDL", pois foi ele quem pesquisou na net a solução para o problema e achou o link em que estava elencada a flange que soluciona o defeito.

Já mandei e-mail para a Autoline e estou esperando a resposta, com os preços do kit de refrigeração do câmbio AL4/DPO.

Um abraço grande,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#245

Mensagem por mlhz » Qui Fev 14, 2013 10:43 am

Trajano

Quem com que resolveu. Mais simples do que imaginado.

Xamã

Show de bola!
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#246

Mensagem por rgdl » Qui Fev 14, 2013 1:35 pm

Xamã, assim que tiver resposta da Autoline nos avise, isso muito me interessa. Aliás acho que interessa a todos.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#247

Mensagem por Dynared » Qui Fev 14, 2013 6:50 pm

Mlhz, a loja que eu comprei tem convênio com uma oficina muito conceituada aqui perto São Paulo, inclusive indicada aqui no fórum. É a Automatic Center que fica na cidade de São Caetano. A dono se chama Charles e o pai dele, além de ser ex-mecânico da GM, dá aulas para um curso técnico de Cambio Automático. Ele é super prestativo e atencioso. O problema foi resolvido com a troca do óleo + selanóides + alguns vedadores que ficam entre as marchas. Foi tudo pago pela loja, porque o carro estava na garantia.

Hoje fiz o teste de fogo ...

Peguei a nossa Radial Leste às 14:30 travada, computador de bordo marcando 34ºC e ar condicionado desligado. Antes, nas primeiras paradas os trancos já apareciam, porém, hoje o carro veio liso, sem trancos, trocando as marchas no tempo certo ... Uma beleza ...

Agradeço a todos pelas dicas e pela paciência .... Acho que juntos, podemos tentar ajudar os outros colegas que ainda sofrem ...
Editado pela última vez por Dynared em Qui Fev 14, 2013 6:53 pm, em um total de 1 vez.
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#248

Mensagem por Xamã » Qua Fev 20, 2013 3:36 pm

[quote name='rgdl' date='Feb 14 2013, 12:35 PM' post='20570']
Xamã, assim que tiver resposta da Autoline nos avise, isso muito me interessa. Aliás acho que interessa a todos.
[/quote]

:D Prezado RGDL,

já tive uma resposta da Autoline.

Os caras querem "módicos" R$ 675,00 (seiscentos e setenta e cinco reais) pela peça... :icon_smile_8ball: ]

Vou te ser muitíssimo sincero: não gostei do valor e achei as margens de lucro muito "gordas".

A informação que tive inicialmente foi que a peça custa, no exterior, para venda ao consumidor final, menos de R$ 100,00 (cem reais)... :966283:

Deixei uma questão para a Autoline: se mais pessoas comprarem, os caras baixam as margens de lucro e fazem um preço mais camarada?

Não sei se vai colar, mas deixei a questão no ar... :angry2:

Vou tentar a peça via lojas no exterior. Não sei se vai funcionar, mas vou correr atrás de uma redução de custos para mim e para a galera. Já deixo claro que não tenho qualquer interesse financeiro na questão e que a coisa fica "em aberto" para quem conseguir uma condição melhor de pagamento.

Não fechei as portas com a Autoline, mas tô achando que o custo Brasil está "fodis"... :230430:

Um abraço grande a todos e a luta continua,
Xamã :lol:
Editado pela última vez por Xamã em Qua Fev 20, 2013 3:37 pm, em um total de 1 vez.
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#249

Mensagem por rgdl » Qua Fev 20, 2013 5:06 pm

Pera ai!! os caras querem R$ 675,00 só pela peça??? Sem instalação ???

Se fosse tudo instalado, peça, radiador e tals até dava para engolir mas assim não dá não.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
cleokhalib
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Dez 29, 2012 3:03 pm
Nome: CleoKhalib

#250

Mensagem por cleokhalib » Sáb Mar 09, 2013 11:01 pm

Nem consegui ler todo o tópico, to quase tendo um colapso aqui com os preços relatados.
Bem a minha nave estava ok e talz, até que ela começou a apresentar uma trepidação quando eu freava com a marcha engatada no D (tipo, parar no sinal). Também vinha notando demora na troca das marchas, principalmente da 1a para a 2a.
De três dias para cá, quando engato o D, o carro faz um "estalo" e dá um tranquinho. O mesmo ocorre quando o sinal abre e eu acelero. Ele demora a engatar a marcha, dá o estalo, um tranquinho e vai.

Vale ressaltar que esses sintomas são de frequencia irregular. Melhoram e/ou pioram ao longo do dia, e acontecem tanto com o carro quente quando frio. E o CPU de bordo até agora não apresentou nenhuma mensagem denunciando nenhum problema.
Outra coisa interessante que detectei, e não sei se tem alguma relação, foi que meu consumo de gasolina arregaçou para 5,5L/km, alto demais mesmo para o Rio de janeiro repleto de obras e engarrafamentos no qual rodo todos os dias.
Segunda feira estou levando o carro num mecânico que foi citado aqui por outro membro, em Todos os Santos. Parece que ele é fera, especializado em câmbio automático. Posto a resolução de tudo quando o problema for resolvido.
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#251

Mensagem por Lortoo » Sex Mar 15, 2013 12:56 am

tem um cara na Rua Piauí....estive lá com meu xsara e ele nao olhou..indicou a oficina do francês.,..

conheço um cara em jacarepagua;..se precisar avisa..

abraço



[quote name='CleoKhalib' date='Mar 9 2013, 11:01 PM' post='20911']
Nem consegui ler todo o tópico, to quase tendo um colapso aqui com os preços relatados.
Bem a minha nave estava ok e talz, até que ela começou a apresentar uma trepidação quando eu freava com a marcha engatada no D (tipo, parar no sinal). Também vinha notando demora na troca das marchas, principalmente da 1a para a 2a.
De três dias para cá, quando engato o D, o carro faz um "estalo" e dá um tranquinho. O mesmo ocorre quando o sinal abre e eu acelero. Ele demora a engatar a marcha, dá o estalo, um tranquinho e vai.

Vale ressaltar que esses sintomas são de frequencia irregular. Melhoram e/ou pioram ao longo do dia, e acontecem tanto com o carro quente quando frio. E o CPU de bordo até agora não apresentou nenhuma mensagem denunciando nenhum problema.
Outra coisa interessante que detectei, e não sei se tem alguma relação, foi que meu consumo de gasolina arregaçou para 5,5L/km, alto demais mesmo para o Rio de janeiro repleto de obras e engarrafamentos no qual rodo todos os dias.
Segunda feira estou levando o carro num mecânico que foi citado aqui por outro membro, em Todos os Santos. Parece que ele é fera, especializado em câmbio automático. Posto a resolução de tudo quando o problema for resolvido.
[/quote]


Por curiosidade, já olhou os coxins do motor...? eles afetam bastante o câmbio..principalmente o Coxim da caixa..

Abraço


Por curiosidade, já olhou os coxins do motor...? eles afetam bastante o câmbio..principalmente o Coxim da caixa..

Abraço
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
José Carlos
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Nov 28, 2011 7:07 pm
Nome: José Carlos da Silva
Localização: Aguaí-SP

#252

Mensagem por José Carlos » Sex Mar 15, 2013 6:16 pm

Olá, no meu caso, depois de gastar R$5000,00 (fazendo o cambio inteiro) e 1 ano de dor de cabeça, o mexanico me falou para mandar o carro em um eletricista especializado pq só falta trocar o módulo!!!!!! :blink: :icon_smile_8ball:
Editado pela última vez por José Carlos em Sex Mar 15, 2013 6:17 pm, em um total de 1 vez.
CITROEN EX XSARA PICASSO EXA 2004 prata
FUTURO C3 TENDANCE 2013 prata
Douglas Candido
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Mar 14, 2013 11:28 pm
Nome: Douglas Candido
Localização: Interior - SP

#253

Mensagem por Douglas Candido » Sáb Mar 16, 2013 9:39 pm

Caros, minha intenção é ajudar no que for possível.
Relacionado a tranco no câmbio automático (Xsara Picasso, C5,C4 todos e C3)

Existem alguns defeitos comum neste câmbio: Tranco no câmbio pela manhã seguido de mensagem no painel e terceira marcha travada e quando desliga e volta a ligar o veículo volta ao normal, neste caso pode ser a eletrovalvula de regulação. Este defeito gera o código 06 que poderá ser visualizado pela ferramenta de diagnóstico.
No caso de tranco quando motor quente em trânsito cidade e em dias quentes.
Este defeito apresenta de duas maneiras comum: Tranco e patinagem quando arranca na primeira marcha ou tranco e patinagem na mudança de primeira para a segunda marcha com código de defeito 02 ou 90, 226 Não tem outra solução a não ser reparar a caixa de câmbio completa. Valor deste reparo +ou- $7000,00 para fazer um ótimo reparo. Acho que isso poderá ajudar los.
madson.carneiro
Sem Habilitação
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Mar 18, 2013 3:49 pm
Nome: Madson CArneiro

#254

Mensagem por madson.carneiro » Qui Mar 21, 2013 5:09 pm

Colegas gostaria de tirar uma dúvida. Pretendo em breve comprar um carro equipado com o nosso querido AL4 (Peugeot, ou Citroen) e gostaria de saber uma coisa:
Além de zerar o contador de desgaste, existe alguma outra programação a ser feita via Lexia no câmbio, para quem faz a troca das solenóides+óleo ? Pergunto porque escutei muitas vezes o pessoal falando que tinha que reprograma alguma coisa por causa das novas solenódeis, relativas a pressão, enfim

Outro coisa. Esse reset não pode ser feito removendo algum fusível (no caso de não se possuir o Lexia) ?

Grato desde já.
Editado pela última vez por madson.carneiro em Sex Mar 22, 2013 2:17 pm, em um total de 1 vez.
madson.carneiro
Sem Habilitação
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Mar 18, 2013 3:49 pm
Nome: Madson CArneiro

#255

Mensagem por madson.carneiro » Qui Mar 28, 2013 12:44 pm

Pessoal, mais uma contribuição quanto a caixa AL4. Pesquisando encontrei um documento que informa um passo-à-passo para se descrobrir se o problema está nas solenóides ou nao, alé de dar outras dicas sobre o contador de desgate. Vale a pena dar uma lida.

<a href="https://www.google.com.br/url?sa=t&rct= ... 2787,d.eWU" target="_blank">https://www.google.com.br/url?sa=t&rct= ... 7,d.eWU</a>

Abaixo um documento mais completo, mostrando as caracteristicas da transmissão, e o que fazer, no caso de alguma manutenção na transmissão.

<a href="http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j ... 2787,d.eWU" target="_blank">http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j ... 7,d.eWU</a>

[]'s
Responder