Dicas de Manutenção

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Cyclone
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Fev 28, 2008 11:42 am
Nome: Cyclone On Pallas

#1

Mensagem por Cyclone » Seg Mar 03, 2008 11:14 am

Olá amigos usuários,

Sou um novo proprietário de um Citroen, saí de um Uno S 1.5 1991 para o Xantia Break 2.0 16v 1999, um salto em termos de conforto (já que não acho que esse carro perca muito para carros mais caros ainda).

Convenhamos que a manutenção não é a das mais baratas, e como não entendo tanto de mecânica, gostaria de tirar algumas dúvidas e receber alguns conselhos se possível.

1. Não há mercado paralelo para peças com preços mais acessíveis, correto? A saída para fugir de concessionária seria importar?

2. A temperatura até 90C é normal, mas é normal ela ficar estabilizada em 90C? Poucas vezes ficando abaixo? E se subir um pouco (1 milimetro ou dois) a mais que isso, quer dizer algo? Ou ainda tá dentro do normal?

3. Funilaria e Estofado desse carro, posso fazer em qualquer lugar ou tem lugares especiais para importados?

4. Minhas velas estão queimando pelos lados, um mecânico disse que eu teria que comprar um suporte ou algo assim, que custaria uns 600 reais. Confere essa informação?

5. Óleo da suspensão... o LHM, ele é o único que podemos usar? No manual diz que podemos usar óleo de motor SAE10 ou 20 em casos de emergência. Um óleo de outra marca com as mesmas características e viscosidade não serviria?

6. Estou ouvindo dois tipos diferentes de barulhos quando ando. Ambos parece ser na dianteira do motorista.
Os freios foram recentemente trocados... mas não creio q seja isso.
Um deles parece som de algo solto, fica chacoalhando mas tem horas que pára. (meio estranho).
O outro parece mais um "TEC", mas fica difícil emitir sons via fórum né.. então aceitaria apenas hipóteses mesmo para checar depois.

Obrigado a todos, aguardo ajuda dos novos companheiros da categoria!

André


RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#2

Mensagem por RAFAEL » Ter Mar 04, 2008 12:20 am

Boa noite André, seja bem vindo.

Podemos dizer que o maior ganho que você teve não em conforto, mas sim em segurança. Parabéns pela compra.

Vamos as respostas:

1 - Não há mercado paralelo de peças, pelo menos não como estamos acostumados aqui no Brasil. Há várias empresas trazendo pessas de paises vizinhos e até da Europa. Os custos não são módicos, e alguns itens beiram ao custo nas concessionárias, porém, dependendo do caso, é possível conseguir peças que não estejam mais a venda nessas concessionárias.

É uma boa oportunidade para dizermos que os usuários da marca não querem que os preços das peças se equiparem as peças do falecido fusca, mas que seja cobrado o valor justo pela tecnologia empregada na sua confecção. Os dirigentes da Citroën do Brasil, infelizmente ainda não acordaram para a necessidade de manter o cliente. Fidelidade é a palavra de ordem para qualquer empresa que tenha uma carteira de clientes, mas parece que a Citroën do Brasil ignora essa premissa cada vez que dá as costas aos clientes cativos, como você ou outro colega que tenha outro Xania, um Xsara, um XM, um ZX, um BX ou um AX, para não dizer dos C3, C4, C5 e C6.

2 - A temperatura comentada, bem como suas oscilações, são normais para esse modelo.

3 - Temos dito que os carros da marca, tirando alguns aspectos mecânicos, são iguais a qualquer outro, portanto, se alguém for explorar você por ser um importado, leve o carroem outro lugar. O couro empregado nos carros da Citroën, sobretudo nos carros vindos da França, como é o seu caso, são de muito boa qualidade, mas no caso de troca, podem ser substituidos sem problema por outros materiais nacionais.

4 - Isso é sinal de desgaste excessivo na rosca de acentamento das velas, uma nova sobre-rosca deve ser instalada. Para isso talvez seja melhor retirar o cabeçote.

5 - Monopólio ou não monopólio? Essa é a dúvida que paira sobre o óleo LHM, ou seja, ele é mesmo diferente de um SAE 10 ou 20? Nossa única certeza é que os dirigentes franceses irão morrer afirmando que não são iguais. Na dúvida...

6 - Barulhos na suspensão dianteira são normalmente oriundos de buchas ou das bieletas que interagem com a barra estabilizadora, mas derrepente, uma pequena arruela um pouco solta pode soar como os sinos de uma catedral para quem repara neles, por menores que sejam. Um revisão nas bieletas, homocinéticas e buchas, deverá resolver.

Boa sorte!
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Cyclone
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Fev 28, 2008 11:42 am
Nome: Cyclone On Pallas

#3

Mensagem por Cyclone » Ter Mar 04, 2008 9:01 am

Obrigado pela resposta XDDDD
Sim, claro... se comparando com o que eu usava... não dá pra medir a diferença...

Mas se puder abusar um pouco mais do seu conhecimento de mercado.
Sabe quanto os itens 4 e 6 me custariam em média no caso de reparo?

Obrigado XDDDD

Vou procurar a respeito do óleo LHM, mas pelo que vi, eles escondem as especificações dele. XDDDDD
ROGER PENSKE
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 7:24 pm
Nome: ROGER PENSKE

#4

Mensagem por ROGER PENSKE » Seg Mar 24, 2008 7:35 pm

6- COMO VC COMENTOU, "TEC" É COMPLICADO DE DIAGNOSTICARMOS AQUI...

ESPERO TE TRAZER ALGUMAS DICAS:
SE FIZER O "TEC" COM O CARRO PARADO, O CILINDRO DO EIXO DEVE SER SUBSTITUÍDO.
SE FIZER QUANDO VIRA O VOLANTE, SÃO DUAS BUCHINHAS PEQUENAS DA BARRA DE DIREÇÃO QUE ESTOURARAM. SE VC LEVANTAR O CARRO, VERÁ ELAS FACILMENTE...

TROQUEI RECENTEMENTE VÁRIAS PEÇAS DA DIRECÃO DA MINHA BREAK (ESSAS "BUCHAS", HOMOCINÉTICA...) O CONSERTO AQUI EM CURITIBA FICOU DENTRO DE UM PREÇO COMPATIVEL AO DE OUTROS CARROS NACIONAIS
ronaldogomesdeoliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Jan 30, 2008 11:42 pm
Nome: RGO

#5

Mensagem por ronaldogomesdeoliveira » Qua Mar 26, 2008 3:10 am

Achei um lugar onde tem peças citroen e peugot tel .30441038 pelo menos metade do preço
[quote name='Cyclone On Pallas' post='1071' date='Mar 3 2008, 11:14 AM']
Olá amigos usuários,

Sou um novo proprietário de um Citroen, saí de um Uno S 1.5 1991 para o Xantia Break 2.0 16v 1999, um salto em termos de conforto (já que não acho que esse carro perca muito para carros mais caros ainda).

Convenhamos que a manutenção não é a das mais baratas, e como não entendo tanto de mecânica, gostaria de tirar algumas dúvidas e receber alguns conselhos se possível.

1. Não há mercado paralelo para peças com preços mais acessíveis, correto? A saída para fugir de concessionária seria importar?

2. A temperatura até 90C é normal, mas é normal ela ficar estabilizada em 90C? Poucas vezes ficando abaixo? E se subir um pouco (1 milimetro ou dois) a mais que isso, quer dizer algo? Ou ainda tá dentro do normal?

3. Funilaria e Estofado desse carro, posso fazer em qualquer lugar ou tem lugares especiais para importados?

4. Minhas velas estão queimando pelos lados, um mecânico disse que eu teria que comprar um suporte ou algo assim, que custaria uns 600 reais. Confere essa informação?

5. Óleo da suspensão... o LHM, ele é o único que podemos usar? No manual diz que podemos usar óleo de motor SAE10 ou 20 em casos de emergência. Um óleo de outra marca com as mesmas características e viscosidade não serviria?

6. Estou ouvindo dois tipos diferentes de barulhos quando ando. Ambos parece ser na dianteira do motorista.
Os freios foram recentemente trocados... mas não creio q seja isso.
Um deles parece som de algo solto, fica chacoalhando mas tem horas que pára. (meio estranho).
O outro parece mais um "TEC", mas fica difícil emitir sons via fórum né.. então aceitaria apenas hipóteses mesmo para checar depois.

Obrigado a todos, aguardo ajuda dos novos companheiros da categoria!

André
[/quote]
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Ter Abr 01, 2008 4:04 pm

Meu carro só tem um problema na marcação do combustivel. Acho q o antigo dono colocou somente combustivel adulterado e com isso a boia foi para o saco.

Abraços a todos.
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#7

Mensagem por alexandre » Sáb Abr 19, 2008 1:20 am

Ola a todos... :P

Escuta...tec (20 segundos) tec (20 segundos) tec, isto é a valvula acumuladora trabalhando para manter a pressão do sistema.

O outro ruido pode ser as latarias isolantes que revestem o escapamento e que vibram em uma determinada rotação...verifique estes itens!


Um abraço... :lol:
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#8

Mensagem por rafael_xm » Dom Abr 20, 2008 4:01 am

Olá a todos,

Algumas coisas tem que ficar claras, mesmo para quem tem os carros mais novos da marca: as coisas estão mudando.

Na nova geração de carros, a maioria dos equipamentos que fizeram a marca, estão sendo deixados de lado.

O C4 não tem mais eixo direcional, o C5 que inicialmente saiu com suspensão hidro, hoje já tem o componente apenas como opcional, e na versão mais recente, somente na traseira.

Provavelmente a próxima geração do C6 já venha com isso como opcional também, com isso o LHM deve virar estória em breve.

é Prudente tentarmos desvendar os segredos do LHM para acabar com esse monopólio da PSA.

Quanto a barulho na suspensão - tec - de um Citroën...com essa descrição é mais fácil um leigo achar um violino um pouco desafinado numa orquestra sinfonica.

Há várias fontes de barullho, como bem explicou o Alexandre, que nem sempre são ligadas a própria suspensão.

O meu carro por exemplo, tem um barullho de arruela solta que eu já revirei o carro no aveso e não encontrei a origem.Há pouco tempo, ainda com este carro, eu tinha um barulho que vinha da roda, tipicamente igual ao do suprte das pastilhas raspando na roda, virou, mexeu aconteceu, e deu um trabalho danado até descobrirmos que era a beirada de um chumbo de balanceamento colado. Foi só dar umas batidas sobre ele e o barulho parou definitivamente.
Ainda por aqui!
William
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Qui Jun 12, 2008 9:55 am
Nome: William
Localização: São Paulo Capital

#9

Mensagem por William » Seg Jul 21, 2008 8:05 am

Oá André!

Você já conseguiu solucionar o topíco 6, questão que estou interessado, pois também tenho uns barulhos na suspensão, já troquei as buchas a bieleta eo danado continua, pior que parece uma mola.

Abraço
Will
Xantia Break 2.0 16v SX
C5 Break Exclusive 2.0 16v
site.etc
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 9:52 am
Nome: Cláudio Manga
Localização: Nova Iguaçu - RJ

#10

Mensagem por site.etc » Ter Jul 22, 2008 6:11 pm

André,
Não sei de onde vc é. Aqui no Rio tem sim mercado paralelo das peças do Xantia, como esferas, buchas de balanças, balanças, óleo LHM, etc. Os preços são mais em conta que nas concecionárias. A qualidade delas ainda não me deram problema.
Quanto ao tec tec, tô com o Alexandre, pode ser a acumuladora, acho que não é problema, meu carro tem esse barulho desde quando eu comprei, já troquei as esferas e ele de vez em quando ainda faz. Já me acostumei.
Liraum
Sem Habilitação
Mensagens: 17
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 3:18 pm
Nome: Liraum

#11

Mensagem por Liraum » Qua Jul 23, 2008 3:35 pm

Concordei plenamente com as respostas do administrador, à exceção da questão 1. Estou em meu terceiro Xantia. Há 6 anos atrás até concordaria com alguma dificuldade em conseguir comprar peças mais baratas (comparando com carros de mesmo padrão e até alguns nacionais, como Vectra antigo, Marea...) mas hoje é só você "googlear" sob o título "peças xantia" e vai achar diversas possibilidades. Por exemplo, o Rolf em São Paulo vende qualquer esfera por 130 reais. No seu e no meu caso que são 6 esferas, pagaremos pelo total de esferas menos do que no conjunto de amoretecedores de diversos carros. Só checar. E não fica só nas esferas. Há diversas peças do motor do xantia que são idênticas a de nacionais, como filtro de ar, borrachas de limpadores de pára-brisas, sensor de pressão da injeção.... Só pesquisar. Para mim este site é o melhor do Brasil, mas experimente também o grupo "xantia-br" do yahoo, que tem 6 anos de idade e diversas dicas também, exclusivamente de Xantia.


Abs!


Mário
Editado pela última vez por Liraum em Qua Jul 23, 2008 3:36 pm, em um total de 1 vez.
douglasbj
Habilitado
Mensagens: 106
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 4:31 pm
Nome: douglasbj

#12

Mensagem por douglasbj » Sex Set 26, 2008 4:36 pm

meu faz o barulho tec e tec com intervalos de segundos.... agora to achando uma coisa estranha, quando posiciono a alavanca para frente pro carro baixar ele demora um poko e quando piso no pedal do freio ele desce beleza !!! estranho...
Imagem
Responder