Cheiro de Combustivel

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
luis.henrique
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Nov 12, 2007 4:56 pm
Nome: lhteodosio

#1

Mensagem por luis.henrique » Qui Dez 13, 2007 9:27 am

Bom dia a todos!

Tenho uma Picasso 04/05 Exclusive com cambio manual, comprada a 3 meses, estou com um problema meio incomodo e que não consegui descobrir sua origem.
Tenho notado um cheiro forte de gasolina que surge intermitente, ora com o tanque cheio, ora com o tanque fazio, ja procedi uma vistoria no sistema de injeção, até trocando o catalizador e o filtro de conbustivel, pois estavam em ruins.
Mesmo assim não parou, alguem teria alguma informação ou mesmo ja passou por este problema, fico temeroso, pois posso ter um incoveniente de proporções maiores.
Desde já, obrigado.


apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#2

Mensagem por apmed2000 » Sex Dez 14, 2007 11:28 pm

Este problema é como procurar "agulha no palheiro"...

Não sou nenhum entendido no assunto. Mas, pesquisando encontrei o seguinte:

1) Desborbulhador na mangueira de combustível, mangueirinha que controla a pressão do combustível. Ela fica conectada na flauta de injeção. E, pode haver um vazamento na parte da abraçadeira. Esse vazamento não é constante, é bem pouco e difícil de perceber e muitas vezes o pouco que vaza já evapora.
Nota: alguns veículos não possuem desborbulhador.

2) Mangueira do respiro que vai conectada no tanque. A mesma com o tempo resseca e encolhe e assim desencaixa do tanque deixando sair vapores de gasolina.

3) Injeção de combustível. Poderá estar enviando mais combustível para o motor do que a capacidade que ele tem de queimá-la, ou seja, aumento de consumo, cheiro forte de gasolina dentro e fora do carro.

4) Bocal do tanque. A tampa não veda bem o gargalo. E, sendo assim, o cheiro invade o interior do carro.

5) Reservatório de gasolina no compartimento do motor, no caso dos "Flex". Rachadura mínima, não sendo possível ver o vazamento, apenas sentir o forte cheiro de gasolina.

6) Carro sem o catalisador fica fedendo muito.

7) Regulador de pressão da bomba de combustível. Neste caso há perda do desempenho.

8) Revisar e/ou trocar todas mangueiras e abraçadeiras da "linha" de entrada e de retorno de combustível.

9) Válvula Purga, controla a passagem de gases do Cânister para o motor. Poderá estar travada, fechada, o cânister vai saturar e não reaproveita os gases. Isso acontece principalmente quando o carro fica ligado muito tempo parado. E, normalmente fica mais forte o cheiro quando o tanque está vazio.

10) Cânister estraga se você tiver o hábito de encher o tanque até a boca, porque corre o risco de realmente entrar gasolina nele. É dificil testar essas peças, cânister e válvula purga, tem que trocar.
Editado pela última vez por apmed2000 em Sex Dez 14, 2007 11:30 pm, em um total de 1 vez.
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#3

Mensagem por RAFAEL » Seg Dez 17, 2007 5:23 pm

Antes de checar todos os itens mencionados pelo nosso colega apmed, tente ver se esse vazamento não está acontecendo na valvula reguladora de pressão do sistema de injeção, ela está localizada antes da flauta de injeção de combustível.

Recentemente chegou ao nosso conhecimento que mesmo sendo blindada, essa válvula pode apresentar vazamentos sem que haja regularidade para isso, ou seja, ela vaza de vez em quando a partir de determinadas condições de uso do motor, não dependendo da quantidade de combustível no tanque.

Vale a pena conferir.
Editado pela última vez por RAFAEL em Seg Dez 17, 2007 5:26 pm, em um total de 1 vez.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
luis.henrique
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Nov 12, 2007 4:56 pm
Nome: lhteodosio

#4

Mensagem por luis.henrique » Qua Dez 19, 2007 5:01 pm

Boa tarde..

Muito obrigado pelas dicas, realmente agora tenho por onde começar a caçar este evento..

Boas festas.


[quote name='apmed2000' post='892' date='Dec 14 2007, 11:28 PM']
Este problema é como procurar "agulha no palheiro"...

Não sou nenhum entendido no assunto. Mas, pesquisando encontrei o seguinte:

1) Desborbulhador na mangueira de combustível, mangueirinha que controla a pressão do combustível. Ela fica conectada na flauta de injeção. E, pode haver um vazamento na parte da abraçadeira. Esse vazamento não é constante, é bem pouco e difícil de perceber e muitas vezes o pouco que vaza já evapora.
Nota: alguns veículos não possuem desborbulhador.

2) Mangueira do respiro que vai conectada no tanque. A mesma com o tempo resseca e encolhe e assim desencaixa do tanque deixando sair vapores de gasolina.

3) Injeção de combustível. Poderá estar enviando mais combustível para o motor do que a capacidade que ele tem de queimá-la, ou seja, aumento de consumo, cheiro forte de gasolina dentro e fora do carro.

4) Bocal do tanque. A tampa não veda bem o gargalo. E, sendo assim, o cheiro invade o interior do carro.

5) Reservatório de gasolina no compartimento do motor, no caso dos "Flex". Rachadura mínima, não sendo possível ver o vazamento, apenas sentir o forte cheiro de gasolina.

6) Carro sem o catalisador fica fedendo muito.

7) Regulador de pressão da bomba de combustível. Neste caso há perda do desempenho.

8) Revisar e/ou trocar todas mangueiras e abraçadeiras da "linha" de entrada e de retorno de combustível.

9) Válvula Purga, controla a passagem de gases do Cânister para o motor. Poderá estar travada, fechada, o cânister vai saturar e não reaproveita os gases. Isso acontece principalmente quando o carro fica ligado muito tempo parado. E, normalmente fica mais forte o cheiro quando o tanque está vazio.

10) Cânister estraga se você tiver o hábito de encher o tanque até a boca, porque corre o risco de realmente entrar gasolina nele. É dificil testar essas peças, cânister e válvula purga, tem que trocar.
[/quote]
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#5

Mensagem por William Vicentin » Qua Fev 06, 2008 9:51 pm


6) Carro sem o catalisador fica fedendo muito.
Meu carro tem esse maledito catalisador mais quando ligo o carro na garagem fica um cheiro de "PUM" que é isuportavel e detalhe eu paro no farol e ja sinto o cheiro e o cheiro é mais forte e perceptivel de manhã não sei porque.
10) Cânister estraga se você tiver o hábito de encher o tanque até a boca, porque corre o risco de realmente entrar gasolina nele. É dificil testar essas peças, cânister e válvula purga, tem que trocar.
Eu tenho esse mal hábito e toda vez que enchia o tanque da picasso até a boca ficava cheiro de gasolina dentro do carro.

Depois que parei de encher até a boca nunca mais ficou esse cheiro.

Detalhe pra evitar eu chego no posto e mando colocar R$50,00 ou R$70,00 (dependendo de como esta o nível do tanque) toda vez pra não correr o risco do frentista esquecer e encher até o "talo".
Editado pela última vez por William Vicentin em Qua Fev 06, 2008 9:51 pm, em um total de 1 vez.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
ffronaldo
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Jul 21, 2008 2:29 pm
Nome: ffronaldo

#6

Mensagem por ffronaldo » Seg Jul 21, 2008 3:14 pm

Boa tarde srs
sobre o assunto cheiro de gasolina, peço ajuda
Meu Xsara Picasso ficou 20 dias parado, ligou direitinho e quando fui abastecer tanque cheio no aut da bomba, vazou por cima do tanque, bastante.Procurei acesso a boia/bomba de comb por dentro do carro e não achei.Desconfio que os 20 dias parado secou a junta da boia/bomba e estragou.Alguem sabe se pode ser outra coisa???baixar o tanque pra olhar é brincadeira de mau gosto.
Agradeço e um abraço a todo
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#7

Mensagem por William Vicentin » Qua Jul 23, 2008 11:43 am

Olha se entendi bem o que você quis dizer pode ser que a boia travou.

Como esta o marcador de combustivel? esta marcando tanque cheio ou fazio?
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
ffronaldo
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Jul 21, 2008 2:29 pm
Nome: ffronaldo

#8

Mensagem por ffronaldo » Sex Ago 08, 2008 5:00 pm

[quote name='William Vicentin' post='2021' date='Jul 23 2008, 11:43 AM']
Olha se entendi bem o que você quis dizer pode ser que a boia travou.

Como esta o marcador de combustivel? esta marcando tanque cheio ou fazio?
[/quote]



desculpe a demora
achei o problema, tem que descer o tanque.
O anel que prende a bomba/boia quebrou.
é muito vagabundo, pra ter ideia custa R$6,00, a mão de obra pra baixar o tanque.....

abraçois a todos
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#9

Mensagem por William Vicentin » Qua Ago 13, 2008 6:14 pm

Ufa... que bom mais um problema solucionado.

Só pra completar um mecânico que eu conheço a anos mais infelizmente não meche em CITROEN sempre me aconselhou a munca deixar o tanque vazio por muito tempo.

Segundo ele a gasolina evapora mais rápido porque o espaço vazio é maior, a corrosão do tanque aumenta, a sujeita assenta na saída pro filtro de combustivel além de forçar a boia.

abraço
Editado pela última vez por William Vicentin em Qua Ago 13, 2008 6:14 pm, em um total de 1 vez.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
Responder