Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#196

Mensagem por mlhz » Seg Jan 14, 2013 8:31 pm

trajano.

Esta questão de diagnoóstico é complicado. Mas sinceramente não tem muito o que mexer no cambio automático. Já vi vários abertos (inclusive o AL4 DP0) e é simples o sistema.

Engrenagem não quebra; o que estraga é o conversor de torque (falta de lubrificação) e as solenoides (falta de lubrificação faz com que elas emperrem e trabalhem a seco, até que travem e funcionem aos trancos).

Trabalho com sistemas hidráulicos para elevadores, e sempre usamos solenóides (para acionar a subida e a descida do cilindro); é o mesmo princípio, solenoide abre vai oleo, solenoide fecha para de ir óleo. E lembro solenóides não ficam meio abertas é tudo ou nada.

No mecânico que trocou o óleo do meu cambio ele me falou assim: este cambio tem um tranco mesmo, não é suave (em comparação a outros, apesar que eu acho ele suave); o problema é tranco na subida, na descida é meio normal (principalmente de 2a. para 1a.). Eu se fosse você ia de leve, 1o. trocava o óleo, roda mais uns 5mkm e veja como se comporta. Caso não resolva troca os solenóides. E denovo teste, vá indo pelo que é obrigatório trocar e vá testando.

------

Pozolo

Se for um tranco na reduzida da 1a. é normal mas se você esta encanado, leve na autorizada.


Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#197

Mensagem por Dynared » Seg Jan 14, 2013 10:30 pm

NLHZ, mais uma vez obrigado pelas dicas. Continuo acreditando na impossibilidade de um câmbio estragar aos 50 Km ...

Vou fazer isso sim .... Obrigado também pela explicação das selanóides ...
scalizer
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 9:56 am
Nome: RafaelScalize

#198

Mensagem por scalizer » Seg Jan 14, 2013 10:53 pm

[quote name='rkkn' date='Sep 28 2012, 08:36 PM' post='19002']
Achei outros telefones do Charles Automatic Center. Falei com ele esses ref outro assunto e comentei que o tel dele anda ocupado. Segue abaixo o tel celular. Recomendo ele pois na Izamatic eu paguei 1,200 na troca de oleo e solenoide e continuou engatando 3a marcha toda hora.

Fala que vc pegou indicacao do Rogerio do C4 pallas dourado que refez o cambio. Refazer vai custar 4,800 ou menos se pagar a vista (5 dias de trabalho).

Charles
11-7857-3041
7*914722
11-4221-4576
Av Pres Kennedy, 1485 - Sao Caetano do Sul (em frente ao chafariz - todo mundo conhece la)
[/quote]

Não conheço o tal Charles, mas conheço a Automatic Center. A não ser que tenha mudado o dono, era o Chiquinho. Ele era especializado em automáticos da GM (ele trabalhava dentro da fábrica da GM durante o dia e à noite ia para a oficina). E tinha outro mecânico que manjava muito, o Marcelo.

Eles me ajudaram muito em 2005 quando comprei uma GM Omega Suprema, tive muitos problemas, foram muito corretos, sempre com preço bom e honestidade.
Rafael
Xsara Picasso Exclusive Automatique 2009
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#199

Mensagem por Xamã » Ter Jan 15, 2013 2:17 pm

[quote name='mlhz' date='Jan 10 2013, 09:51 AM' post='20061']
Trajano

Da uma olhada no desmonte do cambio:

<a href="http://www.scribd.com/doc/13915310/AL4- ... ild-manual" target="_blank">http://www.scribd.com/doc/13915310/AL4- ... -manual</a>

Manual oficial, e em inglês (se fosse frances não teria entendido nada).

Veja que nele não existe nenhum sensor para contar óleo.

Eu acredito que este papo de contador de óleo é conversa de mecânico picareta. Mas não posso
afirmar 100% isso. Eu simplesmente não sei aonde ele fica e não mexi em nada disso no meu carro; e esta beleza.

Eu participei do FORUM ali com o XAMÃ, realmente ele trouxe a discussão um assunto bem bacana, e achou muita coisa boa na internet. Mas é preciso cuidado com conversa de mecânico e com o que se lê na web; eu conheço um pouco de mecânica, já vi um cambio al4 desmontado.

Agora fica de cada um fazer o que quiser e acreditar no que quiser.

--------------

Gausaline

Se for trocar o óleo em casa atente para duas questões:

1o. oleo do cambio quente (cuidado para não se queimar) na hora de esgotar.
2o. o bujão utiliza uma chave com ponta quadrada (e não sextavada), compre a chave em uma auto-peças.

Deixe pingar pelo menos 1 hora.
[/quote]

:D Prezados,

o contador de desgaste do óleo está dentro da central SIEMENS do câmbio AL4, e deve ser zerdo via LEXIA 3 ou de scanner que permita acesso ao módulo e às diretrizes do mesmo.

A contagem de desgaste do óleo não é feita via sensor de análise de viscosidade, como acontece com Mercedes - Benz e BMW, mas por reunião de fatores - temperatura do óleo, número de trocas de marcha efetuadas, tempo decorrido do motor em funcionamento, quilometragem percorrida - e acaba por ocasionar diferença no tempo de acoplamento dos discos de fricção do câmbio e, consequentemente, no intervalo de trocas de marcha.

Ao ser zerado, via scanner, deixa o câmbio mais rápido e mais suave nas trocas. É importante que seja feita a atualização do AL4 já com o software das caixas de 2010 para frente, quando da troca do óleo e do reset do contador, eis que a engenharia da PSA conseguiu um efeito de escorregamento maior na redução efetuada de 2ª para 1ª marcha, reduzindo a sensação de tranco nesta redução que é feita a aproximadamente 17 km/h.

Uma coisa que tem me chamado especial atenção é que as trocas de óleo têm sido feitas apenas parcialmente. Vejo alguns amigos mencionarem que adquiriram apenas 02 (dois), 04 (quatro) ou 05 (cinco) litros de óleo e que com estas quantidades trocaram o fluido do câmbio AL4.

Bem, esta idéia está errrada. A troca parcial apenas atrasa os problemas decorrentes do óleo envelhecido dentro do câmbio. O ideal, como já mencionei em outro tópico, é a troca completa do fluido, com o reset do contador e a atualização de software, sendo que a troca completa do óleo do AL4 envolve o uso de, pelo menos, 13,5 litros de fluido.

É que o câmbio leva 6,7 litros de óleo no total. Quando o óleo é escorrido, ficam aproximados 2,2 litros dentro do conversor de torque e a adição de 4,5 litros adicionais apenas significará a mistura deste fluido novo com óleo velho que restou no conversor. Assim, o ideal é repetir o processo de drenagem por, pelo menos, mais duas vezes (três, no total...), com direito a ligar o motor e acionar o câmbio no intervalo destes reabastecimentos, para que o fluido novo circule o máximo possível dentro do conversor de torque.

Seguindo este procedimento, o óleo consegue ser substituido todo e se tem a garantia de muita quilometragem até uma nova troca... :154740:

Não aconselho o uso de óleo comum, do tipo DEXRON III, mineral, eis que o câmbio AL4 trabalha com trocador térmico minúsculo, ridículo, que permite, em trânsito pesado, com muitas trocas de 1ª para 2ª marcha e também muitas reduções, que a temperatura chegue fácil aos 130ºC... :65322:

Este trocador térmico tem área de troca de calor pequena e funciona com água de refrigeração do próprio motor EW10 e, desta forma, o câmbio não possui radiador de óleo próprio, que fica à frente do radiador de água do motor, como os câmbios AISIN possuem.

Sob este calor, óleo mineral desnatura muito rápido... Mas muito rápido mesmo! Isto, sem mencionar que o óleo mineral do tipo DEXRON III, pode não possuir aditivos redutores de atrito e melhoradores do índice de viscosidade como os que são encontrados nos fluidos que atendem às especificações Citroen Z000169756, Peugeot Z000169756 - vejam que os números são os mesmos (!!!) - e BMW LA2634, presente nos óleos Mobil/Esso LT71141.

É um risco que não aconselho a ninguém correr, apesar de saber de amigos que utilizam nas AL4 óleos minerais, do tipo DEXRON III, sem qualquer problema, a custos baixos de reposição. Já houve até que me dissesse que utiliza, em uma 307 SW automática, o Texamatic 7045, sem problemas. Mas volto a repetir: fica por conta de cada um este tipo de opção... :966762:

Fico ainda com os fluidos sintéticos ou, pelo menos, semissintéticos.

Um abraço grande a todos,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#200

Mensagem por mlhz » Qua Jan 16, 2013 11:02 pm

então fiquei encucado com a história da atualização do software. Liguei na Boulevard (concessionária Citroen de Curitiba) e falei com o chefe da oficina.

Ele me falou que para o picasso saiu uma atualização, mas retiraram ela pois travava o cambio e dava vários problemas. Nos demais citroens (C4 por exemplo) existe a atualização (nos modelos anteriores a 2010).

Sobre a troca de óleo, não tem como trocar os 7 litros sem desmontar o cambio. Mesmo trocando 3 vezes sempre fica algo do velho. Claro que trocar o óleo 3 vezes é melhor que apenas 1.

Ainda a respeito da qualidade do óleo, quanto maior a viscosidade (naqueles indices que coloquei no outro forum - c4) pior vai ficar pela manhã; na verdade quanto mais moderno o óleo a viscosidade dele é mais baixa (indice de viscosidade - os motul acima de 190 e o mobil na casa de 160); então tem que ser um óleo o mais próximo possível do mobil. Tendo este indices, eu não vejo problema em colocar; mas depois que olhei vários preços, usei o mobil mesmo pois tinha uma boa relação qualidade/valor.

Para quem não conhece o funcionamento de cambio automático eu vou explicar mais ou menos: ele não tem embreagem, para isso usa o conversor de torque (que nada mais é que uma embreagem centrífuga com óleo - mas veja que o principio é o mesmo, mas o funcionamento é bem diferente); as solenóides liberam o óleo para atuar na troca da marcha (movimentando o garfo/luva) e atuando em conjunto ao conversor de torque para evitar o tranco. A pressão do óleo é comandada por uma bomba mecânica que não tem ligação com os componentes mecânicos, ou seja, você não consegue aumentar a pressão do óleo pela central eletrônica. O que faz variar a pressão do óleo é: vazamento e viscosidade do óleo (apenas para comparar: no motor a pressão a frio chega a bater em 8 bar, na quente fica na casa de 3; isso devido a diferença de viscosidade entre o óleo quente e frio).

Por que as solenóides estragam? óleo fica velho e a pressão acaba caindo, a lubrificação fica deficiente.
Imagina que a solenóide é um pino que se desloca (sem trocadilhos...hehehehe); com a falha na lubrificação
ele começa a esfregar com força na parede (novamente sem trocadilhos, rsrsr) e isso causa microfissuras
na parede e no solenoide; assim ele deixa passar óleo aonde não deve, não veda direito e pior começa a travar (vi poucos relatos disso aqui, pois se o solenóide travar o cambio fica travado). Outra questão é que o solenóide
é de qualidade duvidosa. O Xamã colocou em outro post que o solenoide antigo trabalha a 60hz e o novo a 120hz diminuindo a temperatura.

Sobre usar óleo mineral: eu prefiro um óleo mineral novo a um sintético velho. Veja que um dex3 custa R$15,
é melhor trocar um dex3 a cada 20/30mkm do que ficar a vida toda com um sintetico de R$100 o litro. Se eu faria isso? com certeza, vai do bolso, prefiro fazer isso a ficar sem trocar o óleo. Se aconselho a fazer? Não,
faça por sua conta e risco, não sou mecânico e nem projetei o cambio muito menos o carro.

Xamã, concordo em vários pontos com você, acredito que foram desvendados alguns mistérios deste cambio (principalmente dismistificando o mesmo).

Agora o que me deixa realmente resabiado é a história do contador de óleo (ou seja lá como quiser chamar). Pois a central comanda os solenóides basicamente (além da alavanca e tal), mas não comanda a pressão e obviamente não comanda a temperatura e nem a viscosidade do óleo; então aonde este contador atua? o que ele faz? como deixa o cambio mais lento? Segura mais as marchas? Aumenta as reduzidas? Talvez ele atue em conjunto ao acelerador eletrônico e deixe o giro mais alto (do motor) elevando assim a pressão do óleo também?!?! Realmente vou procurar mais sobre este contador de óleo.
Editado pela última vez por mlhz em Qua Jan 16, 2013 11:10 pm, em um total de 1 vez.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
caldas
Habilitado
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Dez 20, 2012 3:54 pm
Nome: Caldas

#201

Mensagem por caldas » Qui Jan 17, 2013 9:16 am

:154740:

Esse post esta muito interessante :)

Boas informações :icon_smile_approve:
Só fico preocupado é de Onde fazer essas trocas do óleo em minha cidade :212469:

Já que a Concessionária Citroen diz não trocar o óleo por ele ser "eterno" :465974:


ps:... Sera que não da para usar um "geitinho Brasileiro" pra auxiliar a troca do óleo não? Se fica mais ou menos 2L de óleo no conversor de torque, se deixar o carro... asim.. meio inclinado para o lado do motorista não facilitaria o escoamento do óleo não? Ele fica "preso" no conversor de torque?
Editado pela última vez por caldas em Qui Jan 17, 2013 9:18 am, em um total de 1 vez.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#202

Mensagem por mlhz » Qui Jan 17, 2013 10:16 am

Caldas.

Não tem como, o óleo fica preso la dentro.

---

Sobre óleo eterno vou contar um caso que aconteceu. Os mais antigos vão lembrar.

No final dos anos 90 (98 e 99) a Fiat lançou o Marea 2.0 5c e a VW lançou o A3 1.8 20v e passat 1.8 20v.

Nestes carros a recomendação éra pelo moderno óleo 100% sintético (selenia no caso da fiat, dos vw não lembro qual era), e a troca deveria ser a cada 20mkm (isso mesmo 20mkm) era óleo moderno, motor moderno....

resultado: borra, algo que praticamente não se ouvia falar, algo desconhecido por boa parte da população. Borra, e um motor começou a quebrar atrás do outro (tanto que até hoje estes motores tem esta fama). Com o tempo descobriu-se que o sintético suporta no máximo até 10mkm e o semi na casa de 7,5mkm.

E nas mecanicas? Eu tive tempra e marea e nunca acreditei nesta história e sempre troquei o óleo com 5mkm, e uso mineral 15w40 api sl (hoje temos api sm) e meus motores nunca tive problemas de borra ou qualquer outro devido a lubrificação.

Aprendi que vale mais a classificação do óleo e a viscosidade (API SM e 15w40 por exemplo) do que a procedência dele. Comprovei isso com apenas 4 carros (mitsubishi lancer, tempra 16v (2 unidades), marea 2.4, stilo 1.8) e mais de 600mkm (sim eu rodo bastante, rsrrsrs).
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#203

Mensagem por rgdl » Qui Jan 17, 2013 10:37 am

Caldas, a única forma de se trocar 100% do óleo seria colocar numa máquina de Flush de óleo de cambio.

O problema é que nem isso dá para fazer nesse cambio, já que não há qualquer tubulação externa em que se possa conectar a maquina de flush.

Em outros modelos de cambio automático a máquina de flush normalmente é conectada no sistema de arrefecimento do óleo, mas como o AL4 usa um tocador de calor ao invés de um radiador de óleo...

Como o mlhz colocou, não existe óleo vitalício.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
scalizer
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 9:56 am
Nome: RafaelScalize

#204

Mensagem por scalizer » Qui Jan 17, 2013 10:59 am

[quote name='rgdl' date='Jan 17 2013, 10:37 AM' post='20141']
Como o mlhz colocou, não existe óleo vitalício.
[/quote]

Não existe óleo vitalício, nem câmbio. Acho que há algum erro de interpretação. Provavelmente a Citroën não recomende a troca de óleo durante a vida útil do câmbio, que pode chegar a 100 mil km.

Mas terá que trocar quando tiver que fazer a manutenção do câmbio.
Rafael
Xsara Picasso Exclusive Automatique 2009
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#205

Mensagem por mlhz » Qui Jan 17, 2013 11:17 am

rafael.

desculpe mas um cambio não pode durar apenas 100mkm.

Ele tem que durar pelo menos 300mkm assim como o motor.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
scalizer
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 9:56 am
Nome: RafaelScalize

#206

Mensagem por scalizer » Qui Jan 17, 2013 11:22 am

[quote name='mlhz' date='Jan 17 2013, 11:17 AM' post='20144']
rafael.

desculpe mas um cambio não pode durar apenas 100mkm.

Ele tem que durar pelo menos 300mkm assim como o motor.
[/quote]

não sei... o automático da scenic, segundo os especialistas da renault que conheço, não passa de 60mkm.
Rafael
Xsara Picasso Exclusive Automatique 2009
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#207

Mensagem por mlhz » Qui Jan 17, 2013 11:23 am

um amigo meu tem um megane (perua)2.0 auto. esta com 130mkm automática, nem oleo do cambio ele trocou.

esta rodando belezinha.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#208

Mensagem por rgdl » Qui Jan 17, 2013 11:36 am

Gente temos que ter cuidado tem muita lenda a respeito desse cambio, ele é feito para durar bastante por isso vamos ter câmbios durando 100 mil km ou mais. O meu já está perto dos 100 mil e nada de problemas.

Não existe equipamento mecânico eterno, ele vai durar mais ou menos de acordo com a manutenção dada.

O calcanhar de aquiles desse cambio é o tocador de calor, é por causa dele que o óleo se degrada rapidamente e acaba afetando as solenoides.

Quanto a isso olha só o que eu achei : <a href="http://forum.renaultclube.com/index.php ... novidades/" target="_blank">Caixa AL4/DP0: importantes novidades!</a>

Lá eles falam que a Renault fez uma mudança no trocador de calor do cambio DP0, colocando um de maior capacidade.

Ai surge as seguintes perguntas:

1 - Será que a PSA adotou a mesma medida?
2 - Será que dá para adaptar esse trocador maior nos nossos câmbios?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
scalizer
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 9:56 am
Nome: RafaelScalize

#209

Mensagem por scalizer » Qui Jan 17, 2013 12:16 pm

[quote name='rgdl' date='Jan 17 2013, 11:36 AM' post='20150']

Quanto a isso olha só o que eu achei : <a href="http://forum.renaultclube.com/index.php ... novidades/" target="_blank">Caixa AL4/DP0: importantes novidades!</a>

[/quote]

Muito interessante!

Então há um problema no dimensionamento da temperatura ambiente, a vida do óleo vai depender muito do uso, cidades muito quentes, etc.
Rafael
Xsara Picasso Exclusive Automatique 2009
caldas
Habilitado
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Dez 20, 2012 3:54 pm
Nome: Caldas

#210

Mensagem por caldas » Qui Jan 17, 2013 12:25 pm

[quote name='RafaelScalize' date='Jan 17 2013, 11:16 AM' post='20154']
Muito interessante!

Então há um problema no dimensionamento da temperatura ambiente, a vida do óleo vai depender muito do uso, cidades muito quentes, etc.
[/quote]

Cidades muito quentes?
Putss to Fu... moro em Niteroi :icon_smile_angry: Rio de janeiro, tem cidade com media mais quente nesse Pais :966762:

PS: Seria muito interessante se tivessemos acesso a alguem das fabricas Citroen... poderiamos sanar todas essas duvidas diretamente da fonte :)
Ou com o fabricante do cambio, que não acredito ser a Citroen :P
Editado pela última vez por caldas em Qui Jan 17, 2013 12:31 pm, em um total de 1 vez.
Responder