Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#166

Mensagem por Dynared » Ter Dez 11, 2012 7:50 pm

Esquerdo, de fato. Isso é um inconveniente mesmo. Talvez eles façam essa restrição do óleo por questão de segurança, mas quem paga somos nós. A sua conversa com o Cesar (AutomatiK), também foi bem esclarecedora. Estou acompanhando o outro tópico, vamos ver a resposta do pessoal mais esclarecido. Amanhã vou passar na oficina abaixo, se você quiser tentar falar com eles:

<a href="http://www.especializadaflafersa.com.br/" target="_blank">http://www.especializadaflafersa.com.br/</a>

Fica próxima da Automatik. Os caras são especializados em PSA.
Editado pela última vez por Dynared em Ter Dez 11, 2012 7:50 pm, em um total de 1 vez.


esquerdo
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:34 pm
Nome: Esquerdo
Localização: Niterói - RJ
Contato:

#167

Mensagem por esquerdo » Qua Dez 12, 2012 9:39 am

Fala ae amigo Trajano...o lance é q sou do Rio de Janeiro...

Sao Paulo seria um "momento de desespero" em q viajaria até ae pra fazer a troca do fluido....

Mas fiquei meio desanimado....com essa dificuldade toda....
Esquerdo

C3 Aircross GLX 1.6 flex 14/14
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#168

Mensagem por rgdl » Qua Dez 12, 2012 10:34 am

Esquerdo, no Rio tem essas duas oficinas que são muito bem recomendadas pelo pessoal do fórum:

Em Ramos -> Oficina do Francês. Tel 2573-3930

No Recreio -> Denis Tel: 2441-5956 ou 7896-5497
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#169

Mensagem por mlhz » Qui Jan 03, 2013 7:09 pm

depois falam do cambio al4 hein...

<a href="http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 2920.shtml" target="_blank">http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 0.shtml</a>

civic travando cambio...15% dos consertos são de civic.

Esta na hora de acabar com a mistica do carro japonês.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#170

Mensagem por rgdl » Qui Jan 03, 2013 11:37 pm

mlhz, essa reportagem é antiga, de 2006. Dos modelos de Civic de 7ª Geração (2001–2006), nos carros dessa época a Honda deu mole mesmo, instalou um cambio automático cujo filtro era interno, como nos nossos AL4.

Só que o fluido recomendado era um fluido mineral Dexron 2 que precisava ser trocado periodicamente. Só que aqui no Brasil havia a lenda de que óleo de cambio automático não se troca, com isso muitos proprietários destruíram seus câmbios por não trocarem o óleo.

Todos os proprietários que seguiam o manual e trocavam o óleo periodicamente passaram ilesos por esse problema.

Eu sei disso porque antes de comprar o Picasso eu queria um Honda Civic e o que eu podia pegar era justamente um de 7ª geração, então pesquisei bastante sobre isso antes de comprar.

Já os Civics de 6ª e de 8ª geração estão livres desse problema.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#171

Mensagem por mlhz » Sex Jan 04, 2013 11:25 am

então, deixei o meu picasso agora cedo no mecânico para trocar o óleo do cambio.

E perguntei sobre isso, e ele me falou:

"carro japonês quebra igual aos outros. A diferença é que no manual do civic diz para trocar o oleo, da picasso não."

O meu intuito com a reportagem é mostrar que carro japonês quebra também. Minha irmã tem um tiida, é ótimo, excelente; mas tem que cuidar como qualquer outro.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#172

Mensagem por rgdl » Sex Jan 04, 2013 11:43 am

ah! sim. Isso é verdade, carro que não quebra só se for de outro planeta. Porque carro feito por Humanos vão sempre dar defeito.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#173

Mensagem por Dynared » Sex Jan 04, 2013 3:20 pm

MLHZ, obrigado pela reportagem, muito boa.

Depois coloca aqui o valor da troca, o local e quais foram as melhorias ...

O meu é 07/07 e atingiu 50.000 esse mês. Deixei a troca agendada para a próxima terça, já que estou percebendo que quando ele esquenta, as respostas já não são as mesmas. Estou desconfiado que o óleo quando quente, está afinando mais que o normal.

Esses dias a temperatura em Sampa está mais amena, então ele está uma "teta", mas tenho ciência que no verãozão, o bicho vai pegar, então, vou me antecipar ...
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#174

Mensagem por mlhz » Sex Jan 04, 2013 3:39 pm

Então peguei a nave agora no mecânico.

A situação era: 70mkm sem troca de oleo do cambio. cantando na terceira e na quarta (um apito) e um tranco na redução de segunda para primeira.

Andei pouco depois de sair do mecânico (uns 15km). E posso dizer, ficou muito melhor.

Acabou o tranco na redução, mais suave nas trocas, reduziu muito o cantar da marcha.

Vale muito a pena trocar o óleo da caixa.

Custos:

R$ 150,00 de mão de obra
R$ 248,00 de óleo (62 reais por litro - 4 litros são utilizados)
Total: R$ 398,00

Usei o oleo da mobil mesmo (até cogitei colocar outro, mas pelo valor ele era o que tinha de melhor).

Comentários do mecânico (o cara tem 15 anos de caixa automática):

- todo óleo precisa trocar
- até os gm dexton vi precisam trocar
- nos citroens troca de óleo a cada 50mkm
- se trocar sempre o óleo tem chance de nunca precisar trocar a eletroválvula
- os mecânicos pede 4,5l de oleo para este motor pois utilizam 0,5l para medir o nível

Apenas para ratificar, na oficina estavam:
- picasso (meu)
- jetta
- tiida (e depois japonês não quebra)
- golf
- le baron (aquele chrysler antigo)

Tirando o meu carro, todos os demais estavam consertando a caixa quebrada.

Loja aonde comprei o óleo:

Alvorada auto peças - <a href="http://www.autopecasalvorada.com.br/home.html" target="_blank">http://www.autopecasalvorada.com.br/home.html</a> - 041-3351-2929

Mecânico:

Beto Cambios: Rua Costa Rica, 1330 - Bacacheri - Curitiba - PR - F: 041-3205-9449

---

Obs: quanto mais eu converso com mecânicos e faço manutenção preventiva no picasso, mais eu vejo que esta mecânica é super simples e muito confiável.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#175

Mensagem por Dynared » Sex Jan 04, 2013 7:40 pm

MLHZ, muitíssimo obrigado. Usarei a sua resposta como base para o orçamento que farão para mim na próxima terça feira.

A única diferença que eu vi o pessoal comentando aqui, é o preço do óleo que varia de lugar para lugar, mas de resto é isso mesmo.

Acredito que eu também não precisarei trocar as eletroválvulas, pois já fiz um teste andando com o Scanner plugado, e a pressão está ok (pelo menos com o carro em temperatura normal)

Ele me disse que alguns dos sintomas que temos são proporcionados pelo desgaste do óleo (que afina perdendo seu poder de viscosidade e pressão) e de alguns vedadores ou retentores de óleo, que ficam entre as marchas. Se não houver mais nada a ser feito, a substituição do óleo e desses vedadores/retentores o carro ficará bem melhor, como você pode perceber.

Agora aqui em São Paulo, o que mais tem é gente tentando condenar os nossos câmbios. Basta encostar um Citroen ou Peugeot para pedirem a abertura da caixa, troca de todo o KIT a uma bagatela de R$ 4.500,00. Falei a outro amigo pessoalmente que se uma caixa precisar ser aberta aos 50.000 KM, pode jogar fora, pois não estamos nem na metade da vida últil do carro. Se fosse assim, imaginem os carros de 150 a 200 Km que estão rodando firme e forte ....
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#176

Mensagem por mlhz » Sex Jan 04, 2013 9:39 pm

trajano

realmente o valor do oleo muda bastante. Achei de 60 a 100 reais (o mesmo mobil).

A loja que comprei é bem boa e conceituada aqui de Curitiba. Com certeza em São Paulo você encontra
preços até melhores.

Olha sobre mecânicos, este que eu fui foi claro: não tem segredo, abre o bujão, esgota o óleo e coloca novo. Por sinal os bujão de baixo é de fácil acesso e o de cima também.

Imagina abrir a caixa com 50mkm ta loco, nem o pior dos piores carros faria isso.

Eu penso que o AL4 tem mais de 10 anos de mercado, e com certeza já foi muito testado e aperfeiçoado; e ainda esta em produção (inclusive na França), sinal que é um bom cambio e resistente.

Ache um mecânico de cofiança, troque o óleo e seja feliz.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
caldas
Habilitado
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Dez 20, 2012 3:54 pm
Nome: Caldas

#177

Mensagem por caldas » Ter Jan 08, 2013 8:44 am

Minha "quest"é encontar oficina que faz isso em Niterói ou Rio de Janeiro.

não só a troca mas alterar a prgramação da central pra "avisar" que o óleo foi trocado :(
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#178

Mensagem por Dynared » Ter Jan 08, 2013 6:21 pm

Ontem estive em 2 oficinas, aqui em São Paulo. Ambas especializadas em Câmbio Automático. A primeira sem ao menos colocar o Scanner, o mecânico me disse que a minha caixa estava condenada. É isso mesmo amigos, um carro com 50 Km teria que ter a caixa aberta para a troca do "Kit de Reparo". Na opnião dele, trancos no engate da 1ª marcha é sinal de desgaste generalizado no sistema (falta de pressão). Valor, R$ 4.500,00. Na Segunda o mecânico pediu para ficar com o carro e analisar, conforme coloquei acima, ele me disse que a troca do óleo, juntamente com alguns retentores (conforme coloquei no post anterior), já seria suficiente para melhorar o rendimento do Cambio. Vamos ver, depois posto aqui o resultado.
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#179

Mensagem por gausaline » Ter Jan 08, 2013 9:50 pm

Alguem poderia me responder o que ocorre se simplismente eu trocar o oleo . E nao zerar o contador ?
Dynared
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 10:31 pm
Nome: Trajano

#180

Mensagem por Dynared » Ter Jan 08, 2013 10:38 pm

Gausaline, o cambio AL4 tem diversos sensores que ajustam o seu funcionamento de acordo com o estado do óleo, ou seja, conforme esse contador vai andando, o sistema vai sendo ajustado, considerando que o óleo está mais velho/gasto. Assim, colocar óleo novo e não zerar o contador, seria como não avisar o sistema que o óleo foi trocado, portanto, ele continuará trabalhando como se o óleo fosse velho. Acredito que temos colegas que podem explicar melhor, mas acredito que seja isso. É por esse motivo que a troca precisa ser feita por um profissional especializado.
Editado pela última vez por Dynared em Ter Jan 08, 2013 10:41 pm, em um total de 1 vez.
Responder