Tranco no Câmbio Automático

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Robinson
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#151

Mensagem por Robinson » Qua Out 03, 2012 12:32 am

rgdl e Anderson Machado Muito obrigado pelas respostas.

Vou hoje mesmo em São Cetano falar com o Charles.

Obrigado!


Robinson
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#152

Mensagem por Robinson » Qua Out 03, 2012 6:35 pm

Pois é pessoal,

Fui no Charles mas ele estava em Campinas com todos os mecânicos dele (ele disse que tinha um trabalho grande pra fazer lá) e na oficina só estava o Helio, gente boa o cara!

Ele passou um aparelho no carro e acusou pressão baixa!
Em "oil pressure" deveria estar oscilando em 3 ou mais

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/255/fotodb.jpg/" target="_blank">Imagem</a>

Uploaded with <a href="http://imageshack.us" target="_blank">ImageShack.us</a>

Eu já tinha dito que o carro nao estava dando tranco, certo? Pois é, voltando de São Caetano o carro começou a dar um tranco na saida de semáforo, eu tirava o pé do freio (sem acelerar) e nada do carro sair, e quando acelerava dá um pequeno tranco e depois a 2ª, 3ª e 4ª marchas entram normal, somente na saída que dá o tranco, se acelerar pouquinho o tranco é leve e se acelerar um pouco mais o tranco é bem maior.

Agora o problema é do lojista! Ainda bem faz somente 10 dias que comprei a nave

Vamos ver como termina esta história!

Abraço a todos
Xamã
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#153

Mensagem por Xamã » Sáb Out 06, 2012 9:16 pm

[quote name='Anderson Machado' date='Oct 2 2012, 10:53 PM' post='19052']
Bom parceiro, depois do diagnostico na oficina que vc colocou hoje leve seu carro lá no Charles, como pode ver existem vários relatos do cara sendo super profissional e preparado para esse tipo de problema, e sem cobrar absurdos...

Charles
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O problema poder ser apenas programação ou até problema no módulo TCM (que comanda o módulo) isso só vai ser descoberto passando por análise, mais como esta na garantia ainda não se preocupe muito entrega o pepino para o logista...

E a todos que acompanham, hj liguei para o Charles explicando minha situação e ele recomendou não mexer pois o carro encontra-se normal ele acredita que tenha sido um pequeno bloquei na válvula solenoide que foi desobestruida logo em seguida, mais ressaltou que caso venha ocorrer novamente leve para ele analisar no computador... Agora, com a conversa que tive com ele me explicando tudo tim tim por tim tim esse cara ganhou minha confiança e caso meu carro volte a dar qualquer tranco ou a famosa mensagem aparecer irei nele sem sombra de dúvida... :613179: :613179:
[/quote]

:D Prezado Anderson,

aconselho o amigo a trocar todo o óleo do câmbio o mais rápido possível. Digo que será necessário "enxaguar" a transmissão toda por dentro mesmo, com fluido novíssimo, até que o óleo drenado da transmissão saia límpido.

Veja a forma de fazer o procedimento neste vídeo: <a href="http://www.youtube.com/watch?v=qIywuYGwG8Y" target="_blank">Problemas no câmbio AL4 (Peugeot 307 flex)</a>

Observe o estado do óleo que saiu do câmbio do Peugeot. Imagina se o mecânico resolve apenas completar o óleo depois do reparo efetuado? :65322:

Só depois de uma limpeza dessas é que se pode mandar zerar o contador no módulo TCM.

Será a única maneira de salvar o teu carro de problemas de travamento do câmbio em modo de emergência e de evitar o serviço de susbtituição de eletroválvulas.

Digo isto pelo fato de que quando o problema da mensagem aparece, é sinal de que o fluido do câmbio já está com sua qualidade, com suas propriedades físico - químicas irremediavelmente comprometidas, de modo que a queda de viscosidade acentuada do mesmo e a limalha em suspensão/circulação no corpo de válvulas é que levarão aos problemas de eletroválvulas/solenóides.

Além disso, te digo uma coisa: mecânico nenhum que mexer na tua caixa de marchas pode solicitar que o amigo compre apenas dois litros de óleo/fluido, eis que o correto, quando o câmbio é mexido, é efetuar a troca completa do lubrificante e não apenas o completar, conforme ficou demonstrado no vídeo.

Para efeito de informação, faz-se mister falar o seguinte: o câmbio AL4 comporta 6,7 litros de fluido hidráulico e quando tem o lubrificante drenado, pelo bujão de escoamento, restam ainda 2,2 litros de óleo no interior do conversor de torque.

Ou seja, se apenas for adicionado óleo novo ao câmbio que teve o fluido drenado, estará se misturando 4,5 litros de óleo novo com 2,2 litros de óleo já degradado... :28720:

Abri um espaço aberto às discussões específico para tratar do tema fluido hidráulico dos câmbios AL4. Para literalmente "lavar" o câmbio internamente, a coisa fica cara - se levarmos em conta o valor praticado por concessionários e por lojistas para o litro dos melhores fluidos -, mas talvez resolva o problema por um tempo muito, mas muito longo, logicamente dependendo da qualidade do óleo que for utilizado.

O que tenho sabido, em razão de estar pesquisando muito o problema agora, é que quando é feita a limpeza interna do câmbio, com lubrificante novo, o funcionamento do AL4 fica perfeito.

Se puder, peço ao amigo que visite este tópico aqui: <a href="index.php?showtopic=3909" target="_blank">Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4</a>

Um abraço grande e espero ter ajudado,
Xamã :lol:
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#154

Mensagem por Dynared » Seg Dez 10, 2012 11:42 am

Pessoal, bom dia. Estou passando pelo mesmo problema com o meu Xsara Picasso 2007 Aut. Na verdade, o problema apesar de ser no cambio automático, aparece de maneira diferente.

Quando Frio, tudo tranquilo, mas basta pegar um engarrafamento (com sol) que a caixa começa a dar o tranco na primeira marcha (aquele que a gente solta o freio e ele não anda e quando acelera ele pula de uma vez). Com ele quente, também percebo que as trocas ficam mais asperas, mas não chega a dar trancos fortes.

Levei na oficina que os amigos indicaram (Charles em São Caetano) e ele me disse que não mecheria no carro, pois o mesmo está bom (de acordo com o Scanner, não há falha de pressão e nunca apresentou erros). Rodei com ele cerca de 15 minutos, mas como o carro não esquentou, o problema não apareceu.

Levei num mecânico de confiança que me disse que pode ser apenas o óleo que está perdendo suas propriedades, já que o problema só aparece quando o cambio está quente. Se fosse problema de válvulas, corpo de válvulas, engrenagens, cintas, etc, o problema aconteceria em qualquer situação, além do próprio carro informar o erro no Computador de Bordo.

Fica a pergunta, alguém já passou por isso ? Robinson, me parece que o problema é parecido com o seu. Você resolveu ? Como ?

Obrigado a todos.
Robinson
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#155

Mensagem por Robinson » Seg Dez 10, 2012 5:59 pm

Oi Trajano,
Era exatamente o que acontecia com o meu, ou dava o tranco ou o alerta do computador de bordo. Levei o carro nesta oficina e o mecanico disse que era mesmo as eletrovalvulas, levei o carro na agencia que comprei e eles trocaram o oleo e as eletrovalvulas e ficou perfeito! Acho estranho nao ter acusado no aparelho o problema pois nao acho que somente o oleo desgastado causa o problema mas a combinação oleo+eletrovalvulas.

Esrero que resolva de forma simpes teu problema.
Abs
Robinson
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#156

Mensagem por Dynared » Seg Dez 10, 2012 9:50 pm

Robinson, obrigado pelo retorno. Hoje estive em outra oficina indicada aqui no fórum, a JM Chaves na Vila Carrão.
Assim como o Charles, o dono dessa oficina parece conhecer bem o cambio AL4. Ele me confirmou que no meu caso, podem ser alguns problemas :

1 - Óleo com perda de viscosidade;
2 - Desgaste de alguns anéis internos;
3 - Problemas nas solenoides (mesmo sem a mensagem no CB);
4 - Todos os fatores juntos.

O problema é que o cara só tem vaga para dia 07/01 e eu não gostaria de ficar com o carro assim tanto tempo.

O jeito é encostar mesmo o possante na mão de alguém que entende, e esperar o resultado.

Após várias horas de leitura na internet, conversa com amigos e mecânicos, cheguei a conclusão que o grande problema desse cambio é a tropicalização mal feita. Será mesmo que um cambio projetado para rodar na Europa, está preparado para pegar um congestionamento de mais de 2 horas em 1ª e 2ª (como aqui em SP) com uma temperatura de 35ºC ... Aguentar lombadas, buracos, remendos mal feitos, paradas sucessivas em faróis sem sincronia e ainda aguentar o jeito louco do brasileiro de dirigir ? A resposta nós já sabemos ..
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#157

Mensagem por rgdl » Seg Dez 10, 2012 10:14 pm

Cara não foi tropicalização mal feita não, na verdade eu duvido que tenha havido alguma tropicalização desse cambio já que em sites com o e-bay as peças usadas, especialmente o trocador de calor do óleo é o mesmo.

Se vc ver blogs e fóruns europeus vai notar que de lá o pessoal também reclama desse cambio e conhece bem o problema das solenoides.

No meu ver exitem dois problemas ai nesse cambio o primeiro é um problema de projeto, o radiador de óleo é pequeno, na verdade um trocador de calor ao invés de um radiador de verdade, com isso o óleo aquece muito e perde rapidamente suas propriedades; O segundo é um erro de procedimento, é que quem projetou esse câmbio foi a ZF e por ela o óleo deve ser trocado a cada 60.000Km, mas a PSA insiste em dizer que o óleo é vitalício. Com isso não há no manual qualquer alerta sobre troca de óleo. Como resultado temos solenoides queimadas, trancos e todo tipo de problema.
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#158

Mensagem por mauricio.pozolo » Ter Dez 11, 2012 9:25 am

"Estou com problemas no Câmbio Automático :icon_smile_8ball: "Atençaõ Defeito no Cambio Automático".
Fiz diversas consultas e pesquisas em foruns e o mais completo e que tem a abordagem mais coesa é do CCdoB.
Pois bem, após consultar mecânico de confiança o mesmo me informou que trocando o óleo da Cx de Câmbio estaria sanada a dificuldade não havendo a necessidade da troca das válvula solenóides.
Ao fazer leituras mais aprofundadas verifiquei que deve-se utilizar o scanner para "zerar" as informações a respeito do óleo informando a troca, assim sendo o câmbio seria "reprogramado".
Por ele (mecânico) ser hoje um "freelancer" não disponibiliza o scanner.
Essa informação confere?
Tenho que "zerar" as informações? Pode ser feita posteriormente? E se não for feita o que acontece?

Conto com a ajuda do pessoal do fórum. :925400:
Editado pela última vez por mauricio.pozolo em Ter Dez 11, 2012 9:43 am, em um total de 1 vez.
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#159

Mensagem por rgdl » Ter Dez 11, 2012 10:04 am

Caro Pozolo, se as solenoides estiverem irremediavelmente comprometidas só a troca do óleo não vai resolver, mas não custa nada tentar.

Mas se tiver que trocar o óleo ai vai ter que trocar todo o óleo, ai nesse caso eu recomendo que vc use um óelo com maior poder de detergência (importante para remover impurezas da caixa) que o LT 71141, como o Motul Multi ATF ou o Renaultmatic D3 SYN. Ambos são óleos sintéticos com alto poder de detergência e resistência ao calor. Esses óleos também podem ser usados nesse cambio.

De qualquer maneira, a pressão do óleo tem que estar acima de 3bar com o carro estacionado e em marcha lenta. Menos do que isso indica problema nas solenoides.

O contador de desgaste de óleo tem que ser reprogramado sim, na verdade tem que tirar 2500 pontos por litro de óleo novo adicionado. Claro que se vc trocar todo o óleo vai ter que zerar mesmo.

Tanto a medição da pressão quanto a reprogramação do contador é feita com o uso de um scanner automotivo, então vc vai ter que procurar alguém que tenha a ferramenta.
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#160

Mensagem por mauricio.pozolo » Ter Dez 11, 2012 10:40 am

[quote name='rgdl' date='Dec 11 2012, 10:04 AM' post='19780']
Caro Pozolo, se as solenoides estiverem irremediavelmente comprometidas só a troca do óleo não vai resolver, mas não custa nada tentar.

Mas se tiver que trocar o óleo ai vai ter que trocar todo o óleo, ai nesse caso eu recomendo que vc use um óelo com maior poder de detergência (importante para remover impurezas da caixa) que o LT 71141, como o Motul Multi ATF ou o Renaultmatic D3 SYN. Ambos são óleos sintéticos com alto poder de detergência e resistência ao calor. Esses óleos também podem ser usados nesse cambio.

De qualquer maneira, a pressão do óleo tem que estar acima de 3bar com o carro estacionado e em marcha lenta. Menos do que isso indica problema nas solenoides.

O contador de desgaste de óleo tem que ser reprogramado sim, na verdade tem que tirar 2500 pontos por litro de óleo novo adicionado. Claro que se vc trocar todo o óleo vai ter que zerar mesmo.

Tanto a medição da pressão quanto a reprogramação do contador é feita com o uso de um scanner automotivo, então vc vai ter que procurar alguém que tenha a ferramenta.
[/quote]


Obrigado pelo retorno!
Veja que a situação então não é tão simples, achei que poderia fezer em casa na garagem... mas então devo deixar numa oficina e acaba a esperança de gastar menos. :966283:
Quanto à troca do óleo na sua totalidade pelo que li deve se abrir a cx de cambio então?
Apenas escoar pelo bujão não adianta?
O óleo que comprei é o Pentosin ATF1...
Se for necessário abrir a cx de cambio, já efetuarei a troca das solenoides, sendo que aqui em Porto Alegre na concessionária custa R$ 122,00 cada...
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#161

Mensagem por rgdl » Ter Dez 11, 2012 11:34 am

Se vc tiver o ferramental necessário pode fazer em casa pelo menos a troca de óleo, lembrando que em caso de troca de óleo é obrigatório trocar o anel de vedação do bujão, tanto de entrada como de saída.

Sim tem como escorrer o óleo por meio de bujão, esse bujão fica, obviamente, na parte inferior do cambio. É um bujão duplo, o primeiro é usado só para ver o nível do óleo. O segundo é interno e vc só tem acesso a ele depois que remove o primeiro, retirando esse segundo bujão o óleo escorre.

Só que nem todo o óleo escorre mesmo abrindo o segundo bujão. É que essa caixa usa -/+ 6 litros de óleo mas +/- 2 Litros ficam retidos no conversor de torque e no sistema de resfriamento do óleo. Isso é assim em todos os câmbios automáticos, não sendo sendo exclusividade de nosso cambio.

Abrir o cambio é uma opção muito agressiva e cara para trocar o óleo, vc pode fazer diferente. Vc pode simplesmente retirar o óleo e colocar apenas os 4L, andar uma semana e repetir o procedimento e ir repetindo isso até o óleo sair limpo. Vc deve gastar algo em tono de 12 a 18 L de óleo assim, dependendo do estado do óleo antigo.

Para trocar as solenoides não é necessário abri o cambio, o acesso a elas é facilitado com a remoção do suporte de entrada de ar do motor. Vc vai ver que tem um tampão preto na caixa de cambio, é ali que estão as solenoides.

Embora não seja necessário desmontar todo o cambio é necessário retirar o bloco hidráulico aonde as solenoides estão, por isso essa parte é melhor deixar com um mecânico mesmo. Até porque tem uma regulagem chata para ser feita na montagem do bloco.

O óleo Pentosin ATF1 é recomendado, mas é um óleo caro, muitas vezes mais caro que o LT 71141, o Renaltmatic D3 SYN é mais em conta já que custa em torno de R$ 50,00 o litro (eu já achei por R$ 38,0 em uma distribuidora no Rio de Janeiro) e é um pouco superior ao LT 71141 e ao Pentosin ATF1, já que estes são semissintéticos e o outro é 100% sintético.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Dez 11, 2012 11:38 am, em um total de 1 vez.
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#162

Mensagem por esquerdo » Ter Dez 11, 2012 12:05 pm

Alguem sabe quem faz esse tipo de procedimento aqui no Rio de Janeiro e/ou redondezas?

Eu tenho um mecanico de confiança...mas a pergunta é: Qualquer mecanico pode fazer isso? "É simples?"
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#163

Mensagem por rgdl » Ter Dez 11, 2012 12:52 pm

Oi Esquerdo, estou no furo com vc... mas vou te ligar sim deixa eu me desenrolar.

A troca de óleo qualquer um pode fazer desde que tenha um bom scanner e saiba como medir o nível.

Agora as solenoides o cara tem que ter um mínimo de conhecimento porque tem uma regulagem para se fazer depois que monta o bloco hidraulico.
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#164

Mensagem por Dynared » Ter Dez 11, 2012 5:54 pm

Rqdl, perfeito. Comentei da tropicalização, pois li em outro lugar que a PSA fez alguns ajustes para que esse cambio fosse usado no Brasil, mas você tem razão, se o problema também acontece lá fora, é sinal que o "buraco" é mais embaixo ...

Esquerdo, sugestão. Não leve em qualquer mecânico. Nem todos tem o famoso Scanner para zerar o contador do óleo e fazer algum ajuste se necessário. Fui em 2 de minha inteira confiança, e ambos disseram que repassariam o meu pedido pois, apesar de ser um procedimento simples (troca do óleo) o ajuste final precisa ser feito por um profissional capacitado. Se é para terceirizar e encarecer o procedimento, melhor ir direto numa oficina especializada ...
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#165

Mensagem por esquerdo » Ter Dez 11, 2012 6:28 pm

rgdl ok...sem problemas estou no aguardo...

O problema é q nao acho esse lugar...vc conhece algum?

-------

Ola Trajano....valeu ...

Mas o lance é q eu nao acho nem a pancada uma oficina especializada....

A citroen se nega a fazer isso...

A unica q achei foi uma de SP...mas os caras restringem à oleos da lista deles....eu postei minhas observacoes no topico do XAMA...

Deem uma olhada qdo possivel por favor...

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