Ventilador do xsara disparado
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Galera,
O ventilador do xsara está disparado. Já olhamos fusíveis. Não pára. Tive que retirar o fusível para desabilitá-lo, mas fiquei sem ar também. Alguém já passou por isto?
Detalhes:
1- o botão de direcionamento do ar continua funcionando;
2- quando ligo o ar o resfriamento só ocorre quando coloco na posição "auto".
Abraço,
O ventilador do xsara está disparado. Já olhamos fusíveis. Não pára. Tive que retirar o fusível para desabilitá-lo, mas fiquei sem ar também. Alguém já passou por isto?
Detalhes:
1- o botão de direcionamento do ar continua funcionando;
2- quando ligo o ar o resfriamento só ocorre quando coloco na posição "auto".
Abraço,
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- Nome: GUILHERMEGLX
Fala aí meu brother, blz?
Não sei se vou ajudar mas, eu tenho um problema de temperatura que já resolvi uma parte, falta mais uma que ainda estou pesquisando mas , enfim vamos lá. Durante esta tal pesquisa eu descobri que o sensor de temperatura marrom no corpo da válvula termostática (PTC-positive temperature coeficient) ou seja, com o aumento da temperatura a resistência aumenta de +/- 1.8KR a 2.5KR tem que estar dentro deste valor. Ao soltar o conector para um teste eu percebi que a ventoinha entra de 5 a 10 segundos em modo de emergência ficando disparado o tempo todo. este não foi meu problema mas, pode ser o seu então cheque este sensor, talvez vc se dê bem. Se vc souber onde arrumar manuais de citroën Xsara entre em contato e boa sorte.
Não sei se vou ajudar mas, eu tenho um problema de temperatura que já resolvi uma parte, falta mais uma que ainda estou pesquisando mas , enfim vamos lá. Durante esta tal pesquisa eu descobri que o sensor de temperatura marrom no corpo da válvula termostática (PTC-positive temperature coeficient) ou seja, com o aumento da temperatura a resistência aumenta de +/- 1.8KR a 2.5KR tem que estar dentro deste valor. Ao soltar o conector para um teste eu percebi que a ventoinha entra de 5 a 10 segundos em modo de emergência ficando disparado o tempo todo. este não foi meu problema mas, pode ser o seu então cheque este sensor, talvez vc se dê bem. Se vc souber onde arrumar manuais de citroën Xsara entre em contato e boa sorte.
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- Registrado em: Ter Dez 23, 2008 10:08 am
- Nome: JBorges
[quote name='GUILHERMEGLX' post='8135' date='Dec 18 2009, 12:40 AM']
Fala aí meu brother, blz?
Não sei se vou ajudar mas, eu tenho um problema de temperatura que já resolvi uma parte, falta mais uma que ainda estou pesquisando mas , enfim vamos lá. Durante esta tal pesquisa eu descobri que o sensor de temperatura marrom no corpo da válvula termostática (PTC-positive temperature coeficient) ou seja, com o aumento da temperatura a resistência aumenta de +/- 1.8KR a 2.5KR tem que estar dentro deste valor. Ao soltar o conector para um teste eu percebi que a ventoinha entra de 5 a 10 segundos em modo de emergência ficando disparado o tempo todo. este não foi meu problema mas, pode ser o seu então cheque este sensor, talvez vc se dê bem. Se vc souber onde arrumar manuais de citroën Xsara entre em contato e boa sorte.
[/quote]
GUILHERMEGLX,
Valeu pela dica. Vou verificar este sensor e retorno o resultado.
Abração
Fala aí meu brother, blz?
Não sei se vou ajudar mas, eu tenho um problema de temperatura que já resolvi uma parte, falta mais uma que ainda estou pesquisando mas , enfim vamos lá. Durante esta tal pesquisa eu descobri que o sensor de temperatura marrom no corpo da válvula termostática (PTC-positive temperature coeficient) ou seja, com o aumento da temperatura a resistência aumenta de +/- 1.8KR a 2.5KR tem que estar dentro deste valor. Ao soltar o conector para um teste eu percebi que a ventoinha entra de 5 a 10 segundos em modo de emergência ficando disparado o tempo todo. este não foi meu problema mas, pode ser o seu então cheque este sensor, talvez vc se dê bem. Se vc souber onde arrumar manuais de citroën Xsara entre em contato e boa sorte.
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GUILHERMEGLX,
Valeu pela dica. Vou verificar este sensor e retorno o resultado.
Abração
[quote name='JBorges' post='8089' date='Dec 12 2009, 07:42 AM']
Galera,
O ventilador do xsara está disparado. Já olhamos fusíveis. Não pára. Tive que retirar o fusível para desabilitá-lo, mas fiquei sem ar também. Alguém já passou por isto?
Detalhes:
1- o botão de direcionamento do ar continua funcionando;
2- quando ligo o ar o resfriamento só ocorre quando coloco na posição "auto".
Abraço,
[/quote]
Você está se referindo ao ventilador interno, do sistema de ar condicionado?
Se for isso, o problema fica na resistência do motor da ventilação interna. Há necessidade de troca do motor completo, custa 450 na concecionária, e 150 a 250 no mercado de peças usadas. É a mesma peça do Xantia, Xsara, 406.
Quando estava procurando uma para mim não achei em lugar nenhum, logo que comprei, um cara anunciou no mercado livre mais em conta.
Procura lá que tem.
Espero ter ajudado.
Galera,
O ventilador do xsara está disparado. Já olhamos fusíveis. Não pára. Tive que retirar o fusível para desabilitá-lo, mas fiquei sem ar também. Alguém já passou por isto?
Detalhes:
1- o botão de direcionamento do ar continua funcionando;
2- quando ligo o ar o resfriamento só ocorre quando coloco na posição "auto".
Abraço,
[/quote]
Você está se referindo ao ventilador interno, do sistema de ar condicionado?
Se for isso, o problema fica na resistência do motor da ventilação interna. Há necessidade de troca do motor completo, custa 450 na concecionária, e 150 a 250 no mercado de peças usadas. É a mesma peça do Xantia, Xsara, 406.
Quando estava procurando uma para mim não achei em lugar nenhum, logo que comprei, um cara anunciou no mercado livre mais em conta.
Procura lá que tem.
Espero ter ajudado.
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- Nome: capiau2009
[quote name='JBorges' post='8089' date='Dec 12 2009, 07:42 AM']
Galera,
O ventilador do xsara está disparado. Já olhamos fusíveis. Não pára. Tive que retirar o fusível para desabilitá-lo, mas fiquei sem ar também. Alguém já passou por isto?
Detalhes:
1- o botão de direcionamento do ar continua funcionando;
2- quando ligo o ar o resfriamento só ocorre quando coloco na posição "auto".
Abraço,
[/quote]
Se o ventilador que voce menciona é o ventilador interno no paínel e não a ventoinha, procure uma auto elétrica ou uma loja especializada em ar condicionado para verificar desgastes da resistência do botão de regulagem ou alguma falha de conexão ou mal contato.
Boa sorte
Galera,
O ventilador do xsara está disparado. Já olhamos fusíveis. Não pára. Tive que retirar o fusível para desabilitá-lo, mas fiquei sem ar também. Alguém já passou por isto?
Detalhes:
1- o botão de direcionamento do ar continua funcionando;
2- quando ligo o ar o resfriamento só ocorre quando coloco na posição "auto".
Abraço,
[/quote]
Se o ventilador que voce menciona é o ventilador interno no paínel e não a ventoinha, procure uma auto elétrica ou uma loja especializada em ar condicionado para verificar desgastes da resistência do botão de regulagem ou alguma falha de conexão ou mal contato.
Boa sorte
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[quote name='JBorges' post='8719' date='Feb 25 2010, 07:26 PM']
Galera, olhem que coisa.
Hoje cedo, ao ligar o carro, não é que o problema do ventilador disparado simplesmente acabou. Voltou funcionar novamente, do nada, depois de dois meses disparado.....
É mole....
[/quote]
Olha amigo eu arrumei o meu ...a chamada resistencia são doi transistores de potencia de cod buz 102 e so tracar e boa
Galera, olhem que coisa.
Hoje cedo, ao ligar o carro, não é que o problema do ventilador disparado simplesmente acabou. Voltou funcionar novamente, do nada, depois de dois meses disparado.....
É mole....
[/quote]
Olha amigo eu arrumei o meu ...a chamada resistencia são doi transistores de potencia de cod buz 102 e so tracar e boa
Editado pela última vez por dijunior em Qua Mar 31, 2010 5:58 pm, em um total de 1 vez.
[quote name='JBorges' post='8089' date='Dec 12 2009, 08:42 AM']
Galera,
O ventilador do xsara está disparado. Já olhamos fusíveis. Não pára. Tive que retirar o fusível para desabilitá-lo, mas fiquei sem ar também. Alguém já passou por isto?
Detalhes:
1- o botão de direcionamento do ar continua funcionando;
2- quando ligo o ar o resfriamento só ocorre quando coloco na posição "auto".
Abraço,
[/quote]
Com o meu Xsara aconteceu algo parecido. O ventilador começou a dar pane, as vezes ligava as vezes não, as vezes só no modo automático, até que parou de vez.
Como resolver:
Passo 1
- O ventilador fica embaixo do porta-luvas, basta baixar o acabamento e observar que vc acha fácil.
Não há risco de mexer, vc não vai ferrar nada ali.
Pulo do gato: coloque uma bateria ali mesmo no assoalho para vc testar se o ventilador funciona ligado direto na bateria. Isso para que vc não precise tirar ele do local onde está montado. Basta puxar o fio vermelho (+ positivo) e o fio preto (- negativo) do ventilador e ligar na bateria que vc colocou no assoalho do carro. Se funcionar o defeito é em outro lugar e é simples de resolver. Monte os fios de volta no mesmo lugar.
Passo 2:
O ventilador funciona ligando direto na bateria mas quando aciona o botão no painel não funciona.
Simples. Do lado da caixa de fusível embaixo do volante existem os relés. Um verde, um laranja, um vermelho e outro preto.
Esses são os relés do pisca pisca, do limpador e outras funções inclusive do ventilador.
Basta remover o relé, no meu carro é o laranja, e trocar por um novo.
O relé custa R$ 75,00 na concessionária citroen mas vc acha em QUALQUER loja de peças ou auto-elétrico.
Eu paguei R$ 6,50 ... isso mesmo. O ome do relé é RELÉ AUXILIAR de 5 terminais 12V da marca DNI -código DNI 0140.
Pulo do gato: Qualquer marca de relé tipo auxiliar de 5 pinos ou 5 terminais servem ... são absolutamente todos iguais. Tem em qualquer lugar.
Compre 3 peças... aí basta vc tirar um do carro e colocar o novo no lugar ... pronto seu ventilador volta a funcionar na hora!
Eu troquei dois ... se não me engano são três ou quatro relés deste tipo dependendo do ano/modelo do carro.
Não esqueça de verificar se não tem fusível queimado! Se houver troque antes de colocar o relé novo !!!
Boa sorte. Qualquer dúvida estou a disposição!
Abraço.
Galera,
O ventilador do xsara está disparado. Já olhamos fusíveis. Não pára. Tive que retirar o fusível para desabilitá-lo, mas fiquei sem ar também. Alguém já passou por isto?
Detalhes:
1- o botão de direcionamento do ar continua funcionando;
2- quando ligo o ar o resfriamento só ocorre quando coloco na posição "auto".
Abraço,
[/quote]
Com o meu Xsara aconteceu algo parecido. O ventilador começou a dar pane, as vezes ligava as vezes não, as vezes só no modo automático, até que parou de vez.
Como resolver:
Passo 1
- O ventilador fica embaixo do porta-luvas, basta baixar o acabamento e observar que vc acha fácil.
Não há risco de mexer, vc não vai ferrar nada ali.
Pulo do gato: coloque uma bateria ali mesmo no assoalho para vc testar se o ventilador funciona ligado direto na bateria. Isso para que vc não precise tirar ele do local onde está montado. Basta puxar o fio vermelho (+ positivo) e o fio preto (- negativo) do ventilador e ligar na bateria que vc colocou no assoalho do carro. Se funcionar o defeito é em outro lugar e é simples de resolver. Monte os fios de volta no mesmo lugar.
Passo 2:
O ventilador funciona ligando direto na bateria mas quando aciona o botão no painel não funciona.
Simples. Do lado da caixa de fusível embaixo do volante existem os relés. Um verde, um laranja, um vermelho e outro preto.
Esses são os relés do pisca pisca, do limpador e outras funções inclusive do ventilador.
Basta remover o relé, no meu carro é o laranja, e trocar por um novo.
O relé custa R$ 75,00 na concessionária citroen mas vc acha em QUALQUER loja de peças ou auto-elétrico.
Eu paguei R$ 6,50 ... isso mesmo. O ome do relé é RELÉ AUXILIAR de 5 terminais 12V da marca DNI -código DNI 0140.
Pulo do gato: Qualquer marca de relé tipo auxiliar de 5 pinos ou 5 terminais servem ... são absolutamente todos iguais. Tem em qualquer lugar.
Compre 3 peças... aí basta vc tirar um do carro e colocar o novo no lugar ... pronto seu ventilador volta a funcionar na hora!
Eu troquei dois ... se não me engano são três ou quatro relés deste tipo dependendo do ano/modelo do carro.
Não esqueça de verificar se não tem fusível queimado! Se houver troque antes de colocar o relé novo !!!
Boa sorte. Qualquer dúvida estou a disposição!
Abraço.
[quote name='Dirceu/Blumenau' date='Mar 31 2010, 05:50 PM' post='9041']
Olha amigo eu arrumei o meu ...a chamada resistencia são doi transistores de potencia de cod buz 102 e so tracar e boa
[/quote]
meu amigo to com este problema com o meu quais são os potenciometros que vc colocou e se realmente fica bom fico no aguardo obg!
Olha amigo eu arrumei o meu ...a chamada resistencia são doi transistores de potencia de cod buz 102 e so tracar e boa
[/quote]
meu amigo to com este problema com o meu quais são os potenciometros que vc colocou e se realmente fica bom fico no aguardo obg!
A falta de variação do potenciômetro do ventilador pode ocorrer também por falta/má conexão de um fio fino que sai do mesmo, e se não me engano deve ser aterrado. Tive problema no ventilador de meu Xsara, e consegui um usado, mas só ficava na potência máxima. Cheguei a pedir nova peça, mas ocorreu o mesmo. Foi só ligar o tal fio que ficou perfeito.
Elias
Elias
[quote name='Elias Nassif' date='Jun 18 2013, 08:54 PM' post='21844']
A falta de variação do potenciômetro do ventilador pode ocorrer também por falta/má conexão de um fio fino que sai do mesmo, e se não me engano deve ser aterrado. Tive problema no ventilador de meu Xsara, e consegui um usado, mas só ficava na potência máxima. Cheguei a pedir nova peça, mas ocorreu o mesmo. Foi só ligar o tal fio que ficou perfeito.
Elias
[/quote]
Me registrei no forum apenas para agradecer ao usuario Elias Nassif (te devo uma cerveja).
Estava com o problema do ventilador mencionado nesse topico. Levei num "especialista" que sem nem olhar muito ia me cobrar 400 reais pelo conserto (resistencia + mão de obra).
Achei caro e depois de pesquisar com o google achei sua dica aqui no forum.
Tiro e queda, o fio terra estava ressecado e rachou. Foi só refazer a conexão e tudo voltou ao normal.
Nada como uma dica certeira!
Mais uma vez, obrigado.
A falta de variação do potenciômetro do ventilador pode ocorrer também por falta/má conexão de um fio fino que sai do mesmo, e se não me engano deve ser aterrado. Tive problema no ventilador de meu Xsara, e consegui um usado, mas só ficava na potência máxima. Cheguei a pedir nova peça, mas ocorreu o mesmo. Foi só ligar o tal fio que ficou perfeito.
Elias
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Me registrei no forum apenas para agradecer ao usuario Elias Nassif (te devo uma cerveja).
Estava com o problema do ventilador mencionado nesse topico. Levei num "especialista" que sem nem olhar muito ia me cobrar 400 reais pelo conserto (resistencia + mão de obra).
Achei caro e depois de pesquisar com o google achei sua dica aqui no forum.
Tiro e queda, o fio terra estava ressecado e rachou. Foi só refazer a conexão e tudo voltou ao normal.
Nada como uma dica certeira!
Mais uma vez, obrigado.