Carro a alcool.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
baronez
Sem Habilitação
Mensagens: 17
Registrado em: Qua Jan 23, 2008 12:08 am
Nome: Baronez

#1

Mensagem por baronez » Qua Jun 04, 2008 8:45 am

Converti o meu carro mais tenho medo que de algum problema entao gostaria de trocar experiencia com vcs que ja tem o xsara convertido.....


dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#2

Mensagem por dbmdaniel » Qua Jun 04, 2008 7:03 pm

o xsara ainda nao tive coragem de fazer...mas ja tive dois carros convertidos...um foi no método tradicional do chip...sem duvidas ficou excelente...carro maos potente ....
e outro foi um que converti usando as caixinhas flex....ficou uma porcaria....tanto para dar partida mesmo com partida a frio era uma merdinha....se bem que a caixinha que comprei nao era das melhores mas....deveria funcionar direitinho.

Bom os unicos cuidados que vc precisa ter é apos converter com 1000km trocar o filtro de comb. e depois sempre manter o tanque mais ou menos cheio...nunca com o nivel muito baixo ai sua bomba vai durar bem....a minha sempre durou (bomba de gasolina) mais de 1 ano apos converter.

Mas fala ai...como vc converteu? qual sistema? qto saiu tdo?
baronez
Sem Habilitação
Mensagens: 17
Registrado em: Qua Jan 23, 2008 12:08 am
Nome: Baronez

#3

Mensagem por baronez » Dom Jun 08, 2008 9:33 pm

[quote name='Daniel' post='1593' date='Jun 4 2008, 07:03 PM']
o xsara ainda nao tive coragem de fazer...mas ja tive dois carros convertidos...um foi no método tradicional do chip...sem duvidas ficou excelente...carro maos potente ....
e outro foi um que converti usando as caixinhas flex....ficou uma porcaria....tanto para dar partida mesmo com partida a frio era uma merdinha....se bem que a caixinha que comprei nao era das melhores mas....deveria funcionar direitinho.

Bom os unicos cuidados que vc precisa ter é apos converter com 1000km trocar o filtro de comb. e depois sempre manter o tanque mais ou menos cheio...nunca com o nivel muito baixo ai sua bomba vai durar bem....a minha sempre durou (bomba de gasolina) mais de 1 ano apos converter.

Mas fala ai...como vc converteu? qual sistema? qto saiu tdo?
[/quote]

cara sinceramente eu nao sei qual sistema que é..se é chip ou caixinha..como que eu faço para saber?
a e ele me cobrou 350,00 o que vc acha do preço tambem?

algumas pessoas falaram que o carro depois de 2 anos da problema é verdade?corrói as peças?
no caso do meu xsara break 1.8 16v vc acha que vai dar problema....?nao sei se vale a pena arriscar o que vc acha?

abraço
Editado pela última vez por baronez em Dom Jun 08, 2008 9:33 pm, em um total de 1 vez.
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#4

Mensagem por dbmdaniel » Seg Jun 09, 2008 2:51 pm

Ambos se for instalado e ajustado por quem entende fica bom....soh nao vai colocar em lojas de acessorios pois nao sei se dara certo...talvez sim mas melhor colocar com que entende. Preço esta razoavel desde que seja bem feito e com o reservatorio de partida a frio pois se nao vc nao ira economizar nada.....mas vc deve colocar em seu orçamento os seguintes intens:velas daqui a 10 mil no maximo ela vao estragar; filtro de comb troca apos 1000 km; limpeza do sistema (bicos e descarbonizaçao).... e por ai vai..ou seja...seu custo total ficara em 450 a 500 reais.

E mais para frente..caso ande com o tanque muito vazio a bomba de combustivel...se andar sempre acima de 1/4 a mesma dura bastante...caso nao...nao passa nem de 3 meses.....

Quanto a problemas de corrosao....sinceramente?! papo furado....o meu é 1,6 16v o sistema dele é todo em plastico.....ou seja....nao oxida.... o 1.8 talves seja assim tbm...da uma olhada no tanque dele e veja.
uma vez aconteceu em meu palio de vazar alcool pela mangueira porem tinha tanta sujeira de gasolina no sistema que ao colocar o alcool ele dissolveu essa goma e fez com que vazasse....foi so limpar e ficou blz.

quanto a bomba corroida por causa do alcool pura mentira eu tenho uma em casa a gasolina queimada pelo alcool...ela estraga trabalha acima da pressao nominal. e nao por corrosao.

Os bicos injetores....sao de inox....mto difiicil nos carros atuais terem componentes que corroem com o oxigenio (agua).

Entretanto.....a economia de combustivel com tal investimento será muito baixa....a nao ser que rode com mais de 2 ou 3 tanques (gasolina) por mes ai sim compensaria. algo em torno de 80 reais por mes de economia.

Se vai fazer algo faça bem feito com reservatorio de partida a frio pois caso nao vai zuar sua bateria e o catalizador.

Bom é isso...esteja ciente dos gastos totais e nao apenas do custo da conversao em si.
baronez
Sem Habilitação
Mensagens: 17
Registrado em: Qua Jan 23, 2008 12:08 am
Nome: Baronez

#5

Mensagem por baronez » Ter Jun 10, 2008 11:47 am

[quote name='Daniel' post='1656' date='Jun 9 2008, 02:51 PM']
Ambos se for instalado e ajustado por quem entende fica bom....soh nao vai colocar em lojas de acessorios pois nao sei se dara certo...talvez sim mas melhor colocar com que entende. Preço esta razoavel desde que seja bem feito e com o reservatorio de partida a frio pois se nao vc nao ira economizar nada.....mas vc deve colocar em seu orçamento os seguintes intens:velas daqui a 10 mil no maximo ela vao estragar; filtro de comb troca apos 1000 km; limpeza do sistema (bicos e descarbonizaçao).... e por ai vai..ou seja...seu custo total ficara em 450 a 500 reais.

E mais para frente..caso ande com o tanque muito vazio a bomba de combustivel...se andar sempre acima de 1/4 a mesma dura bastante...caso nao...nao passa nem de 3 meses.....

Quanto a problemas de corrosao....sinceramente?! papo furado....o meu é 1,6 16v o sistema dele é todo em plastico.....ou seja....nao oxida.... o 1.8 talves seja assim tbm...da uma olhada no tanque dele e veja.
uma vez aconteceu em meu palio de vazar alcool pela mangueira porem tinha tanta sujeira de gasolina no sistema que ao colocar o alcool ele dissolveu essa goma e fez com que vazasse....foi so limpar e ficou blz.

quanto a bomba corroida por causa do alcool pura mentira eu tenho uma em casa a gasolina queimada pelo alcool...ela estraga trabalha acima da pressao nominal. e nao por corrosao.

Os bicos injetores....sao de inox....mto difiicil nos carros atuais terem componentes que corroem com o oxigenio (agua).

Entretanto.....a economia de combustivel com tal investimento será muito baixa....a nao ser que rode com mais de 2 ou 3 tanques (gasolina) por mes ai sim compensaria. algo em torno de 80 reais por mes de economia.

Se vai fazer algo faça bem feito com reservatorio de partida a frio pois caso nao vai zuar sua bateria e o catalizador.

Bom é isso...esteja ciente dos gastos totais e nao apenas do custo da conversao em si.
[/quote]
cara de gasolina eu nao uso 2 tanques no mes mas de alcool sim..sera que é vantagem eu continuar colocando alcool?
ou nao seria mais vantagem ja que eu ja fiz a conversao usar o alcool apenas pra viajar pois a troca de marchas é menor assim eu poderia economizar mais com o alcool.o que acha?
a e o meu tem sim o reservatorio de partida a frio...

abraço....estou bem confuso...rsrsrsrrs
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#6

Mensagem por dbmdaniel » Ter Jun 10, 2008 12:48 pm

ah...se vc ja converteu...tipo...meu sogro tem um corsa flexpower....ele diz que para andar na cidade nao compensa andar com alcool...pois se ele mora em sampa..e nao compensa muito toda hora ir encher o tanque pois se perde muito tempo.... ai vai de cada um...no meu palio em dias frios evito de abastecer com alcool pois demora muito para esquentar....e se deixo mto tempo desligado ai novamente tem que esquentar.... Mas isso vai de cada um....depende aonde mora etc..sao varios fatores... Se seu carro esta andando de boa no alcool...nao precisa d mto tempo pra esquentar e é caminho pra vc ir abastecer...entao sussegado...

O alcool realmente economiza...porem vai mto de onde vc anda e das suas necessidades...odeio ficar esquentando o carro.

So citei todas aquelas despesas para um investimento inicial...ja que vc ja fez tdo...entao..agora eh soh rodando para recuperar o investimento....nao se preocupe...pois nao vai danificar seu motor.....só a bomba de comb que vai estraga com o tempo porem ela nao eh cara....esta na media de 120 uma bosch pra alcool talvez do astra de certo. FAça um comparativo qto gastava por km rodado e calcule oque gasta agora por km rodado e veja se compensa.
baronez
Sem Habilitação
Mensagens: 17
Registrado em: Qua Jan 23, 2008 12:08 am
Nome: Baronez

#7

Mensagem por baronez » Ter Jun 10, 2008 5:37 pm

[quote name='Daniel' post='1663' date='Jun 10 2008, 12:48 PM']
ah...se vc ja converteu...tipo...meu sogro tem um corsa flexpower....ele diz que para andar na cidade nao compensa andar com alcool...pois se ele mora em sampa..e nao compensa muito toda hora ir encher o tanque pois se perde muito tempo.... ai vai de cada um...no meu palio em dias frios evito de abastecer com alcool pois demora muito para esquentar....e se deixo mto tempo desligado ai novamente tem que esquentar.... Mas isso vai de cada um....depende aonde mora etc..sao varios fatores... Se seu carro esta andando de boa no alcool...nao precisa d mto tempo pra esquentar e é caminho pra vc ir abastecer...entao sussegado...

O alcool realmente economiza...porem vai mto de onde vc anda e das suas necessidades...odeio ficar esquentando o carro.

So citei todas aquelas despesas para um investimento inicial...ja que vc ja fez tdo...entao..agora eh soh rodando para recuperar o investimento....nao se preocupe...pois nao vai danificar seu motor.....só a bomba de comb que vai estraga com o tempo porem ela nao eh cara....esta na media de 120 uma bosch pra alcool talvez do astra de certo. FAça um comparativo qto gastava por km rodado e calcule oque gasta agora por km rodado e veja se compensa.
[/quote]
valeu daniel vou azer os testes e posto aqui...

hoje mesmo eu enchi o tanque com gasolina só para azer um comparativo mas eu nao sei se o carro ja se acostumou com o alcool que a luz da injeção ta acesa....e tem outra nao sei se tem a ver com aquela parada de vazão que vc seleciona nas caixinhas flex.....
quando eu coloco gasolina nao tenho que desligar a caixinha ou pelo menos voltar para uma vazão menor para que nao gaste mais gasolina????

abraço e só mais essa....dai eu paro de te encher o saco..rsrsrsrsr
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#8

Mensagem por dbmdaniel » Ter Jun 10, 2008 6:02 pm

Existem alguns modelos de caixinhas que ja prevê isso da luz de injeçao ficar acessa...tem um negico que faz com que isso nao aconteca....Precisa de ver com o cara que instalou pra ti. Ao alterar o combustivel....algumas caixinhas vc precisa tem a chavinha que altera a vazao.....outras que falam que é automático faz sozinho e tem uma outra a techrace que vc deixa o carro em ponto morto e aprte um botao para que ele ajuste a nova mistura.
Caso seu sistema seja de chavinha..e vc nao altere a mesma vai continuar injetando 25% a mais de combustivel.

Bom é isso....Qual sistema vc instalo no carro? tirando esse problema da luz de injeçao ele ficou bom mesmo? qual o modelo de seu carro? Estou pensando em converter o meu mais pra frente.
baronez
Sem Habilitação
Mensagens: 17
Registrado em: Qua Jan 23, 2008 12:08 am
Nome: Baronez

#9

Mensagem por baronez » Qua Jun 11, 2008 12:03 am

[quote name='Daniel' post='1665' date='Jun 10 2008, 06:02 PM']
Existem alguns modelos de caixinhas que ja prevê isso da luz de injeçao ficar acessa...tem um negico que faz com que isso nao aconteca....Precisa de ver com o cara que instalou pra ti. Ao alterar o combustivel....algumas caixinhas vc precisa tem a chavinha que altera a vazao.....outras que falam que é automático faz sozinho e tem uma outra a techrace que vc deixa o carro em ponto morto e aprte um botao para que ele ajuste a nova mistura.
Caso seu sistema seja de chavinha..e vc nao altere a mesma vai continuar injetando 25% a mais de combustivel.

Bom é isso....Qual sistema vc instalo no carro? tirando esse problema da luz de injeçao ele ficou bom mesmo? qual o modelo de seu carro? Estou pensando em converter o meu mais pra frente.
[/quote]

Bom eu tenho um xsara break 1.8 16 eu converti o meu faz um tempo(2meses)no começo quando eu converti a luz da injaçao ficava acesa mas era por causa da vazao quando mudei a chave ficou bom e a luz da injeçao apagou.....
por enquanto eu nao tenho do que reclamar só de ficar esquentando o carro que é um saco..mas de resto ficou muito bom....
Paulo Vecoso
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Dez 20, 2007 9:16 am
Nome: Paulo Vecoso
Localização: São João da Mata

#10

Mensagem por Paulo Vecoso » Sex Jul 25, 2008 9:13 am

Olá! Há algum tempo venho lendo este fórum e fiquei com a intenção de converter meu Xsara 1.6 16V para álcool. Tenho um pouco de receio em ter problemas futuros com corrosão do motor. Vocês que já fizeram a conversão, estão tendo algum problema? Ou é só velas e bomba de combustível mesmo? Teve um mecânico que disse que poderia corroer a sessão das válvulas do motor, isso acontece mesmo?
Abraços
Paulo Veçoso
Imagem
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#11

Mensagem por dbmdaniel » Sex Jul 25, 2008 9:45 am

na boa....coloca tudo na ponta do lápis tudo que precisará ser trocado mesmo a medio prazo....tudo necessário para uma conversao razoavel....e veja se compensa....
para conversao básica sem pretensoes de ganhar potencia nem turbinar:
reprogramaçao da central, kit partida a frio, filtro de combustivel, e vela de igniçao por um grau mais fria (a que vc sempre deverá usar com alcool)
Ai mais pra frente vc troca a bomba de combustivel por uma a alcool...creio que seja apenas isso...

Caso queira fazer algo mais agressivo....ai pode incluir um jogo de bicos maiores...pode ser do C3 flex 1.6....e o restante vai de acordo com suas necessidades....

Ja quanto a corrosao...nao sei nao...em outro forum teve um cara que converteu utilizando a central do c3 flex e os bicos.....ele esta gostando....ficou muito bom....porem ele deve ser desse meio para conseguir tal central a um preço que compensasse a conversao...
SergioPB
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Out 30, 2008 5:11 pm
Nome: SergioPB

#12

Mensagem por SergioPB » Sex Out 31, 2008 1:14 pm

Olá pessoal!
Sou novo aqui no fórum e gostaria de expor minha opinião e experiências.
Tenho um Xsara 2001 1.6 16V e coloquei a "caixinha" para conversão.
Duas semanas depois a bomba queimou e coloquei uma nova, troquei o filtro de combustível e ficou beleza.
Tudo que aconteceu, eu já sabia de antemão que ocorreria.
Essas "caixinhas" tem algumas limitações.
Simples, pois os bicos, quando no combustível original(gasolina), abrem o tempo necessário recomendado pela central eletrônica e, nas altas rotações, abrem totalmente, ou seja, 100%.
Quando utilizamos as "caixinhas" para álcool, essas mandam ordem para a central eletrônica do carro, abrirem de 25% a 30% a mais.
Isso funciona bem até umas 3500rpm. Acima disso, os bicos não tem como aumentar, pois o limite é 100%, certo?
Essa característica deixa os motores funcionando acima de 3500rpm com mistura pobre no álcool. Como em utilização normal não excedemos em muito este limite, as "caixinhas" atendem bem o propósito de funcionamento com o álcool.
Agora, se usarmos essas "caixinhas" para extrair potência a toda hora, o motor vai "pro saco" em pouco tempo.

Grande abraço!

SergioPB
Rio de Janeiro-RJ
Leosobrinho
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Fev 11, 2008 5:02 pm
Nome: Leosobrinho

#13

Mensagem por Leosobrinho » Sex Nov 07, 2008 9:55 am

Sou novo aqui, mas vou contar a minha história:

Comprei um Xsara Break GLX 1.8 16V 1999 em fevereiro. Gostei muito do carro e do consumo (média de 9 a 9,5 Km/L).

Resolvi viajar para o Rio de Janeiro (moro em Curitiba), então resolvi colocar o FlexMaster automatico que já conhecia de anúncios. Coloquei, troquei a bomba por uma flex, troquei velas e filtro de combustivel. De cara o carro perdeu rendimento, fora que ficava com a marcha lenta estranha, mas fui e voltei do Rio (total de 2500 Km com média de 10 Km/L com alcool).

Quando voltei, o carro ficou pior, as vezes não pegava (tinha que dar partida umas 5 vezes), morria do nada, consumo elevado na cidade (méida de 5 Km/L), então resolvi tirar o flex e limpar tbi, bicos e voltar a bomba original. Para minha surpresa, o alcool vez uma limpeza tão boa em todo o sistema e motor que meu carro passou a fazer a incrível média de 11,5 Km/L na cidade (com gasolina aditivada). Com essa média, pra que ficar colocando alcool???

Meu carro é 100% original e tem apenas 84000 KM rodados (peguei com 75000 km e único dono), com tudo perfeito, pra que estragar?

Por isso eu aviso, alcool é para carro preparado para usar pelo menos 25% misturado na gasosa, não estraguem o de vocês.
SergioPB
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Out 30, 2008 5:11 pm
Nome: SergioPB

#14

Mensagem por SergioPB » Sex Abr 03, 2009 5:22 pm

[quote name='SergioPB' post='3428' date='Oct 31 2008, 10:14 AM']
Olá pessoal!
Sou novo aqui no fórum e gostaria de expor minha opinião e experiências.
Tenho um Xsara 2001 1.6 16V e coloquei a "caixinha" para conversão.
Duas semanas depois a bomba queimou e coloquei uma nova, troquei o filtro de combustível e ficou beleza.
Tudo que aconteceu, eu já sabia de antemão que ocorreria.
Essas "caixinhas" tem algumas limitações.
Simples, pois os bicos, quando no combustível original(gasolina), abrem o tempo necessário recomendado pela central eletrônica e, nas altas rotações, abrem totalmente, ou seja, 100%.
Quando utilizamos as "caixinhas" para álcool, essas mandam ordem para a central eletrônica do carro, abrirem de 25% a 30% a mais.
Isso funciona bem até umas 3500rpm. Acima disso, os bicos não tem como aumentar, pois o limite é 100%, certo?
Essa característica deixa os motores funcionando acima de 3500rpm com mistura pobre no álcool. Como em utilização normal não excedemos em muito este limite, as "caixinhas" atendem bem o propósito de funcionamento com o álcool.
Agora, se usarmos essas "caixinhas" para extrair potência a toda hora, o motor vai "pro saco" em pouco tempo.

Grande abraço!

SergioPB
Rio de Janeiro-RJ
[/quote]

Olha eu de volta!
Volto para esclarecer alguns tópicos ditos antes por mim.
O Xsara "gira" muito, com faixa vermelha nos 6500 Rpms, e é só nessa faixa que o seu motor exige abertura em tempo total dos bicos. Quando disse que no álcool acima de 3500 rpms ele trabalharia com mistura pobre, podemos avançar estes números para algo em torno de 4500 a 5000 rpms.
O equipamento que utilizo é o Bioflex da PlanaTC que funciona muito bem com regulagem de 30%.
Está fazendo 8,65 km/l de álcool no trânsito misto, andando sempre na casa dos 120-140 km/h quando pego trânsito livre, com ar ligado na maioria das vezes.
Estou colocando o variador de avanço CEP300 da MTS Equipamentos, o mesmo que é usado nos carros convertidos para GNV.
Carro à álcool sem avanço não fica 100%. Por isso estou colocando esse variador para um avanço de 6 graus. Já utilizo esse recurso na minha Ranger V6 e ficou muito bom, com claras vantagens em retomadas e acelerações, bem como no consumo. A ligação foi feita de maneira a se desfazer a qualquer hora. Ficou claro a diferença.
Assim que rodar uns 300 kms posto aqui os resultados.

Abraços!
Editado pela última vez por SergioPB em Sex Abr 03, 2009 5:25 pm, em um total de 1 vez.
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#15

Mensagem por SAWAMU » Sex Abr 03, 2009 11:48 pm

Sou da opinião do Leosobrinho, acho o 1.6 bem economico e potente (para um 1.6), se este motor já não é muito adepto da nossa gasolina comum, o que diremos do alcool?

Acho que a relação custo benefício, neste caso não vale a pena... vc gasta com bicos, vela, bomba,vira sócio da oficina e tem uma economia singela, além de comprometer todo o conjunto.

Mas aí vai de cada um...
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Responder