instalar tacômetro (conta-giros ou medidor de rpm) no Xsara
Caros,
Possuo um excelente Citröen Xsara Picasso Exclusive 2005. Apesar de todos os proprietários e todas as revistas especializadas terem declarado ser um absurdo o carro não possuir tacômetro (conta-giros) e como a Citröen não se dignou a fazer um recall para corrigir esse defeito :) gostaria de saber se é possível instalar um conta-giros de terceiros.
Andei pesquisando na Internet e vi que existem uns modelos digitais, lineares de LEDs que ficariam razoavelmente harmonizados com o belo painel digital original. Ocorre que os conta-giros costumam funcionar por meio de leitura de pulsos feita na bobina e parece-me que a ignição moderna da Picasso não é feita desta forma.
Então vêm as perguntas:
1) Existe tacômetro que se adapte à Picasso?
2) É possível fazer a instalação?
3) Se afirmativo, onde adquirir o equipamento? Como proceder à instalação?
4) Alguém já fez essa instalação? Poderia passar alguma dica?
Grato!
Possuo um excelente Citröen Xsara Picasso Exclusive 2005. Apesar de todos os proprietários e todas as revistas especializadas terem declarado ser um absurdo o carro não possuir tacômetro (conta-giros) e como a Citröen não se dignou a fazer um recall para corrigir esse defeito :) gostaria de saber se é possível instalar um conta-giros de terceiros.
Andei pesquisando na Internet e vi que existem uns modelos digitais, lineares de LEDs que ficariam razoavelmente harmonizados com o belo painel digital original. Ocorre que os conta-giros costumam funcionar por meio de leitura de pulsos feita na bobina e parece-me que a ignição moderna da Picasso não é feita desta forma.
Então vêm as perguntas:
1) Existe tacômetro que se adapte à Picasso?
2) É possível fazer a instalação?
3) Se afirmativo, onde adquirir o equipamento? Como proceder à instalação?
4) Alguém já fez essa instalação? Poderia passar alguma dica?
Grato!
Adquiri este conta-giros digital:
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72535918-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72535918-_JM</a>
Você deve pedir configurado para duas bobinas e quatro cilindros.
Quanto ao shift solicitei configuração em 6.000 rpm (rotação máxima), já que o meu é automático. Apesar de que, o motor sempre "corta" a aceleração em 5.900 rpm.
Alguns amigos me aconselharam a colocá-lo em 4.100 rpm (torque máximo). Mas, como dificilmente utilizo-o no modo sequencial, não achei interessante. E, sem falar que aquela luz branca piscando deve ser bem incômoda.
Tive que mandar fazer uma "aba" em formato de "u" (fiz de alumínio e encapada com couro preto), para encaixar nele afim de não prejudicar a visualização do mesmo durante o dia.
Coloquei-o sobre o "braço" da direção e encostado no "painel". Ou seja, ficou na posição dos "mostradores" de qualquer outro carro.
<a href="http://img159.imageshack.us/img159/3158 ... 329da0.jpg" target="_blank">http://img159.imageshack.us/img159/3158 ... da0.jpg</a>
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72535918-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72535918-_JM</a>
Você deve pedir configurado para duas bobinas e quatro cilindros.
Quanto ao shift solicitei configuração em 6.000 rpm (rotação máxima), já que o meu é automático. Apesar de que, o motor sempre "corta" a aceleração em 5.900 rpm.
Alguns amigos me aconselharam a colocá-lo em 4.100 rpm (torque máximo). Mas, como dificilmente utilizo-o no modo sequencial, não achei interessante. E, sem falar que aquela luz branca piscando deve ser bem incômoda.
Tive que mandar fazer uma "aba" em formato de "u" (fiz de alumínio e encapada com couro preto), para encaixar nele afim de não prejudicar a visualização do mesmo durante o dia.
Coloquei-o sobre o "braço" da direção e encostado no "painel". Ou seja, ficou na posição dos "mostradores" de qualquer outro carro.
<a href="http://img159.imageshack.us/img159/3158 ... 329da0.jpg" target="_blank">http://img159.imageshack.us/img159/3158 ... da0.jpg</a>
Obrigado pela resposta, apmed2000!!
Então o motor do picasso usa 2 bobinas! Esse é o tipo de informação difícil de encontrar por aí. Observando o motor sem desmontá-lo, vi que tinha mais de uma, mas não pude ter certeza se não eram mais.
Mas estou pensando em comprar junto um sensor indutivo que "abraça" um dos cabos de vela, o que elimina o problema do número de bobinas.
Outra informação importante é de que o torque máximo é 4100 RPM.
Essa posição que você escolheu é uma das que eu estava cogitando colocar! Ficou muito bom, parabéns!
Então o motor do picasso usa 2 bobinas! Esse é o tipo de informação difícil de encontrar por aí. Observando o motor sem desmontá-lo, vi que tinha mais de uma, mas não pude ter certeza se não eram mais.
Mas estou pensando em comprar junto um sensor indutivo que "abraça" um dos cabos de vela, o que elimina o problema do número de bobinas.
Outra informação importante é de que o torque máximo é 4100 RPM.
Essa posição que você escolheu é uma das que eu estava cogitando colocar! Ficou muito bom, parabéns!
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 47
- Registrado em: Qui Mar 06, 2008 10:49 pm
- Nome: HALISSON OLIVEIRA
-
- Curioso
- Mensagens: 325
- Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
- Nome: William Vicentin
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 47
- Registrado em: Qui Mar 06, 2008 10:49 pm
- Nome: HALISSON OLIVEIRA
-
- Curioso
- Mensagens: 295
- Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
- Nome: Vitor Abreu
- Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui
Pessoal, revivendo esse antigo tópico, essa adpatação (na minha opnião) ficou muito bacana
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=ZOoTOBVazfI" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=ZOoTOBVazfI</a>
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=ZOoTOBVazfI" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=ZOoTOBVazfI</a>
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Em outro tópico semelhante eu postei um computador de bordo que fica direto acoplado na porta OBDII que mostra, entre outras informações, o giro do motor.
É o maxitrip TP100 veja o vídeo: <a href="http://www.youtube.com/watch?v=jrPICuNmhkU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=jrPICuNmhkU</a>
É o maxitrip TP100 veja o vídeo: <a href="http://www.youtube.com/watch?v=jrPICuNmhkU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=jrPICuNmhkU</a>
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Curioso
- Mensagens: 295
- Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
- Nome: Vitor Abreu
- Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui
[quote name='rgdl' date='Jul 12 2013, 10:54 AM' post='22032']
Em outro tópico semelhante eu postei um computador de bordo que fica direto acoplado na porta OBDII que mostra, entre outras informações, o giro do motor.
É o maxitrip TP100 veja o vídeo: <a href="http://www.youtube.com/watch?v=jrPICuNmhkU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=jrPICuNmhkU</a>
[/quote]
Esse maxitrip TP100 é muito bacana, mas como fica acoplado na OBDII, acho que as fiações ficariam muito expostas...
Dessa mesma Picasso, no youtube, em outro video, ele colocou esse conta giros monster atras do volante, e ficou mais legal ainda....
Estou muito tentado a fazer isso....
Em outro tópico semelhante eu postei um computador de bordo que fica direto acoplado na porta OBDII que mostra, entre outras informações, o giro do motor.
É o maxitrip TP100 veja o vídeo: <a href="http://www.youtube.com/watch?v=jrPICuNmhkU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=jrPICuNmhkU</a>
[/quote]
Esse maxitrip TP100 é muito bacana, mas como fica acoplado na OBDII, acho que as fiações ficariam muito expostas...
Dessa mesma Picasso, no youtube, em outro video, ele colocou esse conta giros monster atras do volante, e ficou mais legal ainda....
Estou muito tentado a fazer isso....
Tem a opção de colocar um Scanner Bluetooth na ODB, colocar um suporte pra celular ou tablet no painel ou no vidro, baixar o aplicativo (para Android ou iPhone) chamado TorquePro, exibir essa informação dentre muitas outras como até mesmo codigo de falhas, abertura da borboleta, tempera do liquido de arrefeicimento, pressão de óleo etc...
Edit: um vídeo com informações
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=8giLb_IjVtU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=8giLb_IjVtU</a>
Edit: um vídeo com informações
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=8giLb_IjVtU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=8giLb_IjVtU</a>
Editado pela última vez por erikruas em Sáb Jul 27, 2013 2:39 pm, em um total de 1 vez.