Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#76

Mensagem por rgdl » Ter Set 06, 2011 12:19 pm

Isso, claro que podem acontecer problemas piores com o cambio AL4 mas basicamente o problema é só esse mesmo, isto é, a troca das solenoides de pressão e nível do óleo do cambio.

Agora uma pergunta: Qual é o equipamento que é usado para acessar a central eletrônica dessa caixa de cambio?

É que sei que a cada troca ou conferência do nível do óleo é necessário dar uma mexida nos valores de desgaste do óleo da caixa na central eletrônica... é que meu irmão tem uma oficina mecânica e não tem esse aparelho e nem sabe exatamente qual é, sabendo que aparelho é esse ele adquire e passa a oferecer esse serviço lá me beneficiando também.

grato.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 3:43 pm, em um total de 1 vez.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Hernandes
Habilitado
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 5:07 pm
Nome: Hernandes

#77

Mensagem por Hernandes » Ter Set 06, 2011 4:17 pm

Esse aparelho chama-se "Scanner"... existem varios tipos de scanner... em geral é especifico para alguns tipos de fabricantes de ECU do cambio... por exemplo, do citroen/pogeut é cambio AL4... diferente de outras... joga "LEXIA 3" no google que aparece o aparelho.... neste caso, se for comprar no cartao de credito recomendo comprar do exterior... sai em torno de uns U$140,00... no site do mercado livre ja vi até por 900,00!
Editado pela última vez por Hernandes em Qui Dez 29, 2011 3:42 pm, em um total de 1 vez.
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#78

Mensagem por William Vicentin » Qui Set 08, 2011 10:04 am

Pessoal,

O problema mais comum do tranco é falha no regulador de pressão da caixa de câmbio, mais conhecido como ELETROVALVULA - SOLENOIDE DE PRESSÃO.

Essa peça tem a função de manter a pressão adequada para cada uma das 4 marchas.

Quando o cambio em N "neutro" a pressão deve ficar entre 2,4 - 2,8 bars. e quando em D "Drive" a pressão deve ficar entre 2,8 - 3,1 bars.

Isso é facilmente medido apenas passando o scanner, o mecanico liga o carro, verifica no computador a presão em N e depois engrata D e verifica. Se a pressão for abaixo da média descrita você terá que trocas as eletroválvulas/solenóides.

Pra ajudar segue abaixo um link onde poderão ver o que eu citei acima.

AL4 Pressure Regulation Fault
<a href="http://www.peugeotlogic.com/workshop/ws ... lenoid.htm" target="_blank">http://www.peugeotlogic.com/workshop/ws ... oid.htm</a>

Abraço,
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
fabiorochatc
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Set 01, 2011 10:30 am
Nome: FRTC-SP
Localização: São Paulo/SP

#79

Mensagem por fabiorochatc » Qui Set 08, 2011 12:56 pm

Pessoal, quando eu coloco no Drive ou na Ré, o carro faz um barulinho ("zzzzzz") perto da bateria ou na bateria mesmo, ainda não consegui identificar exatamente onde. O que pode ser?
Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V Automático
2008/2008 - 30.000Km
Cor: Prata
rudimelo
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 6:21 pm
Nome: rudimelo
Localização: RS 715 KM1 Sentinela do Sul/RS

#80

Mensagem por rudimelo » Qui Set 08, 2011 1:15 pm

Boa, essa dúvida é minha também, só não havia identificado que era próximo da bateria. Vamos aguardar as respostas.hehehee
Editado pela última vez por rudimelo em Qui Dez 29, 2011 3:42 pm, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso 2.0i/16v
2006 Automático
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#81

Mensagem por rgdl » Qui Set 08, 2011 1:43 pm

Esse zumbido vem da caixa, ele não se manifesta quando está em P ou N só em D ou R ou seja quando o sistema hidráulico da caixa é acionado.

Tem um outro tópico aqui aonde o pessoal diz que esse ruido é normal e lá foi especulado que era da atuação da bomba de óleo. Mas no meu carro eu só passei a reparar nesse zumbido na semana retrasada, antes disso não lembro de ter houvido alguma coisa. De qualquer maneira minha caixa está funcionando normalmente e o barulho some quando o carro está em movimento.

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 3:42 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
fabiorochatc
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Set 01, 2011 10:30 am
Nome: FRTC-SP
Localização: São Paulo/SP

#82

Mensagem por fabiorochatc » Qui Set 08, 2011 4:36 pm

Mas será que esse barulho é normal mesmo? Não tem problema rodar assim? Vou perguntar pro meu mecânico e posto aqui...
Editado pela última vez por fabiorochatc em Qui Dez 29, 2011 3:42 pm, em um total de 1 vez.
Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V Automático
2008/2008 - 30.000Km
Cor: Prata
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#83

Mensagem por rgdl » Qui Set 08, 2011 4:45 pm

Na boa, eu também tenho minhas dúvidas se é normal mesmo, o ideal é usar um scanner para monitorar a pressão do óleo e ver se está dentro dos limites que o colega William Vicentin postou.

De qualquer maneira estou agendando uma revisão no nível do óleo da caixa de cambio com meu irmão que voltou a ter oficina.

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 3:42 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#84

Mensagem por rgdl » Sex Set 09, 2011 12:10 pm

Gente, o colega William Vicentin postou um link de suma importância para quem enfrenta problemas com essa caixa.

Como sei que tem gente que não saca nada de inglês decidi colocara a baixo uma tradução que fiz do texto, é uma tradução livre por isso sujeita erros, embora eu tenha feito uma pesquisa para adequar os termos técnicos.

Lembrando que o texto foi feito originalmente para modelos da marca Pegeout que usam esse câmbio, mas que obviamente serve para todos os carros que usam essa caixa independente do fabricante.

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 3:41 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
fabiorochatc
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Set 01, 2011 10:30 am
Nome: FRTC-SP
Localização: São Paulo/SP

#85

Mensagem por fabiorochatc » Sex Set 09, 2011 7:40 pm

Fui no mecânico e ele falou que o barulho é normal. Fiz um teste em outra Picasso que estava na oficina e fazia o mesmo barulho. Ele disse que quanto mais nova a válvula, mais barulho faz.
Esse mecânico é especializado em Citroen e tem oficina em SBC/SP.
Editado pela última vez por fabiorochatc em Qui Dez 29, 2011 3:40 pm, em um total de 1 vez.
Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V Automático
2008/2008 - 30.000Km
Cor: Prata
aless-rock
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Jun 15, 2011 8:11 pm
Nome: aless-rock

#86

Mensagem por aless-rock » Sex Set 09, 2011 9:07 pm

Boa Noite amigos, vou dar umas dicas, e necessario ver os sintomas e comportamento do veiculo, nem sempre o defeito do cambio e eletrovalvulas, e cronico dessa caixa a eletrovalvulas moduladora de pressao de oleo dar problemas, por isso o tranco, mas em determinadas situaçoes, o tranco pode ser por oleo contaminado por agua, quando se tira a tampa preta(carter da cx) deve-se notar se tem presença de uma mancha ou espuma meio branca, significa agua no oleo, deve-se fazer tres trocas sucessivas de oleo novo para sair o excesso, se for contatado presença de agua, nem sempre e necessario trocar eletrovs, mas se nao for o caso de agua, e cronico com o tempo dar defeito nessa eletrovalvula de pressao de oleo, vou dar uma dica, na eletrov, tem uma numeraçao EX BW 08123, significa que esta eletrovs, e de serie cento e vinte tres dias de 2008, mas afirmo, nos sabemos que e cronico dessa cx, o tranco ser relacionado a eletrovalvulas, mas e presciso fazer leitura com scaner, para um diagnostico mais presciso, para fazer analises dos defeitos e dos parametros, a pressao e de 2,50bar a 2,90bar, se for presciso pode ser feita uma regulagem no bloco hidraulico(onde ficam todas as eletrovalvulas)segredo rsrs, e essencial o calculador da cx e o da injeçao estar atualizados, se nao, é presciso fazer um telecarregamento o procedimento para aferir o nivel de oleo, vou passar.......

com a alavanca em posiçao P, veiculo quente, temperatura do oleo em 70graus(ver com scaner)adicionar um litro, levantar o carro, retirar o bujao na parte inferior da cx, o que sair é excesso quando parar de sair ou ficar bem fino, pode fechar....esta no nivel.....OBS veiculo em P.

Sou mecanico, se prescisar de alguma ajuda rsrs

Trabalho em Rio de Janeiro, cidade niteroi,
Trabalhei 7 anos na peugeot e 3 na citroen,...
Se alguem quiser alguma ajuda, se eu puder ajudar rsr.....

aless-rock@hotmail.com

98*46415 ou 21 7888 9429

Abraço a todos
Alessandro
Editado pela última vez por aless-rock em Sex Set 09, 2011 9:09 pm, em um total de 1 vez.
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#87

Mensagem por Lortoo » Seg Out 24, 2011 4:57 pm

Amigos,

relato o mesmo em meu carro um Picasso EXA 2005, coloquei o kit gas, e quando ando no gas, ele joga uma terceira marcha aleatoriamente, o q nao ocorre na gasolina..
acredito em uma falha eletrica


abra'cos
Editado pela última vez por Lortoo em Qui Dez 29, 2011 3:40 pm, em um total de 1 vez.
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#88

Mensagem por apmed2000 » Dom Nov 06, 2011 8:07 pm

Solicito ajuda neste outro tipo de problema:

O câmbio AL4 esta 'amarrando" a mudança da 2ª marcha para a 3ª marcha, em percurso urbano... :icon_smile_8ball:

Ela só troca se eu acelerar acima de 50 a 60 Km/h... :(

Com isto a XSPC aumentou o consumo. :978798:

Pois, fica em 2ª marcha a maior parte do tempo... :230430:

Na rodovia as trocas estão normais e o consumo também. :)

Isto será algum defeito ? :wacko:

Ou as de vocês também ficam "amarradas" na 2ª marcha... :212469:

Obrigado,

Abs.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#89

Mensagem por rgdl » Seg Nov 07, 2011 2:52 pm

Cara kit gás em Picasso automática mesmo sendo de 5ª geração dá algum problema. Tem gente que diz que usando o kit mobix regulado para 25% de gasolina não dá mais problema.

Mas, entenda, isso não é problema do câmbio e sim do dos emuladores do kit gás.


Rapaz, vc observou se o botão S (sport) está apertado? De qualquer forma uma alternativa para isso é vc usar o tiptronic.

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 3:40 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#90

Mensagem por apmed2000 » Ter Nov 15, 2011 6:27 pm

Levei a XSPC na Citro e passaram o scan e estava tudo normal. :D
O chefe da oficina disse que é questão do soft da AL4. :230430:
E, caso eu queira colocar 3ª marcha em baixa velocidade terei que usar o tiptronic, mesmo... :icon_smile_shy:
O duro é que fica uma briga a AL4 reduzindo para 2ª marcha e eu colocando 3ª... :icon_smile_8ball:
Abs.
Responder