CONTROLE DE SOM NO VOLANTE

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Nilton
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Mai 19, 2008 10:46 am
Nome: Nilton Silva

#1

Mensagem por Nilton » Seg Mai 19, 2008 11:31 am

Por favor a todos que possam me ajudar.
Tenho um Xsara N6 que possuia um toca-fitas com controle no volante. troquei o toca-fitas por um CD MP3 conforme fotos. O vendedor disse-me que não perderia os controles do volante. Ao instalar o MP3 não consegui fazer funcionar os controles do volante. Será que perdi?
Obrigado Nilto

[attachmentid=76][attachmentid=77]


Kbid
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Out 17, 2007 3:21 pm
Nome: Kbid
Localização: São Bernardo do Campo

#2

Mensagem por Kbid » Seg Mai 19, 2008 1:20 pm

Nilton, por acaso o chicote era o mesmo??? Não ficou nenhum cabo sem ser conectado?
Nilton
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Mai 19, 2008 10:46 am
Nome: Nilton Silva

#3

Mensagem por Nilton » Seg Mai 19, 2008 1:44 pm

Caro KBID, desconectei o TOCA-FITAS e conectei o CD PLAYER. Só se o chicote é diferente a fiação. O conector do Toca-fitas é igual ao conector do Cd player. Desencaixei um e encaixei o outro.
Mesmo assim muito obrigado pela sua atenção.
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#4

Mensagem por dbmdaniel » Seg Mai 19, 2008 1:44 pm

nao seria mais facil e levar no instalador que fez o servico e perguntar pra ele qual o problema? Outra coisa precisa saber qual o modelo de conector as vezes pode dar incompatibilidade com a interface do seu N6 nao sei..sao N possibilidades.
vmeneghelli
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mai 19, 2008 9:48 am
Nome: iceman

#5

Mensagem por vmeneghelli » Ter Mai 20, 2008 9:40 am

Galera, ja existe algum modelo de toca cd compativel com comandos no volante? pergunto pois to correndo atras de adaptaçãopro meu VTS.
Abraço!
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#6

Mensagem por dbmdaniel » Ter Mai 20, 2008 1:14 pm

muitos servem...porem é necessario adaptador que normalmente nao é vendido no Brasil....em sites europeus vc encontra, porem o preço nao eh nada agradavel.

Produto nacional desconheco algum que fabrique.
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#7

Mensagem por RAFAEL » Ter Mai 20, 2008 10:36 pm

Não há equipamentos nacionais que tenham fiação compátivel com os comandos nos volantes da linha Citroën, infelizmente!

Os adaptadores são a única solução, mas devem ser compatíveis também com os aparelhos que estão sendo adiquiridos, portanto, vale a pesquisa.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Nilton
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Mai 19, 2008 10:46 am
Nome: Nilton Silva

#8

Mensagem por Nilton » Qua Mai 21, 2008 9:53 am

[quote name='O Administrador' post='1481' date='May 20 2008, 10:36 PM']
Não há equipamentos nacionais que tenham fiação compátivel com os comandos nos volantes da linha Citroën, infelizmente!

Os adaptadores são a única solução, mas devem ser compatíveis também com os aparelhos que estão sendo adiquiridos, portanto, vale a pesquisa.
[/quote]

Caro Administrador, conforme meu tópico eu simplesmente troquei um toca-fitas da CITROEN por um CD Player MP3 também usado pela CITROEN. Deveria ter a mesma fiação e ambos funcionarem, porém o toca-fitas funciona perfeitamente já o aparelho colocado em seu lugar (CD Player) não funciona os comandos do volante. PORQUE?
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#9

Mensagem por RAFAEL » Qua Mai 21, 2008 11:07 pm

Boa noite Nilton,

Sua frustração e indignação é copreensivel, afinal, se temos carros e equipamentos que se encaixam, por que afinal não funcionam corretamente?

A explicação está no modo com que as ligações dos comandos são feitas.

A Citroën certamente pode ser considerada uma das precursoras da utilização em massa dos comandos satélite, coisas que estamos vendo só agora, quando a maioria dos carros que começaram a usa-los, praticamente já sairam de linha na marca francesa.

O principio de funcionamento dos comandos satélite está na utilização de resistências de diferentes "medidas" para comandar remotamente os controles dos aparelhos de som, rádios, toca-fitas ou Cd players, tanto faz. Assim, pelo menos em relação a linha Citroën, já que nos nos atemos ao funcionamento nos carros de outras marcas, cada carro recebe um comando remoto compátivel com o equipamento de som que a ele é destinado na linha de montagem.

Veja o exemplo dos toca-fitas da marca: os modelos 2030, 3030 e 4030, apesar de muito parecidos, não funcionam plenamente como os comandos remotos um do outro. Isso significa que você pode ter dois carros do mesmo ano, com rádios diferentes que, se trocados entre si, não irão funcionar corretamente.

Por isso foram criados os adaptadores que equilibram as resistências dos comandos remotos, ao mesmo tempo que compatibilizam os conectores.

É isso!

Não há nada de errado com os equipamentos que você tem, ou com os comandos no volante do seu carro, apenas um não foi feito para o outro.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Nilton
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Mai 19, 2008 10:46 am
Nome: Nilton Silva

#10

Mensagem por Nilton » Qui Mai 22, 2008 9:48 am

[quote name='O Administrador' post='1495' date='May 21 2008, 11:07 PM']
Boa noite Nilton,

Sua frustração e indignação é copreensivel, afinal, se temos carros e equipamentos que se encaixam, por que afinal não funcionam corretamente?

A explicação está no modo com que as ligações dos comandos são feitas.

A Citroën certamente pode ser considerada uma das precursoras da utilização em massa dos comandos satélite, coisas que estamos vendo só agora, quando a maioria dos carros que começaram a usa-los, praticamente já sairam de linha na marca francesa.

O principio de funcionamento dos comandos satélite está na utilização de resistências de diferentes "medidas" para comandar remotamente os controles dos aparelhos de som, rádios, toca-fitas ou Cd players, tanto faz. Assim, pelo menos em relação a linha Citroën, já que nos nos atemos ao funcionamento nos carros de outras marcas, cada carro recebe um comando remoto compátivel com o equipamento de som que a ele é destinado na linha de montagem.

Veja o exemplo dos toca-fitas da marca: os modelos 2030, 3030 e 4030, apesar de muito parecidos, não funcionam plenamente como os comandos remotos um do outro. Isso significa que você pode ter dois carros do mesmo ano, com rádios diferentes que, se trocados entre si, não irão funcionar corretamente.

Por isso foram criados os adaptadores que equilibram as resistências dos comandos remotos, ao mesmo tempo que compatibilizam os conectores.

É isso!

Não há nada de errado com os equipamentos que você tem, ou com os comandos no volante do seu carro, apenas um não foi feito para o outro.
[/quote]


MEU CARO ADMINISTRADOR, muito obrigado pela clara e real explicação. Ao tempo em que fiquei TRISTE pela sua explicação, fiquei também FELIZ por ter certeza do que aconteçe com meu som do carro. TRISTE por não poder utilizar os controles e FELIZ por não precisar correr mais atras de subterfugios para fazer o mesmo funcionar. Tenho certeza depois dessa sua explicação que só poderei utilizar meu som manualmente.
OBRIGADO.
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#11

Mensagem por RAFAEL » Qui Mai 22, 2008 11:57 pm

Um bom técnico em eletrônica poderá fazer um conjunto de resistências que substitua as do seu carro. Se o profissional for muito bom e estiver disposto a encarar o desafio como desafio, e não simplesmente como mais um trabalho para ganhar algum dinheiro, pode ser que você consiga colocar seu equipamento novo e ainda manter os controles.

Boa sorte!
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
jandoza
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Fev 02, 2008 8:11 pm
Nome: Jandoza
Localização: Zona Lost - SP

#12

Mensagem por jandoza » Sex Mai 30, 2008 6:48 pm

Este problema pode ser devido também ao ano do carro, que muda um fator que na concessionária chamaram de multiplexação. Passei o Proxia na citroen e nem assim deu certo. Comprei este som no Mercado livre, creio que você também, de um vendedor do paraná. Ele me deu total assistência e me reembolsou quando viu que não servia mesmo no meu Xsara 1999 Exclusive.
Comprei um som da sony com suporte a controle remoto com fio e vou pedir o adaptador em um site do reino unido que entrega no Brasil. Postarei aqui assim que chegar a peça e eu instalar, pois não quero perder meu comando de som do volante.

see ya!
"Adoro o trabalho. Sou capaz de ficar horas simplesmente olhando pra ele."
carlosfanara
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 12:14 am
Nome: carlosfanara

#13

Mensagem por carlosfanara » Dom Set 21, 2008 5:26 pm

Prezados amigos,
Alguem tem alguma novidade sobre isto?
Estou com mesmo problema, certa vez vi no mercado livre que tem um modelo se não me engano da siemens que funciona com o comando do volante porém já tentei procurar qual é esse modelo e não acho.
Quem tiver novidades favor informar
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#14

Mensagem por RAFAEL » Dom Set 21, 2008 10:10 pm

Boa noite senhores,

Infelizmente não há CD Player ou DVD, que funcione diretamente nos veículos da marca.

Em tese, qualquer aparelho que aceite comandos satélite, como os utilizados pela Citroën já há anos, pode ser instalado nesses veículos.

Isso é possível em tese, porque cada modelo de carro, apesar de aceitar outros aparelhos não originais, tem uma configuração própria para acionamento das funções através desses comandos, assim, você pode ter um Xantia 1999, com os mesmos comandos de um modelo 2001, mas com caractterísticas técnicas diferentes, o que inviabiliza a utilização do aprelho feito para o modelo 1999, no modelo 2001.

Por esse motivo foram criados os adaptadores, cujo principal objetivo é compatibilizar um determinado modelo de aparelho de som, com uma determinada variedade de modelos de veículos.

Se isso não fosse feito, as coisas ficariam do mesmo tamanho, ou seja, as empresas fariam somente aparelhos para deteminadas marcas e modelos de carros, redundando na mesma pratica das concessionárias.

Esses adapatadores são mais comuns na Europa que nas Américas, porque os modelos com esse dispositivo satelite são largamente comercializados por lá.

Portanto, esse modelo de CD até pode funcionar, mas se utilizado com o adaptador correto. O mesmo vale para todos os outros modelos.

Boa sorte!
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Responder