Embreagem Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
pedro_gualda
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Mai 03, 2008 9:08 pm
Nome: pfgp

#1

Mensagem por pedro_gualda » Sáb Mai 03, 2008 9:19 pm

Olá pessoal, há duas semanas comprei uma Picasso 2003 Exclusive, e estou adorando o carro.
O único e grande problema é o pedal da embreagem. Muito pesado. Após trafegar em trânsito pesado, os pés sentem bastante.
Levei a uma oficina especializada em embreagem, e segundo o consultor, o sistema em sí está ok. O pedal é que está pesado e me sugeriu procurar a Citroen, pois há um ajuste específico, etc... Mas na Cintroen o consultor logo falou que tenho que trocar o conjunto todo...
Gostaria da opnião de quem já é proprietário há mais tempo.

Obrigado e espero poder colaborar com o grupo.

Att,

Pedro


RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#2

Mensagem por RAFAEL » Ter Mai 06, 2008 9:02 am

O sistema de embreagem da Picasso tem acionamento hidráulico, não requerendo, a principio, nenhum procedimento especial que tenha que ser feito em concessionárias.

Se ela está dura, é porque não está ok, mesmo que as marchas estejam sendo engatadas "normalmente".

A sugestão é: procure outro mecânico, esse certamente não conhece o carro.

Boa sorte!
Editado pela última vez por RAFAEL em Ter Mai 06, 2008 9:04 am, em um total de 1 vez.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
silviocarro
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Nov 23, 2007 2:46 pm
Nome: silvio
Localização: Presidente Prudente
Contato:

#3

Mensagem por silviocarro » Seg Mai 12, 2008 10:04 am

Olá, Pelo que eu sei, o acionamento hidráulico da embreagem está presente somente nos modelos posteriores ao 2003 (2004+). Tenho o mesmo problema no meu XSARA PICASSO 2003, e a concessionária também sugeriu a troca do conjunto. Vou trocar o conjunto por um similar não original que custa menos da metade do preço e qualidade equivalente.
pedro_gualda
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Mai 03, 2008 9:08 pm
Nome: pfgp

#4

Mensagem por pedro_gualda » Seg Mai 12, 2008 1:23 pm

[quote name='silvio' post='1416' date='May 12 2008, 10:04 AM']
Olá, Pelo que eu sei, o acionamento hidráulico da embreagem está presente somente nos modelos posteriores ao 2003 (2004+). Tenho o mesmo problema no meu XSARA PICASSO 2003, e a concessionária também sugeriu a troca do conjunto. Vou trocar o conjunto por um similar não original que custa menos da metade do preço e qualidade equivalente.
[/quote]
Pelo menos de forma paliativa, creio que resolvi: apliquei WD40 (generosamente) por dentro e a embreagem está bem macia... Vamos ver...
silviocarro
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Nov 23, 2007 2:46 pm
Nome: silvio
Localização: Presidente Prudente
Contato:

#5

Mensagem por silviocarro » Ter Mai 13, 2008 10:15 am

[quote name='pfgp' post='1419' date='May 12 2008, 02:23 PM']
Pelo menos de forma paliativa, creio que resolvi: apliquei WD40 (generosamente) por dentro e a embreagem está bem macia... Vamos ver...
[/quote]

Boa idéia... Acho que vou fazer o mesmo no meu. Como você fez? Pulverizou o óleo?

[]s Silvio
oliveirahalisson
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qui Mar 06, 2008 10:49 pm
Nome: HALISSON OLIVEIRA

#6

Mensagem por oliveirahalisson » Sáb Mai 31, 2008 11:18 pm

WD40 é um spray do tipo lubrificante..


Eu enchi com quase um tubo, o meu cabo de spray lubrificante, e nao adiantou muito não..

Consegui melhorar o problema, trocando o cabo, e colocando duas arruelas, lá onde prende o suporte do cabo, pois o meu é 2001 a embreagem não é hidráulica, e a regulágem não existe, e/ou é automática. Pra mim o meu colar da embreagem já não tá 100%, mas não está abaixo dos 80%.. Que eu fiz : Levantei um pouco o pedal da embreagem, o curso dela, cuidando p/ que não ficasse curta de mais...

O tamanho das arruelas, não chegou a 1,5 mm..

Deve se ter um cuidado quanto a isso, mas resolveu uns 50% do problema, principalmente a minha mulher que " blablabla, que embreagem dura..."
dnpaula
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 12:23 pm
Nome: Dnpaula

#7

Mensagem por dnpaula » Ter Ago 26, 2008 10:28 pm

Bom senhores , tenho um Xsara Picasso 2001/2001 com GNV , não tenho muito o que reclamar dele , inclusive gosto muito do carro , mas agora ele está apresentando muito barrulho na embreagem , inclusive dando pequenos pulos quando vou soltando aos poucos , acontece muito quando dou marcha à Ré , acredito que seja necessário a troca mesmo do conjunto embreagem , mas mesmo assim , gostaria da opnião dos senhores (rs rs r sr ) , pois pelo que vi aqui as vezes aparecem pequenas mas muito boas idéias.

De ante mão agradeço.
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#8

Mensagem por rafael_xm » Qua Ago 27, 2008 10:31 pm

Boa noite dnpaula,

Penso que algumas peças devam ser consideradas a partir das originais, ou pelo menos de paralelas que tenha qualidade comprovada.

Não sei quanto ao seu carro, mas a grande maioria dos Citroën na França, senão a totalidade, tem uma grande quantidade de peças fornecidas pela Valeo. No Brasil ela também fornece uma boa quantidade de peças para a PSA. Obviamente as peças da Valeo são mais caras que uma embreagem Luk por exemplo, ou uma Varga, TRW agora se não me engano, além de outras reconhecidas, mas convem pesar o custo da troca do certo pelo mais barato, principalmente em se tratando de peças do câmbio, motor e suspensão.

Eu pago um pouco mais nas peças, mas pelo menos fico tranquilo por um bom tempo.
Ainda por aqui!
dnpaula
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 12:23 pm
Nome: Dnpaula

#9

Mensagem por dnpaula » Dom Ago 31, 2008 7:39 pm

Muito obrigado Rafael , pelo conselho e troca de experiência , realmente sempre fui adepto de comprar peças originais . E não tem como mais , vou ter que trocar o conjunto , pois neste domingo , vindo de um passeio com minha família , a embreagem berrou de vez , ta fazendo muito barrulho e fedendo a queimado direto , segunda agora vou encostar a maquina na oficina , fazer o que !! e a vida nada dura pra sempre rs rs sr sr sr...
Mas valeu mesmo!!! Saudações !
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#10

Mensagem por rafael_xm » Seg Set 01, 2008 11:54 am

Quando estamos na juventude, sem compromissos mais sérios, um fato como esse poderia ser levado como aventura e certamente seria motivo de muita conversa durante algum tempo, mas quando já temos uma família constituída, e quando essa família está inserida no contexto do problema, todo cuidado é pouco.

Apesar de sempre preferir carros mais velhos, nunca deixei de mantê-los com pneus novos e em plenas condições mecânicas e elétricas. Sempre que viajava com minha esposa, deixávamos o carro mais novo em casa e íamos com o mais velho. Com muita paixão, segurança e conforto.

Abraço.
Editado pela última vez por rafael_xm em Seg Set 01, 2008 11:56 am, em um total de 1 vez.
Ainda por aqui!
dnpaula
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 12:23 pm
Nome: Dnpaula

#11

Mensagem por dnpaula » Ter Set 02, 2008 9:22 pm

[quote name='rafael_xm' post='2475' date='Sep 1 2008, 11:54 AM']
Quando estamos na juventude, sem compromissos mais sérios, um fato como esse poderia ser levado como aventura e certamente seria motivo de muita conversa durante algum tempo, mas quando já temos uma família constituída, e quando essa família está inserida no contexto do problema, todo cuidado é pouco.

Apesar de sempre preferir carros mais velhos, nunca deixei de mantê-los com pneus novos e em plenas condições mecânicas e elétricas. Sempre que viajava com minha esposa, deixávamos o carro mais novo em casa e íamos com o mais velho. Com muita paixão, segurança e conforto.

Abraço.
[/quote]

Concordo em grau número e genêro com você, meus carros sempre foram da melhor forma possível e condição de garantia de ir e voltar nas viagens em segurança , peco as vezes no quesito beleza e cuidados com pintura e essas coisas , mas sempre mantenho a viatura em boas condições de mecênica , segurança , pronto para qualquer coisa.

Valeu mesmo !

A pra constar , consegui comprar a embreagem da marca original (não me lembro agora o nome certo) , mas e a mesma marca que vi na autorizada, por R$550,00 (loja de confiança, com garantia e tudo, e o vendedor de anos comigo , me garantiu que não e falsa) contra R$1174,00 na concessionária em niterói - RJ .
leomaga
Sem Habilitação
Mensagens: 33
Registrado em: Sex Mai 09, 2008 11:36 am
Nome: LeoBH
Localização: Belo Horizonte / MG

#12

Mensagem por leomaga » Qua Set 03, 2008 2:08 pm

Dnpaula,
onde conseguiu a embreagem? Tem como deixar os dados para contato? É interessante deixar registrado aqui no forum em caso de necessidade....

Sds,
LeoBH
Xsara Picasso Excl. Automatico 2005/2005 2.0 16V
dnpaula
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 12:23 pm
Nome: Dnpaula

#13

Mensagem por dnpaula » Qua Set 03, 2008 5:08 pm

Leo,
Segue aí os dados pra contato , desculpe por não ter postado antes , foi pro falta de experiência mesmo ... rs r rs s

Bom aí está : Ki-Peças Rua Padre Augusto Lamego , 42 - Ponto cem réis - Niterói - CEP 24.030-340 - Tel (021) 2722-1118/2719-1250 , vendedor que me atende é o João.

Bom espero que possa ser útil.

Sds,
Douglas.


[quote name='LeoBH' post='2513' date='Sep 3 2008, 02:08 PM']
Dnpaula,
onde conseguiu a embreagem? Tem como deixar os dados para contato? É interessante deixar registrado aqui no forum em caso de necessidade....

Sds,
LeoBH
[/quote]
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#14

Mensagem por alexandre » Seg Out 06, 2008 3:27 pm

Ola amigos :lol:

Posso garantir que estou de queixo caido :blink: Não imaginava que houvesse tantas duvidas a respeito de embreagem.

Vamos lá: O sintoma que iniciou este topico mencionou pedal duro para acionar, isto ocorre em todos os veiculos que possuem embreagem e é indicio que esta chegando a hora da troca da mesma. Numa quilometragem que varia entre 80 e 120 mil, ocorre o desgaste do contato entre a mola do platô (chapeu chines) e o rolamento da embreagem, criando um degrau que deve ser vencido "a força" quando se pisa no pedal e é isto que torna o sistema mais duro.
Isto serve para qualquer veiculo, tenha ele cabo ou não, no geral, as "boquetas" trocam o cabo na esperança que a embreagem fique mais leve ou segue-se o procedimento de imegir o conjunto platô, disco e rolamento com lubrificante aerosol (WD) o que pode danificar o disco de embreagem ou provocar um incendio (este oleo é inflamavel). :excl:
Trocar o platô ja deixaria a embreagem macia e praticamente irreconhecivel, ja que temos a tendencia a nos acostumar com o dificil, mas todos os outros componentes desgastados criariam a necessidade de desmontar o conjunto novamente para substituição a curto prazo.
As embreagens nacionais ja tem um bom nivel de tecnologia e garantem uma performance igualavel a de qualquer mercado externo, ja substitui uma Valeo por uma Luk e esta rodando a 136 mil quilometros (taxi). :ninja:

Cabos de embreagem tem tendencia a endurecer apos chuva, isto indica que o conduinte do cabo esta danificado e permitindo acumulo de ferrugem e residuos que deixam o pedal duro de acionar. Se numa inspeção o cabo apresentar estas irregularidades, ai sim ele é a causa do pedal pesado!! ;)

Se range ao pisar, pode ser que o proprio eixo do pedal tenha perdido a lubrificação (acontece em higienizações internas com lavagem ou veiculos com historico de alagamento), neste caso é necessario a remoção do eixo dos pedais e a lubrificação das buchas com graxa de litio (branca). -_-

Se estala vez por outra, se prepare, esta desfiando e vai te deixar na rua!! Passe em uma oficina e peça para trocar, sem dó.

Se for hidraulica e começar a acender a luz de freio sem motivo, ha vazamento, provavelmente no acionador hidraulico da embreagem (dentro do cambio), voce pode até completar por um curto tempo, mas os aneis de vedação do acionador estouram e todo oleo se perde deixando voce na rua (em 90% dos casos parado no farol). :angry:


Espero que ajude...



Um abraço a todos B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
caboopy
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 8:39 am
Nome: Alvaro

#15

Mensagem por caboopy » Sex Dez 05, 2008 8:34 am

[quote name='Dnpaula' post='2515' date='Sep 3 2008, 04:08 PM']

Bom aí está : Ki-Peças Rua Padre Augusto Lamego , 42 - Ponto cem réis - Niterói - CEP 24.030-340 - Tel (021) 2722-1118/2719-1250 , vendedor que me atende é o João.

[/quote]

CONFIRMO!!!

As vezes que fiz cotação de peças lá naquele bairro, salvo uma bandeija do Seat Cordoba 96 comprada na MARAUTO, todas as peças foram compradas na KI-PEÇAS.

O item mais absurdo foi um rolamento para roda traseira esquerda do Focus. Em todo lugar estava a R$ 200... 220 e lá na KiPeças saiu por 60!!! Rodei + 60.000Km depois desta troca e vendi o carro com tudo em cima!! Peça OK! B)

Alvaro,
Nictheroy-RJ
XsPcExcl03
========================
Alvaro,
XsPcEx-03
Responder