defeito na ventoinha do berlingo

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
fernandolbere
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Dez 01, 2007 10:01 am
Nome: fernandolbere

#1

Mensagem por fernandolbere » Dom Dez 02, 2007 6:54 pm

Amigos, tenho um berlingo 1.8 2001 e apenas uma das ventoinhas esta funcionando, e percebi que o meu berlino esta esquentando um pouco mais do que o normal. Como devo proceder para tentar solucionar o problema? Pço ajuda a vc s do clube. Atenciosamente, Fernando


RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#2

Mensagem por RAFAEL » Seg Dez 17, 2007 5:48 pm

Boa tarde Fernando,

Seu carro pode ter um mal contato em algum ponto da fiação da ventoinha que está paralisada, ou ainda com um problema no respectivo motor. A solução é muito simples de verificar, podendo esse trabalho ser feito por qualquer eletricista.

O primeiro passo para a solução definitiva do problema, é você ter a certeza de que não tem um monstro nas mãos. É comum as pessoas terem medo de defeitos nesses e em outros carros, por acharem que eles são diferentes, como se o umbigo das pessoas ficasse em lugares diferentes dependendo do país de origem. Isso definitivamente não é verdade, assim como a ilustração do umbigo.

O sistema é igual a tantos outros que trabalham com duas ventoinhas, uma de baixa rotação que é responsável pela manutenção do nível da temperatura em condições normais, e outra para alta rotação, responsável por esse equilibrio em condições extremas, como quando o ar condicionado está em uso.

No tópico Xantia, nosso colega Pedro Prado ilustra o funcionamento desse dispositivo e dismistifica tudo o que é dito nos balcões de padaria existentes neste país.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#3

Mensagem por rafael_xm » Sex Dez 21, 2007 3:12 pm

Realmente os sistemas de arrefecimento dos Citroën, pelo menos com relação as ventoinhas, tem acionamento e funcionamento identicos.

Evite peças recondicionadas nesse sistema, elas podem ser mais uma dor de cabeça que uma solução.

Abraço!
Ainda por aqui!
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#4

Mensagem por Arredio » Dom Set 20, 2009 5:53 pm

[quote name='fernandolbere' post='868' date='Dec 2 2007, 03:54 PM']
Amigos, tenho um berlingo 1.8 2001 e apenas uma das ventoinhas esta funcionando, e percebi que o meu berlino esta esquentando um pouco mais do que o normal. Como devo proceder para tentar solucionar o problema? Pço ajuda a vc s do clube. Atenciosamente, Fernando
[/quote]


AQUECIMENTO DO MOTOR ( ARREFECIMENTO )

Encontrei a solução para este problema de aquecimento do BERLINGO, trata-se de 3 relés que ficam junto aos ventiladores na parte frontal do motor ( em frente ao radioador ).
Estes relés oxidam e danificam por umidade, eles estão dentro de um recipiente plástico entre os ventiladores, isto no meu caso um BERLINGO 1.6 16V 2005.
Trouqei os relés e tudo voltou ao normal, quando a temperatura atinge 65 graus, ambos os ventiladores entram em baixa velocidade, quando a temperatura atinge 90 graus os dois já rodando aumentam suas velocidades baixando rapidamente a temperatura.

Se alguém for realizar este trabalho e sentir dificuldade, tenho o manual de serviço completo do carro portanto posso orientá-los a executar corretamente o reparo, entre em contato comigo, farei um procedimento para execução dos serviços de manutenção do seu sistema de arrefecimento OK.
Editado pela última vez por Arredio em Sáb Jan 08, 2011 6:15 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#5

Mensagem por prata » Ter Fev 09, 2010 7:35 am

Uma das ventoinhas do Berlingo 1.6 16V 2005/2006 está parada. Já li alguns posts aqui e tentei até trocar os reles de posição. Não adiantou. Agora vou tentar tirar o motor da ventoinha para "ver" se o problema é lá. Um dos problemas que eu percebi é que em trânsito pesado e dia muito quente, o ar condicionado pára de funcionar. A marcação da temperatura do motor não passa dos 3/4 (não sei dizer a temperatura). Algum comentário?
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#6

Mensagem por Arredio » Qua Fev 17, 2010 1:04 pm

Desculpe-me pela demora, estava viajando.

Não basta só trocar os relés deve olhar internamente para ver se eles não estão danificados, dificilmente é o motor do ventilador, mas pode acontecer.
Quando em dia muito quente o ponteiro sobe a 90 graus 3/4 do curso como você citou, entra então os ventiladores em alta velocidade, mas deveria ter acionado 2 ventiladores em média velocidade antes ( está ai o defeito ).
O ideal é o ponetiro ficar próximo ao centro do curso do medidor aproximadamente 2mm depois, não deve aproximar-se do fim de escala ou 3/4 do curso.

Observação: os reles tem internamente um resistor de 390 ohms em paralelo com a bobina, mas você só verá isto se retirar a tampinha do rele, use um multimetro para medir a bobina poderá estar aberta ( abra o relé e olhe dentro dele ).
Ao abrir o relé, observe se os contatos estão carbonizados, pretos chamuscados, se estiver limpe-os, se estiver muito ruim, a solução é trocá-los.

Caso não tenha experiência com eletrônica, leve o relé para alguém que conheça.

Nota: não se deve colocar relés sem o resistor de 390 Ohms ( falo mais detalhadamente em outro tópico ), ele protege o circuito de comando dos ventiladors

Caso necessite, entre em contato novamente OK.
Editado pela última vez por Arredio em Sáb Jan 08, 2011 6:33 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#7

Mensagem por prata » Seg Mar 01, 2010 9:17 am

Acho que o assunto está bem caracterizado, mas gostaria de dar o depoimento da minha experiência de amador em termos de mecânica/elétrica.
1- O meu Berlingo estava com somente uma ventoinha funcionando
2- Em dias de muito calor e trânsito parado, ou quase, em São Paulo, o ar condicionado parava de funcionar.
3- Li os posts neste forum e cheguei até os relês
4- Retirei os dito cujos, limpei os contatos (perninhas), testei em posições trocadas e NADA.
5- Li com mais cuidado e percebi que não estava fazendo a coisa certa
6- Retirei os relês, abri (é fácil), e olhei os contatos INTERNOS
7- Dois dos relês estavam como que tivessem sido instalados recentemente, estavam novinhos
8- O terceiro estava com uma "oxidação" danada
9- Lixei, limpei os contatos em DUAS posições (dois contatos - um pequeno de contatos bilaterais e outro maior com contato unilateral)
10- Recoloquei os relês e NADA
11- Como uma última tentativa troquei os relês (ois dois de cima), agora com os contatos bem limpinhos e CHABUNGA!!!! funcionou
12- E continua funcionando como deveria, ou seja, em dois estágios de velocidade
13- Como o relê estava um tanto acabado, vou comprar um novo e substituir

Moral da história: Valeu pessoal pelas informações certeiras
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#8

Mensagem por Arredio » Seg Mar 01, 2010 11:37 am

Aqui estão todos os detalhes :

<a href="index.php?act=ST&f=13&t=586&st=0#entry6518" target="_blank">index.php?ac...&st=0#entry6518</a>
Editado pela última vez por Arredio em Sáb Dez 17, 2011 8:20 pm, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#9

Mensagem por prata » Seg Jan 31, 2011 10:53 am

Gostaria de dar mais uma contribuição.
-Um dos ventiladores do Berlingo estava parado. Abri a caixa de reles (existem 3 reles formando um triângulo), como o nosso amigo ARREDIO postou, lixei os contatos, recoloquei e ... nada.
- Retirei e olhei com mais atenção e percebi que um dos contatos da lingueta já nem tinha mais "a bolinha" de contato e aparecia o orifício onde deveria ter o contato. Além disso, o intrerior já estava muito esfumaçado.
- Comprei dois reles da DNI, um 0139 e outro 0140. Instalei o 0140 e nada.
- Retirei outro rele original e percebi que a folga na lingueta, apesar de ainda ter a "bolinha" do contato, já estava um tanto grande. Isso é questão de décimos de milímetros mesmo.
- Coloquei o outro rele (0139) e... funcionou, ou melhor, os dois ventiladores voltaram a funcionar.

Minhas conclusões:
- para o Berlingo 1.6 16V 2005/2005, servem os reles da marca DNI (0139 ou 0140), para o circuito dos motoventiladores/ventoinha;
- a única diferença entre o 0139 e o 0140 é uma "abinha"/suporte externo à caixa do rele 0140 e que pode/deve ser cortada para instalar, senão não cabe a tampa da caixa dos reles.
- como postado pelo ARREDIO, esses reles não têm o resistor de 390 Ohms. Não sei o que pode prejudicar o circuito com esse componente a menos nos reles.
- no catálogo em papel da DNI o 0139 é o indicado para o Berlingo.
- não adianta lixar os contatos se esses já estiverem um tanto gastos
- paguei cerca de R$7,50 em cada rele.
- Faça você mesmo: você irá precisar de uma chave torx (infelizmente, agora não sei a medida) e uma chave philips bem pequena. No total são 5 parafusos somente. Dois deles (torx) estão escondidos ao lado da grade frontal. Acho que tem um posto mostrando como se encontra esses parafusos.
Espero ter ajudado!
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#10

Mensagem por prata » Qui Fev 24, 2011 7:11 am

Aparentemente um dos ventiladores (o mesmo que estava parado antes da troca do rele) parou novamente. Vou verificar e coloco um relatório aqui no forum.
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#11

Mensagem por Arredio » Qui Fev 24, 2011 12:23 pm

[quote name='prata' post='12400' date='Feb 24 2011, 08:11 AM']
Aparentemente um dos ventiladores (o mesmo que estava parado antes da troca do rele) parou novamente. Vou verificar e coloco um relatório aqui no forum.
[/quote]

Se for necessário mexer no relé, coloque aquele resistor ( 390 ohms ) em paralelo com a bobina dele, para testar o ventilador pode-se colocar 12V direto nele e ver se roda......

Boa sorte..
Editado pela última vez por Arredio em Qui Fev 24, 2011 12:32 pm, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#12

Mensagem por prata » Qui Mar 17, 2011 8:25 am

Em janeiro eu substitui dois reles do conjunto dos ventiladores do radiador. Coloquei, em função da disponibilidade um DNI 139 e um DNI 140. Após algumas semanas, verifiquei (como ja relatado neste fórum) que um dos ventiladores estava parado. Abri novamente a caixa de reles, abri os reles e observei que o DNI 140 estava com o contato quase totalmente exaurido. Limpei, lixei e recoloquei. Não funcionou. Troquei os reles de posição e, funcionou. No catálogo impresso da DNI, o 139 é o recomendado para o Berlingo, mas não sei se o catálogo era atual. Alguém tem outra informação que não seja do site da DNI? Aparentemente, o 139 é melhor construído, até a carcaça é mais firme.
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#13

Mensagem por Arredio » Seg Jul 11, 2011 7:33 pm

<!--coloro:#FF0000b--><span style="color:#FF0000b"><!--/coloro-->Meu amigo PRATA como vai...?

Você colocou o danadinho do resistor de 390 Ohms em paralelo com a bobina do relé, ele evita que o rele feche e abra enumeras vezes ao comandar-se a entrada e saída dele....chamamos este efeito de MATRAQUEAR...?.
Este efeito é um dos mais prejudiciais efeitos em um relé, ele danifica os contatos e carboniza eles, para ter uma idéia, o meu DNI 140 funciona até hoje sem nenhum problema....

Espero ter ajudado...

Abraço<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Editado pela última vez por Arredio em Dom Jan 01, 2012 9:38 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Responder