MYTHBUSTER - COMPROVADO

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#1

Mensagem por rafael_xm » Seg Nov 03, 2008 2:17 pm

Há algum tempo atrás, não me recordo quando, li um post que informava ou indagava sobre a possibilidade de o veículo - Xantia ou Xsara, não sei ao certo, não pegar se o tanque estivesse com pouca gasolina, e o carro inclinado.

Neste final de semana tive a oportunidade de constatar que a informação não é mito.

Parei meu XM do lado esquerdo de uma rua com certa inclinação para o mesmo lado, a fim de comprar alguns remédios numa farmácia próxima. Quando fui retirar o carro do lugar...nada!

Dei a partida várias vezes, chegando ao ponto de quase descarregar a bateria, nova, de 75 Ah, e nada. Foi quando me lembrei do "causo" contado por esse colega do Fórum.

Pois bem! Fui até o posto comprar gasolina. Quando sai com o carro o ponteiro marcava pouco abaixo de 1/4 de tanque, e como meu percurso seria curto, me propuz a colocar mais gasolina na volta. Isso seria importante para renovar a gasolina no tanque, já que o carro fica a maior parte do tempo parado.

Depois de comprar aproximadamente 6 litros, nas duas viagens que fiz, me dei por convencido de que o problema, muito provavelmente seria o "mito do tanque inclinado".

Particularmente chamei um serviço de assistência - morri com R$ 50,00 nessa brincadeira, e um prestador trouxe uma bateira nova, lacrada, para fazermos a barca pegar.

Nada!

Tentamos novamente e, ...nada!

Assim ocorreu por várias vezes até que o convenci de que o problema era a posição do carro.

Conseguimos a ajuda de uma duzia de "gorilas" que após suarem muito as camisas, conseguiram empurrar a barca e coloca-la sobre a calçada, agora em posição normal, já que as rodas do lado direito do carro, foram mantidas na rua.

Dada a partida, o carro pegou de primeira, sem nem precisar do auxilio da bateria reserva.

Depois de não detonar o mito, mas sim, comprová-lo, de perder a corrida, de ficar fisicamente detonado já que tive que fazer malabarismo durante parte da manhã, e praticamente toda a tarde de domingo, resolvi, já refeito da minha prodigiosa desventura, mas muito proveitosa para os demais colegas, expor as circunstâncias da desmistificação deste mito.

Em resumo: é verdade! se parar o carro um pouco mais inclinado para a esquerda, com menos de 1/4 de tanque, certamente você terá problema para tirar seu carro do lugar.

Abraço!
Editado pela última vez por rafael_xm em Seg Nov 03, 2008 4:46 pm, em um total de 1 vez.


Ainda por aqui!
edsonmassao
Sem Habilitação
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:33 am
Nome: edsonmassao
Localização: são paulo - sp

#2

Mensagem por edsonmassao » Seg Nov 03, 2008 11:25 pm

pra mim não é mito, é fato tb comprovado por mim no meu ZX. a entrada da garagem onde deixo o carro tem uma inclinação pro lado esquerdo, meu carro tinha 1/4 do tanque e ao deixar o carro nessa inclinação simplesmente morreu e não quis mais pegar mas o próprio ponteiro indicava q a gasolina do tanque estava baixa nessa posição.

deixando o carro inclinado na posição contrária ligou normalmente...

se estiverem abaixo da metade do tanque fiquem de olho onde deixam seus carros!
Imagem
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#3

Mensagem por alexandre » Sex Nov 28, 2008 1:26 pm

Ola amigos :lol:


Rafael, Edson como vão meus caros?

Então, sobre esta particularidade de nossos veiculos, é comum que eles tenham problemas com alimentação ja que a bomba eletrica de combustivel fica do lado direito do tanque e não possui uma caixa de retenção eficiente (caixa de retenção mantem o combustivel na bomba em caso de inclinação).

Não precisa estar parado para este efeito acontecer, eu mesmo entrei numa alça de acesso da marginal a 60 km/h e independente de ter quase meio tanque de combustivel, pela força centrifuga ele foi jogado todo para a esquerda e a bomba secou no final da alça, o motor morreu :o Só precisei dar partida para voltar, mas com grandes riscos de um acidente! :mellow:

Quando estão com pouco combustivel no tanque (reserva) a maioria dos veiculos passa pelo mesmo problema de parada, ja que as montadoras levam em consideração que voce sempre vai estacionar do lado direito da rua e o combustivel tende a se acumular do mesmo lado da inclinação desta. :icon_smile_8ball:


Coisas de Brasil...



Um abraço B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#4

Mensagem por rafael_xm » Dom Nov 30, 2008 7:42 pm

Boa Alexandre, pessoal,

É o tipo de coisa inconcebível em se tratando de um veículo, afinal nem sempre estacionar é uma questão que depende de uma decisão sua, além do mais,os anos de estudos e testes antes do lançamentode um carro, deveriam apontar problemas desse tipo, principslmente qunado o veículo está em movimento, como foi o seu caso.

Hoje sai com o backup do meu XM. Apesar de não curtir muito câmbio automático, até que estava indo bem até que, ao pisar fundo para fazer uma ultrapassagem numa das marginais, a injeção simplesmente apagou, do nada, após um tranco.

Como ele estava parado há algum tempo e a intensão era ir até a casa de uns parentes na Zona Norte, acabei assumindo o risco e indo assim mesmo. Resultado: nos seis ou sete km entre a primeira parada e o meu destino, o carro parou mais uns cinco ou seis vezes, sempre do mesmo jeito; simpesmente apagando.

Notei que a temperatura estava um pouco acima do normal, o que deve ter acontecido porque não verifiquei o reservatório de espansão d'água; nem me lembro quando completei a água pela última vez.

Enfim, depois de ir onde tinha que ir, e com o motor já frio, dei a partida e voltei para casa. No trajeto o carro só parou uma vez, já no final, e quando o motor estava próximo da temperatura que eu tinha verificado antes.

Pode ser então uma pane ligada a temperatura.

Quando sair com ele novamente no próximo domingo, vou poder dizer isso com mais exatidão.

Até lá então. Abraço a todos.
Ainda por aqui!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#5

Mensagem por Cirdan » Qui Fev 05, 2009 5:07 pm

Isso é uma realidade amigos. E não é só em Citroen não... meu antigo Tipo acontecia isso. Nunca andando, somente parado.

Como a garagem de casa é subterranea, uma vez parei na rampa enquanto a empregada lavava... qm disse q ele pegou??? Precisei descer com o carro desligado...

Com o Xantia eu percebo uma impressão quando o carro para torto, porem nunca deu problema na partida.

Abraços a todos.
Mingoni
Habilitado
Mensagens: 128
Registrado em: Seg Ago 16, 2010 11:47 am
Nome: Mingoni
Localização: São Paulo / Zona Leste

#6

Mensagem por Mingoni » Seg Set 20, 2010 10:48 am

Pessoal ressuscitando o tópico é normal o xantia abaixo de 1/4 de tanque dar umas falhadas ?

Abraços
Citroen Xantia 2.0 16V GLX 99/99

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/25 ... 10551.jpg/" target="_blank">Imagem</a>
caiov23
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Set 09, 2010 6:28 pm
Nome: Caio Vinicius

#7

Mensagem por caiov23 » Seg Set 20, 2010 7:40 pm

E ai galera tudo bom?
Não tenho muita experiencia no Xantia ainda, pois comprei o meu tem 2 meses e ainda necessita de uns reparos. Mas esses dias quando eu o meu pai fomos levar ele num mecanico aqui perto para encher os pneus, a entrada da oficia é um tanto inclinada e o xantia apagou. Aconteceu três vezes com a gente tenatndo entrar na oficina.

Até q demos um impulso bem forte até o carro ate o carro entrar.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#8

Mensagem por Cirdan » Seg Set 20, 2010 9:29 pm

Minha Scenic tem o mesmo problema de falhar quando tem pouco combustivel.

Isso é simples... as vezes é a bomba de combustivel q está colocada errada. Deve estar virada para o lado e assim não pega o fundo do tanque.

Abraços
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#9

Mensagem por Munhoz » Ter Set 21, 2010 1:41 am

pessoal, acontece mesmo.
a bomba fica montada do lado direito do tanque (que por sinal é beeem grande 66l) se o carro fizer uma curva pra direita ou estiver inclinado pra esquerda da falta.
uma vez eu tinha pouco mais q 1/4 mas como a rua era bem inclinada... f%¨&*

abs
glenio
Habilitado
Mensagens: 77
Registrado em: Seg Mar 30, 2009 10:50 pm
Nome: glenio
Localização: goiania - go

#10

Mensagem por glenio » Ter Set 21, 2010 10:50 am

comigo tbm ja aconteceu 2 vezes ! a primeira vez pensei que tinha queimado a bomba de gasolina , pois colocava mais gasolina e nada do carro pegar , chegando até a tirar a bomba fora e constatar que além de estar boa , tinha gasolina dentro do tanque.... kkkkkkk ai alguem disse naw é pq ele ta inclinado e pouca gasolina ??? kkkkk foi so alinhar o carro e pegou na primeira , na segunda eu subi duas rodas na calçada e deixei duas na rua na hora de dar partida .... denovo o problema , mas como ja tinha passado por isso , me lembrei e desci o carro pro asfalto, pegou na primeira , só para esclarecimento todas as vezes estava inclinado para o lado esquerdo !!!então tbm concordo com o mito , pouca gasolina , inclinado pro lado esquerdo 90 % de chance de dar problemas .....
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#11

Mensagem por Cirdan » Ter Set 21, 2010 8:41 pm

Se ele apresenta esse problema com a bomba corretamente colocada, isso é problema no desenvolvimento do carro... uma falha grave.

Abraços
Maxx
Curioso
Mensagens: 351
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 11:49 pm
Nome: Maxx

#12

Mensagem por Maxx » Qua Set 22, 2010 5:33 pm

O meu da pau direto mesmo com mais de 1/4, é entrar numa alça da margial que ele engasga e tem vez que até morre.
ANDRE SLASKI
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Nov 16, 2010 6:05 pm
Nome: ANDRE SLASKI
Localização: São Paulo

#13

Mensagem por ANDRE SLASKI » Sex Dez 10, 2010 10:49 am

Já aconteceu comigo 03x e sempre por estar com pouco combustível e com carro inclinado(pouco inclinado), 02x consegui manobrar o carro e a bomba provavelmente alcançou o combustível e voltou ao normal, fui pro posto de gasolina.. pra completar e boa...

Mais numa destas 03x fui obrigado fazer uma caminhada até o posto para comprar duas garras PET de 02ltrs com gás, pois o meu carro estava estacionado entre carros e não tinha jeito de manobrar. Dps dessa aprendi.. sempre com mais combustível no tanque..
Mais que é um absurdo... ééé..

Abraço
André Slaski
São Paulo
Extremo da Zona Sul, colado com Itapecerica da Serra
Xantia Automatico / 95
mauroscosta
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Nov 09, 2010 7:04 pm
Nome: MSC

#14

Mensagem por mauroscosta » Sex Dez 10, 2010 5:43 pm

Olá srs,

Tive esse problema na semana passada, estacionei o carro normalmente na porta da minha casa (uma subida bem forte) o pneu trazeiro direito ficou encima da rampa de entrada da garagem, daí quando fui pegar o carro algumas horas depois, na maior pressa para levar meu pai na rodoviaria, que inclusive estava com a passagem comprada, advinha ??? rs não pegava, comecei os testes, desconectei a mangueira que alimenta a flauta e vi que não chegava gasolina, como quando eu estava andando no carro ele não falhava, deduzi que ou a gasosa tinha vazado ou era a bomba que tinha parado, coloquei o multimetro no conector da bomba e chegava os 12Vcc, mandei meu pai dar partida e escutei o motor da bomba girando, então deduzi que devido a inclinação do carro a gasosa deveria ter descido no tanque e não estaria alcançandoa a bomba , já que não vi vazamentos, falei p meu pai que iria descer o carro até na reta e dar partida que ele pegaria, porém ele ficou com medo de não pegar e não teriamos como empurrar morro acima, (e o tempo passando) teimei e desci o carro até na reta...batata !! pegou na boa e subiu o morro sem falhar, cheguei até no posto e blz, já tive esse mesmo problema com renault megane 98, mesmo esquema de inclinação do tanque.

abs pessoal
CITROEN XANTIA 2.0 16V COURO E TETO
Responder