sobre Oleo Castrol magnatec 10w40.. falcatrua

Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

sobre Oleo Castrol magnatec 10w40.. falcatrua

#1

Mensagem por Miau » Qui Set 08, 2016 1:08 pm

olha que sacanagem..

quando fiz uma limpeza pesada no motor, fiz uma pesquisa boa pra ver qual oleo eu passaria a usar..

acabei chegando no castrol 10w40 magnatec e tal.. que na embalagem vinha escrito TECNOLOGIA SINTÉTICA conforme a imagem abaixo.. o que leva a crer que é 100% sintetico.

Imagem

porem, esses dias fui atras do bendito e só encontrava o mesmo 10w40, embalagem idêntica.. porem escrito TECNOLOGIA SEMISSINTÉTICA

liguei pra castrol pra saber.. e me informaram que havia um erro de escrita na embalagem anterior que causava confusão.. sempre foi semisintético esse 10w40, etc e tal..

e realmente.. mesmo na embalagem TECNOLOGIA SINTÉTICA, lendo a composição, diz.. "bases sintéticas e mineral"

palhaçada.. tudo bem que o motor aceita semi, mas fui na fé que era 100% sintético.. sacanagem.

tudo bem, o oleo é bom e conceituado.. mas duvido que tenha havido erro de escrita.. isso foi jogada de marketing desonesta


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
M.Xsara
Habilitado
Mensagens: 79
Registrado em: Qua Jul 27, 2016 12:01 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 Exc 16V

sobre Oleo Castrol magnatec 10w40.. falcatrua

#2

Mensagem por M.Xsara » Qui Set 08, 2016 1:47 pm

Pois é, tem um da Ipiranga que da umas dessa tambem
"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" Romanos 8:28
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

sobre Oleo Castrol magnatec 10w40.. falcatrua

#3

Mensagem por gabriel_mupe » Qui Set 08, 2016 8:54 pm

Eh igual a historia do requeijao e do cremoso..
Enquanto a lei permitir essas jogadas para iludir o consumidor, isso vai continuar
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
leofbm
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Jan 21, 2017 2:38 pm
Nome: Leonardo
Localização: Cassilândia-MS
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso Exc 2.0 16v 2011

sobre Oleo Castrol magnatec 10w40.. falcatrua

#4

Mensagem por leofbm » Seg Fev 06, 2017 12:26 pm

No manual do meu, indica uso do óleo Total Quartz 7000 15W50 semissintético. Não fiquei muito feliz em saber que o óleo indicado pro meu motor é esse não, to até pensando em desrespeitar a indicação e na próxima troca aplicar um 100% sintético e com menor viscosidade... Devo?
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

sobre Oleo Castrol magnatec 10w40.. falcatrua

#5

Mensagem por gjvialta » Seg Fev 06, 2017 5:22 pm

Desrespeitar a indicação do manual pode até ser aceitável, mas cuidado com as promessas que existem por aí. Respeite as recomendações SAE, API, ACEA E JASO. http://www.potencialpetroleo.com.br/not ... jaso-nmma/

Independente de ser sintético, ou não, a recomendação de viscosidade deve sempre ser respeitada. Os números que identificam os óleos lubrificantes se relacionam com uma tabela de viscosidade. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAei3 ... iscosidade

É bom estar atento!
Avatar do usuário
leofbm
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Jan 21, 2017 2:38 pm
Nome: Leonardo
Localização: Cassilândia-MS
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso Exc 2.0 16v 2011

sobre Oleo Castrol magnatec 10w40.. falcatrua

#6

Mensagem por leofbm » Seg Fev 06, 2017 5:28 pm

gjvialta, o seu modelo é mesmo que o meu não é? só muda o ano, o seu é 2012 o meu 11.

interpretei certo mesmo o manual? o óleo recomendado pro seu carro também é esse Total Quartz 7000 15w50- semisintético?
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

sobre Oleo Castrol magnatec 10w40.. falcatrua

#7

Mensagem por gjvialta » Ter Fev 07, 2017 10:27 am

Olá, leofbm!

Sua interpretação é a mesma que a minha. Não sou dono da verdade, mas tenho opinião formada sobre este assunto. Na minha opinião o óleo que deve ser aplicado ao motor, é o recomendado pelo fabricante. Detalhe que devemos estar atentos é com relação a motores que são importados para o brasil e que não vem com a modificações climáticas, quando necessárias.

Em linhas gerais quando buscamos especificação de óleo lubrificante para um motor, vamos direto na especificação SAE, que é a mais comum pra nós "escravos" dos "norte américa". Existem várias. Aí acima, coloquei algumas das mais famosas e mais usadas. Dependendo da procedência do motor, temos que estar atentos para as recomendações do local onde ele foi produzido. As tabelas de referências se equivalem em pontos específicos no grafismo de cada uma delas, no quesito viscosidade, mas os motores modernos precisam mais do que viscosidade em óleos lubrificantes.

Estamos mais ambientados com a tabela SAE, ok. Os números de sua nomenclatura fazem referência a uma posição que um referido óleo lubrificante está localizado nessa tabela. Por exemplo, tomando o 15w50, o número 15w faz referência à uma dada temperatura para o frio, na direção do zero na escala de temperatura, que esse óleo lubrificante mantém suas características e especificações sem deteriorar rapidamente; o número 50 vai na outra direção, de ebulição do óleo, também mantendo sua especificação. Um óleo 0w40, portanto é menos multiviscoso do que um 15w50. Lembre-se estamos falando de viscosidade apenas. Em climas de localidades onde o clima é temperado, menor variação de temperatura, um óleo deve ser menos multiviscoso; já em países de clima tropical, o óleo deve ser mais multiviscoso. Não sei se expliquei direito. Um óleo 15w50, mantém suas características originais numa faixa de temperatura maior do que um menos multiviscoso 0w40. Lembre-se viscosidade.

Lembrando que as medições de viscosidade mais comuns e usadas são a de tensão superficial e copo ford. As demais especificações são analisadas por outros parâmetros, que não se relacionam com a viscosidade diretamente, mas com seus componentes adicionados ao óleo.

A classificação API demonstra, ou procura qualificar o óleo lubrificante com relação à outras propriedades que não são relacionadas diretamente com a viscosidade, que podem ser propriedades de lavagem das partes internas do motor, ponto de fulgor, ponto de congelamento, etc.

Basicamente é isso, mas tem muito mais. Por isso eu vou de óleo 15w50 para o meu carro, pois em são paulo, o clima pode variar muito a temperatura. Isso por mais que um entendido de lubrificante possa querer me induzir à mudança. Essa é minha opinião.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

sobre Oleo Castrol magnatec 10w40.. falcatrua

#8

Mensagem por gjvialta » Ter Fev 07, 2017 3:38 pm

Só pra completar,

Pra quem não sabe, o primeiro número da especificação SAE se refere à viscosidade do óleo para a temperatura 0°F, enquanto que o segundo se refere à sua viscosidade à 210°F. Assim, quanto maior os valores entre a letra "W", maior é a viscosidade para essa faixa de temperatura de atuação do funcionamento dos motores. No manual de manutenção do C4, não me lembro a página, tem até uma escala de aplicações dos tipos de óleo que podem ser aplicados no motor. Se não me engano para países de clima frio o óleo deve ser o 0W40; para países, ou regiões de clima ameno acho que é o 10W40 e para países, ou situações de altas temperaturas e com frequentes congestionamentos, o famoso 15W50, que atende desde -10º a 100ºC de temperatura do óleo, acho que são estes os valores.

Att
Responder