Câmbio AL4 - Desenvolvendo uma Solução
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
Boa tarde Pessoal,
Estou criando este tópico a pedidos do amigo Misael. Temos um excelente tópico sobre fluídos no grupo do C4 e este tem o intuito de encontrar uma solução para o resfriamento adequado do óleo.
Temos algumas opções que serão testadas e temos usuários dispostos a cooperar nos testes.
Tópico aberto.
Estou criando este tópico a pedidos do amigo Misael. Temos um excelente tópico sobre fluídos no grupo do C4 e este tem o intuito de encontrar uma solução para o resfriamento adequado do óleo.
Temos algumas opções que serão testadas e temos usuários dispostos a cooperar nos testes.
Tópico aberto.
Fala pessoal, como o Munhoz já disse estamos desenvolvendo uma solução para a temperatura do fluido de transmissão para veículos equipados com transmissões AL4.
A princípio a solução é desenvolvermos um radiador de óleo, o que já deveria vir de fábrica, como acontece com a maioria dos veículos com transmissão automática, porém no caso do AL4 o mesmo possui um trocador de calor, que funciona como uma "bomba relógio", a longo prazo colabora para o início de vários problemas. Estudando transmissões automáticas (no Google é claro) percebi a maioria das transmissões possui solenóides, discos de composite e etc, porém somente essa AL4 possui as maiores listas de queixas e problemas, porquê? onde esta o gargalo? Pesquisando descobri que a temperatura do óleo quando excedida faz com que os materiais da transmissão sejam prejudicados como solenóides, discos, retentores...sendo assim cheguei a conclusão, e com relatos de alguns mecânicos inclusive de consultores da PSA, que essa alta temperatura diminui a vida do AL4.
Pesquisando num site internacional achei na Inglaterra a flange para o AL4 porém pelo preço da peça (100 libras) mais o frete inviabiliza a importação por ser uma peça simples, aqui em SP conversei com uma loja de carros preparados que fabrica para carros nacionais mas a questão é a mesma: "Precisa das medidas para desenvolver uma peça igual.", já conversei com um amigo torneiro mecânico que me disse a mesma coisa.
Sendo assim como todos nós não temos muito tempo disponível estamos pedindo ajuda para que se alguém possua um trocador de Al4 ou more perto de alguma oficina de transmissão para poder pegar as medidas da peça original e tirar algumas fotos (caso não possa emprestá-la) assim desenvolvermos esta peça a um custo baixo para solucionar um problema de todos.
Estamos correndo atrás, fiquem a vontade para opinar!!
Abração.
:154740:
A princípio a solução é desenvolvermos um radiador de óleo, o que já deveria vir de fábrica, como acontece com a maioria dos veículos com transmissão automática, porém no caso do AL4 o mesmo possui um trocador de calor, que funciona como uma "bomba relógio", a longo prazo colabora para o início de vários problemas. Estudando transmissões automáticas (no Google é claro) percebi a maioria das transmissões possui solenóides, discos de composite e etc, porém somente essa AL4 possui as maiores listas de queixas e problemas, porquê? onde esta o gargalo? Pesquisando descobri que a temperatura do óleo quando excedida faz com que os materiais da transmissão sejam prejudicados como solenóides, discos, retentores...sendo assim cheguei a conclusão, e com relatos de alguns mecânicos inclusive de consultores da PSA, que essa alta temperatura diminui a vida do AL4.
Pesquisando num site internacional achei na Inglaterra a flange para o AL4 porém pelo preço da peça (100 libras) mais o frete inviabiliza a importação por ser uma peça simples, aqui em SP conversei com uma loja de carros preparados que fabrica para carros nacionais mas a questão é a mesma: "Precisa das medidas para desenvolver uma peça igual.", já conversei com um amigo torneiro mecânico que me disse a mesma coisa.
Sendo assim como todos nós não temos muito tempo disponível estamos pedindo ajuda para que se alguém possua um trocador de Al4 ou more perto de alguma oficina de transmissão para poder pegar as medidas da peça original e tirar algumas fotos (caso não possa emprestá-la) assim desenvolvermos esta peça a um custo baixo para solucionar um problema de todos.
Estamos correndo atrás, fiquem a vontade para opinar!!
Abração.
:154740:
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3527
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Olha.. sobre o radiador.. os radiadores de moto resfriadas a oleo sao perfeitos.. pequenos e tal.. resta saber se a bomba de oleo do al4 tem força suficiente pra retornar o atf ainda com pressão.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
-
- Curioso
- Mensagens: 264
- Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
- Nome: Rodolfo bertolucci
- Localização: São aulo
- Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009
Misael, estou em viagem, assim que voltar irei visitar um mecânico especializado em francês amigo do mecânico que faz a manutenção nos carros de casa. Eu comentei com ele sobre nosso "projeto" ele não quis opinar e disse que me levaria até esse mecânico para ver a sua opinião.
Sobre adicionar um radiador externo de moto, temos que ver o data sheet da bomba atual e ver o quanto de perda de carga o radiador vai trazer ao circuito, para não termos problema com vazão/pressão, se for trocar por uma de maior idem.
Sobre adicionar um radiador externo de moto, temos que ver o data sheet da bomba atual e ver o quanto de perda de carga o radiador vai trazer ao circuito, para não termos problema com vazão/pressão, se for trocar por uma de maior idem.
Rodolfo C4 Grand
Como havia dito que não era só a gente que tava nessa...hehehe...segue um site dos Camaradas que desenvolveram a solução:
<a href="http://www.transakpp.ru/232/main/peugeot/dp0.html" target="_blank">SOLUÇÃO RUSSA</a>
Vou tentar entrar em contato pra ver se ajudam em algo..hehehe...
:154740:
<a href="http://www.transakpp.ru/232/main/peugeot/dp0.html" target="_blank">SOLUÇÃO RUSSA</a>
Vou tentar entrar em contato pra ver se ajudam em algo..hehehe...
:154740:
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
Bacana.. então, eu acho que essa peça em alumínio não deve ser complicado de fazer, carros turbos tem uma peça parecida para desviar o óleo do filtro para a turbina e depois retornar ao carter. Precisamos das medidas apenas.
Mais umas duas semanas eu encosto o VTS na oficina e o cara tem um torno e uma fresadora. Vou trocar uma ideia com ele e ver se ele anima fazer isso pra gente.
Mais umas duas semanas eu encosto o VTS na oficina e o cara tem um torno e uma fresadora. Vou trocar uma ideia com ele e ver se ele anima fazer isso pra gente.
-
- Curioso
- Mensagens: 264
- Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
- Nome: Rodolfo bertolucci
- Localização: São aulo
- Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009
Então só precisamos das medidas, o pai do meu cunhado é torneiro e disse que passando as medidas ele faz a peça de boa do jeito que eu quiser...sendo assim só falta as medidas da peça. Essas peças que vc viu para carros turbo eu liguei lá na <a href="http://www.beepturbo.com.br/index.php?r ... ry&path=22" target="_blank">BEEP TURBO</a> e falei com o Rossi que desenvolve essa peça que disse a mesma coisa, traz uma ou as medidas que eu faço de boa, estamos só dependendo mesmo das medidas da peça.
Rodolfo vc disse que ia verificar sobre a pressão da bomba como ficaria se adicionasse esse radiador, conseguiu alguma coisa?
Rodolfo vc disse que ia verificar sobre a pressão da bomba como ficaria se adicionasse esse radiador, conseguiu alguma coisa?
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
Acredito que todos já devem ter isto.. mas para quem não tem:
<a href="http://www.citroenkerho.fi/xantia/pdf/t ... AL%204.pdf" target="_blank">http://www.citroenkerho.fi/xantia/pdf/t ... 204.pdf</a>
Dei uma lida e esse câmbio é muito bom! já sabia de algumas coisas pois meu pai teve um 406 com o al4, mas depois que eu li fiquei impressionado.
<a href="http://www.citroenkerho.fi/xantia/pdf/t ... AL%204.pdf" target="_blank">http://www.citroenkerho.fi/xantia/pdf/t ... 204.pdf</a>
Dei uma lida e esse câmbio é muito bom! já sabia de algumas coisas pois meu pai teve um 406 com o al4, mas depois que eu li fiquei impressionado.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 25
- Registrado em: Qui Out 08, 2015 6:42 pm
- Nome: Aleadinolfi
- Localização: São José dos Campos
- Modelos Citroën: C3 Origine 2013
[quote name='Munhoz' date='Aug 29 2014, 12:41 AM' post='25770']
Acredito que todos já devem ter isto.. mas para quem não tem:
<a href="http://www.citroenkerho.fi/xantia/pdf/t ... AL%204.pdf" target="_blank">http://www.citroenkerho.fi/xantia/pdf/t ... 204.pdf</a>
Dei uma lida e esse câmbio é muito bom! já sabia de algumas coisas pois meu pai teve um 406 com o al4, mas depois que eu li fiquei impressionado.
[/quote]
Achei muito interessante esta especificação. Um detalhes que me chamou a atenção é que o câmbio é dimensionado para um torque de 210Nm, ao passo que o motor do C4 Picasso tem 143cv e torque máximo de 204Nm. Ou não entendi direito a spec, ou o câmbio está bem na casca pra esse carro.
E olha esse artigo que saiu na Best Cars:
<a href="http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons ... ecessario/" target="_blank">http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons ... ssario/</a>
Até me pergunto se o trocador de calor não acaba sendo mais importante para carros mais pesados, como o C4 Picasso, Pallas, C5 ou outros. Afinal, não ouço falar de muitos donos de C3 com problemas.
Acredito que todos já devem ter isto.. mas para quem não tem:
<a href="http://www.citroenkerho.fi/xantia/pdf/t ... AL%204.pdf" target="_blank">http://www.citroenkerho.fi/xantia/pdf/t ... 204.pdf</a>
Dei uma lida e esse câmbio é muito bom! já sabia de algumas coisas pois meu pai teve um 406 com o al4, mas depois que eu li fiquei impressionado.
[/quote]
Achei muito interessante esta especificação. Um detalhes que me chamou a atenção é que o câmbio é dimensionado para um torque de 210Nm, ao passo que o motor do C4 Picasso tem 143cv e torque máximo de 204Nm. Ou não entendi direito a spec, ou o câmbio está bem na casca pra esse carro.
E olha esse artigo que saiu na Best Cars:
<a href="http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons ... ecessario/" target="_blank">http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons ... ssario/</a>
Até me pergunto se o trocador de calor não acaba sendo mais importante para carros mais pesados, como o C4 Picasso, Pallas, C5 ou outros. Afinal, não ouço falar de muitos donos de C3 com problemas.
Alessandro Adinolfi
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 47
- Registrado em: Qui Mar 06, 2008 10:49 pm
- Nome: HALISSON OLIVEIRA
[quote name='renan97ar' date='Nov 21 2015, 09:01 PM' post='31535']
Misael, o software do câmbio pode estar desatualizado. Mandei atualizar o da nossa Picasso e mudou em vários aspectos, inclusive isso de enrolar pra trocar de marcha.
[/quote]
Bom dia prezado,
E sabe de onde vem o firmware para atualização? Tenho o lexia aqui e até arriscaria fazer :D
Misael, o software do câmbio pode estar desatualizado. Mandei atualizar o da nossa Picasso e mudou em vários aspectos, inclusive isso de enrolar pra trocar de marcha.
[/quote]
Bom dia prezado,
E sabe de onde vem o firmware para atualização? Tenho o lexia aqui e até arriscaria fazer :D
[quote name='renan97ar' date='Nov 21 2015, 10:01 PM' post='31535']
Misael, o software do câmbio pode estar desatualizado. Mandei atualizar o da nossa Picasso e mudou em vários aspectos, inclusive isso de enrolar pra trocar de marcha.
[/quote]
Nossa só vi sua resposta agora..!!! Onde vc levou pra atualizar? Pq eu levei na Peugeot mas parece que não adiantou muito estou até pensando em testar o sensor de pressão pra ver se é ele...
Misael, o software do câmbio pode estar desatualizado. Mandei atualizar o da nossa Picasso e mudou em vários aspectos, inclusive isso de enrolar pra trocar de marcha.
[/quote]
Nossa só vi sua resposta agora..!!! Onde vc levou pra atualizar? Pq eu levei na Peugeot mas parece que não adiantou muito estou até pensando em testar o sensor de pressão pra ver se é ele...