Câmbio AL4 - Desenvolvendo uma Solução
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Boa noite pessoal. Alguma novidade aqui???
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Câmbio AL4 - Desenvolvendo uma Solução
Atualização de câmbio somente na concessionária. O arquivo vem dos servidores da PSA na França. Precisa ter acesso a eles e somente CSS tem... mas vai mudar bastante na teoca de marchas que passará a ser mais cedo com giro e velocidade mais baixos. Mas uma coisa é certa, franceses seguram mais as marchas mesmo, é característica do mercado deles lá na França...misaelrt escreveu:Nossa só vi sua resposta agora..!!! Onde vc levou pra atualizar? Pq eu levei na Peugeot mas parece que não adiantou muito estou até pensando em testar o sensor de pressão pra ver se é ele...Misael, o software do câmbio pode estar desatualizado. Mandei atualizar o da nossa Picasso e mudou em vários aspectos, inclusive isso de enrolar pra trocar de marcha.
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misaelrt escreveu:Então só precisamos das medidas, o pai do meu cunhado é torneiro e disse que passando as medidas ele faz a peça de boa do jeito que eu quiser...sendo assim só falta as medidas da peça. Essas peças que vc viu para carros turbo eu liguei lá na <a href="http://www.beepturbo.com.br/index.php?r ... ry&path=22" target="_blank">BEEP TURBO</a> e falei com o Rossi que desenvolve essa peça que disse a mesma coisa, traz uma ou as medidas que eu faço de boa, estamos só dependendo mesmo das medidas da peça.
Rodolfo vc disse que ia verificar sobre a pressão da bomba como ficaria se adicionasse esse radiador, conseguiu alguma coisa?
Pessoal,
Tópico interessantíssimo e também de tamanha importância. Espero que ainda seja interesse de tocá-lo. Alguém pode colocar aí "data sheet", ou vista explodida evidenciando a localização do trocador de calor, pois vou ver se consigo fazer medidas numa concessionária próxima aqui da minha residência.
Acredito ter chances de conseguir as medidas e com isso concretizar o sonho de construir um trocador de calor cuja eficiência atenda às necessidades requeridas do al4 quando instalado em carros maiores.
Sobre algumas questões que observei por aqui, sob o contexto perda de carga a mais para a bomba hidráulica do cambio, acredito que não teremos grandes problemas Perda de carga está relacionada com a velocidade com a energia de movimento do fluido. Se a diminuirmos, poderemos diminui-la também. Tudo é uma questão de espaço e eficiência do trocador proposto.
Abç
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Sobre o trocador de calor, ouvi dizer que os do Renault DP2 e do AT8 (evolução do AL4) são maiores, consequentemente maior troca de calor.
Veja o comentário do Xamã viewtopic.php?p=26790#p26790
Veja o comentário do Xamã viewtopic.php?p=26790#p26790
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Penso que um tubo apenas fazendo um U na horizontal na frente do radiador já seria o suficiente para baixar sensivelmente a temperatura do fluido... alguns careos usam assim.
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Bom dia amigos , sei que não é o tópico, mas estou cansado , troquei o oléo do meu xsara aut, e fui informado pelo mecanico, e ele teimou comigo que não existia o contador de desgates, ja fui em uns 2 3 e nenhum deles mexe nessa parte, algúem ai teria o lexia ? estou localizado na zona leste aricanduva, se possível eu pago para alguem voltar o contador, esses mecanicos só condenam tudo , estou de saco cheio !!!!!! mandem private quem tiver por favor
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CrieiMunhoz escreveu:Boa tarde Pessoal,
Estou criando este tópico a pedidos do amigo Misael. Temos um excelente tópico sobre fluídos no grupo do C4 e este tem o intuito de encontrar uma solução para o resfriamento adequado do óleo.
Temos algumas opções que serão testadas e temos usuários dispostos a cooperar nos testes.
Tópico aberto.
Estou criando um tópico com minha experiência, Xamã, Youtube e manual de reparação.
Nome do tópico: AL4 Trancos, diagnóstico e solução.
Editado pela última vez por giovane s em Dom Jan 27, 2019 8:37 pm, em um total de 1 vez.
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Quanto mais cedo?LeoToneto escreveu: Atualização de câmbio somente na concessionária. O arquivo vem dos servidores da PSA na França. Precisa ter acesso a eles e somente CSS tem... mas vai mudar bastante na teoca de marchas que passará a ser mais cedo com giro e velocidade mais baixos. Mas uma coisa é certa, franceses seguram mais as marchas mesmo, é característica do mercado deles lá na França...
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O meu está assim
Frio: 1ª - 19 - 2ª - 43 - 3ª - 60 - 4ª
Quente: 1ª - 15 - 2ª - 40 - 3ª - 57 - 4ª
O que me encomoda são as reduções: 4ª - 52 - 3ª - 38 - 2ª - 13 - 1ª
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Como saber se está esquentando muito?Munhoz escreveu:Sobre o trocador de calor, ouvi dizer que os do Renault DP2 e do AT8 (evolução do AL4) são maiores, consequentemente maior troca de calor.
Veja o comentário do Xamã http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 790#p26790
Depois da 2ª troca de Dexron VI meu câmbio estava bom por uns 8k km.
Duas vezes meu câmbio entrou em modo emergência (Aquele que não sai desligando e religando o motor)a temperatura chegou a passar de 100ºC na 1ª vez, mas achei que o fator principal era o excesso de pressão, fiz a 3ª troca de óleo para zerar o contador de óleo velho, rodei uns 500 km na estrada até que entrou o modo emergência, passou de 95ºC.
Depois que limpei o corpo de válvulas rodei 800km na estrada, 5 horas de congestionamento AC ligado 38º e mais 7 horas em trafego normal, sem nenhum tranco.
Em que situação o câmbio esquenta mais?
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Re: Câmbio AL4 - Desenvolvendo uma Solução
O tópico é antigo, mas o assunto é bem atual, e assim permanecerá por muito tempo ainda, já que essas caixas, amaldiçoadas por alguns, são bem vistas por outros, apesar da sua idade e limitações.
A questão de alteração do radiador para diminuição da temperatura do óleo - confesso, me deixou bem animado quando começou a ser ventilada, contudo, dependeria de um empenho adicional dos técnicos de plantão com boa vontade, condições raras hoje em dia.
Tivemos problemas recentes com os trocadores de calor das caixas utilizadas juntamente com os motores THP, levando invariavelmente a contaminação do sistema por vazamento interno.
No caso da AL4, no entanto, praticamente nos limitamos a ouvir os "especialistas" que por falta de informações precisas da montadora, hora seguiam para um lado, hora para outro.
Trocar ou não trocar o óleo? As eletroválvulas são um problema, ou não? Podemos usar outro óleo? Quais as especificações mais indicadas? Dá para mexer parcial nessa caixa?
Existem vários outros questionamentos que levam os técnicos a optar quase sempre, pela abertura da caixa e substituição de grande parte das peças móveis, encarecendo substancialmente qualquer reparo nessa transmissão.
Mas também não! Tenho acompanhado vários casos de erros grosseiros - ou intencionais, de diagnósticos por desconhecimento ou desonestidade, levando a uma grande sensação de falta de confiabilidade desse equipamento.
Voltando a questão, alguns anos atrás, quando comprei um 307, me deparei com uma caixa entrando em modo se emergência seguidamente.
O erro ocorria justamente quando a temperatura do óleo do câmbio estava mais frio, e aí cabe a explicação de que o carro estava sem a termostática, deixando o óleo muito frio quando em viagem com temperaturas mais baixas.
Enfim, depois de descobrir isso, abri o cárter do corpo de válvulas, limpei todo o conjunto, remontei e troquei o óleo. O problema diminuiu, mas não cessou, o que me levou a conclusão de que a temperatura é fator fundamental de funcionamento dessa caixa, afinando o óleo o suficiente para que ele não seja impedido de circular por baixa viscosidade.
As caixas mais novas - a partir de 2012, passaram por uma revisão na programação e em alguns componentes internos, diminuindo significativamente os problemas de trancos.
Hoje eu apostaria mais na atualização da caixa e da respectiva controladora, do que em uma adaptação no trocador de calor, que a propósito já foi feita anos atrás quando a sua espessura foi aumentada para uma melhor vazão.
A questão de alteração do radiador para diminuição da temperatura do óleo - confesso, me deixou bem animado quando começou a ser ventilada, contudo, dependeria de um empenho adicional dos técnicos de plantão com boa vontade, condições raras hoje em dia.
Tivemos problemas recentes com os trocadores de calor das caixas utilizadas juntamente com os motores THP, levando invariavelmente a contaminação do sistema por vazamento interno.
No caso da AL4, no entanto, praticamente nos limitamos a ouvir os "especialistas" que por falta de informações precisas da montadora, hora seguiam para um lado, hora para outro.
Trocar ou não trocar o óleo? As eletroválvulas são um problema, ou não? Podemos usar outro óleo? Quais as especificações mais indicadas? Dá para mexer parcial nessa caixa?
Existem vários outros questionamentos que levam os técnicos a optar quase sempre, pela abertura da caixa e substituição de grande parte das peças móveis, encarecendo substancialmente qualquer reparo nessa transmissão.
Mas também não! Tenho acompanhado vários casos de erros grosseiros - ou intencionais, de diagnósticos por desconhecimento ou desonestidade, levando a uma grande sensação de falta de confiabilidade desse equipamento.
Voltando a questão, alguns anos atrás, quando comprei um 307, me deparei com uma caixa entrando em modo se emergência seguidamente.
O erro ocorria justamente quando a temperatura do óleo do câmbio estava mais frio, e aí cabe a explicação de que o carro estava sem a termostática, deixando o óleo muito frio quando em viagem com temperaturas mais baixas.
Enfim, depois de descobrir isso, abri o cárter do corpo de válvulas, limpei todo o conjunto, remontei e troquei o óleo. O problema diminuiu, mas não cessou, o que me levou a conclusão de que a temperatura é fator fundamental de funcionamento dessa caixa, afinando o óleo o suficiente para que ele não seja impedido de circular por baixa viscosidade.
As caixas mais novas - a partir de 2012, passaram por uma revisão na programação e em alguns componentes internos, diminuindo significativamente os problemas de trancos.
Hoje eu apostaria mais na atualização da caixa e da respectiva controladora, do que em uma adaptação no trocador de calor, que a propósito já foi feita anos atrás quando a sua espessura foi aumentada para uma melhor vazão.
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Re: Câmbio AL4 - Desenvolvendo uma Solução
A atualização da TA2000 é para ter informação do ABS para saber se o veículo está em linha reta ou curva para aperfeiçoar a passagem de marchas.RafaelPSA escreveu: ↑Ter Mai 10, 2022 6:51 pm
As caixas mais novas - a partir de 2012, passaram por uma revisão na programação e em alguns componentes internos, diminuindo significativamente os problemas de trancos.
Hoje eu apostaria mais na atualização da caixa e da respectiva controladora, do que em uma adaptação no trocador de calor, que a propósito já foi feita anos atrás quando a sua espessura foi aumentada para uma melhor vazão.
A TA2005 usa o ABS para saber a velocidade do veículo e eliminou o sensor de saida da caixa e o de velocidade.
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Re: Câmbio AL4 - Desenvolvendo uma Solução
Perfeito!giovane s escreveu: ↑Sex Mai 13, 2022 1:49 pmA atualização da TA2000 é para ter informação do ABS para saber se o veículo está em linha reta ou curva para aperfeiçoar a passagem de marchas.RafaelPSA escreveu: ↑Ter Mai 10, 2022 6:51 pm
As caixas mais novas - a partir de 2012, passaram por uma revisão na programação e em alguns componentes internos, diminuindo significativamente os problemas de trancos.
Hoje eu apostaria mais na atualização da caixa e da respectiva controladora, do que em uma adaptação no trocador de calor, que a propósito já foi feita anos atrás quando a sua espessura foi aumentada para uma melhor vazão.
A TA2005 usa o ABS para saber a velocidade do veículo e eliminou o sensor de saida da caixa e o de velocidade.
Isso me remete a um outro questionamento: a compatibilidade das caixas em relação as controladoras
Já me dei ao trabalho de olhar o corpo de válvulas de algumas caixas e notei não apenas diferenças nas placas que compõem esses blocos, sendo visível as diferenças em vários componentes.
Confesso que não chequei qual a controladora da caixa do meu carro, mas tive a possibilidade de trocar a caixa por uma bem mais nova, contudo, pisei no freio quando não encontrei literatura que pudesse jogar uma luz sobre essa questão a ponto de justificar o risco.
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Re: Câmbio AL4 - Desenvolvendo uma Solução
A fiação e conectores é tudo igual, mas a controladora tem que ter o software específico do veículo pois o sinal de freio e borboleta é diferente em cada modelo e motor.
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Re: Câmbio AL4 - Desenvolvendo uma Solução
Entendo!
Ou não!
Tenho dois carros com o mesmo câmbio, sendo um deles com ABS e outro sem.
Consideramos que temos as controladores TA2000 e TA2005, e que uma ou outra foi utilizada em modelos com e sem ABS - em ambos, por vários anos, e que ambas são identificáveis e analisáveis pelo sistema lexia, inclusive com medição de parâmetros e análise de acionadores, como definir que haja alguma diferença por modelo de veiculo?
Em tempos mais remotos as montadoras produziam carros com câmbio automático e sem ABS, o que praticamente não existe nos dias de hoje, já que os carros com câmbio automático invariavelmente já contam com o sistema de auxílio de frenagem, seja por necessidade de mercado como no caso dos PCD´s, seja porque "não compensa" vender aquele modelo sem o acessório.
Diante disso acho que persiste a dúvida.
Ou não!
Tenho dois carros com o mesmo câmbio, sendo um deles com ABS e outro sem.
Consideramos que temos as controladores TA2000 e TA2005, e que uma ou outra foi utilizada em modelos com e sem ABS - em ambos, por vários anos, e que ambas são identificáveis e analisáveis pelo sistema lexia, inclusive com medição de parâmetros e análise de acionadores, como definir que haja alguma diferença por modelo de veiculo?
Em tempos mais remotos as montadoras produziam carros com câmbio automático e sem ABS, o que praticamente não existe nos dias de hoje, já que os carros com câmbio automático invariavelmente já contam com o sistema de auxílio de frenagem, seja por necessidade de mercado como no caso dos PCD´s, seja porque "não compensa" vender aquele modelo sem o acessório.
Diante disso acho que persiste a dúvida.