5 Passos Para Um Show-Car (Meguiar's)

Responder
jlenghaw
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Set 07, 2011 4:47 pm
Nome: Jota Éle

#1

Mensagem por jlenghaw » Seg Out 03, 2011 9:24 pm

Olá pessoal, postei isso em outros fóruns PSA que participo, o 306 e 307 Brasil e gostaria de compartilhar com vocês, ao contrário da maioria aqui, entendo pouco de mecânica, gosto mais de embelezamento automotivo, hobby desde os tempos de criança. Espero que seja útil.

1. Lavagem -
Lave seu carro utilizando água e um shampoo/condicionador especificamente formulado. Os detergentes podem ressecar a pintura do veículo, fazendo-o perder seu brilho. Todos os shampoos da Meguiar's® não prejudicam o meio ambiente.

2. Limpeza/Preparo -
A maneira mais efetiva para remover problemas que estão abaixo ou acima da superfície da pintura como oxidação, riscos finos e marcas circulares é usar um produto não abrasivo como o Ultra Composto (Ultimate Compound) da Meguiar's®.

3. Lustro (opcional) -
O lustro é recomendado como uma etapa opcional, especialmente para veículos de cor escura, sendo realizado antes do enceramento para ajudar na obtenção de um alto brilho para a superfície.

4. Enceramento/Proteção -
Para proteger e obter um acabamento brilhante à pintura do veículo use uma das Ceras da Meguiar's®.

5. Manutenção -
A manutenção regular remove contaminantes da superfície como excrementos recentes de pássaros e seiva das árvores, antes que tenham tempo de aderir ou marcar sua pintura. Os produtos Toque Final (Quik Detailer®) ou Super Toque Final (Ultimate Quik Detailer®) da Meguiar's® permitem maior durabilidade da proteção de cera e removem com segurança poeiras e fuligens entre as lavagens do veículo.

Como vocês devem ter percebido, indico produtos Meguiar's, por duas razões:

1ª Após experimentar 3M (muito boa), Mother's (fantástica), entre outras boas marcas, fiquei com a Meguiar's pela simples razão de agora ela não ser mais importada, o que barateia os custos e a qualidade é TOP TOTAL! Na minha opinião, ficou empatada com a Mother's em termos de qualidade, mas venceu no quesito preço.
2ª Fui usuário e de tanto gostar da qualidade, me tornei revendedor, mas vendo outras marcas também, como Mother's, 3M e em breve Collinite.

Valeu! :icon_smile_blush:

Agora vou falar mais detalhadamente sobre cada passo:
OBS: Conteúdo retirado do Guia Meguiar's Soluções Brilhantes. Em negrito e itálico os meus comentários...

PASSO 1 - LAVAGEM:

Para a pintura automotiva, lavagem e limpeza não são a mesma coisa. Embora pareçam semelhantes, tratam-se de procedimentos imensamente diferentes. A LAVAGEM retira os contaminantes soltos como poeira, barro da estrada e excrementos recentes de pássaros. Um erro comum é considerar o detergente usado para lavar louças seguro para lavar carros. Absolutamente não! Os detergentes são formulados para eliminar tudo da superfície, deixando-a totalmente limpa. Uma pintura limpa desta maneira não tem proteção. Com o uso continuado, os detergentes para louças retiram tudo da tinta, inclusive cera, silicone e polímeros. Depois disto, removem os óleos que fazem com que a tinta tenha durabilidade, o que na verdade acelera o processo de oxidação. Todos os produtos Meguiar's® para a lavagem do automóvel tem pH balanceado e são formulados especificamente para melhorar a aparência e a proteção da tinta automotiva.

Desculpem se estou sendo excessivamente básico, mas quero partir do zero mesmo. Então: O uso do detergente enfraquece o verniz, que é uma camada que protege a pintura. As camadas da pintura são (de cima para baixo): Camada de verniz, camada base (tinta) e substrato/primer, todas essas por cima da lataria (corpo do painel).

Minha dica de produto: Shampoo e condicionador (não é pra cabelo, hein?) Gold Class, produto altamente concentrado, odor agradável. Rende muito e com um excelente resultado. Existem outros da Meguiar's, com igual qualidade, esse é o que eu estou usando.

PASSO 2 - LIMPEZA / PREPARAÇÃO:

A limpeza ou preparação da superfície remove as sujeiras mais difíceis, aderidas à superfície, e defeitos que estão abaixo da superfície da pintura como manchas, marcas e oxidações. Após lavar o automóvel passe a ponta dos dedos sobre a superfície. Você consegue sentir a aspereza através de leve trepidação em sua pintura? Se isso acontecer, é porque há contaminantes aderidos à superfície. Geralmente, esta contaminação é perceptível em superfícies horizontais do carro, mas também é possível notar pontos escuros/partículas na parte traseira e inferior de carros com cores claras. Com o passar do tempo, estes contaminantes aumentam a opacidade da tinta e roubam o brilho do seu carro. Felizmente o Kit Quik Clay da Meguiar's® permite a remoção, de modo seguro e fácil, dos contaminantes presentes na superfície do veículo. O produto não é apenas para uso profissional. Para realizar a operação é fácil: basta usar metade da Pasta Quik Clay presente no Kit, conformando-a de modo a obter uma bolacha com forma de panqueca. Coloque-a nas pontas dos dedos (trabalhando numa superfície lavada e seca, é claro!) e movimente-a lentamente para trás utilizando como lubrificante o produto o Toque Final (Quik Detailer) da Meguiar's®, que também acompanha o Kit. A Pasta Quik Clay agarra e remove com suavidade todos os contaminantes aderidos, deixando a superfície lisa como o vidro!

Sabe quando você para embaixo de uma árvore, volta e tá cheio de "sementinhas" nele? Aquelas sementinhas soltam uma seiva que é péssima para o verniz, apresse-se em tirar aquilo da sua pintura (o mesmo para cocô de passarinho). Caso você obtenha sucesso com esse passo, vá para o seguinte, caso contrário, será o caso de usar um composto abrasivo, ele vai preparar a superfície do veículo para a utilização da sua cera favorita. OBS: Cabem mil considerações sobre esse último passo, existem casos e "casos".

PASSO 3 - LUSTRO (opcional):

O lustro é uma etapa opcional e é diferente do enceramento. Embora alguns profissionais de Marketing tenham causado confusão utilizando este termo de forma ingenuamente incorreta, as defi nições são claras. O único objetivo do lustrador é o de criar uma superfície de alto brilho. Para os entusiastas dos salões de automóveis obcecados em obter reflexos perfeitamente nítidos, a etapa do lustro é indispensável. Para remover os últimos sinais de marcas circulares e maximizar o brilho, a reaplicação do Ultra Composto da Meguiar's® é uma boa solução.

PASSO 4 - ENCERAMENTO / PROTEÇÃO: (o meu favorito)

O enceramento protege a pintura contra os elementos recobrindo-a com uma camada de cera, polímeros, resinas e silicones. Além de proteger, o enceramento realça o lustro para criar brilho, cores escuras profundas, enriquecidas e proporcionar outros benefícios tais como resistência a gotas de água e de marcas circulares leves dependendo da formulação. Todas as ceras da Meguiar's® são excelentes para o verniz, com opções disponíveis em pasta, líquido ou spray, dependendo de suas necessidades e preferências. Observe que cada carro e cada proprietário é diferente, assim como o ambiente em que vivem e o como tratam do seu veículo. Todas estas variáveis afetam a durabilidade da cera. De forma geral, recomendamos encerar seu carro de 3 a 4 vezes ao ano, você pode encerar com maior frequência!

Leia com atenção essa etapa! Quando ele diz que cada proprietário e cada carro é diferente, isso influi na escolha do produto que obtenha o melhor resultado. Vai da necessidade e característica de cada um. EX: Tem cara que demora muito a encerar o carro, portanto, uma cera de maior durabilidade (não confundir com melhor brilho) seria mais interessante. Outro exemplo: Meu carro é de cor escura, tem ceras que trabalham melhor com cor clara e outras que apresentam melhor resultado em cores escuras (Gold Class). Antes que botem na minha boca palavras que eu não disse, TODAS são excelentes, esse nível de observação só é possível com o tempo e experiência, ok?

Minha dica: Cera NXT Generation 2.0, essa é pau para toda a obra, resultados incríveis!

PASSO 5 - MANUTENÇÃO:

Depois de o carro ter sido encerado, a melhor proteção para ele é a atenção regular ou a manutenção de seu acabamento. Independentemente de seu carro estar parado ou trafegando, o ambiente é sempre hostil. Tudo o que voa, de um mosquito a um 747, expele contaminantes que estão determinados a aderir e marcar o acabamento de seu carro. Some-se a isto a chuva ácida (olha a galera de Sampa aí!), os resíduos industriais e os inevitáveis raios UV (a causa número 1 da degradação da pintura). Veja só como seu carro está sendo constantemente atacado. Quanto mais exposto seu carro estiver a estes elementos e quanto mais agressivo for o ambiente em que você vive, maior será o grau de atenção que a pintura requer. O Toque Final (Quik Detailer) e Super Toque Final (Ultimate Quik Detailer) da Meguiar's® permitem a remoção segura e fácil dos contaminantes que ainda não tiveram tempo de aderir à pintura. Estes produtos são os segredos da manutenção entre a lavagem e o enceramento, permitindo aumentar as qualidades protetoras da cera em seu carro.

O Toque Final é um produto de facílima aplicação, é borrifar e passar a flanela. Em resumo, esse produto dá aquele "plim" final no teu carro. Ele repele água de uma maneira incrível, é f**a mesmo! Eu brinco no final desta etapa pegando um balde de água e jogando sobre o capô, cara, não fica uma gota! Minha filha (e eu) acha incrível! rerereere. Além do já dito sobre o Toque Final, ele ainda protege a cera, dando maior durabilidade ao seu trabalho.

Bom, espero que tenham gostado, vou continuar passando macetes, sempre que puder.


Valeu! :271534:


Responder