Sobre correia dentada

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Miau
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Sobre correia dentada

#1

Mensagem por Miau » Qua Mai 09, 2018 10:32 am

Li uma dica interessante sobre a composição da correia dentada.
Gates alerta para os riscos de substituir correias em HNBR por Cloropreno

Utilizada pela maioria dos veículos nacionais, dos antigos aos últimos lançamentos, a correia dentada é uma das peças vitais do motor. Responsável pelo sincronismo entre as válvulas e os pistões, sua quebra sempre traz um grande prejuízo ao dono do carro.

Atualmente, graças à pesquisa contínua de novas formas e materiais, a Gates – líder mundial em correias – está ampliando a vida útil desse componente e tornando o “pesadelo” da quebra cada vez mais raro. Mas é preciso se manter atento, realizando a manutenção preventiva do veículo e aplicando a peça certa para cada modelo.

Um problema muito comum é a aplicação de correias de Cloropreno, projetadas para motores mais antigos, nas novas gerações de alta performance, que necessitam de correias em HNBR, um elastômero muito mais resistente ao calor, óleo lubrificante e ao ozônio do ar.

Pequena Economia e Grande Prejuízo

Como muitos motores mantiveram a mesma estrutura ao longo dos anos, é possível montar peças das gerações antigas nas novas. No caso da correia dentada, o proprietário pode “economizar” cerca de R$ 20,00 se trocar o item original em HNBR por outro de Cloropreno.

Mas é preciso lembrar que os populares 1.0, por exemplo, ganharam mais de 50% de potência desde a sua criação. Como a exigência e o calor são muito maiores, a correia errada romperá em pouco tempo. O resultado final é o carro no guincho e o motor com sérios danos.

“Quando montadas nos motores indicados, nossas correias em HNBR duram, em média, 60.000 km e as Cloropreno 40.000 km. O grande problema é instalar a correia errada, seja por desconhecimento ou para economizar. Já atendemos casos em que a peça se rompeu com pouco mais de 1.000 km”, explica Plinio Separovic Fazol, Supervisor de Marketing e Engenharia da Gates.

Treinar e Conscientizar

Para combater o problema, garantindo que o mecânico faça o melhor serviço e o dono do carro tenha a máxima tranqüilidade, a Gates está realizando uma ação de conscientização em todo o país sobre as diferenças entre as correias dentadas em HNBR e Cloropreno.

Em palestras técnicas, ações nas oficinas e distribuição de informes, a empresa apresenta os casos mais comuns, os problemas causados, como identificar corretamente as correias no catálogo, nas caixas ou até pelo código gravado nas peças, para se fazer a troca correta.

“O próprio dono do veículo pode fazer essa verificação facilmente. Todo carro fabricado após 1995, por exemplo, precisa usar correia dentada em HNBR. As correias Gates nesse material trazem a sigla XS ou HNBR gravada na embalagem e na própria peça. Se a correia nova não tiver o código, está errada”, esclarece Plinio Fazol.

Líder Mundial em Correias

Fundada nos Estados Unidos em 1911, a Gates é líder mundial em correias. Presente no Brasil há 40 anos, produz uma ampla linha de mangueiras, tensionadores e correias. É a maior fornecedora de correias e tensionadores para a indústria automobilística e oferece a mais completa linha de correias do mercado de reposição.

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Sobre correia dentada

#2

Mensagem por Munhoz » Qua Mai 09, 2018 11:43 am

Gostaria de complementar alertando sobre as correias falsas.
Alguns fabricantes mostram como identificar, vou listar alguns abaixo:

Gates
http://omecanico.com.br/gates-faz-alert ... reposicao/

Contitech
http://omecanico.com.br/contitech-encon ... sificadas/


Dicas gerais:

Conferir o número de série. Cada peça possui um único e específico número de série. O ideal é comparar com as demais peças da loja ou oficina, para verificar se o número é exclusivo.

Checar o código exclusivo. As peças da ContiTech possuem um código chamado Data Matrix, uma espécie de QR Code. Com um smartphone é possível fazer a leitura do código. Se o celular não reconhecer, significa que a peça é falsa.

Comparar os dados. Ao abrir o Data Matrix no celular, aparecerá uma sequência de números. Basta comparar os primeiros dígitos com o número de série da peça. Eles precisam ser iguais.

Verificar a embalagem. Correias dentadas originais de fábrica são embaladas em caixas lacradas. Nunca vêm soltas, em embalagens plásticas ou presas com fita adesiva. Já as correias V e Multi V da ContiTech são apenas envolvidas por uma embalagem chamada luva. Fique atento!

Pesquisar os preços. Peças baratas demais devem ser avaliadas. É importante pesquisar preços e desconfiar de produtos cujo valor esteja muito abaixo do praticado no mercado.

Exigir nota fiscal. Esta é outra forma de comprovar a autenticidade da peça. E mais: com ela, é possível reivindicar a garantia do produto em caso de defeito.
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