Citroen SEDRE x DocBackup x Diagbox x Lexia

Sobre Lexia, Diagbox, PP2000, ELM327, Citroen Service, SEDRE, DocBackup e afins
Responder
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

Citroen SEDRE x DocBackup x Diagbox x Lexia

#1

Mensagem por leandrobastosbr » Qui Nov 30, 2017 4:30 pm

Prezados, andei pesquisando bastante (e apanhando bastante também) sobre estes softwares da Citroen, então segue algumas dicas.

A instalação pode ser feita através das instruções deste link:

http://www.citroenclube.com.br/forum/vi ... =67&t=6644

SEDRE - Schématique Electrique pour le Diagnostic et la Réparation (Esquema elétrico para diagnóstico e reparação).

Coletânea de diagramas elétricos (injeção eletrônica, chicotes elétricos, componentes eletrônicos, etc) para auxílio nas manutenções.

Os componentes, chicotes e cabos são todos identificados por números, e podem ser consultados no menu "Tools (Ferramentas)", a esquerda, onde tem opções pra descobrir onde fica o código OPR (código que identifica a data de fabricação do veículo), consulta do nome das peças, etc.

Imagem

DockBackup - Backup de documentação do serviço Citroën

Catálogo de peças de reposição e procedimentos de manutenção, uma versão offline do service.citroen.com.

Imagem

Diagbox/Lexia

Dois softwares de DIAGNÓSTICO dos veículos Citroen. O primeiro funciona em veículos mais recentes, já o Lexia funciona em veículos mais antigo (no meu Xsara Picasso 2005 só funciona o Lexia).

Realizam medições de diversos sensores (temperatura, velocidade, pressão, nível, etc).
Leitura de avarias dos módulos embarcados (BSI, ECU, caixa, ABS, Air-bag, Áudio, etc). Informa também os códigos OBD-II que acendem a luz de injeção.
Parametrização de algumas funções (reset do contador de óleo da caixa automática, configuração do VIN no rádio, e outras personalizações).
Atualização firmware de alguns módulos (depende da versão, não recomendo caso não tenha certeza do que está fazendo, pode inutilizar o módulo).
Teste de atuadores e componentes (borboleta eletrônica, bicos, luzes, ventoinha, etc).

Imagem

DICAS

Estou rodando todos os 4 softwares na mesma máquina virtual com o Windows XP 32 bits. A máquina tem 50GB de hd virtual e sobrou 17GB. Creio que uma máquina de 40B dê conta dos 4 sofwares.

Quando rodar o Diagbox/Lexia, é recomendável desativar a conexão com Internet. Eu testei desabilitando a conexão da placa de rede da máquina virtual, mas o WIndows, na hora do logon, ficava travado, como se estivesse aguardando alguma conexão. Ao conectar a placa de rede virtual novamente (que fica no rodapé do Virtualbox), ele destravava. Se eu fizesse isso, também ocorria outro problema, o Diagbox iniciava e não reconhecia a ativação, pedia para ativar. Ou seja, no meu caso, eu deixo a conexão de rede do Windows XP ligada, a placa de rede da máquina virtual ativa e deixo o Windows 10 (sistema hospedeiro) no modo avião, sem Internet, quando uso os softwares.

Para instalação do Citroen SEDRE e DocBackup, o sistema de arquivos tem que ser NTFS, não pode ser FAT32, pois na instalação é copiado um banco de dados de mais de 4GB (tamanho máximo do arquivo com FAT32). Se não fizer isso, a instalação do DocBackup não funciona.

Código OPR (OPS), é um código que identifica a data de fabricação do seu veículo, sendo um número sequencial de 5 dígitos, que começa a contar a partir de 08/11/1976. Por exemplo, um veículo fabricado hoje, 30/11/2017, terá o OPR 14997. Este código é importantíssimo, depois de escolher o modelo do carro, e inserir esse código, é que o DIagbox/Lexia e o SEDRE/DocBackup vão identificar corretamente os documentos do seu carro, modelo de injeção eletrônica, opcionais, etc. Se colocar OPR errado, é capaz dos softwares fornecerem informações erradas.

Veja o link -> http://shareweb.free.fr/page_dam.php

Depois de instalar o SEDRE e DocBackup, instalar o Internet Explorer 8 (a versão mais recente para Windows XP), e acessar pelos seguintes links:

SEDRE - http://127.0.0.1:6093/Sdr/accueil.do
DockBackup - http://127.0.0.1:6091/docbackup, mas no meu pc a página abre sozinha quando inicio o DocBackup.


Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Citroen SEDRE x DocBackup x Diagbox x Lexia

#2

Mensagem por renan97ar » Sex Dez 01, 2017 4:23 pm

Boa! E uma dica que deixo para a galera:

Alguns clones do Lexia apresentam esse erro que está na sua imagem:
Imagem

Caso ocorra isso, dê um Enter. A janela se fecha. Remova o Lexia e plugue novamente, na mesma porta USB.

Ao tentar acessar novamente, ele não apresentará mais esse erro e funcionará normalmente.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

Citroen SEDRE x DocBackup x Diagbox x Lexia

#3

Mensagem por leandrobastosbr » Sáb Dez 02, 2017 4:14 pm

Isso acontece cmg direto! Faço exatamente isso. Eu fecho o programa, tiro e coloco a USB, e abro o Lexia de novo.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Citroen SEDRE x DocBackup x Diagbox x Lexia

#4

Mensagem por rgdl » Qui Abr 09, 2020 10:03 pm

renan97ar escreveu:
Sex Dez 01, 2017 4:23 pm
Boa! E uma dica que deixo para a galera:

Alguns clones do Lexia apresentam esse erro que está na sua imagem:
Imagem

Caso ocorra isso, dê um Enter. A janela se fecha. Remova o Lexia e plugue novamente, na mesma porta USB.

Ao tentar acessar novamente, ele não apresentará mais esse erro e funcionará normalmente.
O interessante é que o Diagbox reconhece scanner, tanto que lê o número do chassis, se não reconhecesse não leria. O problema deve ser com o Lexia mesmo ou a maneira que os dois softwares trabalham.

Se alguém encontrou uma solução para o problema posta ai.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Citroen SEDRE x DocBackup x Diagbox x Lexia

#5

Mensagem por Miau » Sex Abr 10, 2020 10:18 am

os clones que são de qualidade inferior apresentam esse problema.. eu ja tive um.

o que tenho agora é um de qualidade superior, nao ocorre esse problema

Adicionado após 3 minutos 59 segundos:
image.png
o da direita é de primeira linha
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Citroen SEDRE x DocBackup x Diagbox x Lexia

#6

Mensagem por rgdl » Qua Abr 15, 2020 8:39 am

O meu não ainda não abri para ver mas depois que atualizei para a versão 7.83 do Diagbox parou de dar esse problema.

O problema agora é que a central de injeção e a central do cambio não são reconhecidas corretamente, tem comunicação mas fica uma ? na coluna de erros, não aparece o Sim ou Não como nos outros módulos.

Ai quando acesso o módulo dá um aviso de que como ela não foi reconhecida corretamente os resultados podem não corresponder a realidade, ou algo assim.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Citroen SEDRE x DocBackup x Diagbox x Lexia

#7

Mensagem por Miau » Qua Abr 15, 2020 9:12 am

O meu sempre foi assim com o câmbio
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Citroen SEDRE x DocBackup x Diagbox x Lexia

#8

Mensagem por giovane s » Qua Abr 15, 2020 8:56 pm

rgdl escreveu:
Qua Abr 15, 2020 8:39 am
O meu não ainda não abri para ver mas depois que atualizei para a versão 7.83 do Diagbox parou de dar esse problema.
O meu não teve este problema, mas só funcionou até a versão 7.76 PT-BR.
faustosalomao
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Mai 14, 2020 11:18 am
Modelos Citroën: c4 pallas

Re: Citroen SEDRE x DocBackup x Diagbox x Lexia

#9

Mensagem por faustosalomao » Seg Jun 01, 2020 6:22 pm

leandrobastosbr escreveu:
Qui Nov 30, 2017 4:30 pm
Prezados, andei pesquisando bastante (e apanhando bastante também) sobre estes softwares da Citroen, então segue algumas dicas.

A instalação pode ser feita através das instruções deste link:

http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic.php?f=67&t=6644

SEDRE - Schématique Electrique pour le Diagnostic et la Réparation (Esquema elétrico para diagnóstico e reparação).

Coletânea de diagramas elétricos (injeção eletrônica, chicotes elétricos, componentes eletrônicos, etc) para auxílio nas manutenções.

Os componentes, chicotes e cabos são todos identificados por números, e podem ser consultados no menu "Tools (Ferramentas)", a esquerda, onde tem opções pra descobrir onde fica o código OPR (código que identifica a data de fabricação do veículo), consulta do nome das peças, etc.

Imagem

DockBackup - Backup de documentação do serviço Citroën

Catálogo de peças de reposição e procedimentos de manutenção, uma versão offline do service.citroen.com.

Imagem

Diagbox/Lexia

Dois softwares de DIAGNÓSTICO dos veículos Citroen. O primeiro funciona em veículos mais recentes, já o Lexia funciona em veículos mais antigo (no meu Xsara Picasso 2005 só funciona o Lexia).

Realizam medições de diversos sensores (temperatura, velocidade, pressão, nível, etc).
Leitura de avarias dos módulos embarcados (BSI, ECU, caixa, ABS, Air-bag, Áudio, etc). Informa também os códigos OBD-II que acendem a luz de injeção.
Parametrização de algumas funções (reset do contador de óleo da caixa automática, configuração do VIN no rádio, e outras personalizações).
Atualização firmware de alguns módulos (depende da versão, não recomendo caso não tenha certeza do que está fazendo, pode inutilizar o módulo).
Teste de atuadores e componentes (borboleta eletrônica, bicos, luzes, ventoinha, etc).

Imagem

DICAS

Estou rodando todos os 4 softwares na mesma máquina virtual com o Windows XP 32 bits. A máquina tem 50GB de hd virtual e sobrou 17GB. Creio que uma máquina de 40B dê conta dos 4 sofwares.

Quando rodar o Diagbox/Lexia, é recomendável desativar a conexão com Internet. Eu testei desabilitando a conexão da placa de rede da máquina virtual, mas o WIndows, na hora do logon, ficava travado, como se estivesse aguardando alguma conexão. Ao conectar a placa de rede virtual novamente (que fica no rodapé do Virtualbox), ele destravava. Se eu fizesse isso, também ocorria outro problema, o Diagbox iniciava e não reconhecia a ativação, pedia para ativar. Ou seja, no meu caso, eu deixo a conexão de rede do Windows XP ligada, a placa de rede da máquina virtual ativa e deixo o Windows 10 (sistema hospedeiro) no modo avião, sem Internet, quando uso os softwares.

Para instalação do Citroen SEDRE e DocBackup, o sistema de arquivos tem que ser NTFS, não pode ser FAT32, pois na instalação é copiado um banco de dados de mais de 4GB (tamanho máximo do arquivo com FAT32). Se não fizer isso, a instalação do DocBackup não funciona.

Código OPR (OPS), é um código que identifica a data de fabricação do seu veículo, sendo um número sequencial de 5 dígitos, que começa a contar a partir de 08/11/1976. Por exemplo, um veículo fabricado hoje, 30/11/2017, terá o OPR 14997. Este código é importantíssimo, depois de escolher o modelo do carro, e inserir esse código, é que o DIagbox/Lexia e o SEDRE/DocBackup vão identificar corretamente os documentos do seu carro, modelo de injeção eletrônica, opcionais, etc. Se colocar OPR errado, é capaz dos softwares fornecerem informações erradas.

Veja o link -> http://shareweb.free.fr/page_dam.php

Depois de instalar o SEDRE e DocBackup, instalar o Internet Explorer 8 (a versão mais recente para Windows XP), e acessar pelos seguintes links:

SEDRE - http://127.0.0.1:6093/Sdr/accueil.do
DockBackup - http://127.0.0.1:6091/docbackup, mas no meu pc a página abre sozinha quando inicio o DocBackup.

Qual site que tem acesso aos esquemas eletricos e de peças do C4? Estes links estão offlines!!!!

Obrigado.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Citroen SEDRE x DocBackup x Diagbox x Lexia

#10

Mensagem por Miau » Qui Jun 04, 2020 11:26 am

Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder