Scanner OBDII ELM 327 bluetooth

Sobre Lexia, Diagbox, PP2000, ELM327, Citroen Service, SEDRE, DocBackup e afins
Responder
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#31

Mensagem por Timoteo BATALHA » Seg Fev 01, 2016 12:42 am

fiz um vídeo de um teste rápido do ELM 327 e OBD Car Doctor Free no Xsara Picasso 2.0 16V ano 2004
ai está o link:

<a href="https://youtu.be/Kl3g1TEaGmw" target="_blank">https://youtu.be/Kl3g1TEaGmw</a>

RETIRO o que eu disse sobre o aplicativo CARRORAMA. Quando baixei não é nada do apresentado no site da techtudo. PODE SER QUE SEJA POR FALTA DE TEMPO PRA PROCURAR MELHOR...MAS DE CARA NÃO ENCONTREI NADA DO QUE PROMETIA NA MATERIA.

..então no vídeo vocês poderão ver uma rápida amostra do modus operante do ELM 327 com o app OBD Car Doctor Free.

hoje a tarde fiz uma curta viagem de 52km e acompanhei com o dispositivo usando o aplicativo TORQUE Pro Lite, (versão gratuita). Foi bem legal ter certeza de que a temperatura do arrefecimento estava normal em qualquer regime...observei a carga do motor e o consumo direto de km por litro, apesar de que neste houve divergencia pois em determinado momento mostrou que o carro estava fazendo 90,5 km com um litro...depois vou ver que ajuste corrige isso....pena não ter feito um vídeo disso.

Andre M,

o MAC do ELM 327 é 00:1D:A5:68:98:8D eu mostro no vídeo tbm.
A versão é 2.1
protocolo 5- ISO 14230-4 (KWPFAST)
Padrão OBDII EOBD (Europe)


Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#32

Mensagem por Timoteo BATALHA » Seg Fev 01, 2016 12:55 am

[quote name='Weliton' date='Jan 29 2016, 04:47 PM' post='32631']
[quote name='BATALHA' date='Jan 29 2016, 11:34 AM' post='32622']
Rapaz...neste caso recomendo com veemencia o ALEX IMPORTS que é o link no Mercado Livre que coloquei na postagem anterior. A quem interessar, leia com atenção a descrição e alerta jurídico que o Alex dispõe no link.

Está funcionando com perfeição aqui, este Mini ELM 327 que adquri com o Alex.

Com o aplicativo CARRORAMA (gratuito) é um espetáculo: o celular e tablet virou um mini computador de bordo!
para aqueles que gostam de visualizar tudo que envolve o funcionamento dos sistemas da nave em tempo real ou na hora da manutenção ou no momento de pagar o financiamento, estacionamento entre outras despesas.

O primeiro destaque fica por conta da interface. Totalmente em português, ela é bem organizada e bastante intuitiva. Já o segundo destaque vai para as funções que o programa oferece. Controlar todas as manutenções e saber quanto o veículo está consumindo com os abastecimentos são ótimos recursos a favor do usuário.

Na tela principal do aplicativo, é possível visualizar as funcionalidades que ele apresenta. Em “Relatórios”, pode-se exportar uma planilha (.xlsx) e visualizar um gráfico com o percentual de gastos com abastecimentos, despesas e manutenções.

Agora fazer reset de sistema, alterar parametros, fazer acionamento de teste de sensores e comandos isso não é possível com este Mini...só os profissionais mesmo.

Imagem

Esta imagem é da interface de dados da injeção em tempo real do app Carrorama.
Imagem da Techtudo feita durante demonstração no Salão do Automável em 2014.
[/quote]
Que bacana a interface desse Carrorama! Não o conhecia, sempre utilizei o Torque.
[/quote]


Weliton quando fui usar o carrorama, não foi nada do que eu mesmo divulguei, e pode ter sido por matutice minha...sei lá...mas estou retirando a dica.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#33

Mensagem por rgdl » Seg Fev 01, 2016 9:28 am

Muito bom o vídeo e bem completo esse app.

Agora seguinte a informação do banco 1 e 2, se não me engano, é da sonda lambda, alguns Xsara Picassos só tem uma sonda, por isso só dá resultado no banco 1.

Vc pode notar que é um resultado oscilante, o gráfico sobe e desce constantemente, tem que ser assim é normal, o que não pode é ficar reto ou com oscilação irregular, porque denota um mal funcionamento da sonda.

Já a leitura de erros alguns softwares conseguem ler com o motor acionado outros não, pelo jeito o app não lê com o motor ligado. Mas uma coisa é certa, apagar códigos de erros só com o motor desligado, apenas a chave virada.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
brfull
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Jun 16, 2015 8:45 pm
Nome: Weliton

#34

Mensagem por brfull » Seg Fev 01, 2016 12:35 pm

[quote name='BATALHA' date='Feb 1 2016, 12:55 AM' post='32663']
[quote name='Weliton' date='Jan 29 2016, 04:47 PM' post='32631']
[quote name='BATALHA' date='Jan 29 2016, 11:34 AM' post='32622']
Rapaz...neste caso recomendo com veemencia o ALEX IMPORTS que é o link no Mercado Livre que coloquei na postagem anterior. A quem interessar, leia com atenção a descrição e alerta jurídico que o Alex dispõe no link.

Está funcionando com perfeição aqui, este Mini ELM 327 que adquri com o Alex.

Com o aplicativo CARRORAMA (gratuito) é um espetáculo: o celular e tablet virou um mini computador de bordo!
para aqueles que gostam de visualizar tudo que envolve o funcionamento dos sistemas da nave em tempo real ou na hora da manutenção ou no momento de pagar o financiamento, estacionamento entre outras despesas.

O primeiro destaque fica por conta da interface. Totalmente em português, ela é bem organizada e bastante intuitiva. Já o segundo destaque vai para as funções que o programa oferece. Controlar todas as manutenções e saber quanto o veículo está consumindo com os abastecimentos são ótimos recursos a favor do usuário.

Na tela principal do aplicativo, é possível visualizar as funcionalidades que ele apresenta. Em “Relatórios”, pode-se exportar uma planilha (.xlsx) e visualizar um gráfico com o percentual de gastos com abastecimentos, despesas e manutenções.

Agora fazer reset de sistema, alterar parametros, fazer acionamento de teste de sensores e comandos isso não é possível com este Mini...só os profissionais mesmo.

Imagem

Esta imagem é da interface de dados da injeção em tempo real do app Carrorama.
Imagem da Techtudo feita durante demonstração no Salão do Automável em 2014.
[/quote]
Que bacana a interface desse Carrorama! Não o conhecia, sempre utilizei o Torque.
[/quote]


Weliton quando fui usar o carrorama, não foi nada do que eu mesmo divulguei, e pode ter sido por matutice minha...sei lá...mas estou retirando a dica.
[/quote]
Batalha, também fiquei decepcionado ao testar o aplicativo. mas já descobri o porquê: essa interface bacana que aparece nas fotos é apenas pra quem contrata o serviço deles como reparador. Imagino que não deva ser muito barato e nem valer a pena, considerando que temos ótimas opções gratuiras no mercado.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#35

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Fev 03, 2016 3:43 pm

Concordo!! VocÊ tem razão Weliton!!

O Mini ELM 327 está pagando o investimento!!
Já havia comentado aqui no fórum que tinha um erro permanente P0341 _sem referencia Pistão 1...e que provavelmente seria sensor de fase ( captor de referencia) queimado ou marcação no came de exaustão danificado...então anteontem comprei o sensor na Citroen R$ 130,01 (mais barato do que abrir o cabeçote) ...e fiz a troca.

Coloquei o Mini ELM 327, pareei e fiz a varredura (aplicativo OBD Car Doctor Free)...constou o mesmo erro!
Desliguei o motor e voltei a chave em ON sem ligar o motor...fiz a limpeza de erros e confirmei.
Liguei o motor e fiz nova varredura: BINGOOL...sem erros.
Só aí já foram R$ 60,00 de economia pois é o mínimo que se cobra aqui em Boa Vista para passar o scanner.

Aconteceu que na manhã seguinte saio com o carango todo feliz...mas no primeiro sinal de transito toca aquele alarme sinistro, acende a luzinha de injeção e aparece a mensagem sinistra DEFEITO MOTOR.
O carro continuou funcionando então fui embora assim mesmo.
Na hora do almoço peguei o novo amigo ELM 327 "scaneei"...o aplicativo registrou o erro F0221 - Falha/Sem posição do acelerador (traduzindo do ingles).

Então lembrei que ao trocar o Captor de fase, havia esbarrado com o antebraço no cabo do conector do acelerador eletronico...fui lá e ajustei o cabo e a fiação.
Scaneei novamente com o ELM 327 e ordenei apagar os erros...novamente scaneei e BINGOOL de novo.

Sistema sem erros!!! Ou seja: Mais R$ 60,00 de economia totalizando R$ 120,00 sendo que o ELM 327 me custou R$ 69,00...já estou no lucro!!

É uma pena que este bichim não habilite os faroletes!!! :230430: ....mas estou feliz com ele!!!
Editado pela última vez por Timoteo BATALHA em Qua Fev 03, 2016 3:48 pm, em um total de 1 vez.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#36

Mensagem por rgdl » Qua Fev 03, 2016 4:41 pm

Tô dizendo... tem gente que torce o nariz para esse scanner mas como eu sempre digo ele quebra um galho enorme e vale cada centavo que se paga nele.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#37

Mensagem por Miau » Sáb Mar 05, 2016 7:19 pm

então.. venho com ótimas notícias..

comrpei esse scanner que o batalha indicou no anúncio do ML.. veio um branco, mas veio na caixa muito bem embalado com manual e tal.

De primeira não deu certo talvez porque o torque pró que eu tinha instalado devia estar viciado no elm327 antigo.

Desinstalei tudo, e instalei o toque pro e o ODB car doctor pro.

Ambos funcionaram maravilhosamente bem.. tão maravilhosamente que até erro do câmbio leu, no meu caso, o meu tá com problema no conversor de torque e eu já peguei esse erro no lexia.

fora isso, parece que, em relação ao eml327 vagabundo que eu tenho, parece que esse outro lê mais sensores e informações.. acho que até mesmo o de consumo.

também lê maravilhosamente bem a sonda lambda, mostrando os picos de tensão.

Excelente!

ah sim.. o MAC dele começa com 00:1D:A5 ou seja.. não é desses elm327's que tem risco até de danificar o calculador de injeção do carro.

só uma coisa que foi estranha.. no começo quando tava tentando conectar ele pelo android.. teve um momento que deu um estalo como de um fusível queimando bem ali na região da caixa de fusível.
Editado pela última vez por Miau em Sáb Mar 05, 2016 7:37 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#38

Mensagem por Miau » Dom Mar 06, 2016 8:33 pm

quem tiver o elm327, por favor poderia fazer um teste para efeito de comparação?

selecionar o sensor do pedal de aceleração e, com o chave ligada e motor desligado, pisar até o máximo e verificar se chega a 100%

pois aqui quando piso no máximo marca 80%

valeu
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#39

Mensagem por Timoteo BATALHA » Seg Mar 07, 2016 11:03 am

André M,

Sensor do pedal de acelerador??
Aparentemente seu ELM 327 adquirido já é melhor que o meu.

Não lembro de ver indicador do sensor do acelerador!! Mas vou verificar!! O meu, mesmo selecionando PORTUGUES, boa parte das informações aparecem em portunhol !!

André,
SEmpre que for retirar o ELM 327, desligue o aplicativo que estiver usando no Android...desligue o carro e espere o led amarelo intermitente parar de piscar. Quando estiver somente o led vermelho aceso então pode retirar o ELM 327 do conector OBD II !!

Esse procedimento protege de qualquer micro-curto que possa danificar o conector OBD II ou até mesmo a BSI do carro !!
Editado pela última vez por Timoteo BATALHA em Seg Mar 07, 2016 11:05 am, em um total de 1 vez.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#40

Mensagem por Miau » Seg Mar 07, 2016 11:18 am

batalha.. no TORQUE, o nome do sensor é: Posição Acelerador (Tubo de admissão)
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#41

Mensagem por Timoteo BATALHA » Ter Mar 15, 2016 12:44 am

Andre, fiz o teste do acelerador.
Antes minha patroa havia comentado que o carro tava lento no acelerador...comecei a prestar atenção e percebi que realmente o carro anda bem, mas demora um pouco pra mostrar potencia....passei o ELM 327 ...porem sem registro de erros!
Então vc sugeriu este teste do acelerador...demorei mas estava muito interessado...agora pouco eu fiz e tem treta!!!
Mostrou (torque lite) acelerador no máximo 17,2%!!!
Comparado ao seu, em uma arrancada o meu só ti alcançaria depois de um ano!!!!
Tenho a impressão de que o acelerador é muito baixo...muito curto. Rapidamente ele toca no fundo...é isso que a Sara reclamava...e acho que por isso este carro éstá tão economico....tem treta . só vou poder ver depois!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#42

Mensagem por Miau » Ter Mar 15, 2016 7:06 am

Sério?

Mas tem que ver se o teu acelerador é direto no TBI ou se é como o meu, que vai num sensor ao lado do reservatório de freio.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#43

Mensagem por Timoteo BATALHA » Ter Mar 15, 2016 9:43 am

Vai no sensor ao lado do reservatório de fluído de freio !!
Agora a pouco dei uma olhada lá pra ver se tem algum tipo de regulagem e não vi nada!
Falta ver no pedal do acelerador!!
Estou sem tempo pra caramba!!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#44

Mensagem por Miau » Ter Mar 15, 2016 10:25 am

então.. faz o teste movendo o sensor com a mão e veja se dá melhor do que com o pedal.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#45

Mensagem por Timoteo BATALHA » Ter Mar 15, 2016 12:36 pm

[quote name='André M' date='Mar 15 2016, 11:25 AM' post='33147']
então.. faz o teste movendo o sensor com a mão e veja se dá melhor do que com o pedal.
[/quote]


Beleza!! vou fazer!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Responder