Scanner Lexia 3 Picasso

Sobre Lexia, Diagbox, PP2000, ELM327, Citroen Service, SEDRE, DocBackup e afins
Responder
brmoura
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Sáb Nov 03, 2012 6:23 pm
Nome: Bruno Moura
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#1

Mensagem por brmoura » Seg Nov 12, 2012 8:35 pm

Saudações...
Sou novo aqui e pego minha nave em alguns dias!
Picasso 09/10 Exclusive/1.6 16v 25mil km rodados.

Nunca tive um carro tão eletrônico assim como o picasso. Tem muito espertalhão por aí, até mesmo nas autorizadas. E quando veem que vc entende é mais difícil enrolar. Falo isso por conhecimento de causa! Por isso quero estudar bastante o picasso. Por isso estamos aqui.

Em relação ao uso de um SCANNER LEXIA 3
Eu sei diferenciar SOFTWARE e HARDWARE. Sei que problema físico se resolve com manutenção física e/ou troca de peça. Sei que o Scanner é capaz de diagnosticar quase tudo inclusive problemas que só se resolvem mecanicamente. Minhas dúvidas são relacionadas a algumas funcionalidades do scanner.

Enquanto a compra, instalação e a operação. OK (já estou por dentro)

AGORA:

* O que dá pra fazer EFETIVAMENTE com a leitura e o diagnostico desse Scanner?

* Dá pra concertar algo pela leitura do scanner?
(algo que n estava funcionado direito e depois da leitura e operação do scanner o que estava ruim ficou bom)

* Qual é a vantagem de apagar todos os códigos de falha?

* O scanner permite ver inúmeros dados do carro. Existe uma tabela para ver se os dados estão acima ou abaixo do funcionamento ideal?

* Eu sei diferenciar SOFTWARE e HARDWARE. Sei que problema físico se resolve com manutenção física e/ou troca de peça.

* <strike>O que poder acontecer com o carro que o SCANNER concerta e/ou facilita?</strike>


Desculpe se fiz alguma pergunta boba. Porém quanto mais perguntarmos e ficarmos sabendo do funcionamento desse carro MAIOR é a chance de alguém NÃO nos enganar!


Obrigado!
Editado pela última vez por brmoura em Seg Nov 12, 2012 11:44 pm, em um total de 1 vez.


Bruno Alves de Moura
Rio de Janeiro/RJ

<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro-->
Xsara Picasso 2010 - Exclusive 1.6 - 16V - Flex
Cambio Manual - Cor Gris Cendre (Prata)
<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Seg Nov 12, 2012 10:55 pm

Seguinte eu não tenho o Lexia mas já tive contato com scanners de outras marcas, por isso vou te responder com base no que conheço desses scanners

Cara dá para fazer tudo. Ler códigos de erro, RPM do motor, consumo, temperatura de óleo, água, se os pistões estão detonando corretamente, reprogramar centrais de injeção, centrais de cambio automático etc.. etc...

Claro que dá para consertar problemas com o scanner. Veja, por exemplo, quando a injeção eletrônica encontra uma falha de detonação no pistão 4, é dado um código de erro cuja descrição é exatamente essa,, isto é, "falha de detonação no pistão 4" (scanners mais caros já te descreve o erro e seu significado e as possíveis causas, scanners mais baratos vão te dar o código e vc procura numa tabela) creio que o Lexia deva te dar todos os detalhes do que o erro significa e as possíveis causas. Bom, continuando no exemplo, falha de detonação pode ser vela, bobina ou bico injetor, basta fazer o exame dessas peças o que é algo relativamente simples.O problema é que se o scanner o mecânico só vai sacar o problema se tiver muita experiência, o que nem sempre acontece.

Quanto aos códigos de erro o que tem que se saber é que nem todo código de rro decorre de um erro real, muitas vezes há uma falha momentânea porque o motorista, por exemplo, engatou a marcha errada e o carro morreu ou deu um tranco ou apresentou uma anomalia momentânea qualquer. Erros desse tipo não tem porque ser mantidos, pois só atrapalham o diagnóstico.

O que realmente importa são os erros reais, apagar os erros aleatórios ajuda a achar os erros reais.

Quando há um erro real e o problema foi resolvido ele deve ser apagado, pois caso contrário a central de injeção, por exemplo, pode continuar trabalhando de modo a compensar o erro que já não mais existe. Em alguns carros a luz da injeção eletrônica só apaga se o erro for removido.

Normalmente quando um scanner reconhece um carro ele tem pré-configurado os parâmetros do carro, tipo pressão do óleo, temperatura, etc.... e te alerta quando esses valores foram ultrapassados ou estão abaixo do esperado. Creio que o Lexia seja desse tipo.

Sim, mas veja, o scanner não tira coelho da cartola mas é uma boa ajuda para se achar problemas e corrigi-los. A correção é física mesmo e muitas vezes vai importar em troca de peaças.

Sua ultima pergunta não entendi, desculpe.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
brmoura
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Sáb Nov 03, 2012 6:23 pm
Nome: Bruno Moura
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#3

Mensagem por brmoura » Seg Nov 12, 2012 11:59 pm

Valeu rgdl
Obrigado pela resposta e esclarecimento. Isso ajuda bastante.

Está parecendo um pouco complicado. Mas eu estou interessado em comprar um scanner desses. Gosto de saber como o carro funciona para não tomar voltas. Meu medo é fazer algum reset e prejudicar definitivamente o carro. Em fim! Para todo caso, quando eu comprar e usar o scanner na nave, farei com muito cuidado. Sempre dialogando e trocando ideias com o pessoal daqui.

A última pergunta é para desconsiderar... Saiu errado! Desculpe.

Se alguém quiser contribuir com mais informações e até mesmo perguntas.... vai ser bom!
Bruno Alves de Moura
Rio de Janeiro/RJ

<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro-->
Xsara Picasso 2010 - Exclusive 1.6 - 16V - Flex
Cambio Manual - Cor Gris Cendre (Prata)
<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#4

Mensagem por renan97ar » Ter Nov 13, 2012 6:30 am

Além do que o amigo rgdl falou, o lexia possui alguns testes bem específicos, como teste das travas das portas, do antifurto e ele dá um diagnóstico mais preciso de onde está o problema (se não me engano ele mostra, por exemplo, um módulo que está defeituoso). Essas são as principais funções dele:

Read identification
Displays complete identification of control unit, e.g. Part number, software/hardware version, manufacturer, etc...

Read fault codes
Displays all stored and pending fault codes with complete description (e.g. "Rail pressure - too low pressure").

Clear fault codes
This function clears all stored fault codes and other diagnostic information.

Auto-scan (complete car scan/test)
Detects all ECUs (electronic control units) installed in the car and reads all diagnostic fault codes.

Measured Values
Program displays live Data like Engine Speed, Battery voltage, Oxygen Sensor, Coolant Temperature, etc.

Actuator test
Actuator test activates a particular actuator (e.g. Turn on fuel pump, lock/unlock wheel, lock/unlock doors, cut off fuel, etc...)

Programming functions/Adaptation
This feature is of great importance in all vehicles because systems like Engine control units, Immobilizers, Airbags, Alarms, Body Control Units, and some others, require you to perform reset or programming procedures after the car repair is done, or even configuration after replacing a broken Control Unit.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
João_021
Sem Habilitação
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:03 pm
Nome: João_021
Localização: Niterói - RJ
Contato:

#5

Mensagem por João_021 » Ter Nov 13, 2012 12:17 pm

Como somos de um grupo que temos o mesmo objetivo, gostaria de sugerir a compra compartilhada para pessoas da mesma região.

Ex. Sou de Niterói - RJ, e poderia compartilhar a compra com amigos daqui e de toda cidade do RJ. Quem tiver interesse, me procure. Vai sair baratinho assim e todos se beneficiam.
<a href="http://www.4dsat.com.br" target="_blank">www.4dsat.com.br</a> => <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Minha empresa de Rastreamento veicular<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Responder