Falta de Comunicação com a BSI

Sobre Lexia, Diagbox, PP2000, ELM327, Citroen Service, SEDRE, DocBackup e afins
Responder
ArrudaMelo
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Jul 02, 2017 8:56 am
Modelos Citroën: C3

Falta de Comunicação com a BSI

#1

Mensagem por ArrudaMelo » Dom Dez 13, 2020 11:16 pm

Olá pessoal,
Estou com um problema e espero encontrar alguém que possa me ajudar.
Já faz algum tempo, meu C3 1.6 16V 2003, deu uma pane geral parou tudo. Depois de procurar informações, comprei um Diagbox e vi que havia muitos erros no módulo de injeção, troquei por um módulo novo, fiz toda a configuração e o carro voltou a funcionar. Mas pouco depois parou outra vez, foi quando aprendi sobre rede CAN e que ela trava a BSI se houver algum mau contato ou curto com a massa. Desse modo o Lexia parou de se comunicar com a BSI e fui verificar a fiação. Removi uma instalação de alarme rabugenta e refiz as ligações usando solda. Também troquei o comutador da ignição, pois também estava dando mal contato. Comprei uma BSI nova, mas o lexia também se não comunica com essa nova, mas tem comunicação com a UCM e ABS, pois esses dois tem pinos diferentes no conector de diagnóstico. Fiz testes de resistência da rede CAN e aparentemente está normal (130 ohms com o conector fechado e 65 ohms quando sacado) dos três lados foram testados, pois nesse modelo a rede CAN conecta em série a UCM - ABS - BSI, nessa ordem. Todos com o mesmo resultado, parece ok. Mas o módulo UCM estava acusando falta de comunicação com a rede CAN, então desconectei o ABS, fiz um jump e a injeção parou de dar o erro de rede CAN, pois está conectada direto na CAN da BSI.
Mas aí eu arranjei um scanner desses genéricos, que só fazem leitura e pra minha surpresa, esse scanner faz o que o meu Lexia não está conseguindo, ou seja ele faz a leitura da BSI, só não faz a configuração.
Então me parece que a BSI está boa e que o Diagbox é que está justamente com a porta do pino 11 - sinal K3 da BSI com o conector de diagnóstico que é ligado direto, por fora da rede CAN, conforme o esquema do SEDRE.
Alguém acha que seria possível isso acontecer, eu ter comprado um diagbox com essa porta queimada. Pena que não tenho como testar em outro carro.
Espero que possam me ajudar.


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Falta de Comunicação com a BSI

#2

Mensagem por giovane s » Seg Dez 14, 2020 11:46 am

ArrudaMelo escreveu:
Dom Dez 13, 2020 11:16 pm
Alguém acha que seria possível isso acontecer, eu ter comprado um diagbox com essa porta queimada. Pena que não tenho como testar em outro carro.
Espero que possam me ajudar.
Esses Lexia da China funcionam mas usam componentes de baixa qualidade.

Meu carro acusou erro na BSI quando o motor de partida deu curto, nem as molas das escovas tinha.

Vale a tentativa de desconectar os positivos do alternador, motor de partida, ventilador do ar condicionado, ventoinha, motores dos limpadores de parabrisas, bomba de combustível para ver se o erro desaparece da BSI.

No meu carro o Lexia não acessa motor e câmbio sem a chave, AC, ABS, Air Bag, Radio, Painel lê mesmo sem a chave.
ArrudaMelo
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Jul 02, 2017 8:56 am
Modelos Citroën: C3

Re: Falta de Comunicação com a BSI

#3

Mensagem por ArrudaMelo » Seg Dez 14, 2020 4:28 pm

Blz. Vou fazer esses testes e volto pra contar o resulta.
ArrudaMelo
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Jul 02, 2017 8:56 am
Modelos Citroën: C3

Re: Falta de Comunicação com a BSI

#4

Mensagem por ArrudaMelo » Ter Jan 05, 2021 1:03 pm

giovane s escreveu:
Seg Dez 14, 2020 11:46 am
ArrudaMelo escreveu:
Dom Dez 13, 2020 11:16 pm
Alguém acha que seria possível isso acontecer, eu ter comprado um diagbox com essa porta queimada. Pena que não tenho como testar em outro carro.
Espero que possam me ajudar.
Esses Lexia da China funcionam mas usam componentes de baixa qualidade.

Meu carro acusou erro na BSI quando o motor de partida deu curto, nem as molas das escovas tinha.

Vale a tentativa de desconectar os positivos do alternador, motor de partida, ventilador do ar condicionado, ventoinha, motores dos limpadores de parabrisas, bomba de combustível para ver se o erro desaparece da BSI.

No meu carro o Lexia não acessa motor e câmbio sem a chave, AC, ABS, Air Bag, Radio, Painel lê mesmo sem a chave.
Pois é, o meu problema é que não dá nenhum erro, apenas o Lexia não comunica com a BSI e por isso não tem como configurar nada. Desliguei tudo, todos os conectores de sensores, removi até o console inteiro pra ter acesso mais livre ao chicote. Continua do mesmo jeito. Vou revisar cada fio do chicote, ver se encontro algum curto.

Se alguém tiver alguma outra ideia, aceito sugestões.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Falta de Comunicação com a BSI

#5

Mensagem por giovane s » Ter Jan 05, 2021 1:51 pm

Recomendo olhar na parte de Scanners, tive vários problemas com o LEXIA.
Só ficou bom depois de baixar alguns softwares da internet e instalar as atualizações do Diagbox com muita paciência.
ArrudaMelo
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Jul 02, 2017 8:56 am
Modelos Citroën: C3

Problema resolvido Falta de Comunicação com a BSI

#6

Mensagem por ArrudaMelo » Ter Jan 12, 2021 7:00 pm

1º O Lexia não comunicava com a BSI mas o scanner bluetooth sim. -> A causa disso era um mau contato no terra da BSM, que é o pino 5 do conector de diagnóstico. O Lexia não tem contato com esse pino, mas apenas com o pino 4 que também é terra, mas ligado à BSI. Desse modo o scanner genérico fecha contato com os dois pinos. Esse mau contato no terra da BSM resulta que não arma o relè que dá start na BSI, então a BSI nem ligava, por isso o Lexia não encontrava com a BSI.
2º Comunicação do módulo de injeção com a rede CAN acusava erro -> Só porque a chave não estava codificada ainda. Portanto não havia nenhum problema com o ABS.
3º Desmanchei a merda toda revisei os chicotes, refiz isolamentos cobrindo fios que estavam a mostra nos chicotes.

Deu trabalho, mas Tudo agora funciona. \o/
Responder