Defeito ESP /ASR

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
fernovaes
Sem Habilitação
Mensagens: 33
Registrado em: Dom Jul 05, 2015 9:51 pm
Nome: Fer Novaes
Modelos Citroën: C4 Picasso 2012

Defeito ESP /ASR

#1

Mensagem por fernovaes » Ter Jan 03, 2017 4:48 pm

Amigos

De vez em quando na minha C4 GP 09 aparece a mensagem de Erro defeito ESP/ASR. Ai quando paro o carro o freio não aciona automaticamente.
Desligo o carro por um tempo e qdo volto a usar ela não consta mais. E tudo funciona normal.
Já cheguei a viajar bastante e nunca dava a msg, agora ela aparece constantemente quando ando na cidade.
Da ultima vez que levei na CCS não acusou nenhum probls e o pessoal só ajustou os sensores.

Eu queria fazer isso no sensor do Pedal do freio. Alguém tem uma foto ou poderia me dizer onde ele fica exatamente?

Eu creio que seja algo simples. A cidade onde moro as ruas estão um lixo e creio só desencaixou algum sensor, mas queria começar pelo do pedal.

desde já agradeço a ajuda.


Antigo: Renault Clio 2011
Atual: C4 Grand Picasso 2009 (pode até ser casamento eterno)
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

DEfeito ESP /ASR

#2

Mensagem por renan97ar » Ter Jan 03, 2017 9:03 pm

Pode ser o sensor do pedal, ou algum sensor das rodas. O do pedal é bem simples, ele fica logo acima da pedaleira, e tem um único conector de 4 fios. Ele tem 2 contatos, um normalmente aberto (aciona as luzes de freio) e um normalmente fechado (informa a ECU). Se ele for o culpado, uma limpeza com limpa contatos já pode matar o problema!
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

DEfeito ESP /ASR

#3

Mensagem por Munhoz » Qua Jan 04, 2017 10:34 am

No Xantia automático também tem dois contatos no pedal, um para as luzes de freio e outro para a suspensão e piloto automático. É comum dar problema ali e como o Renan falou, basta uma limpeza.
Avatar do usuário
fernovaes
Sem Habilitação
Mensagens: 33
Registrado em: Dom Jul 05, 2015 9:51 pm
Nome: Fer Novaes
Modelos Citroën: C4 Picasso 2012

DEfeito ESP /ASR

#4

Mensagem por fernovaes » Sex Jan 06, 2017 5:21 pm

Só para registrar:
Levei a C4 na CCS para ver este aviso. Lá eles fizeram uma revisão e limpeza neles (todos inclusive Pedal) apagaram o erro e o melhor não cobraram nada.

Agora vou ter de ver um outro probls. Em velocidade lenta até uns 50km o carro está trepidando um pouco. Como já troquei buchas, coxins, me falaram que pode ser o pivô. Vou ver isso na segunda.
Antigo: Renault Clio 2011
Atual: C4 Grand Picasso 2009 (pode até ser casamento eterno)
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

DEfeito ESP /ASR

#5

Mensagem por rgdl » Sex Jan 06, 2017 10:19 pm

Estou com esse mesmo problema de trepidação a até uns 50km, surgiu na ida para Paraty na virada do ano, estou desconfiado dos pneus. Veja e poste o resultado ai.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

DEfeito ESP /ASR

#6

Mensagem por gjvialta » Sex Fev 03, 2017 9:52 am

Pessoal bom dia!

Tenho a solução. Estou sem tempo para postar. Vou ver se consigo à noite. O defeito é na alavanca eletrônica que fica em cima do volante. Se tiverem paciência e esperar eu vou postar aqui. Abç.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

DEfeito ESP /ASR

#7

Mensagem por gjvialta » Sex Fev 03, 2017 4:52 pm

Olá! Conforme prometido, aqui está o post com a solução para o meu problema, que é parecido com os sintomas descritos acima.

Recentemente meu C4 Picasso começou com as informações no painel freio de estacionamento, ASR/ESP com defeito e ao desligá-lo o freio automático de estacionamento não era acionado. Porém, manualmente funcionava. Defeito começou intermitente, pois desligava o carro e quando ligava novamente tudo voltava ao normal.

Levei a um mecânico conhecido, scanner e erro sinalizado era do sistema de acionamento do câmbio. Gelo na espinha e começar a poupança para alto custo. Resolvi observar mais antes de tomar decisão.

Defeito intermitente começou a ficar frequente. Observando percebi, que uma vez o carro em movimento, o defeito nunca se pronunciou. As ocorrências eram 100% quando mudava a alavanca de câmbio de posição e sempre na passagem de Drive para Ré, ou vice-versa. De D para M, ou M para D nunca. Opa!

Procurei informações para dar contexto à solução e nada. Resolvi então procurar alguns absurdos em uma css aqui de campinas-sp. Não é que de bate pronto o chefe da oficina me disse qual era a origem do problema: Alavanca de Câmbio. Essa que vai em cima do volante de direção. Trocada a peça, pois estava com viagem marcada para o mesmo dia e o defeito desapareceu.

Levei a peça quebrada, ou com defeito, para casa e na primeira oportunidade fui desmontá-la e tentar descobrir o possível defeito. Eis todos os componentes da alavanca de câmbio eletrônico do C4 Picasso:
Conjunto de peças da alavanca de câmbio dos C4 Picasso.
Conjunto de peças da alavanca de câmbio dos C4 Picasso.
Analisando as peças verifiquei que todas estavam em boas condições e sem desgaste. Nenhum defeito aparente a olho nú. A única fonte de problema só poderia ser a placa eletrônica, que além de alguns componentes como smd e eprom, notei a existência de quatro foto acopladores. Por experiência investi nos foto acopladores uma atenção maior.
Placa eletrônica com os fotoacopladores e eprom.
Placa eletrônica com os fotoacopladores e eprom.
Esses foto acopladores são responsáveis pela seleção dada na alavanca de câmbio. Fazem combinação binária de 4 digitos. P, R, N, D e M. É claro que quatro dígitos binários permitem uma combinação maior do que 5, mas o câmbio só precisa dessas aí. O selecionador de posição, que é acoplado ao braço da alavanca internamente passa por entre os fotoacopladores e bit aceso e bit apagado, a informação binária é dada ao computador do câmbio e a seleção solicitada é atendida. Porém, se um bit, ou um deles não funcionar, o câmbio vai ficar maluco e entra na situação de emergência e informa o erro no painel.
Se lecionador de posição, que passa por entre os foto acopladores.
Se lecionador de posição, que passa por entre os foto acopladores.
Pensei! Isso não tem porque dar defeito. Como disponho de instrumentos para visualizar peças pequenas no meu ambiente de trabalho, resolvi olhar com mais atenção a base estanhada dos fotoacopladores.
Fotoacopladores vistos com lente de aumento.
Fotoacopladores vistos com lente de aumento.
Observei trincas na base dos fotoacopladores. Se não conseguiram ver nada na figura acima, veja a figura abaixo.
Trincas na base dos fotoacopladores. Pode ser vista pela mudança da cor quando iluminada com fonte de luz forte.
Trincas na base dos fotoacopladores. Pode ser vista pela mudança da cor quando iluminada com fonte de luz forte.
As trincas só puderam ser visualizadas com com lente de aumento e iluminada com luz forte. Com a luz, a refração promoveu a mudança de cor no estanho da brasagem (solda). Observem a cor, que é prata no costado do fotoacoplador mudando para dourado na base fixada na placa. Foi refazer a solda, instalar a alavanca no painel e o defeito desaparecer.

Resultado que poderia ter sido obtido se não tivesse a viagem marcada. Gastei R$1.000,00 na css, que poderia ter sido evitado. Agora estou com duas alavancas programadas para o meu carro. Se alguém quiser comprar, posso fazer um preço camarada, :$:

Se não houver desgaste dos componentes, acredito que 100% dos defeitos é a brasagem dos foto acopladores.

Espero ter ajudado.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

DEfeito ESP /ASR

#8

Mensagem por Miau » Sex Fev 03, 2017 5:23 pm

excelente contribuição amigo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

DEfeito ESP /ASR

#9

Mensagem por gjvialta » Sex Fev 03, 2017 5:57 pm

Estamos aqui pra isso também!

Abç a todos!
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

DEfeito ESP /ASR

#10

Mensagem por Munhoz » Sex Fev 03, 2017 6:00 pm

excelente contribuição amigo! (x2) :ok: :ok:

Rapaz que sistema simples.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

DEfeito ESP /ASR

#11

Mensagem por renan97ar » Sex Fev 03, 2017 6:32 pm

Ótima contribuição! O mesmo sistema é usado nos C4 Pallas, Lounge, Hatch, C5 etc quando estão na posição de trocas manuais, inclusive o defeito apresentado neles é similar.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

DEfeito ESP /ASR

#12

Mensagem por gjvialta » Dom Fev 05, 2017 10:21 am

Sim, o sistema de seleção de marchas, é bem semelhante!
paulo5828
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Jun 20, 2017 10:23 am
Modelos Citroën: tô a pé!

DEfeito ESP /ASR

#13

Mensagem por paulo5828 » Ter Jun 20, 2017 2:10 pm

boa tarde, tenho uma c4 gram Picasso 2011, quando dou partida no carro ele não dá nem sinal de vida...kkk, aparece mensagem de defeito esp/asr e depois de freio de estacionamento, por varias vez tentando dar partida e nada acontece. quando por varias vezes o carro liga e vou mudar de marcha a marcha não muda e aparece novamente a mesma mensagem, vou reiniciar a partida e o carro não dá sinal nenhum e este problema persiste até que o carro liga ufa... alguém sabe me dizer o que pode ser. Podem me mandar mensagen por e-mail também paulobenotto@terra.com.br
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

DEfeito ESP /ASR

#14

Mensagem por gjvialta » Ter Jun 20, 2017 2:35 pm

Prezado Paulo,

Tem grande chance de ser por aqui. Veja este tópico por completo e principalmente a mensagem viewtopic.php?p=37903#p37903

Abç
paulo5828
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Jun 20, 2017 10:23 am
Modelos Citroën: tô a pé!

DEfeito ESP /ASR

#15

Mensagem por paulo5828 » Ter Jun 20, 2017 5:58 pm

obrigado pela dica , já vou na mecânica com as informações em mãos
Responder