[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)
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[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)
Fala turma..
Segue o caminho pros ajustes do painel no Lexia como personalizar as barrinhas de combustivel, temperatura, etc e tal..
Após fazer um diagnostico global, segue em:
Pronto.. agora é só escolher as opções.. por exemplo a de combustível antes ficava muito tempo com ele todo cheio e depois descia rápido.. configurando desse jeito agora ele baixa na razão de 50 ~ 60 Km rodados na estimativa de 7 ~ 8 Km/L
Segue o caminho pros ajustes do painel no Lexia como personalizar as barrinhas de combustivel, temperatura, etc e tal..
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Pronto.. agora é só escolher as opções.. por exemplo a de combustível antes ficava muito tempo com ele todo cheio e depois descia rápido.. configurando desse jeito agora ele baixa na razão de 50 ~ 60 Km rodados na estimativa de 7 ~ 8 Km/L
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[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)
Movido para os tutoriais.
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[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)
boa, as vezes esqueço que temos essas areas haha
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Valeu Miau!!!! Agora tudo ficou mais fácil!! vou fazer hoje mesmo quando chegar em casa.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)
Boa!
Miau, na sua tem a opção de alterar o intervalo de manutenção? Queria deixar o indicador de manutenção para controlar as trocas de óleo, a cada 10 mil km ou 1 ano, mas não achei campo algum pra alterar isso. No C4 eu achei, mas na Xsara não. O meu está definido para 1 ano ou 14700km, aí se torna algo inútil...
Miau, na sua tem a opção de alterar o intervalo de manutenção? Queria deixar o indicador de manutenção para controlar as trocas de óleo, a cada 10 mil km ou 1 ano, mas não achei campo algum pra alterar isso. No C4 eu achei, mas na Xsara não. O meu está definido para 1 ano ou 14700km, aí se torna algo inútil...
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Fiz as configurações do meu ontem, foi tranquilo. Nada como utilizar o scanner do próprio carro, mesmo com o autocom CDP não daria para fazer isso.
Agora fiquei com uma dúvida quanto a lógica da coisa, pelo que entendi o esquema é, por exemplo, quando o 8º segmento apaga significa que o tanque está com 90% de combustível, certo?
Estou supondo isso porque se eu encher o tanque o 8º segmento vai ficar com a luz acesa mas o tanque terá 100% então não tem lógica se for acesa com 90%.
Se a lógica a que estou pensando, e sendo a barra do 1º segmento a barra vermelha, colocar em 5% como valor vai interferir no volume de reserva e isso para mim é crítico, pois como já falei em outros posts próximo a minha casa só tem posto que vende gasolina batizada e por isso eu só abasteço no posto do Carrefour da BR101 ou do Sams Club na mesma rodovia, o que faz com que eu fique na reserva algumas vezes.
Na dúvida eu resolvi não mexer nesse valor deixando os 10% de fábrica, já que 5% me deixaria em pane seca caso saísse de casa na reserva.
Agora fiquei com uma dúvida quanto a lógica da coisa, pelo que entendi o esquema é, por exemplo, quando o 8º segmento apaga significa que o tanque está com 90% de combustível, certo?
Estou supondo isso porque se eu encher o tanque o 8º segmento vai ficar com a luz acesa mas o tanque terá 100% então não tem lógica se for acesa com 90%.
Se a lógica a que estou pensando, e sendo a barra do 1º segmento a barra vermelha, colocar em 5% como valor vai interferir no volume de reserva e isso para mim é crítico, pois como já falei em outros posts próximo a minha casa só tem posto que vende gasolina batizada e por isso eu só abasteço no posto do Carrefour da BR101 ou do Sams Club na mesma rodovia, o que faz com que eu fique na reserva algumas vezes.
Na dúvida eu resolvi não mexer nesse valor deixando os 10% de fábrica, já que 5% me deixaria em pane seca caso saísse de casa na reserva.
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[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)
rapaz, eu não lembro se mexi no primeiro segmento.. acredito que não.. mas vou até procurar aqui o printscreen que tirei antes de mexer nisso..
se você tiver os seus valores padrão, posta ai pra fazer uma comparativo
quanto aos valores, é relativo.. eu acredito que o sensor da boia não seja perfeitamente interpretado e traduzido em porcentagem do tanque, saca?
do contrário os valores seriam relativos a 100 / 8 e adequados a necessidade de visualização.. os valores perfeitos seriam:
8 - 87,5%
7 - 75%
6 - 62,5%
5 - 50%
4 - 37,5%
3 - 25%
2 - 12,5%
1 - 10%
mas se configurar assim, o nível mostrado não se comporta de acordo com o nível real.. isso talvez se deva ao tipo de potenciômetro usado no sensor da boia, e a curva de leitura da própria boia.. já fiz assim e não ficou nem próximo do comportamento real.. sem falar que a programação também tem algo chamado valor de histerese que serve pra evitar que uma barrinha fique oscilando, ou seja, apagando e acendendo pelo valor estar esbarrando nos limites.. essa histerese pode compreender em 10% totais.. ou seja.. vamos imaginar que quando o sistema lê pelo sensor que o tanque está com 87,4%, então a barrinha deva ser apagada.. mas no próprio balançar do carro, esse valor poderia ficar oscilando entre 87,4% e 87,6% o que faria a barrinha voltar a acender.. logo a histerese faria o seguinte comportamento.. se apagou em 87,4%, só volta a acender se passar de 88% sacou?
então fui adequando os valores até chegarem próximos da realidade do nível restante.. e a melhor configuração no meu caso foi essa..
estimando que o tanque tenha 60 litros.. exatamente quando dá meio tanque, e eu abasteço, entram cerca de 30 litros saca.. claro que dá pra refinar ainda mais.. mas o perfeito seria ensaiar um teste preciso, primeiro descobrindo a capacidade REAL do tanque. Acho que uma maneira razoável de fazer isso seria, esperar chegar no reserva.. rodar ainda uns 20km até um posto.. e no posto, drenar pela bomba do tanque o restante da gasolina num reservatório de pelo menos 10L pra ter margem.. feito isso, abastece completamente o tanque usando o automático da bomba pra determinar a litragem de serviço REAL do tanque.
Dividir esse total de litragem por 8.. e ir novamente esvaziando a cada 1/8 de tanque e configurando as barrinhas para cada 1/8.. dá um senhor trabalho mas ai sim fica perfeito.
Se alguém obtivesse esses valores, ai daria até pra determinar a quantidade considerada reserva.. imaginando que o tanque tenha 60L de capacidade real de serviço(ou seja, 60 que seriam realmente esgotados pela bomba).. a ultima barrinha por padrão indicaria 7,5L restantes.. numa média de 8Km/L.. daria pra rodar 60Km antes da pane seca.. eu considero pouco.. o ideal talvez seria o dobro de reserva.. 120Km antes da pane seca.. o que significa 15L restantes quando se chega na primeira barrinha..
se você tiver os seus valores padrão, posta ai pra fazer uma comparativo
quanto aos valores, é relativo.. eu acredito que o sensor da boia não seja perfeitamente interpretado e traduzido em porcentagem do tanque, saca?
do contrário os valores seriam relativos a 100 / 8 e adequados a necessidade de visualização.. os valores perfeitos seriam:
8 - 87,5%
7 - 75%
6 - 62,5%
5 - 50%
4 - 37,5%
3 - 25%
2 - 12,5%
1 - 10%
mas se configurar assim, o nível mostrado não se comporta de acordo com o nível real.. isso talvez se deva ao tipo de potenciômetro usado no sensor da boia, e a curva de leitura da própria boia.. já fiz assim e não ficou nem próximo do comportamento real.. sem falar que a programação também tem algo chamado valor de histerese que serve pra evitar que uma barrinha fique oscilando, ou seja, apagando e acendendo pelo valor estar esbarrando nos limites.. essa histerese pode compreender em 10% totais.. ou seja.. vamos imaginar que quando o sistema lê pelo sensor que o tanque está com 87,4%, então a barrinha deva ser apagada.. mas no próprio balançar do carro, esse valor poderia ficar oscilando entre 87,4% e 87,6% o que faria a barrinha voltar a acender.. logo a histerese faria o seguinte comportamento.. se apagou em 87,4%, só volta a acender se passar de 88% sacou?
então fui adequando os valores até chegarem próximos da realidade do nível restante.. e a melhor configuração no meu caso foi essa..
estimando que o tanque tenha 60 litros.. exatamente quando dá meio tanque, e eu abasteço, entram cerca de 30 litros saca.. claro que dá pra refinar ainda mais.. mas o perfeito seria ensaiar um teste preciso, primeiro descobrindo a capacidade REAL do tanque. Acho que uma maneira razoável de fazer isso seria, esperar chegar no reserva.. rodar ainda uns 20km até um posto.. e no posto, drenar pela bomba do tanque o restante da gasolina num reservatório de pelo menos 10L pra ter margem.. feito isso, abastece completamente o tanque usando o automático da bomba pra determinar a litragem de serviço REAL do tanque.
Dividir esse total de litragem por 8.. e ir novamente esvaziando a cada 1/8 de tanque e configurando as barrinhas para cada 1/8.. dá um senhor trabalho mas ai sim fica perfeito.
Se alguém obtivesse esses valores, ai daria até pra determinar a quantidade considerada reserva.. imaginando que o tanque tenha 60L de capacidade real de serviço(ou seja, 60 que seriam realmente esgotados pela bomba).. a ultima barrinha por padrão indicaria 7,5L restantes.. numa média de 8Km/L.. daria pra rodar 60Km antes da pane seca.. eu considero pouco.. o ideal talvez seria o dobro de reserva.. 120Km antes da pane seca.. o que significa 15L restantes quando se chega na primeira barrinha..
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- rgdl
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[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)
Ontem aconteceu uma coisa bem esquisita, o ultimo traço verde ainda estava aceso e acendeu a bola de reserva e deu mensagem de atenção combustível não entendi nada.
A configuração que coloquei foi essa:
1 - 10%
2 - 15%
3 - 30%
4 - 45%
5 - 60%
6 - 70%
7 - 80%
8 - 90%
A configuração que coloquei foi essa:
1 - 10%
2 - 15%
3 - 30%
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6 - 70%
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Mas o último traço já é o reserva, né não? Aqui acho que sempre foi assim..
Chega no último traço, anda mais um pouco e ai começa o aviso
Adicionado a 4 minutos 55 segundos:
Rgdl, aproveitando o gancho, ve se você consegue estudar a pinagem do calculador de injeção ou bsi nosso, não sei qual dos dois seria, pra gente colocar em uso o sensor de nível de oleo do carter.. Pois o no cb existe o aviso, vi no manual do carro. No lexia da pra ativar o sensor, só resta fazdr o chicote e saber onde ligar.
Ai fica filé..
Chega no último traço, anda mais um pouco e ai começa o aviso
Adicionado a 4 minutos 55 segundos:
Rgdl, aproveitando o gancho, ve se você consegue estudar a pinagem do calculador de injeção ou bsi nosso, não sei qual dos dois seria, pra gente colocar em uso o sensor de nível de oleo do carter.. Pois o no cb existe o aviso, vi no manual do carro. No lexia da pra ativar o sensor, só resta fazdr o chicote e saber onde ligar.
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[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)
Se não me engano já vi o conector do sensor pendurado por ali por perto do carter
- rgdl
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[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)
Antes de fazer a alteração o traço vermelho apagava e só depois que acendia a bola.
Na verdade a bola é a reserva o traço vermelho o último oitavo ates dela. Tanto que a autonomia mostrada no CB quando a bola acendia estava compatível com o consumo médio do meu carro, ou seja, 5,5litros X o consumo em cada situação. Se eu estava no transito da cidade dava 45/50 km de autonomia quando pegava a Rodovia a autonomia subia para quase 100km.
Ok, vou procurar o esquema técnico da central de injeção, creio que é ela que vê isso.
Na verdade a bola é a reserva o traço vermelho o último oitavo ates dela. Tanto que a autonomia mostrada no CB quando a bola acendia estava compatível com o consumo médio do meu carro, ou seja, 5,5litros X o consumo em cada situação. Se eu estava no transito da cidade dava 45/50 km de autonomia quando pegava a Rodovia a autonomia subia para quase 100km.
Ok, vou procurar o esquema técnico da central de injeção, creio que é ela que vê isso.
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[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)
Metendo o bedelho...
Quando o mecânico estava mexendo no Lexia no carro da sogra (Peugeot 207 2011), vi que tem um campo em que você coloca a capacidade do tanque (no caso, 50 litros) e com quantos litros você quer que acenda a luz da reserva (estava programada em 5,5 litros). O carro faz 14 km/l, o que dá 77 km, bem razoável de autonomia com a luz acesa. E é preciso, já fiz o teste, acendeu a luz e fui abastecer, deu pouco menos de 45 litros, mostrando que a luz está funconando como deveria.
Sei que o foco aqui não é Peugeot, mas descobri que o velocímetro está com um erro de uns 6~7%, que também se estende ao odômetro (ou seja, na prática o carro faz uns 13 km/l, o que também não é nada mau). Queria saber se existe algum ajuste disso no Lexia, para deixar o velocímetro mais preciso. Os pneus são 185/65R14, mas é como se o velocímetro estivesse ajustado para pneus 195/65R15, queria saber se tem como alterar isso...
Quando o mecânico estava mexendo no Lexia no carro da sogra (Peugeot 207 2011), vi que tem um campo em que você coloca a capacidade do tanque (no caso, 50 litros) e com quantos litros você quer que acenda a luz da reserva (estava programada em 5,5 litros). O carro faz 14 km/l, o que dá 77 km, bem razoável de autonomia com a luz acesa. E é preciso, já fiz o teste, acendeu a luz e fui abastecer, deu pouco menos de 45 litros, mostrando que a luz está funconando como deveria.
Sei que o foco aqui não é Peugeot, mas descobri que o velocímetro está com um erro de uns 6~7%, que também se estende ao odômetro (ou seja, na prática o carro faz uns 13 km/l, o que também não é nada mau). Queria saber se existe algum ajuste disso no Lexia, para deixar o velocímetro mais preciso. Os pneus são 185/65R14, mas é como se o velocímetro estivesse ajustado para pneus 195/65R15, queria saber se tem como alterar isso...
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na real pra saber se essa reserva está batendo, teria que drenar via própria bomba o restante assim que acende o reserva e ver se realmente da 5,5l
Peugeot não sei dizer o que dá pra fazer de configuração.. até porque nem é léxia, é o pp2000.. apesar de ser o mesmo scanner.. são softs com alguma diferença.. só mexendo pra saber
Peugeot não sei dizer o que dá pra fazer de configuração.. até porque nem é léxia, é o pp2000.. apesar de ser o mesmo scanner.. são softs com alguma diferença.. só mexendo pra saber
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Obrigado, Miau. Vou tentar no clube do Peugeot, mas não sei se lá tem gente tão conhecedora do assunto quanto aqui.
- gabriel_mupe
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Tem como mexer sim! Eu ja usei o diagbox pra mexer no c3 e existe um menu que permite modificar esse "erro" do velocimetro, consegue tbm ajustar a luz da reservaRoute 66 escreveu:Metendo o bedelho...
Quando o mecânico estava mexendo no Lexia no carro da sogra (Peugeot 207 2011), vi que tem um campo em que você coloca a capacidade do tanque (no caso, 50 litros) e com quantos litros você quer que acenda a luz da reserva (estava programada em 5,5 litros). O carro faz 14 km/l, o que dá 77 km, bem razoável de autonomia com a luz acesa. E é preciso, já fiz o teste, acendeu a luz e fui abastecer, deu pouco menos de 45 litros, mostrando que a luz está funconando como deveria.
Sei que o foco aqui não é Peugeot, mas descobri que o velocímetro está com um erro de uns 6~7%, que também se estende ao odômetro (ou seja, na prática o carro faz uns 13 km/l, o que também não é nada mau). Queria saber se existe algum ajuste disso no Lexia, para deixar o velocímetro mais preciso. Os pneus são 185/65R14, mas é como se o velocímetro estivesse ajustado para pneus 195/65R15, queria saber se tem como alterar isso...
Nos 207 deve conseguir tbm, mesmo pq eles sao "irmaos" :D
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-Peugeot 406 Familiale 00'
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