[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

Tem manuais em PDF ou algum tutorial? Poste aqui
Regras do fórum
Atenção: Somente para postagem de material.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#1

Mensagem por Miau » Ter Dez 06, 2016 10:03 am

Fala turma..

Segue o caminho pros ajustes do painel no Lexia como personalizar as barrinhas de combustivel, temperatura, etc e tal..

Após fazer um diagnostico global, segue em:
image.png
image.png
image.png
image.png
Pronto.. agora é só escolher as opções.. por exemplo a de combustível antes ficava muito tempo com ele todo cheio e depois descia rápido.. configurando desse jeito agora ele baixa na razão de 50 ~ 60 Km rodados na estimativa de 7 ~ 8 Km/L
image.png


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#2

Mensagem por Munhoz » Ter Dez 06, 2016 10:23 am

Movido para os tutoriais. :vg:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#3

Mensagem por Miau » Ter Dez 06, 2016 10:33 am

boa, as vezes esqueço que temos essas areas haha
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#4

Mensagem por rgdl » Ter Dez 06, 2016 10:50 am

Valeu Miau!!!! Agora tudo ficou mais fácil!! vou fazer hoje mesmo quando chegar em casa.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#5

Mensagem por renan97ar » Ter Dez 06, 2016 3:37 pm

Boa!

Miau, na sua tem a opção de alterar o intervalo de manutenção? Queria deixar o indicador de manutenção para controlar as trocas de óleo, a cada 10 mil km ou 1 ano, mas não achei campo algum pra alterar isso. No C4 eu achei, mas na Xsara não. O meu está definido para 1 ano ou 14700km, aí se torna algo inútil...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#6

Mensagem por rgdl » Qua Dez 07, 2016 9:47 am

Fiz as configurações do meu ontem, foi tranquilo. Nada como utilizar o scanner do próprio carro, mesmo com o autocom CDP não daria para fazer isso.

Agora fiquei com uma dúvida quanto a lógica da coisa, pelo que entendi o esquema é, por exemplo, quando o 8º segmento apaga significa que o tanque está com 90% de combustível, certo?

Estou supondo isso porque se eu encher o tanque o 8º segmento vai ficar com a luz acesa mas o tanque terá 100% então não tem lógica se for acesa com 90%.

Se a lógica a que estou pensando, e sendo a barra do 1º segmento a barra vermelha, colocar em 5% como valor vai interferir no volume de reserva e isso para mim é crítico, pois como já falei em outros posts próximo a minha casa só tem posto que vende gasolina batizada e por isso eu só abasteço no posto do Carrefour da BR101 ou do Sams Club na mesma rodovia, o que faz com que eu fique na reserva algumas vezes.

Na dúvida eu resolvi não mexer nesse valor deixando os 10% de fábrica, já que 5% me deixaria em pane seca caso saísse de casa na reserva.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#7

Mensagem por Miau » Qua Dez 07, 2016 12:14 pm

rapaz, eu não lembro se mexi no primeiro segmento.. acredito que não.. mas vou até procurar aqui o printscreen que tirei antes de mexer nisso..

se você tiver os seus valores padrão, posta ai pra fazer uma comparativo

quanto aos valores, é relativo.. eu acredito que o sensor da boia não seja perfeitamente interpretado e traduzido em porcentagem do tanque, saca?

do contrário os valores seriam relativos a 100 / 8 e adequados a necessidade de visualização.. os valores perfeitos seriam:

8 - 87,5%
7 - 75%
6 - 62,5%
5 - 50%
4 - 37,5%
3 - 25%
2 - 12,5%
1 - 10%

mas se configurar assim, o nível mostrado não se comporta de acordo com o nível real.. isso talvez se deva ao tipo de potenciômetro usado no sensor da boia, e a curva de leitura da própria boia.. já fiz assim e não ficou nem próximo do comportamento real.. sem falar que a programação também tem algo chamado valor de histerese que serve pra evitar que uma barrinha fique oscilando, ou seja, apagando e acendendo pelo valor estar esbarrando nos limites.. essa histerese pode compreender em 10% totais.. ou seja.. vamos imaginar que quando o sistema lê pelo sensor que o tanque está com 87,4%, então a barrinha deva ser apagada.. mas no próprio balançar do carro, esse valor poderia ficar oscilando entre 87,4% e 87,6% o que faria a barrinha voltar a acender.. logo a histerese faria o seguinte comportamento.. se apagou em 87,4%, só volta a acender se passar de 88% sacou?

então fui adequando os valores até chegarem próximos da realidade do nível restante.. e a melhor configuração no meu caso foi essa..

estimando que o tanque tenha 60 litros.. exatamente quando dá meio tanque, e eu abasteço, entram cerca de 30 litros saca.. claro que dá pra refinar ainda mais.. mas o perfeito seria ensaiar um teste preciso, primeiro descobrindo a capacidade REAL do tanque. Acho que uma maneira razoável de fazer isso seria, esperar chegar no reserva.. rodar ainda uns 20km até um posto.. e no posto, drenar pela bomba do tanque o restante da gasolina num reservatório de pelo menos 10L pra ter margem.. feito isso, abastece completamente o tanque usando o automático da bomba pra determinar a litragem de serviço REAL do tanque.

Dividir esse total de litragem por 8.. e ir novamente esvaziando a cada 1/8 de tanque e configurando as barrinhas para cada 1/8.. dá um senhor trabalho mas ai sim fica perfeito.

Se alguém obtivesse esses valores, ai daria até pra determinar a quantidade considerada reserva.. imaginando que o tanque tenha 60L de capacidade real de serviço(ou seja, 60 que seriam realmente esgotados pela bomba).. a ultima barrinha por padrão indicaria 7,5L restantes.. numa média de 8Km/L.. daria pra rodar 60Km antes da pane seca.. eu considero pouco.. o ideal talvez seria o dobro de reserva.. 120Km antes da pane seca.. o que significa 15L restantes quando se chega na primeira barrinha..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#8

Mensagem por rgdl » Qui Dez 15, 2016 9:49 am

Ontem aconteceu uma coisa bem esquisita, o ultimo traço verde ainda estava aceso e acendeu a bola de reserva e deu mensagem de atenção combustível :think: :think: :think: não entendi nada.

A configuração que coloquei foi essa:

1 - 10%
2 - 15%
3 - 30%
4 - 45%
5 - 60%
6 - 70%
7 - 80%
8 - 90%
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#9

Mensagem por Miau » Qui Dez 15, 2016 10:29 am

Mas o último traço já é o reserva, né não? Aqui acho que sempre foi assim..

Chega no último traço, anda mais um pouco e ai começa o aviso

Adicionado a 4 minutos 55 segundos:
Rgdl, aproveitando o gancho, ve se você consegue estudar a pinagem do calculador de injeção ou bsi nosso, não sei qual dos dois seria, pra gente colocar em uso o sensor de nível de oleo do carter.. Pois o no cb existe o aviso, vi no manual do carro. No lexia da pra ativar o sensor, só resta fazdr o chicote e saber onde ligar.

Ai fica filé..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#10

Mensagem por Munhoz » Qui Dez 15, 2016 11:21 am

Se não me engano já vi o conector do sensor pendurado por ali por perto do carter
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#11

Mensagem por rgdl » Qui Dez 15, 2016 11:36 am

Antes de fazer a alteração o traço vermelho apagava e só depois que acendia a bola.

Na verdade a bola é a reserva o traço vermelho o último oitavo ates dela. Tanto que a autonomia mostrada no CB quando a bola acendia estava compatível com o consumo médio do meu carro, ou seja, 5,5litros X o consumo em cada situação. Se eu estava no transito da cidade dava 45/50 km de autonomia quando pegava a Rodovia a autonomia subia para quase 100km.


Ok, vou procurar o esquema técnico da central de injeção, creio que é ela que vê isso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Route 66
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Jan 10, 2015 8:25 am
Nome: Route 66
Localização: BRASILIA
Modelos Citroën: C3 Exclusive Solaris automático 2012

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#12

Mensagem por Route 66 » Qui Dez 15, 2016 12:44 pm

Metendo o bedelho...

Quando o mecânico estava mexendo no Lexia no carro da sogra (Peugeot 207 2011), vi que tem um campo em que você coloca a capacidade do tanque (no caso, 50 litros) e com quantos litros você quer que acenda a luz da reserva (estava programada em 5,5 litros). O carro faz 14 km/l, o que dá 77 km, bem razoável de autonomia com a luz acesa. E é preciso, já fiz o teste, acendeu a luz e fui abastecer, deu pouco menos de 45 litros, mostrando que a luz está funconando como deveria.

Sei que o foco aqui não é Peugeot, mas descobri que o velocímetro está com um erro de uns 6~7%, que também se estende ao odômetro (ou seja, na prática o carro faz uns 13 km/l, o que também não é nada mau). Queria saber se existe algum ajuste disso no Lexia, para deixar o velocímetro mais preciso. Os pneus são 185/65R14, mas é como se o velocímetro estivesse ajustado para pneus 195/65R15, queria saber se tem como alterar isso...
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#13

Mensagem por Miau » Qui Dez 15, 2016 1:19 pm

na real pra saber se essa reserva está batendo, teria que drenar via própria bomba o restante assim que acende o reserva e ver se realmente da 5,5l

Peugeot não sei dizer o que dá pra fazer de configuração.. até porque nem é léxia, é o pp2000.. apesar de ser o mesmo scanner.. são softs com alguma diferença.. só mexendo pra saber
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Route 66
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Jan 10, 2015 8:25 am
Nome: Route 66
Localização: BRASILIA
Modelos Citroën: C3 Exclusive Solaris automático 2012

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#14

Mensagem por Route 66 » Qui Dez 15, 2016 2:17 pm

Obrigado, Miau. Vou tentar no clube do Peugeot, mas não sei se lá tem gente tão conhecedora do assunto quanto aqui. :vg:
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

[Tutorial] Lexia no Xsara Picasso - Ajustes do painel (essa é pro RGDL)

#15

Mensagem por gabriel_mupe » Seg Dez 19, 2016 11:07 pm

Route 66 escreveu:Metendo o bedelho...

Quando o mecânico estava mexendo no Lexia no carro da sogra (Peugeot 207 2011), vi que tem um campo em que você coloca a capacidade do tanque (no caso, 50 litros) e com quantos litros você quer que acenda a luz da reserva (estava programada em 5,5 litros). O carro faz 14 km/l, o que dá 77 km, bem razoável de autonomia com a luz acesa. E é preciso, já fiz o teste, acendeu a luz e fui abastecer, deu pouco menos de 45 litros, mostrando que a luz está funconando como deveria.

Sei que o foco aqui não é Peugeot, mas descobri que o velocímetro está com um erro de uns 6~7%, que também se estende ao odômetro (ou seja, na prática o carro faz uns 13 km/l, o que também não é nada mau). Queria saber se existe algum ajuste disso no Lexia, para deixar o velocímetro mais preciso. Os pneus são 185/65R14, mas é como se o velocímetro estivesse ajustado para pneus 195/65R15, queria saber se tem como alterar isso...
Tem como mexer sim! Eu ja usei o diagbox pra mexer no c3 e existe um menu que permite modificar esse "erro" do velocimetro, consegue tbm ajustar a luz da reserva

Nos 207 deve conseguir tbm, mesmo pq eles sao "irmaos" :D
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Responder