Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

Tem manuais em PDF ou algum tutorial? Poste aqui
Regras do fórum
Atenção: Somente para postagem de material.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#1

Mensagem por rgdl » Sex Jun 03, 2016 12:47 am

Bom, o meu tubo de reaspiração dos gases do cárter (item 1 da foto abaixo) já era faz tempo e era um dos motivos de um vazamento de óleo constante. É que com o tempo o tubo corrugado resseca e quebra deixando vapor de óleo sair por ele, se a quebra for perto da tampa do comando de válvulas sai óleo quente também. Esse bendito tubo custa quase R$ 300,00 na CC então restaurar vale a pena.

Imagem

Tentei várias soluções, inclusive comprando tubo conduíte elétrico, mas o mais fino que achava era de 1/2 polegada que é grosso de mais e eu tinha que entupir de cola de silicone para poder vedar, não dava certo, sempre vazava.

Belo dia tomei uma media radical, usei uma mangueira de jardim, isso mesmo, mangueira de jardim, um verdadeiro absurdo eu sei, mas foi o que tinha na mão e eu precisava usar o carro.

Imagem

E não é que deu resultado! Com ela os vazamentos acabaram totalmente.

Só que essa solução não podia ficar para sempre, então decidi usar uma mangueira própria para isso, primeiro comprei uma mangueira de 9mm de neoprene com reforço de tecido trançado, até porque achei que o resultado visual ficaria bom.

Imagem

Não deu certo primeiro porque 9mm é muito fino, o ideal é usar tubo de 12mm, segundo porque o neoprene é pouco elástico e rompe se vc tiver que colocar num conector mais largo e o conector central (foto abaixo) é mais largo do que os conectores que vão na admissão e na tampa do comando de válvulas.

Imagem

Aliás, aproveitando a imagem, esse conector tem uma saída que liga direto no coletor de admissão, já vi muita gente dizendo que ai tem uma válvula, que tem uma bolinha metálica e tal... só que não tem, não tem nada é só um furo mesmo.

No meu caso eu assoprava e não saia ar simplesmente porque estava completamente tomado por borra da grossa, certamente solidificada e por poeira que entrava pelas rachaduras da mangueira. Desentupi com um palito de dente e limpei com descarbonizante.

Para restaurar essa mangueira fina que vai até o coletor de admissão eu usei uma mangueira rígida de 5/16, pois fiquei com medo de usar uma de neoprene e a mesma se fechar co o vácuo do motor.

Continuando, comprei uma mangueira de borracha de 12mm, foi fácil colocar todos os conectores, no caso do mais largo um pequeno aquecimento e um pouco de silicone liquida resolveram o problema, agora ficou assim.

Imagem Imagem

Acho que agora está satisfatório e usando material apropriado para o serviço. Custo do serviço R$ 12,00 por 1 metro de mangueira e paciência para remover totalmente a mangueira corrugada velha sem quebrar os conectores.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Mar 20, 2017 11:49 am, em um total de 1 vez.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#2

Mensagem por Munhoz » Sex Jun 03, 2016 1:32 am

Ficou excelente, parabéns!!
Vou mover para área de tutoriais.

Quando o meu rompeu, há 4 anos atrás, peguei 107 na concessionária. Incrível como nosso dinheiro vai perdendo valor né
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#3

Mensagem por gabriel_mupe » Sex Jun 03, 2016 10:00 am

Ficou bem legal!
Temos que correr atras de soluçoes viaveis e mais em conta, nem tudo compensa comprar na cc e muitas vezes é dificil achar no mercado paralelo tbm!

Obrigado por compartilhar!
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
sergiokruger
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Seg Nov 07, 2016 11:58 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 GXA

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#4

Mensagem por sergiokruger » Dom Mar 19, 2017 3:00 pm

No meu estava tambem com esse vazamento de oleo,comprei a msm mangueira e subtitui como vc fez,fica show de bola.
Avatar do usuário
paulo.silva
Habilitado
Mensagens: 147
Registrado em: Qui Abr 21, 2016 1:51 am
Nome: paulo
Localização: ararangua
Modelos Citroën: c5 exc 3.0 v6 ano 02 mod 03 a3 turbo ano 99
Contato:

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#5

Mensagem por paulo.silva » Seg Mar 20, 2017 2:19 am

blzz,, eu prefiro improvisar as veses fica melhor que o original ..kkk e bem mais barato!!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#6

Mensagem por rgdl » Seg Mar 20, 2017 11:45 am

Realmente tem vezes que vale a pena improvisar, aqui dá para fazer por causa do custo inexplicavelmente alto da mangueira original.

No caso até hoje não há nem sinal de vazamento de óleo. Como não sou adepto a lavagem de motor já até formou aquele acumulo de poeira que não formava quando vazava.

Vou editar o tópico para colocar a medida da mangueira rígida que usei.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#7

Mensagem por EzequielBP » Qui Abr 20, 2017 6:39 pm

Amigos,
Sou novo no fórum. Adquiri um Xsara Picasso Ex 2.0 2002 manual há 15 dias atrás e esses dias me deparei com uma mangueira solta em cima do motor. Gostaria de saber se é a mesma que o colega improvisou neste post. Eu encaixei ela na única abertura existente por perto. Mas ela não alcançou muito fácil, pois parece estar rebentada na ponta. Será q fiz certo?! Devo prendê-la com alguma presilha!? É uma mangueira fácil de encontrar em autopeças!?
Anexei duas fotos!
Obrigado!
Anexos
20170417_124853.jpg
20170417_124745.jpg
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#8

Mensagem por friba.rj » Qui Abr 20, 2017 7:22 pm

EzequielBP escreveu:Amigos,
Sou novo no fórum. Adquiri um Xsara Picasso Ex 2.0 2002 manual há 15 dias atrás e esses dias me deparei com uma mangueira solta em cima do motor. Gostaria de saber se é a mesma que o colega improvisou neste post. Eu encaixei ela na única abertura existente por perto. Mas ela não alcançou muito fácil, pois parece estar rebentada na ponta. Será q fiz certo?! Devo prendê-la com alguma presilha!? É uma mangueira fácil de encontrar em autopeças!?
Anexei duas fotos!
Obrigado!
É essa mesmo. A sua não é original. A original é rígida e corrugada. Quebra à toa.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#9

Mensagem por EzequielBP » Sex Abr 21, 2017 8:10 am

Obrigado amigo!
Então é melhor manter essa, mesmo não sendo a original, já que ela é bem flexível! Neste caso meu temor seria por alguma alta pressão nessa tubulação. Você sabe dizer se tem pressão nela?! De uma forma ou de outra vou colocar uma presilha de nylon na ponta que fica em cima do motor. Teria risco de andar com esse tubo solto!? Porque eu só descobri isso porque tirei aquela capa plástica prata q fica sobre o motor por curiosidade! hehe!
Vlw!
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#10

Mensagem por friba.rj » Sex Abr 21, 2017 12:06 pm

EzequielBP escreveu:Obrigado amigo!
Então é melhor manter essa, mesmo não sendo a original, já que ela é bem flexível! Neste caso meu temor seria por alguma alta pressão nessa tubulação. Você sabe dizer se tem pressão nela?! De uma forma ou de outra vou colocar uma presilha de nylon na ponta que fica em cima do motor. Teria risco de andar com esse tubo solto!? Porque eu só descobri isso porque tirei aquela capa plástica prata q fica sobre o motor por curiosidade! hehe!
Vlw!
Seria bom colocar essa presilha, a fim de evitar que solte novamente. Quanto a manter essa mangueira, vamos esperar que alguém que realmente entenda do assunto venha aqui te ajudar (sou só um curioso).

Só não some do Fórum depois que conseguir ajuda. Boa sorte!
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#11

Mensagem por EzequielBP » Sex Abr 21, 2017 9:23 pm

Com certeza não sumirei! Inclusive já achei solução pra um outro problema que tinha com a luz de freio e vou partilhar num tópico específico! Obrigado!
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#12

Mensagem por Munhoz » Seg Abr 24, 2017 10:11 am

Não tem pressão alta ali, é só o respiro do vapor de óleo que é jogado na admissão e queimado novamente.
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#13

Mensagem por EzequielBP » Ter Abr 25, 2017 5:53 pm

Beleza amigos! Fixei as duas pontas dela com presilhas e vou manter ela até conseguir a original! Agradeço a todos q me responderam!
Vlw!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#14

Mensagem por rgdl » Qua Mai 03, 2017 6:14 pm

Se vc usar mangueira de 12mm não precisa usar presilha, quando muito um pouco de silicone automotiva, pois a mangueira já prende com pressão suficiente e não solta. A minha está firme até hoje e sem qualquer presilha.

Outra coisa é a mangueira fina e lisa que sai do "Y", ela fica ligada a um conector no coletor de admissão, verifique se está tudo certo com ela.

Essa conexão "Y" costuma entupir na parte que vai para a mangueira fina, seria interessante dar uma verificada.

A pressão ali é só a do vácuo do motor, mais nada.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Nave
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Jan 21, 2018 12:12 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive Aut. 2.0

Restaruação do tubo de reaspiração dos gases do carter

#15

Mensagem por Nave » Dom Jan 21, 2018 12:34 pm

JORRANDO ÓLEO PELA MANGUEIRA DO RESPIRO DA TAMPA DE VÁLVULA!!!

Talvez vcs possam me ajudar:

meu xsara picasso 2.0 (155mil km) está com um problema relacionado a esse respiro da tampa de válvula. Estava saindo um excesso de gases/óleo pelo respiro da tampa de válvula e aí acusava falha no motor ... retirava a mangueira (deixando para atmosfera) e tamponava a entrada no TBI e o motor funcionava normalmente. Aí o mecânico falou que era a tampa de válvula, comprei uma novinha, coloquei e problema continuou e ele obstruiu parcialmente a entrada para o TBI. aí o carro funcionou normalmente, mas logo depois começou um consumo excessivo de óleo e descobrir que o óleo estava vindo da tampa de válvula, passando pela mangueira de respiro e indo p coletor de admissão, (o escapamento está até sujo com resíduo da queima do óleo) ..... O mecânico está falando que a tampa de válvula que comprei está com problema!!!??

será que é a tampa de válvula? o que pode causar esse excesso de óleo no respiro da tampa de válvula?

Obs.: Coloquei a mangueira para atmosfera por um período para teste e está saindo bastante óleo, e a descarga fica limpa de resíduo de óleo (indicando que o óleo queimado vem realmente da mangueira de saída da tampa de válvula),, é muito óleo mesmo, quando fica p atmsofera... tipo uns 0,5 litro a cada 100km na estrada. (TÁ JORRANDO ÓLEO PELA MANGUEIRA DO RESPIRO DA TAMPA DE VÁLVULA)
Responder