Anatomia de um contator multifunção CMF

Tem manuais em PDF ou algum tutorial? Poste aqui
Regras do fórum
Atenção: Somente para postagem de material.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Anatomia de um contator multifunção CMF

#1

Mensagem por rgdl » Sex Out 11, 2013 1:30 pm

Gente, recentemente o contator multifunção (CMF) do cambio automático do meu Picasso começou a dar defeito.

Tudo começou com um erro ao ligar o carro que inicialmente pensei que fosse bateria mas não era. Ele simplesmente acionava a luz de alerta toda vez que o motor ligava.

Depois, passou a apresentar falhas na ignição como se a alavanca de cambio não estivesse nas posições P e N. Mesmo assim conseguia ligar apenas movendo a alavanca de posição, porém essa situação foi degradando a tal ponto que mesmo movendo não ligava.

Não teve jeito, tive que trocar o bendito, me custou R$ 189,70 na concessionária Peugeot, na Citroën me pediram R$ 210,00.

Só que como sou um cara curioso decidi desmontar o bendito para saber o que realmente causou o defeito e do que esse bicho é feito para custar tanto, vejam as fotos.

Primeiro vamos ver o bendito, ele é bem fácil de abrir já que é fechado por parafusos do tipo torks.

Imagem

Uma vez aberto a surpresa, eu pensava que pelo preço iria encontrar ouro, prata e platina em alta quantidade kkkkk ... mas olha a coisa simples que ele é.

Imagem

Nada além de uma placa de circuito impresso com trilhos, um pequeno braço de plástico rígido com contatos e uma chave micro switch. Para fazer isso não deve custar R$ 15,00.

Tem dois problemas no CMF, um visível e outro que só manuseando o mesmo dá para perceber. O visível é a contaminação das trilhas com graxa que com o tempo formou uma borra que certamente dificultava o contato, isso se não passou a gerar também uma impedância. Não há desgaste das trilhas e dos contatos que seja digno de nota. O que não dá para ver é que a chave micro switch está quebrada.

Na foto abaixo podemos ver os contatos e as trilhas (já limpos de borra) e a chave micro switch. Note que a chave micro switch tem um botão mais longo que o normal.

Imagem

O mecanismo é simples, quando a alavanca do cambio é movimentada o braço plástico se move dentro do CMF fazendo com que certos contatos fechem os circuitos onde cada ponto é uma posição da alavanca, assim a central do cambio identifica onde está a alavanca permitindo a partida e o correto funcionamento do cambio.

A função da chave micro switch é acender a luz de ré, então quem tem carro com cambio AL4 e a luz de ré não está acendendo nem perca seu tempo procurando na alavanca o interruptor de ré, ele não tem.

Depois de analisar o equipamento que é realmente muito simples vi que a contaminação de graxa vem da graxa usada na mola e que o fato do botão da chave micro switch ser longo provoca uma resistência mecânica ao acionamento de modo que torna a peça passível de quebra.

Consertar esse CMF é algo muito simples, uma limpeza dos contatos e trilhas com álcool isopropílico e a troca da chave micro switch, a única dificuldade é achar uma chave micro switch com botão longo, já que o de tamanho normal não serve. Custo do conserto, bom... vai depender se vc tem ou não tem álcool isopropílico. Se vc tem, R$ 3,50 é o custo, se não tem R$ 8,00. :65322: :65322: :65322:

Na boa, nunca mais compro essa peça, vou consertar essa e caso dê algum problema na outra é ela mesmo que vai.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Out 06, 2016 12:11 pm, em um total de 2 vezes.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#2

Mensagem por Miau » Seg Out 14, 2013 10:37 am

realmente.. pelo preço da nova, vale muito mais "recondicionar" a antiga..

quando eu tinha minha moto tambem era assim.. raramente eu comprava algo.. se desse pra recondicionar..

só fico curioso pra saber pq aqueles 2 pinos ficam de fora e sem uso.
Editado pela última vez por Miau em Seg Out 14, 2013 10:39 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Seg Out 14, 2013 12:23 pm

A função única deles é de regular a posição correta do contator multifunção.

Se faz da seguinte maneira: Depois que o contator está devidamente instalado mas sem apertar os parafusos de fixação (apenas colocados), coloca-se a alavanca do cambio na posição N (ponto morto). Com um multímetro regulado para medir impedância coloca-se a ponteira nesses contatos. Gira-se o contator totalmente em sentido anti-horário e vai girando aos poucos em sentido horário até dar 0homs, marca-se a posição. Depois Gira-se o contator totalmente em sentido horário e gira o bendito em sentido anti-horário até igualmente dar 0 ohms e marca-se a posição.

O ponto de regulagem do contator é o ponto médio das duas marcas. Nesse ponto o contator tem que estar dando 0 ohms também.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#4

Mensagem por Miau » Seg Out 14, 2013 1:00 pm

acho que entendi.. é pra achar a posicao correta em relação a alavanca e esse contador
Editado pela última vez por Miau em Seg Out 14, 2013 1:02 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Seg Out 14, 2013 1:52 pm

Isso, uma das funções do contator é justamente informar para a central que controla o cambio em que posição a alavanca está.

Sem essa informação ou ela sendo enviada de modo incorreto o cambio pode não funciona direito.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#6

Mensagem por mike » Qui Out 17, 2013 10:03 pm

Colega, quando a trilha faz uma avenida, não tem jeito, tem alguns produtos no mercado para reconstrução de circuito impresso, são a base de tinta condutora, pode até quebrar um galho, mas um item com responsabilidade, não vale a pena. se um dia precisar fazer uma limpeza de algum contato elétrico ou circuito impresso, não use lixa! use borracha de areia! não risca e tira toda a oxidação.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Qui Out 17, 2013 11:53 pm

Mas jantonio a trilha está boa ainda, tem apenas a marca de uso sem desgaste excessivo. É que a foto não faz jus ao estado real da trilha, mas é só um jogo de luz e sombra que dá a impressão de ter um desgaste excessivo.

Aqui os vilões foram apenas uma contaminação das trilhas com graxa que aliado ao calor formou uma borra que com o tempo dificultava o contato e a quebra do micro switch. Limpando a trilha e trocando o micro switch o CMF volta ao normal.

Meu problema para reparar esse CMF tem sido encontrar o micro switch. Na verdade encontrar essa chave micro switch é fácil, o problema é encontrar um com o botão bem longo, tem o dobro do tamanho dos botões dos micro switch normais. Os micro switch normais não servem pq como o botão é muito curto quando o braço passa não faz contato.

Para limpeza eu prefiro usar apenas álcool isopropílico ou, quando muito, um limpa contatos.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Out 17, 2013 11:56 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#8

Mensagem por Miau » Sex Out 18, 2013 5:41 am

Borracha de areia? Acho que é muito abrasiva.. eu uso borracha vinilica.

Mas tambem nao ha problema em usar uma luxa dagua 2000.. a granulometria é tao fina que vai apenas polir o material.. mas se for usar, é com moderacao.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#9

Mensagem por mike » Sex Out 18, 2013 1:20 pm

A borracha de areia era usada para apagar desenhos a nakin, mas tambem usada para limpeza de contatos eletricos como de disjuntores de meida e baixa tensão e terminais revestidos de prata, isso não remove a prata, somente a sujeira. Hoje é muito dificil de encontra por isso uso a parte azul da borracha bicolor ( vermelha e azul ).
O resultado no uso industrial é surpreendente, principalmente na redução da resistencia de contato.

veja o exemplo
AMP R Pot
1400A 0.799Ohms 1566.04W antes
1400A 0.041OHMs 80.36 W depois

Outra aplicação é na limpeza do terminais das baterias da bateria do controle remoto do portão ou alarme.
Aprendi isso com um eletricista ingles há 26 anos, é um metodo simples seguro e barato para limpeza de contato.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#10

Mensagem por Miau » Sex Out 18, 2013 1:30 pm

sim, eu uso vinilica pra limpar contatos de modulos de memorias, contatos de placas PCI etc e tal em informatica.

mas lembro de uma vez usar uma branca porosa e essa removia o banho de ouro dos contatos, que de douradinhos ficaram prateados..

já a vinilica, somente a oxidação natural e sujeira que sai.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Sex Out 18, 2013 4:52 pm

Eu prefiro não usar nada abrasivo, mesmo que dê mais trabalho para limpar.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
juliootto
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Jan 21, 2014 1:33 pm
Nome: juliootto

#12

Mensagem por juliootto » Sex Mar 28, 2014 10:26 am

Pessoal acredito que estou com problema nesse CMF, mas eu não consigo achar ele no carro, onde ele fica, por onde fica mais fácil de acessa-lo?

tenho um xsara picasso 2005 exclusive.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#13

Mensagem por Miau » Sex Mar 28, 2014 10:39 am

O seu é automatico? Fica bem em cima da caixa de marcha
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
juliootto
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Jan 21, 2014 1:33 pm
Nome: juliootto

#14

Mensagem por juliootto » Sex Mar 28, 2014 10:42 am

sim, é automático, as vezes em posição P o carro não liga e a luz de ré também as vezes não liga.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#15

Mensagem por rgdl » Sex Mar 28, 2014 11:59 am

Juliootto, essa peça fica exatamente no terminal do cabo de mudança de marcha. Observe bem a foto da peça e tente identificá-la no carro.

Vc pode retirá-lo e tentar uma limpeza com um bom limpa contatos. Mas vc vai precisar de um multímetro, de preferencia do tipo que apita em 0hom, para poder achar o ponto exato do contato quanto for recolocá-lo no lugar. Ou então usar algo como um liquidpaper para marcar a posição do CMF antes de reitrá-lo.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Mar 28, 2014 12:03 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder