Bomba Hidráulica BX - Parte 2: AJUDA!!!!

Tem peças pra vender? Ta precisando de alguma? Poste aqui!
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ninja
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#1

Mensagem por ninja » Dom Abr 26, 2009 3:18 am

Pessoal, finalmente semana passada consegui a bomba hidráulica do BX. Original e em perfeitas condições. Comprei com um contato no RJ.
Pois bem, muito feliz com a chegada da dita cuja, levei ao mecânico que prontamente a colocou no local. Eu, muito inocente jurei que aquele dia já estaria de BX! Ledo engano.
Por isso peço ajuda de vcs!! Ocorre o seguinte: a bomba funciona perfeitamente, pois a DH hidráulica está mais macia do que nunca e os freios perfeitos. Porém, e sempre há um porém, a suspenção dianteira NÃO quer funcionar nem por decreto.
1º que a luz STOP não se apaga do painel.
2º que os níveis de regulagem só funcionam na parte traseira da suspenção, ou seja, não importa em que altura esteja a alavanca, apenas atrás o carro sobre ou desde.
3º a bomba fica emitindo um som tipo "assobio" o tempo todo, como estivesse forçando, ou algo nesse tipo (no início ela não emitia esse som, começou depois de um tempo no carro enquanto fazíamos alguns testes).

Liguei na Soresul (maior loja de bombas hidráulicas de Porto Alegre) e o mecânico disse que poderia ser uma válvula que divide o envio de LHM para traseira e dianteira do carro, ou que poderia ser esfera trancada. Mas lá eles não fazem este tipo de serviço, e não sabem quem faz! :(


Um detalhe interessante é que se eu deixar o carro ligado com a alavanca no último nível de altura, depois de uns 5 minutos a suspenção dianteira sobre, mas apenas se estiver no último nível, se deixar no 2 ou 3, nada feito. Mesmo depois que sobe a frente ainda assim o STOP não apaga.

Então, uma alma iluminada saberia dizer o que pode ser esse problema????!!!!! :icon_smile_sad:

Sd´s


Bruno.Carneiro.da.Cunha
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#2

Mensagem por Bruno.Carneiro.da.Cunha » Dom Abr 26, 2009 8:13 am

ninja, o sistema hidráulico do BX é parecido com o do Xantia 6 esferas. Talvez um mecânico especializado em Xantias pode te ajudar.

Se a luz STOP não apaga, ou é falta de LHM ou falta de pressão para abrir a válvula de segurança. Assumindo que seja o segundo, a falta de pressão tem que vir de alguma parte do circuito hidráulico que esteja em funcionamento mesmo com o carro arriado.

Isso tira os cilindros de suspensão e os freios traseiros. O problema também não está na direção hidráulica ou no repartidor de fluxo, pois pelo que você diz a direção está boa.

Com isso sobra a conjuntora, dosadora, mangueiras e corretor de altura dianteiro. Se o problema fosse só na dosadora, a válvula de segurança fecharia e a luz apagaria. Na conjuntora, pode ser sujeira evitando que a bilha interna ou de purga feche (o parafuso de purga foi fechado?). Pode ser a mangueira de sucção, explicaria a bomba fazendo barulho ao sugar ar. Pode ser o corretor de altura dianteiro, que, se desacoplado à barra de torção só levanta o carro se a altura estiver na máxima.

Força aí cara. O carro com certeza vale a pena, mantenha ele rodando!
ninja
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#3

Mensagem por ninja » Qua Abr 29, 2009 1:20 pm

Bruno, falta de LHM realmente não é, pois o sistema foi totalmente limpo e o fluído substituído em janeiro.

Muito obrigado pela sua explicação. Já imprimi e vou tentar que meu mecânico resolva essa situação. Ele trabalha apenas com importados, mas esse BX está se superando.

Certamente continuarei me dedicando ao BX, pois adoro esse carro, anda demais e com certeza compensa o investimento (apenas de cada 10 em 10 ter me condenado por tê-lo comprado)... Agora que tá me deixando triste, isso tá... :( Afinal de contas lá se vão exatos 53 dias parado... :icon_smile_sad:

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#4

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qui Abr 30, 2009 9:09 pm

Boa noite pessoal,

Não desanima do carro não colega, voce não vai encontrar outro que ande tão bem quanto esse.

Assim como qualquer carro, não precisa ser Citroën, depois de sair de linha a coisa fica um pouco mais difícil para conservar, mas não impossível.

Acho que vai ser complicado pegar uma certeza quanto a utilização de peças compatíveis, como as do primeixo Xantia por exemplo, isso vai ter que ser feito na tentativa e erro. Se por um lado é ruim porque seu desgaste será maior, por outro você poderá se gabar de ser o protagonista das mudanças ou adaptações.

Eu tive um desse 93, e sinceramente fiquei triste quando ele acabou com uma perda total. Cheguei até a procurar outro no começo do ano passado, mas não encontrei nenhum que valesse a pena ser comprado.

Esse tipo de carro, infelizmente, não pode e não deve, ser o primeiro carro. Deve ser o segundo, melhor que seja o terceiro.

Estou com meu XM parado há quase um mês, desta vez, mas já cheguei a ficar sem ele por mais de quatro meses. Sem problema. Valeu cada centavo, gasto e cada minuto parado em funilaria, pintura e mecânica.

Não desista colega :unsure: , mas se desistir, não deixe de anunciar ele aqui... :icon_smile_big:

Abraço e boa sorte!

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
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#5

Mensagem por ninja » Sex Mai 01, 2009 10:51 am

Olá Rafael.
Obrigado pelo apoio.
Na verdade este é o meu terceiro BX (isso mesmo, BX, e não 3º carro). Meu primeiro foi um cinza em 2003, que por motivos de desacordo com o vendedor tive que a contragosto desfazer negócio. No início do ano passado comprei um preto, lindo, que depois de 1 mês com o carro fui descobrir na hora de transferir que o carro era alvo de briga judicial :icon_smile_sad: Resultado: negócio desfeito.

Então em setembro também do ano passado encontrei meu atual aqui mesmo no CCDOB, ÚNICO dono, nota fiscal de importação, nota do rádio original, todos os manuais, tudo funcionando. Simplesmente perfeito. Não pensei duas vezes e fui ao Rio de Janeiro buscar. Vim rodando com ele até Porto Alegre, fazendo 1550Km em 22 horas de viajem. Cito isso apenas para legitimar a integridade que estava o carro.

Ele não havia me dado sequer um problema (que não fosse de manutenção rotineira) até ocorrer esta falha na bomba hidráulica. Detalhe: o BX é meu carro do dia a dia. Não abro mão dele pra isso. Lógico que não é econômico como um carro popular, mas o gasto a mais em combustível compensa o prazer que ele me proporciona, além de não levar aperto de 99% dos carros que rodam por aí. Como vc mesmo disse Rafael, não se encontra outro que ande tanto.

Eis que estou agora orando para conseguir solucionar esta pendenga.

Qualquer novidade posto aqui pros colegas!

Forte abs Rafael!

Sd´s
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#6

Mensagem por rafael_xm_C4 » Sex Mai 01, 2009 12:33 pm

Esse carro me traz muitas boas lembranças, de um tempo em que andava acompanhado com minhas esposa para todos os lugares que iamos. É como dizem, apesar de nõ parecer um primor estético para a maioria, aqueles que tem, ou que já tiveram um desses, acabam com um conceito muito diferente da maioria das pessoas sobre o que é um bom carro, em todos os sentidos.

Reputo aos bancos desse carro, o maior nível de conforto que já encontrei em qualquer carro em que já andei, e olha que eles são esportivos. Já dirigi por mais de 1.200 km praticamente só parando para abastecer, e ainda cheguei inteiro ao destino.

Vai ser ótimo vê-lo funcionando pefeitamente.

No caso do meu, antes da infeliz perda total por colisão, tive um problema com o teto solar que é bom ser mencionado. Apesar da excelente armação de metal em volta do vidro, que lhe dá uma grande resistência contra impactos, inclusive no caso de capotamentos ( se voce conseguir esse proeza :D ), todo o resto do sistema é relativamente frágio, principalmente o dispositivo de deslocamento do vidro.

Esse sistema no meu carro, estava um pouco solto, coisa besta, e resolvi viajar com ele assim e apertar na volta. Na Imigrantes, a 120 km p/h, ele saiu voando :icon_smile_angry:

Não me pergunte como nenhum outro carro acabou com o vidro no meio do parabrisa.

Depois que recolhi o vidro, ainda inteiro, só um pouco arranhado quando bateu no asfalto. Depois de analisar as peças, pude notar que o suporte quebrou justamente no ponto de ancoragem do parafuso daquele braço móvel que movimenta o vidro.

Abraço!

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
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#7

Mensagem por ninja » Dom Mai 03, 2009 9:45 am

Pessoal, ontem a noite o BX voltou pro mecânico.
Vamos ver quanto tempo ele ficará por lá dessa vez! :icon_smile_sad:

Sd´s
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