Problema com o Radiador e Manguieira de Retorno

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
maggion
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Ago 07, 2017 9:43 am
Modelos Citroën: XSARA BREAK 1.8 16V 2000

Problema com o Radiador e Manguieira de Retorno

#1

Mensagem por maggion » Qua Set 27, 2017 9:47 am

Bom dia turma.

Estou com um problema na minha Break.

Minha mangueira de retorno de água para o radiador estourou.

Não ela não rachou ou estourou a parte de borracha, ela simplesmente foi “expulsa” pelo radiador no encaixe

Ela estava com a ponta bem corroída e por isso meu padrasto pegou uma nova para mim;

Ontem montei ela coloquei água, no radiador com o sangrador superior do radiador aberto, funcionei ela e continuei colocando água (claro que depois pretendo colocar aditivo na devida proporção)

Na primeira vez ela não havia chegado aos 90 e a mangueira estourou novamente..

Deixei escorrer tudo afinal estava tudo quente. E montei ela no lugar novamente.

Me certifiquei que ela estava perfeitamente encaixada ao redor de toda a volta.

E comecei a encher o sistema novamente (com garrafas pet pois ainda há rodízio de água na minha região)

Desta segunda vez ela veio subindo a temperatura normalmente, sem vazamento algum, mas não parava mais de subir a temperatura.

Ate que quando estava quase batendo 120 ela estourou novamente. Como ja passava das 23:00hrs acabei desistindo de continuar mexendo nela

Eis a minha pergunta, será que o corpo do radiador (alojamento da mangueira) esta danificado??

Ou eu estou fazendo algo errado??

PRECISO MUITO DA AJUDA DE VOCÊS, sem o carro e com 3 filhos, fica complicadíssimo ficar sem ela.


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Problema com o Radiador e Manguieira de Retorno

#2

Mensagem por Munhoz » Qui Set 28, 2017 2:14 am

será que não queimou a junta do cabeçote?
leandroroq
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jun 22, 2017 10:33 am

Problema com o Radiador e Manguieira de Retorno

#3

Mensagem por leandroroq » Qui Set 28, 2017 2:40 am

Cara.

Você já checou a válvula termostática?

Minha Break não chegou a estourar a mangueira, mas estava superaquecendo como no seu caso.

Depois da substituição nada mais aconteceu.

Veja também se a tampa do reservatório de água é a correta. Pode ser que a tampa não seja a correta e não está liberando o excesso de pressão quando o sistema superaquece.
maggion
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Ago 07, 2017 9:43 am
Modelos Citroën: XSARA BREAK 1.8 16V 2000

Problema com o Radiador e Manguieira de Retorno

#4

Mensagem por maggion » Qui Set 28, 2017 9:21 am

Munhoz escreveu:será que não queimou a junta do cabeçote?
Espero que não Munhoz. Uma coisa que esqueci de relatar. É que uma das ventoinhas quebrou o pino do eixo e ela não está montada no carro.

Ontem montei novamente sangrei o quanto consegui o ar do sistema , tirando ate o parafuso do cavalete da válvula termostática.

Deixei ela funcionando algum tempo COM A TAMPA DO RADIADOR ABERTA e tudo estava normal. Subiu a temperatura, ligou a ventoinha e depois ate o segundo estágio.

Fechei a tampa e deixei mais alguns minutos e estava ok. apesar de que NÃO deixei chegar perto dos 120 novamente

Fiquei com receio de superaquecer pela falta da outra ventoinha.

O problema é que o pino quebrou e o pedaço ficou dentro do eixo, a posição e horrível, e o eixo e fino, se eu bater mais forte ali vou acabar empenando ele.

Preciso arrumar uma forma de tirar o motor dela do carro para poder apoiar em algum lugar e assim poder sacar o pedacinho que esta travado dentro do eixo.
maggion
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Ago 07, 2017 9:43 am
Modelos Citroën: XSARA BREAK 1.8 16V 2000

Problema com o Radiador e Manguieira de Retorno

#5

Mensagem por maggion » Qui Set 28, 2017 9:27 am

leandroroq escreveu:Cara.

Você já checou a válvula termostática?

Minha Break não chegou a estourar a mangueira, mas estava superaquecendo como no seu caso.

Depois da substituição nada mais aconteceu.

Veja também se a tampa do reservatório de água é a correta. Pode ser que a tampa não seja a correta e não está liberando o excesso de pressão quando o sistema superaquece.
Fala Leandroroq.

A válvula termostática é nova, mas mesmo assim vou verificar.

A tampa do radiador é a original dela.

Acho e espero que o superaquecimento é só pela falta da segunda ventoinha, (pelo menos é o que eu espero que seja.)
Avatar do usuário
JonatasGonzalez
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Mar 19, 2019 11:31 pm
Nome: Jonatas Gonzalez
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: Xantia Break 2.0 16v 96/ 406 break 2.0 16v 98

Problema com o Radiador e Manguieira de Retorno

#6

Mensagem por JonatasGonzalez » Qua Mar 20, 2019 12:41 am

ola amigo acabei de compra um xantia 2.0 16v ano 96...
1 ele não sobe nem descer na suspensão
2 o radiador esta estufando a mangueia a que pega na parte de cima
3 e o freio não funciona o pedal esta muito baixo
4 o radio liga e fica só umas linhas mas não fala e nem troca as estação
5 tem um vazamento em cima da esfera da direção apertei o parafuso mas continuo vazando so lado do cano
6 tem muitas coisas q tenho que fazer mas essas são as principais
pode me informar isso
Guedescarioca
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mai 07, 2020 2:36 pm
Nome: Washington Luiz Gued
Localização: Guarulhos - São Paulo
Modelos Citroën: Xsara GLX 1.8i 16v 1999

Problema com o Radiador e Manguieira de Retorno

#7

Mensagem por Guedescarioca » Qui Mai 07, 2020 2:50 pm

Boa tarde! Sou novo no grupo, então não sei se e neste grupo a minha pergunta/duvida. Tenho um Xasara glx 1.8i 16v 1999, começou a vazar água pela tampa do radiador. Comprei uma nova tampa, mas continuou a vazar. O que poderia ser? Lembrando que ja mandei dar passe no cabeçote 02 vezes, por causa do termostático que travou (os 02 eram novos). Já cheguei a trocar o radiador, misturou agua e oleo. Deixei o carro certinho, mas agora começou a vazar a agua pela tampa nova. Alguem pode me dar uma ideia?
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Problema com o Radiador e Manguieira de Retorno

#8

Mensagem por giovane s » Qui Mai 07, 2020 8:48 pm

Guedescarioca escreveu:
Qui Mai 07, 2020 2:50 pm
Lembrando que ja mandei dar passe no cabeçote 02 vezes, por causa do termostático que travou (os 02 eram novos).
Já deu passe no bloco?
Bloco também empena, claro que muito menos que o cabeçote, está usando quais parafusos e junta de cabeçote?
RodrigoLuo
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Mai 11, 2020 6:18 pm
Modelos Citroën: C3 Exclusive 1.4 Flex 2009

Problema com o Radiador e Manguieira de Retorno

#9

Mensagem por RodrigoLuo » Seg Mai 11, 2020 6:50 pm

Guedescarioca escreveu:
Qui Mai 07, 2020 2:50 pm
Boa tarde! Sou novo no grupo, então não sei se e neste grupo a minha pergunta/duvida. Tenho um Xasara glx 1.8i 16v 1999, começou a vazar água pela tampa do radiador. Comprei uma nova tampa, mas continuou a vazar. O que poderia ser? Lembrando que ja mandei dar passe no cabeçote 02 vezes, por causa do termostático que travou (os 02 eram novos). Já cheguei a trocar o radiador, misturou agua e oleo. Deixei o carro certinho, mas agora começou a vazar a agua pela tampa nova. Alguem pode me dar uma ideia?
Amigo a tampa do reservatório do radiador funciona como uma válvula de escape, ou seja, quando a pressão do sistema de arrefecimento sobe a valvula da tampa permite a saida do fluído para não estourar as mangueiras. Detalhe: para a pressão esta aumentando deve ter queimado a junta do cabeçote e o cilindro esta vazando compressão para dentro do arrefecimento. Sugiro um teste (com o carro frio (pela manhã) abra a tampa do reservatório do radiador e liga o carro, em seguida pede pra alguém acelerar o carro forte (uns 3mil RPM) se a água do reservatório borbulhar é pq a junta ta queimada).

Adicionado após 2 minutos 51 segundos:
Guedescarioca escreveu:
Qui Mai 07, 2020 2:50 pm
Boa tarde! Sou novo no grupo, então não sei se e neste grupo a minha pergunta/duvida. Tenho um Xasara glx 1.8i 16v 1999, começou a vazar água pela tampa do radiador. Comprei uma nova tampa, mas continuou a vazar. O que poderia ser? Lembrando que ja mandei dar passe no cabeçote 02 vezes, por causa do termostático que travou (os 02 eram novos). Já cheguei a trocar o radiador, misturou agua e oleo. Deixei o carro certinho, mas agora começou a vazar a agua pela tampa nova. Alguem pode me dar uma ideia?

Complementando: provavelmente o mecânico vacilou e montou o cabeçote no bloco empenado (ainda mais se for de aluminio) e a junta sugiro que seja de metal (padrão original) a de amianto é um pouco grossa e geralmente o mecânico coloca para compensar falhar do cabeçote e no bloco. Nunca fique completando agua. Deve ser sanado o vazamento e colocado aditivo senão o cabeçote vai pro saco amigo.
Responder