TEMPERATURA

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
deonelixsara
Sem Habilitação
Mensagens: 43
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 8:58 pm
Nome: deonelixsara
Localização: esteio RS

#16

Mensagem por deonelixsara » Sáb Fev 28, 2009 12:41 pm

[quote name='thefime' post='3944' date='Dec 15 2008, 09:46 PM']
caro colega no caso da temperatura, pode ser a valvula termostatica ou posivel erro de leitura do sensor de temperatura (marrom que comanda a ventoinha) (azul temperatura do painel) ( verde temperatura do modulo). No meu caso tava tendo o mesmo problema cheguei a retirar a valvula e não resolveu, troca de sensor e tambem nada limpeza do sistema de arrefecimento nada (como tenho conhecimentos de eletronica e ouvi falar sobre um resistor que se colocava no dito sensor marrom, mas nunca tinha visto tal ligação ou mesmo qual a garga homica do mesmo resistor parti eu para uma empreitada para resolver... depois de varias tentativas resolvi adicionei o dito resistor e agora a temperatura não passa dos 100 graus (não esquecendo que a agua ferve em 110 graus e que o carro e projetado para a europa) e desliga a ventuinha em 85 graus o carrõ parou com os problema. Agora sobre o airbag verifica as conecção debaixo do banco do motorista e do passageiro(havera dois conectores no do motorista um sendo cinto de aviso do segurança e o outro do airbag) limpe os terminais ou substitua se eu não estou enganado os fios são laranjas.
Espero ter te ajudado
[/quote]
Qual é o valor homico desse resistor ? como voce fez p/ conectar ele no sensor?


Rodrigo Fernandes
Habilitado
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Mar 24, 2009 3:52 pm
Nome: Careca RJ

#17

Mensagem por Rodrigo Fernandes » Qui Mar 26, 2009 12:12 pm

O meu Xsara 1.8 16v, qd ligo o ar o carro aueçe até quase ferver. Ventoinhas e válvula termostática funcionando perfeitamente. Alguém sabe o motivo disso? Obrigado!
evertonsabiann
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 10:25 pm
Nome: Ton

#18

Mensagem por evertonsabiann » Qui Mar 26, 2009 1:16 pm

[quote name='Careca RJ' post='5333' date='Mar 26 2009, 10:12 AM']
O meu Xsara 1.8 16v, qd ligo o ar o carro aueçe até quase ferver. Ventoinhas e válvula termostática funcionando perfeitamente. Alguém sabe o motivo disso? Obrigado!
[/quote]


Meu carro, em dias muito quentes é um verdadeiro caos andar com ele no horário entre 12:00 à 16:00 (horário de maior calor), principalmente no trânsito dentro da cidade, aquele anda, pára, anda, pára... a temperatura chega próximo aos 120. Acredito que o carro esteja com algum sensor ruim, já que um dia desses a temperatura do nada pulou dos 100 para 120°. Dei uma boa olhada no radiador e notei que está precisando dar uma limpeza geral. Me recomendaram trocar a água do arreficimento por aditivo diluído em água destilada, porque ela tem a temperatura de fervura mais alta do que a água comum. Fora desse horário o carro funciona normalmente, temperatura variando entre 90 e 100°. Alguém pode me ajudar?
vitorlouro
Habilitado
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 1:08 am
Nome: Vitor Neves
Localização: Rio de Janeiro

#19

Mensagem por vitorlouro » Qui Mar 26, 2009 2:22 pm

Peça a um mecânico para verificar, não adianta tentar adivinhar. Veja se o nível da água está baixando, se estiver chora pois sua junta do cabeçote pode estar se arruinando.

Abraços,
[]´s
albertow
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Mar 13, 2009 10:53 am
Nome: albertow

#20

Mensagem por albertow » Sáb Mar 28, 2009 9:52 am

[quote name='Ton' post='5340' date='Mar 26 2009, 11:16 AM']
Meu carro, em dias muito quentes é um verdadeiro caos andar com ele no horário entre 12:00 à 16:00 (horário de maior calor), principalmente no trânsito dentro da cidade, aquele anda, pára, anda, pára... a temperatura chega próximo aos 120. Acredito que o carro esteja com algum sensor ruim, já que um dia desses a temperatura do nada pulou dos 100 para 120°. Dei uma boa olhada no radiador e notei que está precisando dar uma limpeza geral. Me recomendaram trocar a água do arreficimento por aditivo diluído em água destilada, porque ela tem a temperatura de fervura mais alta do que a água comum. Fora desse horário o carro funciona normalmente, temperatura variando entre 90 e 100°. Alguém pode me ajudar?
[/quote]


:icon_smile_8ball: o meu PKsso 05 exc tá igual. Qdo ligo o ar a temperatura fica loca, sobe pro topo e o caro fica mandando parar!!!!!! Acho q vai ter que testar se as ventoinhas estão armando... alguém já resolveu um problema pareceido? Vou criar um tópico só pra isso. Abraços.
albertow
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Mar 13, 2009 10:53 am
Nome: albertow

#21

Mensagem por albertow » Sáb Mar 28, 2009 12:51 pm

Era problema no motor da ventoínha do radiador.... troca de escova... lubrificação...
Jeferson Stucchi
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Sex Jan 30, 2009 8:17 am
Nome: Jeferson Stucchi

#22

Mensagem por Jeferson Stucchi » Seg Mar 30, 2009 7:33 am

Bom dia,


Foi problema no motor da ventuinha, esse valor que vou cobrado foi a troca do motor.

O certo é quando ligamos o ar condicionado uma ventuinha tem que ficar ligada direto.

Ela tem duas fases, 1° que liga a 90° e a outra que liga a 100°




Abraço.
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#23

Mensagem por SAWAMU » Seg Mar 30, 2009 4:48 pm

[quote name='albertow' post='5373' date='Mar 28 2009, 07:52 AM']
:icon_smile_8ball: o meu PKsso 05 exc tá igual. Qdo ligo o ar a temperatura fica loca, sobe pro topo e o caro fica mandando parar!!!!!! Acho q vai ter que testar se as ventoinhas estão armando... alguém já resolveu um problema pareceido? Vou criar um tópico só pra isso. Abraços.
[/quote]

aquecimento opções:

1- não tem água: encher reservatorio

2- tem aguá, mas a ventoinha não liga: problemas no fusível ou cebolinha
3- tem aguá e ventoínha liga: bomba d"agua não funciona ou arrebemtou a correia (é a mesma do ar, dir. hidr e alternador), se acontecer isso a direção fica dura e o ar não funciona
4- tem agua a ventoinha liga e a bomba d" tb: ventoinha com rolamento ruim, não atinge a velocidade de rotação ideal para ventilar (verificar se as DUAS estão ok)

provavelmente qdo vc liga o ar a 2ª ventoinha não está acionando

não entendo muito mas espero ter sido util

sds
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
albertow
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Mar 13, 2009 10:53 am
Nome: albertow

#24

Mensagem por albertow » Seg Abr 13, 2009 8:12 am

Galera,
na primeira autoelétrica foi diagnosticado que o problema seria no motor da ventoínha (troca de escova etc).... pra garantir levei em outra, e o cara falou que o motor da ventoínha é lacrado e ñ dá pra fazer este tipo de manutenção, só a troca do sistema todo?!?!?! Então levei em uma consecionária, e o técnico falou que antes de tudo isso é preciso verificar um relé que fica por trás do parachoque.... ainda ñ fiz isso, porque a oficina da citroen estava lotada e ele ñ teria tempo. Vou voltar outro dia e depois eu posto o resultado.
Valeu....
Rodrigo Fernandes
Habilitado
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Mar 24, 2009 3:52 pm
Nome: Careca RJ

#25

Mensagem por Rodrigo Fernandes » Seg Abr 13, 2009 11:50 am

Em uma outra vez tive que trocar um dos 3 relês que ficam atrás do pára choque. Uma dica: Relês paralelos deram pau logo na primeira semana, comprei na concessionária originais (verdes ) por quase o mesmo preço dos paralelos e nunca mais tive que mexer neles.
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#26

Mensagem por SAWAMU » Ter Abr 14, 2009 12:28 pm

[quote name='albertow' post='5592' date='Apr 13 2009, 06:12 AM']
Galera,
na primeira autoelétrica foi diagnosticado que o problema seria no motor da ventoínha (troca de escova etc).... pra garantir levei em outra, e o cara falou que o motor da ventoínha é lacrado e ñ dá pra fazer este tipo de manutenção, só a troca do sistema todo?!?!?! Então levei em uma consecionária, e o técnico falou que antes de tudo isso é preciso verificar um relé que fica por trás do parachoque.... ainda ñ fiz isso, porque a oficina da citroen estava lotada e ele ñ teria tempo. Vou voltar outro dia e depois eu posto o resultado.
Valeu....
[/quote]


Amigão!

Essa oficina que falou que a ventoinha é lacrada, CORRE DELA, tem alguns posts aqui em que o usuário trocou os componentes do motor da ventoinha (escova, carvão, etc), além do mais pode-se adaptar outros motores, sem problema algum. meu motor de arranque por exemplo é de corsa.
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#27

Mensagem por RAFAEL » Sáb Jan 19, 2013 5:32 pm

Reportado:elenilson

Olá, pessoal tenho um berlingo 2002/1.8/8V. e o mesmo esta me dando muito problemas com aquecimento, hoje acabei de retirar do mec. para troca da junta do cabeçote. foram verificados outros itens, mas a temperatura permanece trabalhando acima do normal, alguem pode me dar alguma dica, esses reles onde estão instalados no carro?
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
daigor
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:40 pm
Nome: Daigor

#28

Mensagem por daigor » Sex Fev 07, 2014 7:21 pm

Amigos, sou novato no fórum e novato no Mundo de Automóveis...

Sempre andei de moto e sou muito fuceiro...

TENHO UM CITROEN ZX 98 1.8i

Vamos lá...

Tenho alguns problemas

Meu carro superaquecendo depois que fiz a limpeza do sistema de arrefecimento...

Descobri que as ventoinhas não armam quando o carro está com o motor a funcionar, apenas com o motor desligado...

Ou seja, não resfria quase nada, por mais que o sistema de arrefecimento esteja 100% limpo e cheio de aditivos caros que prometem congelar o carro, o ventilador ainda faz a ENORME falta...

O Carro ferve rapidamente e tenho que desligar pra não ferver..

O Ar condicionado do carro está desarmando e armando sozinho, porém quando eu armo o ar a ventoinha não liga... (antes ligava e ficava direto mesmo com o carro frio)...

Bom lembrando que antes de limpar o sistema de arrefecimento o carro estava 100% funcionando ambos os sistemas...

Troquei a tampa do radiador por uma original, mas por via das dúvidas caso não resolva, voltarei pra que eu tinha no carro...

Amanhã passarei num profissional que só trabalha com ar e radiadores, porque assim ele me fala com certeza o que seja, talvez terei que procurar um auto elétrico pra ver a ventoinha do Radiador...

O Caso é que fiquei encucado porque limpei o sistema, e o que seria para melhorar só piorou....

Desculpem o texto longo, mas como sou novo contei minhas angustias aqui...

Tenho 2 !chavinhas! abre e fecha no radiador, uma na mangueira superior e uma abaixo do radiador no lado do motorista (por essa eu drenei toda a agua com o carro ligado, porém com uma mangueira sempre enchendo o radiador pra não faltar agua) assim limpei ele, e com os aditivos recomendados de limpeza... Agora uso AGUA DESMINERALIZADA + DESTILADA e BARDHAL RAD COOL PLUS, que eu acho ser o melhor aditivo do segmento....

Será que as duas chavinhas era pra deixar meio aberto ou sempre tudo fechado?

A tampa não seria pra soltar pressão do radiador? Então não deveria ter um pequeno furo nela? Ela só tem uma mola, e sera que é só pra segurar a pressão interna mesmo?

CARRO FERVEU, MINHA CABEÇA TAMBÉM, ENTÃO DEIXO O TÓPICO PARA EXPERIENTES COMO VOCÊS, E AMANHÃ POSTO A POSSÍVEL RESOLUÇÃO OU NÃO....

Abraços a todos pessoal, obrigado a oportunidade de estar num fórum somente dos amantes do citroen, AMO a marca a partir do momento em que comprei meu carrinho....

VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!! :613179:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#29

Mensagem por Munhoz » Qua Set 09, 2015 8:57 am

Reportado de simball
Boa noite galera , tenho um C5 2003 e esta sem a válvula termostática isso pode ocasionar algum dano??? Também reparei que a água do reservatório só circula com o carro em alta seria por causa da válvula??
Alguém poderia me ajudar .......!!!!
Estevao
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Set 11, 2015 3:18 pm
Nome: Estevão

#30

Mensagem por Estevao » Ter Out 06, 2015 4:53 pm

[quote name='Munhoz' date='Sep 9 2015, 08:57 AM' post='30639']
Reportado de simball
Boa noite galera , tenho um C5 2003 e esta sem a válvula termostática isso pode ocasionar algum dano??? Também reparei que a água do reservatório só circula com o carro em alta seria por causa da válvula??
Alguém poderia me ajudar .......!!!!
[/quote]

e ai Munhoz,
o ideal é voltar a válvula, o reservatório ao contrário dos antigos é assim mesmo, não tem retorno em baixa...

Quanto ao Daigor,
isso é característica de ar no sistema, tem um parafuso na saída do motor junto a válvula termostática que você precisa soltar para fazer a sangria, assim tira o calculo (bloqueio de ar) de dentro das galerias.
Responder